O Sandero R.S. adota um motor quatro cilindros 2.0 com 150 cavalos e 20,9 Kffm de torque, quando abastecido com etanol, e 145 cavalos e 20,2 Kgfm de torque com gasolina.
Esse motor está associado sempre a uma caixa de transmissão manual de seis marchas - não há opção de caixa automática, o que já torna o Sandero RS 2.0 não indicado para uso em cidades como São Paulo, Rio e BH, em função do trânsito congestionado (onde os carros automáticos ou automatizados ofertam um conforto ao motorista ao isentá-lo de operar embreagem e troca de marchas).
O modelo é feito para andar rápido em estradas, como comprova seus números de desempenho: aceleração de 0 a 100 Km/h em 10 segundos, com gasolina, e tronada de 80 a 120 Km/h em 8.8 segundos, segundo teste da revista Quatro Rodas.
O consumo em cidade fica em 8,6 Km/l de gasolina, enquanto em estrada chega a 14 Km/l, também segundo medições da Revista Quatro Rodas em sua edição 674, de outubro de 2015.
Desempenho inferior ao do Gol 1.4 TSI MT
Trata-se de um desempenho bom, mas não excepcional. Com esse tempo de 0 a 100 Km/h em 10 segundos o Sandero RS fica atrás de hatchs médios sem proposta esportiva, como o Golf 1.4 TSI Comfortline manual (Veja detalhes do Golf 1.54 TSI MT aqui).
O Golf 1.4 TSI Comfortline tem preço sugerido de R$ 76.790 reais, mas em promoções é possível encontrá-lo a até menos de R$ 70 mil reais.
VW Golf 1.4 TSI Manual - interior |
O Golf é um hatch médio (o Sandero um compacto) muito mais refinado em termos de projeto e de construção que o Sandero.
Dessa forma, entendemos que não vale a pena o Sandero RS 2.0 por R$ 62 mil reais. Melhor é juntar um pouco mais e pegar um Hatch médio como o Golf, que tem inclusive melhor desempenho que o Sandero (o que seria o principal argumento de vendas do francês).
Preço R$ 62.500 reais
Esse contexto indica que o preço do Sandero RS 2.0 está elevado, já que, com R$ 8.000 reais a mais é possível pegar um hatch médio (Golf) com mais desempenho, mais seguro (7 airbags, ESP, ARS, 5 estrelas no Latin NCAP), e com muito mais espaço interno.
Comparativo - desempenho e consumo (gasolina)
No quadro abaixo trazemos os dados de desempenho, consumo e frenagem dos três modelos, aferidos pela Revista Quatro Rodas, com grifo em azul no vencedor, e em vermelho no perdedor, em cada prova.
Prova | Sandero R.S. 2.0 | VW Golf 1.4 TSI | Up! Tsi |
0 a 100 Km/h [s] | 10 | 9 | 11 |
0 a 1000 metros [s] | 31,6 | 30 | 32,4 |
Velocidade @ 1000 metros [Km/h] | 163,8 | 174 | 161,6 |
80 a 120 Km/h [s] | 8,8 | 8,9 | 13,9 |
120 Km/h a 0 [metros] | 63,7 | 58,4 | 55,5 |
Consumo Urbano [Km/l] | 8,6 | 11,5 | 13,8 |
Consumo Estrada [Km/l] | 14 | 14,9 | 16,3 |
Os números acima, da Revista Quatro Rodas, mostram que o Golf 1.4 TSI MT oferece desempenho superior, e consumo menor, além de frear em espaços menores. Outra opção racional ao Sandero RS é o Volkswagen Up! TSI, que custa cerca de R$ 20 mil a menos, com desempenho similar, porém com consumo [muito] menor.
Estética
De qualquer forma, este Sandero RS 2.0 vem com uma paramentação bem ostensiva, com rodas pretas, frente e traseira diferenciadas, adesivos laterais, freios a disco nas quatro rodas e uma série de outros detalhes.
No interior chama a atenção os bancos estilo Recaro, envolventes e esportivos, que seguram o corpo do motorista em curvas feitas em alta velocidade.
Esses bancos, porém, deixam o compartimento traseiro dos passageiros comprometido em termos de espaço, já que são bem mais espessos que os bancos convencionais.
