Chery Celer 1.5 Flex Branco (R$ 36.900) x Ford Ka Preto ( 41.590) |
Os dois modelos são fabricados no Brasil: o Ford Ka é fabricado em Camaçari, Estado da Bahia, enquanto o Chery Celer é construído em Jacareí, Estado de São Paulo, mas há uma grande diferença de preços entre eles, já que o Celer, de RR 36.990 reais é R$ 4.600 reais mais barato, mesmo adotando um motor quatro cilindros 1.5 Flex de 113 cavalos, contra o três cilindros 1.0 do Ka é 1.0.
Chery Celer (branco) x Ford Ka (preto) |
Ford Ka Se 1.0 2016 (Preto) x Chery Celer 1.5 Flex (branco) |
Ford Ka Se 1.0 2016 (Preto) x Chery Celer 1.5 Flex (branco) |
Ford Ka Se 1.0 2016 (Preto) x Chery Celer 1.5 Flex (branco) |
Espaço interno
Tanto o Ford Ka quanto o Chery Celer disputam o segmento de hatchs compactos, mas há diferenças dimensionais entre eles. O Ka mede 3,86 metros de comprimento, sendo 32 cm menor que o Chery Celer com seus 4,18 metros.
Chery Celer - interior |
Ford Ka Hatch 1.0 - interior |
Chery Celer 1.5 Flex - espaço traseiro |
Ford Ka Hatch - interior - espaço traseiro |
Acabamento
O Chery Celer 1.5 Flex está sendo testado por nós em uma avaliação de longa duração, enquanto o Ford Ka também já foi avaliado por nossa equipe (veja aqui). O Celer já está com mais de 2.500 Km rodados e não apresenta ruídos de peças soltas internamente, mostrando uma boa qualidade de montagem de peças.
Chery Celer 1.5 Flex - interior - painel |
Ford Ka 1.0 - interior - painel |
Já em termos de desenho interno e ergonomia, o Celer tem a vantagem de contar com o volante regulável em altura, além do assento, enquanto o Ford Ka não conta com o ajuste do assento, resultando em uma melhor ergonomia do Chery. O vídeo abaixo mostra os ruídos internos do Celer.
Assim, o Chery Celer vence também no quesito acabamento.
Comportamento dinâmico
O Chery adota um motor 1.5 Flex flex com transmissão manual de cinco marchas, oferecendo um desempenho um pouco superior ao do Ford Ka, que, apesar do motor menor, é 200 Kg mais leve, contrabalanceando um pouco a desvantagem de potência.
De qualquer forma, o maior torque do Celer se faz presente em arrancadas com mais vigor que as observadas no Ka. Já em termos de transmissão temos uma equivalência entre os dois modelos, com nenhum apresentado um funcionamento de câmbio exemplar. Nos dois carros o curso da alavanca é longo e os engates não primam pela precisão - aspecto que fica mais evidente pela falta de torque em baixa rotação dos dois motores, exigindo muitas trocas de marchas.
Chery Celer 2016 1.5 Flex - porta-malas de 380 litros |
Ford Ka Hatch 2016 - porta-malas de 257 litros |
Desempenho e consumo
Os dados de desempenho abaixo são da Revista Quatro Rodas, enquanto os de consumo são do INMETRO. OBS: Grifo Azul no vencedor, grifo vermelho no perdedor.
Desempenho | |||
Chery Celer 1.5 | Ford Ka 1.0 | Ford Ka 1.5 | |
0-100 km / h | 13,4 | 14,2 | 12,5 |
80 a 120 Km/h | 21,1 | 28,5 | 15.1s |
Consumo
| |||
Chery Celer 1.5 | Ford Ka 1.0 | Ford Ka 1.5 | |
Consumo Cidade (Etanol) | 6,3 | 8,9 | 7,9 |
Consumo Estrada (Etanol) | 8,3 | 13 | 9,5 |
Consumo Cidade (Gasolina) | 9,2 | 10,4 | 11,5 |
Consumo Estrada (Gasolina) | 12,1 | 15,1 | 13,6 |
Autonomia (KM) | 605 | 785,2 | 707,2 |
Os números corroboram as impressões que se tem ao conduzi-los, ou seja, que o Celer é um pouco mais ágil em uso urbano em relação ao Ka 1.0, mas a diferença aumenta em estrada, com o Chery se apresentando mais disposto e estável em rodovias.
