Entre os SUV's compatos, o Jeeep Renegade é o líder na quinzena, com 3.283 unidades emplacadas, mas ainda fica atrás do Honda HR-V no acumulado de 2015.
O VW Golf confirma sua liderança entre os hatchs médios, com 547 unidades emplacadas, enquanto o Corolla solidifica sua prevalência entre os sedãs médios, com 3.153 unidades vendidas, com o Civic em segundo, Sentra em terceiro e VW Jetta em quarto.
Ranking - 159 carros mais vendidos - até dia 15 de dezembro
Rank | Modelo | DEZ - 1ª Quinzena | 2015 |
1 | GM/ONIX | 6887 | 117732 |
2 | FIAT/PALIO | 5263 | 114713 |
3 | HYUNDAI/HB20 | 5028 | 104219 |
4 | GM/PRISMA | 3876 | 66520 |
5 | VW/GOL | 3631 | 79879 |
6 | JEEP/RENEGADE | 3283 | 35515 |
7 | FORD/KA | 3276 | 86697 |
8 | TOYOTA/COROLLA | 3153 | 64070 |
9 | RENAULT/SANDERO | 3126 | 72959 |
10 | VW/FOX | 3087 | 76866 |
11 | HONDA/HR-v | 3009 | 47627 |
12 | FIAT/UNO | 2500 | 75673 |
13 | HYUNDAI/HB20S | 2293 | 50415 |
14 | FIAT/SIENA | 2226 | 56980 |
15 | VW/UP | 2187 | 51575 |
16 | TOYOTA/ETIOS hb | 1547 | 33555 |
17 | HONDA/FIT | 1513 | 40523 |
18 | NISSAN/VERSA | 1474 | 16276 |
19 | GM/CLASSIC | 1439 | 29496 |
20 | GM/SPIN | 1380 | 26289 |
21 | GM/COBALT | 1350 | 22140 |
22 | VW/VOYAGE | 1349 | 40286 |
23 | RENAULT/DUSTER | 1319 | 32782 |
24 | HONDA/CITY | 1268 | 24971 |
25 | FORD/ECOSPORT | 1201 | 32628 |
26 | TOYOTA/ETIOS sedan | 1188 | 24794 |
27 | RENAULT/LOGAN | 1099 | 29893 |
28 | FORD/FIESTA | 1080 | 38710 |
29 | HONDA/CIVIC | 998 | 30158 |
30 | GM/TRACKER | 862 | 10430 |
31 | FORD/KA sedan | 859 | 33155 |
32 | CITROEN/C3 | 848 | 16401 |
33 | NISSAN/MARCH | 783 | 21884 |
34 | FIAT/PUNTO | 707 | 15790 |
35 | HYUNDAI/IX35 | 564 | 14148 |
36 | HYUNDAI/TUCSON | 557 | 10836 |
37 | VW/GOLF | 547 | 9338 |
38 | FIAT/DOBLO | 536 | 8470 |
39 | NISSAN/SENTRA | 529 | 12065 |
40 | PEUGEOT/208 | 487 | 12832 |
41 | FORD/FOCUS | 471 | 12470 |
42 | PEUGEOT/2008 | 456 | 5824 |
43 | VW/JETTA | 453 | 8951 |
44 | FIAT/WEEKEND | 443 | 10359 |
45 | CITROEN/C4L | 432 | 5694 |
46 | RENAULT/FLUENCE | 403 | 7141 |
47 | GM/CRUZE HB | 387 | 8792 |
48 | BMW/320 | 386 | 5901 |
49 | MITSUBISHI/Outlander | 376 | 7784 |
50 | GM/CRUZE sedan | 340 | 11220 |
51 | KIA/SPORTAGE | 283 | 6409 |
52 | AUDI/Q3 | 283 | 5597 |
53 | FORD/FOCUS sedan | 271 | 9051 |
54 | FORD/FUSION | 271 | 6937 |
55 | FIAT/IDEA | 266 | 7965 |
56 | RENAULT/CLIO | 263 | 14243 |
57 | MITSUBISHI/ASX | 254 | 9269 |
58 | AUDI/A3 SEDAN | 247 | 5804 |
59 | VW/CROSSFOX | 246 | 8208 |
60 | KIA/PICANTO | 245 | 1919 |
61 | VW/SPACEFOX | 235 | 6351 |
62 | CITROEN/C3 AIRCROSS | 233 | 4564 |
63 | TOYOTA/HILUX SW4 | 217 | 8472 |
64 | FORD/NEW FIESTA | 209 | 7358 |
65 | M.BENZ/CLASSE GLA | 188 | 4449 |
66 | MITSUBISHI/PAJERO | 161 | 5035 |
67 | TOYOTA/RAV4 | 159 | 5043 |
68 | M.BENZ/C180 | 146 | 3894 |
69 | FIAT/LINEA | 142 | 4232 |
70 | HONDA/CRV | 134 | 1835 |