O painel é o mesmo dos outros Sandero, mas tem um volante com pega diferenciada, traz sistema multimídia com navegação, e uma tecla no painel, onde selecionamos Standard, Sport e Sport +, sendo que no Standard para um comportamento suave de condução. Sport mais esportivo, e o radical Sport+, onde se desliga os controles de tração e estabilidade.
Vídeo - Sandero RS 2.0 Prata
Conclusão
O Sandero RS 2.0 é um hatch compacto de desempenho relativamente bom, mas preço muito elevado para sua categoria. Ele fica devendo em performance para modelos sem pretensão esportiva, como o Golf 1.4 TSI MT, que é apenas um pouco mais caro, mas tecnicamente bem superior ao Sandero RS não só em termos de desempenho, mas também em segurança, atualidade de projeto, espaço interno, acabamento e refinamento.
Cadê o carlos4carros, que disse que o up! tsi espancaria o sandero rs?
ResponderExcluirTsc...
Nos vídeos do YT o Golf não leva uma do Sandero.
ExcluirSe vídeos de you Tube valesse para alguma coisa, lá já vi Up dar pau num monte de carros, inclusive no Golf TSI.É tudo carro mexido.
ExcluirPelo que oferece este sandero rs nao vale a pena pelo valor cobrado. Se nao tem muita grana vale a pena o up tsi. Se tem grana para comprar o sandero rs entao vale a pena um pouco mais de investimento e levar o golf 1.4
ResponderExcluirEu ainda acho o Sandero melhor custo benéfico que Up e Golf na questão esportividade. Agora um motor turbo seria mais interessante devido potência x consumo...
ExcluirSem comparação é. Golf 7 airbags, 5 estrelas / 5 estrelas no Latin NCAP,. Top Safety Pick Plus no IIHS, e ainda dá uma surra no Sandero.
ExcluirGolf 1.4 TSI : 0 a 100 Km/h em 9 segundos (69k)
Sandero 2.0 cheio de mimimi: 10 segundos (R$ 62k)
Quem compra esse Sandero precisa ser internado, se tem Golf por 8K a mais.
Comparar o Sandero com o Golf é demais prá mim!
ResponderExcluirQuem compra um Golf, nunca que vai cogitar em testar um Sandero.
Esse Sandero anda muiiiiito mais que um up TSI, não tem nem o que falar. É outra categoria de carro.
E, tendo up á 50k, Golf á 90k, porquê não teria um Sandero á 61k?
Tudo bem que não tem a qualidade e segurança de um up ou Golf, mas o carro é bom, sim, é terá seu público.
concordo plenamente contigo.
ExcluirTa de brincadeira né?
ExcluirPrimeiro que como a reportagem disse, Golf Confortline manual se consegue por 69.900 em preço promocional agora no final do ano. Comprei o meu highline com teto e kit elegance por 92.900. Não vi nenhum RS rodando por ai. Andei no carro pra conferir se era tudo que se diz pela NET. O carro é morto, sem torque, só desenvolve em altas rotações, câmbio péssimo, e acabamento duvidoso. Já andei no UP! Tsi, e vou ser bem sincero. Iria de UP. Lembrando que o Tsi você encontra a partir de 43.000.
Que tá de brincadeira? O cara que fala do carro completo e realmente feito esportivo por 62k ou o cara que compara carro de 92k com o outro? E tem mais: viu quanto custa um jogo de amortecedores do seu novo carro? Se não eu já te passo: mais de 8.000 dilmas
ExcluirMais uma coisa: esse Golf de entrada é "mosca branca" e prejuízo certo, pois câmbio automático é praticamente obrigatório no Golf pra revenda. Daí o valor já passa para 80K. Comparar carros de faixas de preços e de perfis diferentes virou praxe neste blog.
ExcluirTudo que tem a mesma faixa de preço é comparável.
ExcluirSe o Sandero é 62k, e tem golf a 69k que anda mais, e o principal argumento do Sandero é desempenho, e mesmo nisso ele toma uma surra do Golf, então é loucura pegar esse Sandero. Simples assim.