O Ka, porém, é, em média, 34% mais econômico. Em nossas medições, observamos um consumo médio de gasolina de 13,5 Km/l no Ka, enquanto o Celer fica em torno de 10,1 Km/l.
Já com etanol, o Celer, em nossa última medição, registrou 8,2 Km/l, enquanto o Ka no mesmo percurso fica com 8,7 Km/l.
Assim, o Ford Ka vence no quesito eficiência, visto que ele é em média 34% mais econômico. Já o Celer tem uma performance 5% melhor que o Ka 1.0 em cidade, mas 35% melhor em estrada.
Garantia
O Ford Ka é vendido com garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem, enquanto o Chery Celer tem garantia de 5 anos. Ambos contam com sistema de revisões a preço fixo.
Conclusão - Chery Celer vencedor
Tanto Ford Ka quanto Chery Celer são hatchs compactos fabricados no Brasil. O Ford Ka tem como vantagem o fato de contar com uma rede de concessionárias maior e um consumo menor, graças a seu motor 1.0, contra o 1.5 do Celer.
Já o Chery Celer tem como vantagens o fato de ser R$ 4.600 reais mais barato, oferecer mais itens de série, mais mais espaço interno, acabamento interno e externo melhor cuidado e mais desempenho, especialmente em estrada, sendo o vencedor deste comparativo.
Ficha Técnica - Ford Ka x Chery Celer
OBS: Grifo Azul no vencedor, grifo vermelho no perdedor.
Chery Celer 1.5 | Ford Ka 1.0 | Ford Ka 1.5 | |
Motor e transmissão | |||
Número de cilindros | 4 | 3 | 4 |
Cilindrada | 1.5 | 1.0 | 1.5 |
Potência (Etanol/Gas) | 113 / 109 | 85 / 80 | 110 / 105 |
Max. Torque [Kgfm] | 15,5 / 14,3 | 10,7 / 10,2 | 14,9 / 14,6 |
Tração | Dianteira | Dianteira | Dianteira |
Transmissão | Manual - 5 | Manual - 5 | Manual - 5 |
Preço base (R$) | R$ 36.900 | R$ 41.590 | R$ 45.690 |
Distância entre eixos | 2527 mm | 2491 mm | 2491 mm |
Dimensões (Comprimento x Largura x Altura) | 4188 × 1686 × 1480 mm | 3886 x 1695 x 1525 mm | 3886 x 1695 x 1525 mm |
Peso em ordem de marcha | 1210 kg | 1007 | 1018 |
Porta malas | 380 Litros | 257 litros | 257 litros |
Aí vai vender o celer pra ver o custo beneficio! Kkkkkk
ResponderExcluirQuem compra p revender é lobista.
ExcluirQuem compra p usar escolhe o melhor. JÁ tive 5 carros da Ford mas o Celer é muito superior ao Ka.
Comprei o Celer é não me arrependi .
Se vc não fizer questão de ter uma depreciação e uma certa rejeição na hora da revenda, o Celer é mais negócio, uma vez que é um carro muito superior.
ResponderExcluirTer uma" grande depreciação "
ExcluirPreço de revenda é importante, e o Chery Celer em breve com certeza terá um preço de revenda a altura da qualidade que o carro vem apresentando! E é que não vou rodar com um carro inferior, com motor fraco, barulhento aos 3.000 Km rodados, somente porque o preço de revenda, neste momento, é maior! Com certeza, entre os dois carros, eu prefiro comprar um Chery Celer.
ExcluirCorreta analise. Gosto muito do Celer.
ExcluirSou mais 35 mil nun Celer nacional do que 48,50 mil num Gol/Voyage/Up 1.0 fraco e caro.
