O Audi 80 foi a primeira incursão da marca de carros premium alemã no segmento médio. O modelo, que é o precursor do Audi A4, chegou ao mercado em 1972 e foi decisivo no futuro de Ingolstadt.
Mesmo antes do lançamento do "pequeno Audi", a especulação na imprensa automotiva era intensa: "que seria um Audi 50 esportivo, que custaria 7.000 Marcos, que seria vendido em formato cupê e station", etc.
O fato é que o fluxo de notícias sobre o novo modelo médio da Audi era muito forte, que e ele acabou sendo apresentado antes do esperado.
Em função de muitas especulações, a Audi apresentou um modelo conceitual a jornalistas europeus na Áustria, que foram os primeiros a testar o carro em Salzburgring.
O Audi 80 impressionou pela construção consistente e leve, novos e inovadores motores, e um design limpo e sóbrio, sem detalhes supérfluos, que criou a linha de sucesso de modelos médios da Audi.
E, como resultado de um projeto avançado de carroceria, o Audi 80 tinha um peso em ordem de marcha abaixo de 800 Kg, que permitia a até mesmo os versões de entrada, com motor de 55 hp , apresentarem um desempenho confiável.
E. além disso, os modelos mais potentes do Audi 80 apresentavam comportamento efetivamente esportivo.
Audi 80 foi o predecessor do Audi A4
Os motores do Audi 80 estabeleceram os padrões para modelos de baixo peso: a série de motores quatro cilindros EA 827 foi considerada os "pai conceitual" de todos os propulsores de quatro cilindros refrigerados à água que vieram depois dele, e delineou o desenvolvimento dos principais motores do Grupo Volkswagen, os quais foram instalados em muitos modelos de várias marcas do grupo até a virada do milênio.
Outra inovação do Audi 80 foi o eixo dianteiro McPherson com cambagem negativa, que aumentou muito a estabilidade, especialmente em frenagens em diferentes superfícies. Esse tipo de construção passou a ser usado por todos os carros com suspensão McPherson posteriormente.
Assim, o Audi 80 entragava dirigibilidade esportiva com baixo consumo de combustível, e era o carro adequado para ser dirigido em uma época de crise do petróleo, nos anos 70 e 80 do século XX.
Em termos de design, o Audi 80, com sua sobriedade sem adornos, caracterizou a tendência estética conhecida como "Nova Objetividade" nos anos 70. O primeiro Audi para classe média foi criado pelo designer Hartmut Warkuß, e era moderno, mas não modista.
O Audi 80 imediatamente se tornou um bestseller - até o fim da primeira geração, no verão de 1978, foram produzidas mais de um milhão de cópias. Um juri internacional de jornalistas o elegeu "Carro do Ano" várias vezes.
A Volkswagen pegou carona no sucesso, lançando, em 1973, o Audi 80 de Wolfsburg, o VW Passaat.
Em 2015, a Audi apresentou o novo A4, que já é a nona geração dessa história de sucesso da marca das quatro argolas.
Audi 80, pioneiro na classe média, é o precursor do A4
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Adoro esse tipo de matéria !
ResponderExcluirEsse também é muito bom: http://blogs.estadao.com.br/placa-amarela/o-fusca-que-o-brasileiro-nao-viu/
ResponderExcluirAlguém sabe qual a previsão de chegada do A4 2016 no Brasil?
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.