Não dá pra comparar nem up! nem Golf com Sanderos da vida... esses VW são carros de altíssima qualidade, bem projetados, bem montados, mecanicamente modernos, seguros, etc etc. Quem tem 40 ou 50 pratas pega up!, quem tem 70 pega Golf... quem tem 60... bom, quem tem 60 ou bota mais 10 ou economiza 10 ou 20.
Excluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a Comparação de desempenho levou em consideração o 0-100km/h, mas temos muita coisa no sandero que supera o golf, como a suspensão preparada, escape, preparação do motor e freios.
ResponderExcluirE outra: muito mais que um 0 á 100, o que diferencia o desempenho entre um carro e outro, além do torque, são as retomadas, e é aí que o bicho pega.
ExcluirTive a oportunidade de dirigir um RS num evento em Interlagos e o bicho anda muiiiiito.
Meu TSI também é bom, mas o RS tem um desempenho de um verdadeiro esportivo, além de grudar no chão.
Show, esse carro.
O Golf, sem preparação nenhuma, é melhor que esse Sandero em tudo, mas tudo mesmo.
ExcluirComparar Golf com Sandero é rebaixar o primeiro. São categorias diferentes, por isso um é compacto e o outro médio
ExcluirNão é só 0 a 100 não. Golf 1.4 Comfortline surrou o Sandero RS na pista no acelerados. Dá uma olhada aí.
Excluirhttps://youtu.be/H6QrCuVdLmg
Q matéria mais louca. Nada a ver comparar Golf e up com Sandero. O Golf está impossível de achar por menos de 70k, um amigo meu pegou o mais básico 15/15 por 71k, sem falar Q é uma configuração rara. E o up nem se compara a esse Sandero na hora de fazer curvas. O Sandero tem pegada esportiva, com bancos concha e suspensão toda trabalhada. Aí criatura fala de up quase 20k mais barato. Ótimo, com suspensão macia e pneu verde duraplus, tenta arrancar ou fazer curvas junto do RS. Brincadeira né, quanto fanatismo nessa bagaça. E ainda falar Q por ter câmbio manual não é indicado pra cidades como rio e Sp. Se for assim, up tsi então... pior carro do mundo,como pode vir só manual?!
ResponderExcluirTudo que tem preço similar é comparável.
ExcluirE na boa, para pagar 62k nesse Sandero, pega um Up! TSI de 42k que é 10 x mais carro.
Não nos esqueçamos que o Sandero foi considerado o pior carro da INglaterra, e levou bomba no Latin NCAP.
Fábio está achando que todo mundo Q tem 60k tem também 70k, como se 10k desse em árvore. Se for assim, me dá esses 10k, já Q não te fazem falta!!!
ResponderExcluirEste teste da quatro rodas o sandero foi testado na gasolina se nao estou enganado.Outras fontes mostram desempenho mto parecido entre os 2
ResponderExcluiresses números ai não esta batendo com os números do IMETRO.
ResponderExcluirO 0 a 100 do sandero RS E 8 SEGUNDOS E DO UP TSI E DE 9,1
ENTÃO EU NÃO SEI DE ONDE VINHARAM ESSES NÚMEROS OU TALVEZ SEJA COM GASOLINA.
Não minta marcos , nunca que o sandero faz de 0 a 100 em 8 segundos.
ExcluirGOLF É SUPERIOR EM TUDO marcos, nâo é apenas um carro é um GOLF!!
Excluirpois e fobia o INMETRO divulga esse número do sandero rs, eu tam bem não mim convenci mas esta la, na verdade eu prefiro golf ate no escuro e de baixo d'agua, e ka entre nos são 41 anos de golf em absoluto
Excluirgolf e sandero nao se comparam mesmo com a lambança que virou o golf, tem dsg e tiptronic, eixo d torçao e multink, alemao mexicano e nacional, motor de fox e motor flex, suspenção alta suspenção baixa, seguro caro e pessimo pos venda da volks, mesmo assim sao carros que nao se comparam , categorias diferentes
ExcluirJá postaram o teste da 4 Rodas aí com os 10 segundos do Sandero.