JAC, Chery e Lifan serão as próximas Honda, Toyota e Nissan... aguardem...
Mentira!!!
ResponderExcluir"Ford Ka não conta com o ajuste do volante."
Todas as versões contam com ajueste de volante.
Isso, roda bem a baiana aí...
ExcluirO Ka é melhor ao meu ver...
ExcluirCara, putz..o Chery Celer parece um carro premium perto do Ford Ka.
ResponderExcluirOMG, que carro boqueta o Ka. O design do Ka é totalmente torto e desarmonioso.
Já o Celer tem um estilo bem resolvido. Bem se vê que o designer da Porsche que está na Chery está fazendo um bom trabalho, já que o Chery mostra um design que é de boa qualidade, mesmo visto de 3/4, e ainda com linhas não ostensivas, e sem apelações ridículas como a grande dianteira do Ka (mamãe quero ser Aston Martin, mas tenho motor 1.0...piada).
Chery Celer superior em tudo ao Ka.
O Ford Ka parece um gnomo perto do Celer. Que horror que é esse Ka, OMG. Que design de péssima qualidade, ridículo.
ResponderExcluirFord Ka = GNOMO.
Quando pensar em desvalorização, favor incluir um Ford
ResponderExcluirSerá que o Celer ganharia num comparativo com o up?
ResponderExcluirHUMMMMM
Acho que não!!!
Principalmente neste blog.
Fala sério
Obvio que não Victor, o Up venceria e fácil (acho que já venceu). Não há nada pior que um Ka, vc acompanha o Longa Duração da QR? Sds
ExcluirO celer é mais bonito externamente, mas consome muito combustível! E a revenda também é triste...
ResponderExcluirSe ocorrer um comparativo entre os sedans, penso que o Celer ganharia em tudo. Apenas, queria ver os resultados dos testes de impacto.
ResponderExcluirBom se o Celler 1.5 anda mais que o novo ka 1.0 que é o 1.0 mais rápido do segmento, segundo "TODAS" as comparações feitas por revistas especializadas,ele anda muito mais que o Up aspirado com certeza, alem do que tem mais espaço interno e porta malas maior que o carro da Volks....
ResponderExcluirFico aqui de camper no blog só observando as postagens e vejo quantos críticos existem aqui, hein? nossa!
ResponderExcluirQuerem o que? os chineses estão chegando ainda e se estabilizando no país, como não ter desvalorização dos seus carros? é só uma questão de tempo. Acredito que as marcas vem tentando corrigir os seus erros a cada modelo novo, diferentemente de algumas "tão tradicionais"..
SOU MTO A FAVOR DO CARRO CHINÊS IRMÃO, E QUESTÃO DE TEMPO ELES VINGAREM BEM POR AQUI...
ExcluirPARABÉNS aos chineses, melhorando a cada ano, que venham cada vez mais e acabem com a vergonha q é o carro nacional das q já estão aqui faz tempo....
ResponderExcluirSe me permitissem brincar com meu dinheiro eu compraria um Celer,o carro é até bom e harmonioso,mas como não permitem,tenho que ser racional e prever a bruta depreciação,PASSO,vou de Ka.
ResponderExcluirSe me permitissem brincar com meu dinheiro eu compraria um Celer,o carro é até bom e harmonioso,mas como não permitem,tenho que ser racional e prever a bruta depreciação,PASSO,vou de Ka.
ResponderExcluirO design do Celer é dos melhores, agora o Ka não é feio e tem um excelente motor 3 cilindros...
ResponderExcluirE ai galera podem comprar Celeron a vontade so que eu vou de Ford ka
ResponderExcluirNossa!
ExcluirSério?