71 | KIA/CERATO | 133 | 1755 |
72 | LAND ROVER EVOQUE | 123 | 3796 |
73 | M.BENZ/CLASSE C | 121 | 2154 |
74 | VOLVO/XC60 | 119 | 2450 |
75 | LIFAN/X60 | 116 | 2846 |
76 | GM/TRAILBLAZER | 116 | 1734 |
77 | HYUNDAI/I30 | 99 | 2443 |
78 | HYUNDAI/ELANTRA | 90 | 2604 |
79 | SUZUKI/JIMNY | 87 | 2144 |
80 | BMW/BMW 120 | 85 | 651 |
81 | MITSUBISHI/LANCER | 83 | 3374 |
82 | HYUNDAI/SANTAFE | 82 | 2519 |
83 | CHERY/CELER | 76 | 1818 |
84 | SUZUKI/GVITARA | 73 | 2026 |
85 | TROLLER/T4 | 71 | 1940 |
86 | MINI/COOPER | 70 | 1452 |
87 | M.BENZ/A 200 | 69 | 1103 |
88 | JAC/T6 | 66 | 1062 |
89 | VW/GOLF VARIANT | 66 | 857 |
90 | PEUGEOT/308 | 65 | 3206 |
91 | BMW/X3 | 65 | 723 |
92 | VOLVO/S60 | 63 | 349 |
93 | BMW/X5 | 56 | 815 |
94 | PEUGEOT/408 | 55 | 1350 |
95 | CITROEN/C3 PICASSO | 54 | 1556 |
96 | JAC/J3 TURIN | 54 | 1033 |
97 | FIAT/BRAVO | 53 | 2721 |
98 | BMW/X1 | 51 | 2633 |
99 | JEEP/CHEROKEE | 51 | 1997 |
100 | KIA/SORENTO | 51 | 1868 |
101 | SUBARU/FORESTER | 49 | 1101 |
102 | FIAT/500 | 48 | 2096 |
103 | BMW/328 | 45 | 1008 |
104 | VOLVO/V40 | 43 | 601 |
105 | SUZUKI/SX4 | 42 | 730 |
106 | BMW/X6 | 41 | 481 |
107 | FORD/FIESTA | 41 | 170 |
108 | FIAT/FREEMONT | 39 | 1404 |
109 | BMW/X4 | 37 | 810 |
110 | VW/TIGUAN | 35 | 1789 |
111 | AUDI/A3 | 34 | 1058 |
112 | HYUNDAI/AZERA | 34 | 845 |
113 | M.BENZ/CLA200 | 34 | 582 |
114 | GM/CAPTIVA | 32 | 1177 |
115 | DODGE/JOURNEY | 30 | 1831 |
116 | M.BENZ/C250 | 29 | 1056 |
117 | CHERY/TIGGO | 26 | 1083 |
118 | SUBARU/IMPREZA | 26 | 343 |
119 | PORSCHE/CAYENNE | 26 | 199 |
120 | CHERY/QQ | 25 | 1404 |
121 | AUDI/A5 | 25 | 749 |
122 | AUDI/A4 | 24 | 951 |
123 | AUDI/TT | 24 | 338 |
124 | JAC/J3 | 22 | 902 |
125 | AUDI/Q5 | 21 | 518 |
126 | JAC/J2 | 20 | 989 |
127 | CHERY/CELER SEDAN | 20 | 606 |
128 | SMART/FORTWO | 17 | 579 |
129 | GM/CELTA | 16 | 17810 |
130 | VW/FUSCA | 15 | 457 |
131 | GEELY EC7 | 14 | 358 |
132 | BMW/528 | 13 | 161 |
133 | FORD/EDGE | 12 | 1019 |
134 | KIA/SOUL | 11 | 488 |
135 | AUDI/A4 AVANT | 11 | 168 |
136 | CAMARO/CAMARO | 10 | 376 |
137 | M.BENZ/SLK | 10 | 252 |
138 | RDK/TIGER | 10 | 185 |
139 | M.BENZ/A250 | 9 | 327 |
140 | BMW/428I | 9 | 317 |
141 | JEEP/WRANGLER | 9 | 269 |
142 | AUDI/A1 | 9 | 224 |
143 | VW/TOUAREG | 9 | 183 |
144 | PEUGEOT/3008 | 8 | 486 |
145 | M.BENZ/CLA250 | 8 | 403 |
146 | PORSCHE/MACAN | 8 | 324 |
147 | CITROEN/DS5 | 8 | 183 |
148 | JAC/J6 | 6 | 283 |
149 | TOYOTA/PRIUS | 6 | 207 |
150 | JAGUAR/XF | 5 | 289 |
151 | KIA/OPTIMA | 5 | 184 |
152 | JAC/J5 | 4 | 251 |
153 | VW/POLO | 3 | 1444 |
154 | BMW/535 | 3 | 185 |
155 | SEAT/POLO | 2 | 1436 |
156 | VW/PASSAT | 2 | 362 |
157 | NISSAN/LIVINA | 1 | 1928 |
158 | VW/SPACECROSS | 1 | 416 |
159 | NISSAN/ALTIMA | 1 | 391 |
160 | CHERY/FACE | 1 | 281 |
161 | JEEP/COMPASS | 1 | 261 |
