A Volkswagen AG (Alemanha) planeja uma ofensiva publicitária global para para restabelecer o prestígio de sua imagem - marcada por uma avalanche de notícias negativas decorrentes das controvérsia com as emissões de diesel nos EUA. E nesse processo, o slogan "Das Auto" é a primeira vítima.
Lançado em 2007 sob a gestão do deposto Martin Winterkorn, o slogan tem a vantagem da simplicidade - significa "O Carro". Entretanto, os atuais líderes da montadora alemã, ansiosos para anunciar uma cultura corporativa reformada, o criticam atualmente, por estar fora de sintonia com uma empresa que tenta mostrar traços de humildade recém-descobertos.
Ainda não há um afirmação oficial de que o slogan "Das Auto" está morto, mas a um porta-voz da VW já garantiu que ele não irá mais mais acompanhar o famoso emblema VW na campanha publicitária que será lançada em breve.
Novo Slogan
O novo slogan da Volkswagen será landado em etapas ao longo de 2016, nos diversos mercados onde a empresa atua, e ele faz parte de uma estratégia de reconstrução de reputação e de enfrentamento de quedas de vendas que estão acontecendo em alguns mercados, incluindo os Estados Unidos e a Grã-Bretanha.
Foco na marca núcleo - Volkswagen
Segundo informações de executivos da Volkswagen, o atual chefe da Volkswagen, Herbert Diess descreveu o slogan "Das Auto" da era Winterkorn como "absolutista". "Das Auto" sugere que a Volkswagen sozinha pode definir o que é o automóvel moderno.
Ou seja, trata-se de um slogan que embute uma imagem corporativa de arrogância, que não converge muito bem com a realidade da VW hoje - a empresa precisa arcar com custos para fazer um recall, além de prováveis multas e também terá que lidar com judiciais.
A Volkswagen agora precisa mostrar "humildade". E o slogan "Das Auto" é pretensioso. Outro problema é que o slogan "Das Auto" não conseguiu transmitir as ambições tecnológicas da VW em áreas como os veículos elétricos e híbridos.
Volkswagen planeja aposentar o slogan "Das Auto" em 2016
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Novo slogan: "Das Diesel"
ResponderExcluirProvavelmente o slogan estreara no Brasil com o gol terceira geração, segundo facelift
ResponderExcluirQuero saber o preço da nova Tiguan por aqui!
ResponderExcluirDeve ser uns 150k...o atual está 137k...
ExcluirEspero que essa "humildade" atinja também a cabeça de alguns fãs da marca que frequentemente comentam por aqui.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPode ser: Das Fraudes.
ExcluirA VW vai errar se entrar nessa de "humildade".
ResponderExcluirHumildade é algo que não está no dicionário dessa empresa. A cultura da VW é marcada na crença de que eles são os melhores e fazem os melhores carros do planeta - o que é fato na maior parte dos casos.
E é a essa postura de arrogância saudável que produziu carros como Golf, Up!, Audi A4, Audi A3, Porsche 911, Lamborghini Huracan, motores TSI, TFSI, condução autônoma, câmbio de dupla embreagem, etc.
É essa cultura de arrogância técnica que faz da VW uma empresa única no planeta, que consegue conjugar a confiabilidade dos japas com um nível de desenvolvimento tecnológico que as demais empresas só alcançam anos depois.
Em resumo: a arrogância da VW é o que há de melhor para o mercado automotivo. É dela que deriva o avanço da tecnologia, e que produz carros melhores, e mais avançados, e provoca uma reação em cadeia em toda indústria.
Então, a VW pode até mudar o slogan, pode tentar, transitoriamente, passar uma imagem de "humildade", mas não sei se isso soará falso, pois a VW não é, nunca foi e jamais será humilde. A VW é uma empresa com postura de arrogância.
E com essa postura que ela passou a GM, a Ford e a Toyota para se tornar a maior do planeta. Então, ok, mude um pouco agora, mas, no fundo, todos sabemos que continuará a VW arrogante de sempre, e que é o que se espera dela.
Carlos, perfeita tua colocação.
ExcluirHumildade onde são fabricados os melhores carros no planeta, realmente soa falso. Sds
Humildade cabe em qualquer lugar...
ExcluirA humildade é o último refúgio dos incompetentes.
ExcluirEntão não cabe em entidades e pesonalidades topo.
Apple não é humilde e jamais será.
VW não é humilde e jamais será.
Steve Jobs jamais foi humilde.
Muito boa sua colocação!
ExcluirApesar de não concordar com seu tom agressivo e prepotente, devo reconhecer que seu post foi perfeito quanto ao significado da palavra arrogância nas empresas com tecnologia de ponta.
Arrogância, no bom sentido, claro, é o lema da maioria dos melhores conglomerados do mundo.
Querer ser o melhor e, principalmente, ser o melhor, só beneficia o consumidor, que é quem usufrue da qualidade de seus produtos.