Jamais imaginariamos tal escolha!
o brasileiro tem uma mania muito estranho de compra um carro já pensando em vender sem ao menos pensar nos benefícios do carro para a sua família, carros chineses tao cada dia melhor a chery já tem fabrica no brasil e questão de tempo para o carro ser nacionalizado ainda mais e as pecas serem mais faces de se encontra e o carro fazer sucesso ate a o brasileiro vai ter que ir pegando confiança fato que já esta acontecendo
Excluiro brasileiro tem uma mania muito estranho de compra um carro já pensando em vender sem ao menos pensar nos benefícios do carro para a sua família, carros chineses tao cada dia melhor a chery já tem fabrica no brasil e questão de tempo para o carro ser nacionalizado ainda mais e as pecas serem mais faces de se encontra e o carro fazer sucesso ate a o brasileiro vai ter que ir pegando confiança fato que já esta acontecendo
ExcluirTeria que comparar com o KA 1.5. Creio que foi baseado no preço, por isso o 1.0. Eu iria comprar um KA em dezembro do ano passado, acabei não comprando. O acabamento é ruim pelo preço proposto. No valor do Top do KA, tem carro mais equipado na concorrência. E é lógico que o Celer sendo 1.5 será mais beberrão.
ResponderExcluirEsse vício no UP, que é um carro bem construído, tem que parar. Daqui a pouco vão compara-lo com fusion, ASX, Dodge RAM...o cara quer economia vai de 1.0, quer potência vai de 1.5, 1.6 ou mais. Umas comparações sem noção, tão falando de SUV, carro visando o perfil familiar, lá vai alguém falar que o UP tem menos espaço, mas é mais econômico, que o Civic SI anda mais...sempre teremos uma queda por uma marca ou outra, porém no Brasil a menos que você tenha dinheiro sobrando, a escolha tem que ser feita no melhor custo benefício possível para o seu bolso, sem abrir mão do conforto e segurança.
Falou tudo!
ExcluirParabéns pelo comentário
Obrigado amigo. Só um desabafo.
ExcluirConcordo, cada carro no seu quadrado, rsrs.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEsse Celer é bem mais equipado, com motor 1.5 por um preço bem mais em conta que Ka 1.0, pra mim nenhum dos dois, mas se tivesse de escolher eu ia de Celer...
ResponderExcluirO Ka teve 4 estrelas no Ncap.
ResponderExcluirA Chery está devendo um teste para sabermos se é seguro ou não.
4 Estrelas amigão??? Vai lá no Latin NCAP, e veja você mesmo quanto esse caixão teve de estrelas!!! ZIIIROOU
Excluir4 estrelas???kkkkkkkkk
ExcluirZerou fiote, vc só pode ser fanboy.
Ka 38 mil, c3 40 mil, vou de c3 muito mais carro. Celer ainda não é atrativo.
ResponderExcluirKa 38 mil, c3 40 mil, vou de c3 muito mais carro. Celer ainda não é atrativo.
ResponderExcluirPessoal, temos que parar de ser conservador e viver com a mente dentro da caixa somos um dos únicos países do mundo que só vivemos q base de 4 marcas há 50 anos e as novas parecem não ter vez... compramos carro como burros achando que é investimento e pensando na desvalorização e não no custo beneficio, conforto etc... tah bem, olhem na internet quanto um dele e chinês feio de 2013 e anunciado hoje é quanto um *normal* do mesmo ano é e façam o precentual de desvalorização... claro que o Celler e mais barato, media de 23.500, mas também foi comprado mais barato quando zero... e se não dermos credito a uma marca que acreditou no pais como a Chery... então enguliremos as 4 grandes mais 100 anos com carros caros que não oferecem o que cobram e tem aumento de 4 em 4 meses, mesmo com a crise.
ResponderExcluirPessoal, temos que parar de ser conservador e viver com a mente dentro da caixa somos um dos únicos países do mundo que só vivemos q base de 4 marcas há 50 anos e as novas parecem não ter vez... compramos carro como burros achando que é investimento e pensando na desvalorização e não no custo beneficio, conforto etc... tah bem, olhem na internet quanto um dele e chinês feio de 2013 e anunciado hoje é quanto um *normal* do mesmo ano é e façam o precentual de desvalorização... claro que o Celler e mais barato, media de 23.500, mas também foi comprado mais barato quando zero... e se não dermos credito a uma marca que acreditou no pais como a Chery... então enguliremos as 4 grandes mais 100 anos com carros caros que não oferecem o que cobram e tem aumento de 4 em 4 meses, mesmo com a crise.