Acho "incorreta" a forma como a venda de alguns carros importados são computados. Por exemplo: BMW 328 é computado separadamente do BMW 320. Ao meu ver, o correto seria computar tudo como BMW Serie 3.
ResponderExcluirNotem que nos veículos nacionais isso não ocorre. O Onix (e todos os demais veículos) é computado como um único modelo, não importando se é a versão LT, LTZ se o motor é 1.4 ou 1.0.
hummm vc não entende de carro
Excluir320 é uma coisa e 328 é outra e o grande diferencial é o preço e tamanho acabamento e etc...
e se assim mesmo isso o incomoda acione a justiça e prove que vc esta certo e a FENABRAVE errado
simples
Eu não entendo é?? Ah ta bom.
ExcluirGolf passando o Focus, mesmo esse último sendo muito mais barato, só tem uma explicação: o super-problemático câmbio bomba powerSHIT está fazendo estrago!
ResponderExcluirHoje em dia ninguém quer mais ter dor de cabeça com carro, e o câmbio bomba powerSHIT é certeza de dor de cabeça, seja por travamento, superaquecimento, trepidação, patinação, falta de força, etc.
Acho que não tem nada a ver isso.
ExcluirO Golf está em desova nas concessionárias, com descontos e etc, taxa zero. E o Focus não está sendo vendido para locadoras.
Não dá para comparar vendas de Golf, que é importado, sem motor flex, com restrição de oferta (só pode importar 4.800/ano de Golf/Jetta/Fusca), com o Focus que tem a vontade.
O Golf é o carro mais pesquisado da WebMotors. Tem potencial para vender em torno de 4.000 unidades / mês ou mais, caso tenha uma versão 1.6 razoavelmente completa, com câmbio automático e preço de R$ 75 mil.
O Golf 1.6 AT teremos em fev, mas nao sei se será abaixo de 75 mil, acho que não....
Nossa... nunca achei que diria isso
ExcluirCONCORDO PLENAMENTE COM O CARLOS.
A bomba powerSHIT está derrubando as vendas de vários carros da ford, como Focus, Fiesta (que caiu 65% das vendas do ano passado pra cá) e Ecosport (que continua sendo surrado até pelo Duster o ano inteiro).
ResponderExcluirA investigação do PROCON e do MP a respeito das dezenas de milhares de reclamações do câmbio bomba powerSHIT vai acabar fazendo a ford substituir essa caixa de problemas pelo câmbio AT6 do Fusion/Ranger/Edge (coisa que ela já devia ter feito).
Notícias da semana passada:
Excluirhttp://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/carros,powershift--a-caixa-de-problemas-da-ford,26883,0.htm
http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2015/12/10/internas_economia,715987/procon-mg-investiga-problemas-no-cambio-powershift-de-veiculos-da-ford.shtml
http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/23188/procon-mg-investiga-ford-por-falhas-em-cambio
Isso fora o abaixo assinado com 2500 assinaturas de proprietários sobre problemas nesse câmbio:
http://www.peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=P2013N44036
Tenho uma ecosport Powershift com 23 mil km e não me deu problema algum. Sorte minha ou azar dos outros proprietários?