Excluirhttp://1.bp.blogspot.com/-Gwo6dOlk9dU/Vn9oQ5uNxGI/AAAAAAACSQ4/_yJzDRabM_c/s1600/IMG_0192.jpg
O Sandero é isso mesmo: 10 segundos.
O que deve tá errado, isso sim, são os 11 do Up! tsi. O Up! TSI que faz em 9 segundos.
AGORA UMA COISA E CERTA COM MAIS 8K E MELHOR IR DE GOLF MESMO
ResponderExcluirSão carros diferentes, tamanhos diferentes, categorias diferentes, preços diferentes, propostas DIFERENTES e preço de promoção não é permanente para tal justificativa... O Golf sendo comparado com Sandero é rebaixamento
ExcluirRealmente é proposta diferente. O Golf de 69k tem 7 airbags, e o Sandero de 62k só tem 2.
ExcluirO Sandero de 62k levou bomba no Latin NCAP. E o Golf de 69k recebeu TSP+ no IIHS.
O Sandero de 62K, esportivo, leva uma surra do Golf de 62k, em 0 a 100, e na pista do acelerados.
Sem dúvida. Os dois são categorias muito diferentes. Só que o Golf é muito acima, só que estão com preço quase igual, e aí o certo é comprar o Golf mesmo.
Considerações já que as comparações são de carros diferentes e em situações diferentes:
Excluir1) O Sandero que estão comentando no Latin NCap é de 2012 numa época que não utilizava Air bag + ABS;
2) O comentário da QuatroRodas é este: "A chegada do novo Renault Sandero R.S. 2.0 promete revolucionar este jogo: afinal, com uma relação peso/potência que o enquadra como esportivo, o carro se torna hoje, na minha opinião, a melhor opção no mercado pelo seu preço (a partir de R$ 58.880)";
3) Na pista do Acelerados, a mesma estava molhada após chuva...
Situação é tensa! Gol rallye, Hb20 PREMIUM, Etios Cross, Crosfox, Peugeot 208, New fiesta powershift e C3 todos eles estão na casa dos 60mil, sem motor e suspensão diferenciadas. Sendo que o C3 já começa bem caro desde o modelo mais pelado. Ou seja, não tem fundamento o comparativo, principalmente em relação a preços.
ResponderExcluirDou 50mil no UP ou supostos 70mil no Golf? Cadê o 308 comum ou até o THP? Cadê Focus Hatchback? Cadê o Suzuki Swift? Cadê o Fiat 500 abarth? Cadê a linha DS da Citroën? Viram? Existem carros de outras montadoras de vários tamanhos e na mesma faixa de preço.
Quem quer um carro esportivo não vai de golf 1.4, ter bom desempenho não significa ser um esportivo, até porque um esportivo não se trata apenas de números. Quem quer um golf esportivo tem que ir de gti, gtd ou R apenas.
ResponderExcluiresse numero de 0 a 100 do sandero ta errado ele nao faz em 10,0seg. e sim em 8,0seg.
ResponderExcluireu li na quatro rodas e é 10 segundos mesmo. veja na edicao de outubro, teste comparativo do sandeiro, punto t-jet e up tsi. tirei uma ss da foto do desempenho do sandeiro.
Excluirhttp://1.bp.blogspot.com/-Gwo6dOlk9dU/Vn9oQ5uNxGI/AAAAAAACSQ4/_yJzDRabM_c/s1600/IMG_0192.jpg
é vei..a verdade é que esse sandeiro 2.0 veio atrasado...precisava de um motor turbo....mas tá valendo..uma opiçao né?
mais mais de 60K? vai de golfera mesmo!!!!
pois e fabia o INMETRO divulga esse número do sandero rs, eu tam bem não mim convenci mas esta la, na verdade eu prefiro golf ate no escuro e de baixo d'agua, e ka entre nos são 41 anos de golf em absoluto
ResponderExcluirComo eu disse acima, é indiscutível a superioridade do Golf. Mas a proposta do Sandero é oferecer algo diferente, de apelo esportivo, porém com um preço acessível. Ninguém vai questionar a competência do Golf.
Excluirproposta do Sandero é oferecer algo diferente
ExcluirBudy, se vc quer algo "diferente", pega um traveco, que será bem "diferente" e ainda com "algo a mais"...e mais barato...