ResponderExcluirComparem a medição do Inmetro com a medição feita do vídeo feita pela Carblog, e tirem suas conclusões.(Superioridade do Celer).
ResponderExcluirSou mais 35 mil nun Celer nacional do que 48,50 mil num Gol/Voyage/Up 1.0 fraco e caro.
ResponderExcluirJAC, Chery e Lifan serão as próximas Honda, Toyota e Nissan... aguardem...
Tenho um Celer sedan ainda importado. Vai para revisão de dois anos e nunca tive problema algum. Bebe um pouco mesmo, mas na hora de ultrapassar na estrada é pisar e ele vai. O porta-malas é muito bom e o conforto tambem. Quando a desvalorização, isso realmente é um problema, só por isso não vou trocar por outro nacional, acho que vou pegar o novo prisma.
ResponderExcluirComprei o meu Celer sedan ACT 16/16 em agosto e agora ele está com mais de 3000Km e até o presente momento a autonomia tem se mantido entre 10,9 e 12,5 Km/l. O que tem me deixado muito satisfeito com ele e meu próximo carro certamente será outro Chery. Pois o preço do veículo não é uma pechincha, como dizem. Mas,justo!!!
ExcluirA desvalorização do Celer a qual tantos apregoam se deve apenas ao próprio mercado face ao preconceito instalado, por ser uma montadora chinesa, já instalada no Brasil(o carro é brasileiro), não ao carro. Porque então não tem preconceitos contra as marcas GM, FIAT, VW, Renault, que são montadoras americana, italiana, alemã e francesa, também instaladas no Brasil, assim como a Chery.
O Celer é um excelente carro, basta deixar o preconceito e o medo para descobrir o que estavam perdendo, assim como eu descobri.
Hoje mesmo, aconteceu de passar na estrada e ver quatro adultos se espremendo dentro de um UP junto com as bagagens, enquanto eu viajava tranquilo com toda a bagagem devidamente acomodada dentro do porta malas do meu Celer. Aonde está o benefício??? Porque custo ele tem!!!
O americano compra o carro pelo preço e benefícios que o veículo irá lhe oferecer e não pensando na revenda. Para eles o carro é bem de consumo assim como uma geladeira, ou fogão. Você não compra nenhum dos dois pensando no valor de revenda, mas sim no tão famoso custo/benefício, ou seja: preço e utilidade.
Posso falar com conhecimento dos carros chineses. Tive um Chery face, que não é silencioso porém rodei com ele 151 mil km, isso mesmo 151 km, só fiz as manutenções normais óleo,filtros Correia dentada e amortecedores, velas. Fora isso não tive mais nenhum gasto com o carro e todos sabem que ele é um carro completo, troquei por um celer 2017 porque aprendi a confiar na marca. A princípio tinha o problema de achar peças para o face porém ultimamente nem isso acontecia. Posso dizer que fiquei satisfeito com o face e por enquanto estou bastante satisfeito com o celer.
ResponderExcluirtenho um celer 2016, ja o adquiri com 11.000km rodados, consumo dele no alcool na cidade e em media de 7,5 a 8,6km/l no alcool, e com ar ligado e nada de aliviar no pé! kk, e ja tive uno vivace, celta, golf 95 e corsa 1.0, melhor acabado, bem equipado, itens de série que so tem em carro de ponta tem, carro ótimo, eu ficarei com ele durante um tempo, essa de desvalorizar, compre par usa-lo e não p vender, prefiro estar com um carro 1.5 bom do que os 1.0 caros e mal equipados.
ResponderExcluirgostaria de saber preços de peça e manutenção do carro da celer é mais cara ?
ResponderExcluirNão achei mais caras não!!
ExcluirE peça acha na autorizada demora muitas vezes 1semana como qrr outra.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.