ExcluirCaro Rafael!!
ExcluirIgnore esse cara, ele deve ser apenas um menininho novo que tenta fazer o carro que ele sonha em ter(que no caso é o Golf...)melhor criticando e falando asneiras de um carro que ele nunca entrou ou dirigiu.Manda ele procurar e postar pra gente os artigos que ele vai achar no google sobre os defeitos no DSG do Golf, ai sim começamos a dar "ouvidos" pra alguma coisa que ele fale, e também parar de fazer vários logins pra responder ele próprio.....
E esse Ford Ka, não consegue vender nem mais que o Gol....que piada.
ResponderExcluirO Gol tá no mercado desde 2008 sem quase mudança, motor 1.0 antigo de quatro cilindros, é mais caro que o Ka, e VENDE MAIS que o KA.
Esse Ka só vende quando a Ford entrega de baciada para locadoras. No varejo o povo já descobriu que vira uma escola de samba com 3.000 Km e a carroceria toda desalinhada.
E o Voyage vende quase o dobro do ka Sedan.
ExcluirO Voyagão de 2008, com motor antigo, sem mudança, vende mais que o Ka Sedan.
Muita incompetência da Ford.
Ka e ka sedan só vendem para locadoras.
E vc tá felizona, né? Esse termo "baciada" denuncia que vc tá toda molhadinha, comemorando, dando gritinhos e pulinhos de alegria com uma coisa que vc não tem relação alguma, e vc não ganha nada.
ExcluirParabéns...continua torcendo aí, dando gritinhos, pulinhos e dando chutes sem lógica alguma..
Para de dar Chilique Carlos e vamos falar de Renegade em Sexto. Juntemos Golf, Jetta, Voyage, CrossFox e Spacefox, não dá um Renegade...
ExcluirAto falho.
ExcluirOs limítrofes gostaram tanto da minha frase que ficam repetindo ela a todo momento.
Bons meninos. Repetem o que eu digo. Guardam todas as minhas frases. Sabem de cor e salteado minhas opiniões!
E mesmo assim não evoluem e são incapazes de formular um sarcasmo original. O máximo que conseguem é repetir.
Pô. repetir até papagaio repete! Vocês precisam se esforçar mais!
Renegade em 6°, tá vendendo muito!!!
ResponderExcluirE vc tá felizona, né? Esses pontos de exclamação "!!!!!" denunciam que vc tá toda molhadinha, comemorando, dando gritinhos e pulinhos de alegria com uma coisa que vc não tem relação alguma, e vc não ganha nada.
ExcluirParabéns...continua torcendo aí, dando gritinhos, pulinhos e colocando muitas exclamações....
Pessoas sabias falam de idéias, pessoas comuns falam de fatos e pessoas medíocres falam de pessoas.
ExcluirMeu xará ai é o maior torcedor de marca que já vi, chega a ser risível os contorcionismos que faz pra defender a vw, e critica quem torce?! Maior mediocridade em linha reta do país esse recifense.
ExcluirPernambucano esse Carlos4, que vergonha, pede para ele passar lá em Goiania e visitar a fabrica do Renegade, depois ela passa em Pitimbu, depois estica até Pipas-RN. Precisa relaxar, muita mágoa no coração...
ExcluirAmigo não é que está vendendo muito por está em 6° lugar é o povo brasileiro de menor poder aquisitivo deixando de comprar seu carro popular .infelizmente a crise é somente para os pobres brasileiro assalariados ,empresarios e alguma parte de funcionarios publicos tem a facilidade e a tranquilidade de comprar um carro hoje em dia .
ExcluirAs crises afetam as classes menos favorecidas, mas compra um carro zero km quem pode, se apertou vai de semi novo. É a oferta procura. E no final das contas, quem provocou a crise acaba sendo quem mais lucrou com ela...
ExcluirO 4º Sedan Médio mais vendido não é o Focus Fastback e sim o Jetta, que está em quarto e o C4 Lounge em 5º. O Focus Fastback só aparece em 8º.
ResponderExcluirE o Ford Fastback, heim? Que desastre de estratégia de marketing da Ford.
