O Chery Celer Hatch 2015 Flex objeto do nosso teste de longa duração já se aproxima de 1.500 Km rodados, com consumo médio de gasolina de 9,95 Km/l, e apresentando o problema de não abertura da tampa do porta-malas.

Chery Celer 2015 Flex

Em relação à abertura do porta-malas, nós constatamos o problema, mas depois o porta-malas voltou a operar normalmente, o que nos levou a acreditar que estávamos errando no uso do tele-comando da chave, e então publicamos até um vídeo e um "post" sobre essa suposta "Errata".

Chery Celer 2015 Flex

Ocorre que agora nós constatamos que, de fato, há sim problema com a abertura do porta-malas, e mostramos isso no vídeo abaixo, junto com outras considerações sobre o carro.



Consumo de 2.0; desempenho e carro 1.0

EM relação ao consumo, o Celer 1.5 Flex registrou média de 9,95 Km/l de gasolina, em percurso urbano, usando o ar-condicionado 100% do tempo e sem preocupações de condução econômica. Consideramos o consumo elevado, no nível do Golf 2.0 Automático TipTronic que testamos em longa duração (veja aqui), que usa um motor 2.0 8V de concepção antiga e uma transmissão automática de seis marchas com conversor de torque.

Chery Celer 2015 Flex

Além disso, o Golf tem um desempenho bastante superior a esse Celer 1.5 MT Flex, evidenciando que os chineses ainda precisam evoluir muito em termos de eficiência do powertrain.

Chery Celer 2015 Flex

Esse número de consumo do Celer fica ainda pior se levarmos em consideração que esse carro não tem desempenho de motor 1.5. Pelo menos nesta etapa inicial do teste, o Celer mostra um comportamento em cidade similar a um carro 1.0 moderno, como o Ka SE 1.0 que testamos em longa duração (veja aqui), ou mesmo o Up! 1.0 MPI que também testamos (veja aqui).

Chery Celer 2015 Flex

Essa fraca performance do motor 1.5 do Celer nos leva a suspeitar se esse motor tem mesmo os 108 cavalos divulgados, pois, mesmo levando em consideração os 1.200 Kg, o desempenho está bem aquém do que se espera de um motor 1.5.

Aspectos negativos

Além do consumo elevado e desempenho fraco, temos algumas outras observações a fazer sobre o hatch chinês. São elas:
  • Motor / transmissão sem suavidade em saída de imobilidade. Frequentemente trepida, tanto em primeira quanto ré;
  • Não tem iluminação para a porta USB, o que dificulta seu acesso à noite, pois ela está posicionada na parte mais baixa do console;
  • Essa porta USB não lê arquivos de áudio de iPhone e nem de Android. E como não há conexão Bluetooth, não há como fazer streaming de áudio (tocar músicas armazenadas no smartphone no sistema de som do carro). Em resumo, essa porta USB só serve para ler arquivos de música em um pen-drive;
  • A direção pouco comunicativa. É leve, mas transmite pouca informação do que acontece na pista;
  • Saídas de ar centrais jogam o ar na cara do motorista, e não aceitam ajustes para jogar o ar para cima;
  • Para-brisa muito inclinado deixa entrar muito sol no peito do motorista. Incomoda muito, e o ar-condicionado demora muito a gelar nessas situações;
  • As saídas de ar laterais, apesar de enormes, soltam pouco ar;
  • Ergonomia dos pedais é falha. A embreagem tem curso muito mais longo que o acelerador, o que impede deixar o banco ajustado corretamente. Se se ajusta para a perna direita ficar adequada no acelerador, a esquerda terá que ser totalmente esticada para acionar a embreagem. E ao se colocar o banco ajustado para a embreagem (para evitar ter que esticar a perna), o banco fica muito para frente;
  • O encosto do banco do motorista tem uma almofada central incômoda em longas viagens;
  • Ruído interno excessivo, não de peças soltas (não observamo isso até o momento), mas denuncia que há falta de revestimento fono-absorvente, pois o carro faz muito barulho;
  • O comportamento dinâmico é muito genérico: suspensão macia, direção macia, mas sem assinatura de condução;
Aspectos positivos

Uma coisa que sempre precisa ser considerada quando se trata do Celer, é que nós pagamos R$ 32,900 reais nesse carro - um valor bastante competitivo para um veículo que é 20 cm maior que o Gol/HB20, e tem um ótimo porta-malas de 380 litros - do mesmo volume de um Golf.