Trabalho em uma empresa alemã de alta tecnologia e essa cultura da boa arrogância, é uma filosofia seguida à risca.
Não é a toa que a Alemanha se tornou essa potência mundial, mesmo depois de estar falida, depois de 2 guerras que dizimaram sua economia.
A Alemanha é um caso inacreditável de sucesso.
ExcluirSe eles tivessem uma população de uns 150 milhões de pessoas, dominariam o mundo.
E olhe que com 80 milhões, eles já estão dominando a Europa inteira. A UE inteira está sendo obrigada a seguir as ordens da senhora Merkel, pois é a Alemanha que banca todo mundo.
Inacreditável é indústria alemã. Os trabalhadores alemães tem os maiores salários do planeta, e uma das menores cargas horárias (35 horas), e a indústria alemã é a unica no mundo desenvolvido que consegue competir com a da China.
A Alemanha é o segundo maior exportador do planeta.
A Alemanha é foda mesmo. Não tem o que dizer. O problema é que eles são tão foda, que, de vez em quando, eles querem dominar todo mundo, como fizeram em WW1 e WW2.
Mas agora parece que aprenderam. Estão dominando pela grana.
Arrogância é querer parecer melhor, e não ser melhor. Com humildade se reconhecem erros, para que acertos no futuro sejam possíveis.
ExcluirNa verdade, vejo que a mudança não será para "humildade" e sim para algo que demonstre "as ambições tecnológicas da VW", diminuindo o tom de arrogância ao mesmo tempo que enfatiza o seu foco de desenvolvimento de produtos cada vez melhores e mais "ecologicamente corretos", mas não acredito que deixarão de dizer em sua mensagem que tecnologicamente estão a frente dos concorrentes.
ExcluirAcredito que o "dieselgate" e outros absurdos encontrados em outras corporações inclusive aqui, serviu de alerta da forma estupida e suicida como são geridas as empresas, as malfadadas METAS que levam a engenheiros e executivos a fazerem verdadeiras atrocidades em nome do atingimento dessas, afetando negativamente o futuro da empresa e da sociedade. Foi exatamente o que aconteceu na VW. Aos Especialistas em BusAdm é melhor repensarem seus métodos.
ExcluirCom a linha de carros que a VWAG tem, arrogância é inevitável, portando deve ser compreendida e perdoada. O Das Auto deveria continuar. Rss
ResponderExcluirNão havia assistido, vi hoje o comparativo do brake assist radar (ACC) do Fifh Gear entre Up, Volvo e Merc Classe S. Uma vergonha, o Classe S bateu em cheio na traseira do carro alvo teste, a Merc não parou! Volvo e VW Up foram perfeitos.
O que vai acontecer é que a cultura de arrogância da VW vai continuar, só que será dissimulada. Não ficará tão evidente.
ExcluirÉ mais ou menos o que aconteceu com os EUA na era Clinton. Os EUA deixaram de ser arrogantes? Não. Apenas tinham um presidente que o mundo inteiro amava, pois ele vinha tocar saxofone nas favelas do Rio, e apoiava umas causas humanitárias.
O Obama faz esse papel hoje. Os EUA continuam arrogantes como sempre, continuam a ditar as regras como sempre, mas tem um presidente "cool", inteligente, descolado, que gosta de rock, jazz, e que o mundo inteiro ama: Barack Obama.
Na VW vai acontecer a mesma coisa. O Winterkorn era a expressão máxima de arrogância em pessoa. Não que isso seja ruim, mas agora não pode ser tão explícito.
Então a VW tem agora um presidente mais "cool", tipo Clinton ou Obama. O Mattias Muller, é um cara sorridente, que veio da Porsche, etc. Mas alguém duvida que Mattias Muller é competente e vai fazer o que precisa ser feito?
Se alguém tem dúvida, olhe o que ele fez com a Porsche nos EUA. Então, o Muller é o cara certo no momento. Ele vai fazer tudo que o Winterkorn, só que vai colocar um pouco de vaselina, para não doer tanto....
Voltei a admirar a VW por dois motivos. Primeiro pelo ótimo up e segundo por reconhecer que ajudou o regime militar no Brasil.
ResponderExcluirNo segundo quesito estou contigo.
ExcluirEu admiro a marca, não só pelo up, mas pelo Golf, que é o melhor hatch já fabricado.
ResponderExcluirA tecnologia automotiva alemã está muito a frente de qualquer outra no mundo.
Sem duvida Victor, tenho os dois carros e a satisfação é total.
ExcluirQuando leio sobre comparativos entre Up e Ka enaltecendo o carrinho da Ford e depreciando o Up exceto o powertrain (os números não deixam outra alternativa), me pergunto, será que o sujeito que escreveu aquilo acredita mesmo ou o que? Não encontro resposta. Sds
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.