ResponderExcluirMudou o nome do carro, trouxe um ator mané de Hollywood que eu nunca vi, mas acho que é famoso, levando o povo para andar no carro em Mônaco....
Os diretores de marketing da Ford se achando, acreditando que tinham descoberto a América ao distanciar o Focus Fastback do Corolla, dizendo que o Focus Fastback era "carro para quem gosta de dirigir".
Tentaram dizer que era carro "esportivo", mas no teste da 4 Rodas, o Focus esportivo tomou pau do Corolla tiozão....
O Resultado tá aí: vendendo metade do Jetta, que nem propaganda a VW faz...
Eu chamo de estúpido o cara que usa dados de apenas uma revista para dar suporte as suas afirmações! Gente que sabe argumentar e debater não fica preso a uma só fonte de informações: faz um comparativo entre as fontes! Em outras revistas o focus ganha do corolla no desempenho, mas o carlos só enxerga aquela que oferece o resultado que lhe convém!
Excluirkkkkkk, e lá vem ele falando as mesmas ladainhas e mentiras.. o Focus não anda menos que o Corolla em nenhum lugar, só no mundinho de bob do Carlos!!!
ExcluirDois carros no top 10: Renegade e Corolla. Até há pouco tempo não se tinha nenhum. Prece não fazer sentido, mas é reflexo da crise. Somente as pessoas com poder aquisitivo mais elevado ainda continuam a comprar carros novos, pois não foram ainda pegos em cheio pelos efeitos da crise.
ResponderExcluirÉ exatamente o reflexo da crise, que está pegando mais pesado quanto mais pobre é a pessoa. Então os carros de acesso estão sofrendo, e os médios sofrendo menos, e os premium estão subindo de vendas.
Excluirmuito bem
Excluire ademais o crédito esta muito restrito os bancos estão muitos seletivos e rigorosos na concessão de financiamento, especialmente para os que dão só 20% de entrada ,diferente dos que dão 60% ou 70% de entrada
Porque aparece 3 fiestas na lista?
ResponderExcluirQuem é o hatch e o sedam?
E este terceiro fiesta em 107º lugar?
Creio que seja o velho Fiesta que mesmo fora de linha ainda tem algumas unidades encalhadas...
Excluir363 carros separam o uno do up!
ResponderExcluirvergonha alheia para o up!, né?
ExcluirO ONIX dano pau em duas CARROÇAS da FIAT , o novo e o antigo PALIOS ainda bem ,tomara que saia de linha imediatamente e o UNO ja vai no mesmo caminho ladeira abaixo, CADE os FANÁTICOS FITEIROS para falar agora, e olha que são DUAS versões dessas CARROÇAS que é somado em uma só! (EMGOLE QUE DOI MENOS)
ResponderExcluirConcordo quando fala que o Palio é um veiculo ultrapassado(nas suas duas versões), mas ai comemorar que o Onix é líder?!!!!isso ai é de se lamentar amigo, pois o Onix não é superior a nenhum dos seus concorrentes,pois lembrando que o mesmo, tem um motor jurássico, plataforma mesmo "nova" com notas no crash test ridículas,tanto é que teve notas mais baixa que o carros de velha guarda como o gol e o palio(as duas plataformas foram melhor que o onix..), pois o mesmo foi o único que abriu o assoalho com o impacto, ou seja, em que o onix é melhor que gol ou palio??eu te respondo "NADA" e é ate pior em muitas coisas.Então pra você comemorar dessa forma no minimo se imagina duas coisas: 1º Você deve ter um Onix por isso essa felicidade toda.., ou 2º É apenas um Fan Boy da GM e Hater da Fiat,e adora soltar perolas como essas, pois eu nunca vi ninguém aqui no Blog "comemorar" a liderança do palio ou qualquer outro Fiat aqui como você comenta ,e coisa você fala outra como se o Onix fosse grande coisa, mas sinto lhe informar que não é.Então acho que se tem alguém aqui que tem que "ENGOLIR",algo aqui não é ninguém aqui do blog...
ExcluirGM vai dominar o mercado nos próximos anos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCarlos por Carlos: "E vc tá felizona, né? Esses pontos de exclamação "!!!!!" denunciam que vc tá toda molhadinha, comemorando, dando gritinhos e pulinhos de alegria com uma coisa que vc não tem relação alguma, e vc não ganha nada.
ResponderExcluirParabéns...continua torcendo aí, dando gritinhos, pulinhos e colocando muitas exclamações...."
Ato falho.
ExcluirOs limítrofes gostaram tanto da minha frase que ficam repetindo ela a todo momento.
Bons meninos. Repetem o que eu digo. Guardam todas as minhas frases. Sabem de cor e salteado minhas opiniões!
E mesmo assim não evoluem e são incapazes de formular um sarcasmo original. O máximo que conseguem é repetir.
Pô. repetir até papagaio repete! Vocês precisam se esforçar mais!
Peugeot 2008 vende muito pouco, mesmo tendo disparado o melhor motor da categoria.
ResponderExcluirO problema do 2008 é ser Peugeot...
ExcluirQue bom se o blog tivesse comentários que ajudassem na escolha de uma carro.
ResponderExcluirFicam pessoas defendendo seus interesses e não agregam nada.
Se você quer formar uma opinião, fica mais confuso com este tiroteio sem fim.
Que bom seria se ninguém tivesse relações com empresas ou marcas por aqui, pois no geral vejo problemas na maioria dos carros básicos, e estamos desperdiçando um espaço que serviria para orientar nossas futuras compras.
Eu já tive carro de todas montadoras "nacionais" e vi virtudes e defeitos em todos carros que tive, por isso não defendo marca/modelo, e isso antes da ferramenta internet que poderia nos ajudar em busca de algo melhor ou menos pior, mas não é o acontece.
E as vezes o sujeito que baba ovo pela sua marca (interesses ??) mas morre de vontade de pular o muro do vizinho.
Escolher carro no Brasil não tem muito segredo. Basicamente fique em VW (na maior parte dos casos), Toyota e Honda.
ExcluirMelhor carro compacto: VW Up! disparado (nem olhe outros)
Melhor hatch médio: Corolla até 90k, Jetta acima de 100 mil,
Mas veja que teremos em breve Jetta 1.4 TSI, então ele será melhor que o Corolla em janeiro.
Melhor hatch médio: VW Golf (nem olhe o resto, é perda de tempo)
Melhor SUV compacto: Honda HR-V
Melhor picape leve: VW Saveiro
Melhor picape média: Amarok (melhor custo x benefício) ou Hilux (novidade, mas não tão tecnologica quanto Amarok).
Não tem segredo. VW tem 80% das melhores escolhas, Toyota 15% e Honda 5%.
Esqueça o resto. É perda de tempo visitar concessionárias de outras marchas que não estas que lhe indiquei.
Carlos Ferreira, sabemos que Renegade e HR-V são bem próximos, principalmente nas vendas, já um tem opção diesel e 4x4, e não é VW. Sedans de forma geral sempre teremos Corolla e Civic no top de vendas, isso por décadas, e não deve mudar. Hatch médio foi preterido por essas duas categorias anteriores que citei, nem vou comentar. Hatch compactos, teremos muitas novidades, mas a briga é Onix x HB20. Picape, vá de Oroch, melhor que as leves e bem próxima das médias... será que o blog vai apagar meu comentário?
ExcluirEu quero o Sonic Ltz hatch vermelho crystal Claret DEVOLTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
ResponderExcluirBom, vamos ao que interessa (para maiores de 10 anos de idade mental):
ResponderExcluirEm primeiro lugar, é a lista de todos os 161 modelos vendidos e não a dos 159 MAIS.
Claro que alguns números são atípicos, como acontece por sinal todos os meses devido a promoções pontuais. O consolidado do ano todo é algo mais claro, sólido, principalmente nos casos onde modelos de mesma categoria duelaram durante todo o período.
Não seria um absurdo, por exemplo, se a Fiat adotasse alguma estratégia mais agressiva para que a "família" Palio assumisse a liderança no acumulado. Com a diferença na casa de 3 mil carros não é impossível.
Relacionar qualidade e números de vendas ainda é muito difícil no Brasil, as discussões descambam pra briga de torcida organizada, e de mais a mais a experiência pessoal conta demais na avaliação. Tem muito carro ruim vendendo bastante, pelos mais variados motivos, e carros bons praticamente encalhados e/ou vendendo quase nada.
O que mais ME chama a atenção é que apesar de todo o marketing Honda, fazendo de seus carros verdadeiros "media darlings", o Civic não é sombra pro Corolla e o HR-V parece (eu escrevi PARECE) já dar sinais de perder o calor da novidade.
www.facebook.com/mjgconsultoria
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.