Ta sabendo hein?
ExcluirComo eu disse acima, é indiscutível a superioridade do Golf. Mas a proposta do Sandero é oferecer algo diferente, de apelo esportivo, porém com um preço acessível. Ninguém vai questionar a competência do Golf.
ExcluirSenhor Carlos, não tenho costume de andar com teus amigos de serviço da noite. Se você não tem argumento, fique calado, apenas observe. Não diminua o nível do debate. Você viu alguém aqui xingando ou depreciando alguém seu ignorante?
ExcluirO sandero RS é o melhor "esportivo" atualmente no Brasil!!!
ResponderExcluirvc englobou o GTI nessa lista aí?
ExcluirCorreto!
ExcluirDe fabricação nacional.
Golf GTI custa dois sandero RS.
Até que axo esse sandeiro bonito com rodas pretas e os adesivos bem legais, e tem um motor bom mesmo.
ResponderExcluirmais vendo por esse lado que o blog me alertou, não dá né? pagar mais de 60k..em um sandeiro? junta mais 8k e pega o golf mesmo manual, é 1 milhao de vezes mais carro...galera.
eu nunca tinha pensado em comparar sandeiro com golf, mas já Q estao com preco quasi igual, vai de golf sem do.
no canal acelerados https://youtu.be/H6QrCuVdLmg?t=7m42s
ResponderExcluirsandeiro rs : 1:11.801s
golf tsi confortline: 1:11.254s
golfera pelado de tiozao engoliu o sandeiro "esportivado"...kkk
Engoliu? Volta lá e olha de novo..
ExcluirNão entrando no quesito 'construção e projeto', porque eu acredito que ninguém aqui seja fanático o suficiente pra achar que o Sandero, no conjunto geral, seja melhor que o Golf. Vamos falar com sensatez.
ExcluirGolf: carro fantástico, excelente em todas as situação (desempenho, consumo, conforto, estabilidade e construção) - preço? Duvido achar um abaixo de 77k aqui em Salvador. Outro detalhe: Confortline TSI está com os dias contados, entrando em cena o 1.6MSI, que muito otimista fará 0-100 em 12s.
Up! TSI: Compra racional entre desempenho X consumo, e só! Na pista ele leva uma surra do Sandero que nem vale a pena comparar os dois.
Sandero RS: carro de construção barata, poucos mimos, motor aspirado e um preço ainda caro, se você não for olhar para os reais concorrentes (Fox Pepper, Fiesta Sport, Punto T-jet, Swift) porque só 2 tem desempenho próximo. A
gora, levando em conta que o Sandero é um carro feito para track days, é aí que deve ser analisado o seu real potencial. Os dois carros citados pelo blog já estão próximos de seu limite de preparação, já o Sandero, com uma preparação leve (R$5k a R$8k) já bate os 200cv e então temos um carro que, com preço de Golf 'pé de boi' terá desempenho em pista igual ou melhor que o GTI.
Esse blog, pra se declarar um veículo de uma informação, precisa ser mais profissional e menos passional.
Ah, entendi, o Sandero é para playboy que vai comparar o carro para colocar na pista para ficar apostando corrida.
ExcluirPara todos os demais usos, melhor o Golf. Valeu!
Ué mais não é você mesmo que adora falar"tal carro anda mais que outro", o Up humilha o Renegade em desempenho" "O Golf anda muito mais que o Focus" e outros vários bla bla bla??!!!Então aceita que doí menos RS anda junto com o Golf quando o mesmo esta abastecido com etanol,mesmo sendo um carro "francês" e custando 30 mil a menos e não se esquecendo que o RS " Humilha", "Come com Farinha" o Up TSI, esse mesmo que você falava que iria por no chinelo o RS, aceita que doí menos...!!!!
ExcluirQue argumento porco, tem câmbio manual e não e recomendado para cidades grandes com trânsito pesado. Up tb não tem, e o golf que deram como opção tb não tem. Não reentrando no mérito dos carros citados, apenas no argumento utilizado.