Chery Celer 2015 Flex

Ademais, nesse valor o carro vem com os itens básicos de conforto: ar-condicionado, direção hidráulica, sistema de som, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, quatro apoios de cabeça, ganchos ISOFIX.

Chery Celer 2015 Flex

Assim, algo que ainda iremos responder ao longo do teste é se vale a pena adquirir um carro chinês, com bom preço e uma boa lista de itens de série, mas que, no geral, é um carro que falta ainda muito refinamento em termos de projeto e de ajustes, e tem um powertrain pouco eficiente (desempenho fraco e consumo relativamente elevado).

Chery Celer 2015 Flex

É importante considerar, porém, que a carroceria nessa avaliação inicial parece bem alinhada e o acabamento interno, por enquanto, está íntegro, mas faltam ajustes de funcionamento dos sistemas de ventilação, e melhorias de projeto, como o para-brisa melhor posicionado para evitar insolação e melhor comportamento dinâmico.

Chery Celer 2015 Flex

Outro ponto que merece destaque é a estabilidade direcional e de curvas do carro, que, mesmo com sua suspensão macia e o comportamento dinâmico "genérico", ele é neutro e estável, com limite de aderência bastante elevado.


E, até mesmo em chuva (vídeo acima), ele se mostra na mão, transmitindo segurança.

O que falta

Chery Celer 2015 Flex

O Celer poderia ficar mais atrativo se estivesse disponível com uma transmissão CVT, ou, quem sabe, com o powertrain do Tiggo Automático: o motor 2.0 associado ao câmbio automático de quatro marchas.

Conclusão

Chery Celer 2015 Flex

Em que pese o desempenho fraco, o consumo elevado, e o incômodo com a abertura do porta-malas, o Chery Celer, por enquanto, vai se mostrando um modelo de bom custo x benefício, pois, apesar das falhas apontadas, seu preço é bastante competitivo.

26 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. Puro preconceito contra os chineses. O carro é ótimo em sua proposta, a avaliação está fraca, só se compara com UP e GOLF que nem é a concorrência adequada. até parece que Volks presta. Já tive vários carros e não existem carros perfeito nessa faixa de preço. Podem comprar sem medo.

      Excluir
  2. Na faixa de preço que ocupa, não há muita coisa melhor. Eu iria de Take Up Completo 2p com som, mas pagaria 4000 a mais por isso.
    Mas entre palio pelado, uno pelado e esse China...

    ResponderExcluir
  3. Esse carro tem apenas 2 problemas. Não se chama Palio e não vem com o logo da FIAT. Se tivesse isso... estaria no top 3 de vendas kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior é que é verdade. Lembrando que o arcon do Palio Fire é muito ruim também.

      Excluir
  4. O título da matéria da a entender que o problema realmente existe. Acho o carro bonito e com a de diferença de preço da rodar mais de 40000 usando cálculo diferencial.

    ResponderExcluir
  5. Não dá, gasta demais e é cheio de pequenos problemas, e outros virão. Eu iria de algum popular usado com certeza ou investiria em um zero como UP ou Onix.

    ResponderExcluir
  6. Juro que leio este blog apenas para ver as figurinhas, pois a parcialidade aqui é gritante.

    ResponderExcluir
  7. Ar condicionado do palio/Siena além de ser fraco joga o ar no joelho do motorista. Alem da embreagem também trepidar ao sair da inércia. O motor 1.0 fire e fraco e beberrão na cidade. Tive 1 palio fire elx completo. Motor fraco e fazia 8 a 9 na cidade. O ar só gelava na estrada pq cidade desde zero era muito fraco.
    Acho q por 32-35 mil um ótimo preço para o celler fui ver de perto e achei o carro muito bem construído.

