Duas gerações do icônico esportivo alemão se encontram no circuito de Portimão, em Portugal: Golf GTI Pirelli e Golf GTI Clubsport, dois modelo separados por quase 33 anos de desenvolvimento da tecnologia automotiva, mas com o mesmo espírito esportivo.
Tanto Golf GTI quanto o GTI Pirelli são modelos modelos comemorativos de aniversário do GTI, decorados com as três letras mágicas GTI - que se tornaram sinônimo de esportividade e comportamento dinâmico da Volkswagen - e com "um toque mais GTI" a bordo.
O primeiro modelo comemorativo de aniversário, o Golf GTI Pirelli, chegou ao mercado em 1983, com 112 cavalos, enquanto o modelo atual, o Golf GTI Clubsport, tem um motor mais poderoso: 265 cavalos.
Portimão, um circuito de corrida no sul de Portugal é o lugar perfeito no outono para comparar e contrastar os dois protagonistas. Com seu motor de 1.8 litros, o Golf Pirelli representa a engenharia de ponta em 1983 e, pouco antes do fim da rodução do Golf GTI Mk1, ficou como série especial de edição limitada. O Golf GTI Clubsport é sua contraparte.
O Golf GTI Clubsport comemora o 40º aniversário do Golf GTI, com um motor ainda mais potente. Em modo normal, o motor 2.0L TSI de 265 cavalos desenvolve 350 Nm de torque. No entanto, o recurso especial de impulso temporário permite chegar a 290 cavalos e 380 Nm de torque por dez segundos.
Esta potência extra é ofertada ao se acelerar até o fim de curso. O resultado é a aceleração de 0 a 100 km / h em 5,9 segundos, o que o torna o mais rápido Golf GTI de produção em série de todos os tempos.
A versão com uma caixa de velocidades de dupla embreagem (DSG) é adicionalmente equipado com «Launch Control», que - de modo similar às corridas de automobilismo - acelera o carro da forma mais rápida possível, da imobilidade, de forma totalmente controlada por computador.
O Golf GTI Clubsport tem detalhes adicionais de design, aerodinâmica e acabamentos. Os níveis de downforce mais elevados são fornecidos por um novo pára-choque dianteiro, um spoiler traseiro e um difusor. Pneus semi-slicks, aprovados para uso na estrada, estão sendo oferecidos pela Volkswagen como opcionais. No campo da ergonomia, estão disponíveis bancos esportivos específicos para o GTI Clubsport, ou o clássico banco do Golf GTI.
Além disso, o Golf GTI Clubsport é vendido em duas opções básicas de cor.
Golf GTI Clubsport encontra o Golf GTI Pirelli em Portugal
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Carros ruins...kkkkk
ResponderExcluirSimplesmente MARAVILHOSO.sonho de consumo e duvido q alguem ainda tenha algo contra a falar do GTI.
ResponderExcluireu tenho
ExcluirAmbos com câmbio manual. O GTI daqui bem q podia vir assim.
ResponderExcluirManual e Duas portas. Como não amar ?
ResponderExcluirManual? Se fosse DSG seria uma maravilha!
ResponderExcluirNem piloto de F1 troca marcha hoje em dia! Partiu evoluir?
não discordo que seja uma evolução...
Excluirmas ter o controle total das trocas é muito melhor que esses dsg's...
vantagens e desvantagens...
ExcluirPra brincar câmbio manual é bem melhor. Eu tinha um esportivo automático, vendi e peguei um com câmbio manual. Agora, pro para e andar dos congestionamentos, o automático é melhor.
ExcluirPra brincar câmbio manual é bem melhor. Eu tinha um esportivo automático, vendi e peguei um com câmbio manual. Agora, pro para e andar dos congestionamentos, o automático é melhor.
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.