ResponderExcluirPessoal,o Sandero com 10s na 4 Rodas foo comm gasolina. E eh isto mesmo. E nada a ver comparar carro PREPARADO d fabrica(suspensao,motor) com carro original sem alteracao(qquer carro nao apenas o Golf). E mais..Sao propostas diferentes: O Golf eh o The Very Best de projeto ALEMAO e o Sandero eh o Dacia feito pra paises emergentes d projeto Romeno. Fato!
ResponderExcluirDisse tudo Sandro, jamais deixaria de pegar um Golf por causa desse pseudo esportivo.... Esportivo de entrada aqui no Brasil na minha opinião é o Golf GTI, mas o preço......
ExcluirEsse sanderinho ficou monstro!!!
ResponderExcluirParabéns pra Renault!!!! Sempre mandando bem nas pistas!!
Em materia de automobilismo que chorem os volkswaguenianos!!! Eu iria de RS aro 16!!
Realmente ficou um monstrinho, cheio de adesivos.
ExcluirMas chega na pista, 0 a 100 Km/h em 10 segundos.
http://1.bp.blogspot.com/-Gwo6dOlk9dU/Vn9oQ5uNxGI/AAAAAAACSQ4/_yJzDRabM_c/s1600/IMG_0192.jpg
Muito monstro mesmo. Mais lento que o Golf 1.4 TSI...kkk
Compararam "banana com laranja". Golf: the very best, delicioso de se dirigir.Acabamento/mecânica/interior/exterior impecaveis...Sandero:igual aos carros comuns,projeto simples, d baixo custo. Ergonomia ainda ruim(botao do vidro eletrico traseiro no painel, nao tem luz noturna dos botoes do vidro eletrico soh pra dar 2 exemplos) porem com preparo competente da Renault Sport. Fatos..Apenas fatos.
ResponderExcluirEu compraria um focus 1.6 SE por 69.000,00 , muito melhor que este sandero ou um golf 1.6
ResponderExcluirque quiser levar o sandero leva, mas ao parar no sinal vermelho ao lado do golf não vele especular nem choramingar. fica com o seu sandero que eu fico com o meu golf ok.
ResponderExcluirNão dá pra comparar nem up! nem Golf com Sanderos da vida... esses VW são carros de altíssima qualidade, bem projetados, bem montados, mecanicamente modernos, seguros, etc etc. Quem tem 40 ou 50 pratas pega up!, quem tem 70 pega Golf... quem tem 60... bom, quem tem 60 ou bota mais 10 ou economiza 10 ou 20.
ResponderExcluirPiada esse Sandero fazer 10s. Esse é o tempo comum de qualquer carro 2.0. Cadê o diferencial de esportividade? Melhor pegar um golf mesmo.
ResponderExcluirQueria muito achar um golf zero por esse valor de 69k! Nunca vi! Aqui em Fortaleza ele começa em 76k, confortline MSI. Que comparação idiota, Golf é uma carreta e cobra por isso, não é barato, seguro elevado e manutenção muito mais cara. O RS tem um belo desempenho, funções interessantes como cruise control, acabamento de médio pra bom, 3 mapeamentos diferentes pro motor, rodas 16 ou 17 maravilhosas. Enfim, cada um responde pelo seu bolso e gosto, eu iria de RS com certeza!
ResponderExcluirSegundo o site da VW o GOLF MSI 1.6 Com computador de Bordo está por 88.000 e o 1.4T está por 97.000 na versão sem opcionais, De onde vcs estão tirando que ele é 8k mais caro que o sandero? e um MoveUP tah por 49.000 não são 20k de diferença e se for comparar a pessoa que precisa de um espaço interno ou no porta malas, o UP não dá.
ResponderExcluirOutra, olhem os testes do RS com álcool o desempenho dele é bem próximo do Golf TSI ai se vc aliar isso ao acerto de suspensão e todo trabalho que a RS fez com o sandero eu acho ele mais vantajoso.
Esse carro com certeza faz 0-100 na casa de 9 seg. Acho bem improvavel 14km/l na estrada... Ele bebe mais
ResponderExcluirSó esqueceu de falar do seguro que o Golf é um dos mais caros do país o que inviabiliza a compra. O sandero pode nao ser um primor de tecnologia e acabamento mas é bastante honesto
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.