    ResponderExcluir
  8. Nos 28 anos de autopeças e 10 anos em informática.... o produto legitimamente chinês que maias gostei foi........................ um kit tolhas de microfibra.. o resto.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que nosso país está ferrado, acham que só PT presta assim como apenas FORD, VOLKS, FIAT. Os estrangeiros são melhores e mais baratos. Só não vê quem não quer.

      Excluir
  9. vcs também não perdoam nada...rsrsrs.....parabrisa muito inclinado deixa bater sol no peito do motorista........tem dó né!!!...se tivesse teto solar ia reclamar que bate sol na cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P*rra, cada coisa idiota que colocaram como aspecto negativo. Direção Pouco Comunicativa................ah vá

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, Boa Laercio...

      Excluir
    3. Na verdade não há do que reclamar então ficam inventando asneiras. Comprei um carro zero da FIAT e com 1 mês de uso o "Sol" entortou alguns acabamentos plásticos. Não existe carro perfeito. E além disso a garantia existe para ser corrigido pequenas falhas.

      Excluir
  10. Acho que pela categoria do carro e pelo que a Chery cobra por ele, alguns aspectos negativos são "perdoáveis". Alguns itens nem vejo como defeito como o " comportamento dinâmico é muito genérico". Conheço pessoas que preferem esse tipo de comportamento a ter um carro mais direto como os VW's. Ademais os carros da Fiat também se comportam dessa maneira, principalmente o Palio Fire.

    ResponderExcluir
  11. verdade Trajano. o Palio é bem anestesiado.
    Possuo um March atualmente muito bom o carro pena para melhorar o desempenho no teste de emissão as empresas usam o acelerador eletrônico. o do march se esticar bem as marchas demora para cair o giro do motor nas trocas de marcham tudo em nome da poluição.parece q o acelerador tem vontade própria.
    todos carros tem qualidades e defeitos mas a imprensa nacional pega pesado com os chineses e aparentemente só o que presta hj é o UP.
    Poxa esse up tem muitas qualidades. mas um carro do preço dele aparecendo um monte de Lata no interior a lá uno mille. É brabo. muito rústico o interior e exterior.

    ResponderExcluir
  12. Eu não compraria um chinês pq ainda tenho pé atrás nessa questão de Assistência Técnica, garantia, questão de peças e dificuldade de revenda, mas se eles já tivessem esses fatores solucionados eu ia lá me preocupar com parabrisa muito inclinado (pelas fotos não vejo essa inclinação toda), direção 'pouco comunicativa' e direção macia, mas sem 'assinatura de condução'? Olha, eu gargalhei desses fatores negativos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu, USB sem iluminação? e daí? USB não reconhece iPhone nem android, pô, troca o multimídia por uma completa que custa R$ 1800,00. O cara reclama de coisas que ninguém vê como problema. Fala sério.

      Excluir
  13. Andando desse jeito, não quer q o carro consome?

    ResponderExcluir
  14. Vai ser fã do Up lá na casa do baralho, só fala no Up, Up isso, Up aquilo, vamos trocar o disco pq esse ta mto arranhado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara compara tudo com o UP, parece até que o Celer é exclusivamente concorrente disso. KKKKKKK, acho que é o único que ele conhece, por isso só pode comparar com ele.

      Excluir
  15. Como qualquer Chery (tenho um), pra economizar gasolina: pisa! Meu pai dirige meu carro pegando leve na rotação e faz 10km/l. Eu faço 14km/l, trocando as marchas por volta de 3000rpm. Esses motores da Acteco são bons, mas precisam de rotações mais altas para uma eficiência melhor, tanto em força, quanto em economia.

    ResponderExcluir
  16. Andando desse jeito, não quer q o carro consome?

    ResponderExcluir
  17. ALGUEM JA TVE PROBLEMAS COM PARTIDA A FRIO USANDO ALCOOL COMO COMBUSTIVEL ???

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem