A Volkswagen lançou há cerca de dois meses o novo Passat 2016 nos EUA, e, agora, as primeiras avaliações do modelo apontam que a montadora alemã acertou no seu novo sedã, o qual já está sendo chamado como o "melhor carro já feito pela marca", pelo menos na América do Norte.

Volkswagen Passat 2016 SEL V6

O Passat 2016, versão EUA, recebeu uma transformação - sutil em termos estéticos - mas que contempla uma reformulação completa da coluna "A" para a frente, com as principais alterações recaindo sobre os faróis, enquanto o novo capô tem um aspecto mais proeminente ao centro.

VW Passat 2016 S - versão de entrada

Não é exatamente um estilo agressivo, mas para os que desejam uma estética mais esportiva, a Volkswagen vai oferecer uma versão R-Line por lá a partir do começo de 2016.

VW Passat 2016 S - versão de entrada

Entretanto, mais que um simples facelift, a Volkswagen pretende posicionar o Passat em um segmento de mercado superior, adotando detalhes cromados como item de série em todas as versões. Além disso, há lanternas e faróis em LED como opcionais também para os modelos mais de acesso.

VW Passat 2016 S - versão de entrada

E, no âmbito dos sistemas de segurança ativa, o modelo recebeu novos recursos de detecção prévia e de prevenção de colisões.

Interior

O interior ficou mais requintado, com novos materiais de revestimento dos assentos, novos painéis de revestimento das portas, um retrovisor interno sem moldura - bem interessante, o volante do Golf e o novo sistema de infotainment MIB II da marca, que é um host de aplicativos.

VW Passat 2016 S - versão de entrada

Padrão superior

Essa subida de nível do Passat não foi feita apenas com cromados e novos revestimentos. A Volkswagen dotou o seu modelo concorrente do Toyota Camry (carro mais vendido dos EUA) com itens que normalmente não são encontrados em modelos nessa faixa de preço.

VW Passat 2016 S - versão de entrada

Recursos como Monitor de Ponto Cego, Assistente de Manutenção em Faixa, Piloto Automático Adaptativo e Sistema Automatizado de Estacionamento em vagas paralelas e perpendiculares são todos itens de série em versões mais topo de gama do modelo.

VW Passat 2016 R Line

Com isso, a Volkswagen estabelece um diferencial importante e mira seriamente os competidores de Honda (Accord) e Toyota (Camry), buscando seduzir os compradores desses modelos oferecendo uma lista de itens e recursos bem mais robusta - algo que é essencial em um segmento de mercado onde o puro prazer de dirigir - tradicional argumento de vendas dos VW - é deixado para traz em face de desejos mais práticos dos consumidores.

Prazer ao dirigir e o melhor espaço traseiro da categoria

Mas essa mudança de abordagem não significa que o Passat perdeu sua tradicional pegada alemã de condução. Os modelos de acesso adotam um motor 1.8 Turbo de 170 cavalos que oferece respostas prontas, direção precisa e suspensão que é extremamente complacente.

VW Passat 2016 - espaço traseiro

Não é, evidentemente, um carro para ser pilotado com luvas de competição, mas ele certamente oferece um nível de diversão ao volante que não se vê em Camry e Accord. E ele faz isso ao mesmo tempo que oferece o melhor espaço traseiro do segmento, com 99,3 cm de espaço longitudinal disponível no compartimento traseiro.

VW Passat 2016 S - versão de entrada

Outro importante argumento de vendas será a capacidade do motor de usar gasolina sem chumbo, mais barata nos EUA.

Passat VR6

Além do 1.8T, o Passat é oferecido também em uma configuração com motor V6 3.6L, mas com configuração de suspensão mais suave e macia, bem ao estilo do consumidor típico dos EUA.

VW Passat SEL 2016 V6

Na versão SEL VR6, a direção tem um ajuste ainda mais leve e suave, mas ao custo de oferecer menos feedback sobre o que ocorre na pista, enquanto o revestimento fono-absorvente adicional deixa o ruído do lendário motor VR6 confinado ao capô.

Volkswagen Passat 2016 SEL V6

É uma versão que agradará menos os entusiastas do prazer ao dirigir, mas vai ao encontro do que deseja o consumidor médio norte-americano.

Volkswagen Passat 2016 SEL V6

Esse modelo é cerca de 100 Kg mais pesado que o modelo 1.8T, e fica com um comportamento ainda mais americano, e menos europeu.


O aspecto negativo é o preço dessa versão topo, que é de US$ 37 mil dólares - algo elevado para um carro dessa categoria nos EUA.

VW Passat SEL 2016 V6 - interior

Passat 1.8T - melhor opção

A versão de melhor custo x benefício que tem sido apontada pela imprensa americana é o SE 1.8T, equipado com o pacote Tecnologia, já trazendo todos os recursos de conveniência por um preço total de US$ 28.410 dólares.


Nesse valor ele conta com Alerta de Tráfego Cruzado, sistema multimídia com app Discover Media, Blind Spot Monitor e o porta malas com "Easy OpenTrunk", que detecta o movimento de pé sob o veículo para abri-lo, facilitando o uso em supermercados.


A versão acima, a SEL, traz ainda revestimento em couro, e os sistemas de assistência descritos mais acima (ACC, Front Assist, entre outros). Já o a versão agressiva R Line, que chega às concessionárias no início do próximo ano, terá preço inicial de US$ 23.975 dólares.

Conclusão

O Passat 2016 pode ser considerado o melhor Passat de todos os tempos? De um ponto de vista de equipamentos e de tecnologia, sim. O modelo conta com uma enorme lisa de recursos opcionais e de série que é simplesmente inigualável por qualquer carro de sua categoria.


Já sob o prisma do prazer ao conduzir, ele está alinhado ou até mesmo deve para modelos Passat anteriores. Certamente não é o carro mais excitante vendido pela marca, mas é um cruzador competente e conta com tecnologias de segurança e de infotainment que o consumidor americano quer. E, nesse segmento do mercado norte-americano, isso é o que importa.

33 Comentários

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  1. Usa o confiável TipTronic e o moderno eixo de torção ?

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    1. Sim, tipTronic de 6 marchas.

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    2. Creio que o Tiptronic ele usa sim, como o Golf desde que foi lançado por lá. Mas o eixo de torção não posso te afirmar hehehe

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    3. algumas pessoas nunca vão compreender o que é harmonia. não estou rebaixando os japoneses, pois são muito esforçados. porém nem tudo são números.

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  2. Quando olhei essa frente a primeira coisa que pensei foi: "Ficaria massa no Gol G7."

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  3. Acho engracado que os carros da VW nos EUA são BEM mais despojados que no mercado latino americano e europeu. Alguem explica pq?

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  4. Ele tem o maior espaço nos bancos de trás da categoria (Prazer ao dirigir e o melhor espaço traseiro da categoria). Legal, mas eu pensaria e priorizaria o espaço na frente, tipo assim, onde fica o motorista.

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  5. Quando olhei o painel, pensei que fosse do voyage, fiquei na dúvida. Infelizmente fato que a vw, todos carros parecem iguais.

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  6. O carro, no geral, é bastante bonito, mas essas lanternas traseiras são de muito mau gosto!

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  7. O Passat, tradicionalmente no mercado americano, sempre foi um carro PÉ DE BOI.

    A simplicidade era tamanha que a única diferença para o jetta era o tamanho.

    Mas vejam como a volks é safada: ao invés de oferecer o novo passat, com uma plataforma muito melhor (com mais tecnologia e sofisticação) do que esta antiga, ela prefere continuar a ser uma coadjuvante nesse nicho de mercado, onde o camry nada de braçadas.

    Esse passat requentado ainda fica atrás do antigo passat alemã. O novo passat bate com o pau mole na cara deste passat americano.

    É isso que a volkswagen faz ao redor do mundo, quando ela vê que não pode dominar um nicho do mercado, ela empurra goela abaixo tecnologia defasada. No caso do Brasil, o golf não consegue competir com o focus. Resultado: depenaram o carro para ter mais lucro. O mesmo caso o A3, não puderam com corolla e c180, então depenaram o carro para ganhar mais dinheiro.

    Isso é volkswagen.

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  8. No acumulado de janeiro a outubro, a queda é de 34,9%. A empresa comercializou 28,7 mil unidades no mês passado, contra 54,6 mil em outubro de 2014.

    O mercado brasileiro como um todo está em declínio vertiginoso, mas os números do grupo alemão são piores que a média.

    De acordo com dados da associação de fabricantes (Anfavea), os emplacamentos em geral caíram 37,4% no mês passado e 24,25% nos primeiros 10 meses do ano, no mesmo tipo de comparação com 2014.

    Luxo em alta
    No Brasil, a Audi e a Porsche vão no sentido inverso da crise. A Audi, que acaba de retomar a produção nacional com o A3 Sedan, vendeu 1.422 unidades em outubro e 13.860 no ano, o que representa crescimento de 36,2%.

    http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/11/vendas-do-grupo-volkswagen-no-brasil-caem-474-em-outubro.html

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    1. Interessante, mesmo com isso, a VW ainda reassimou a liderança global e se tornou novamente a maior do mundo.

      http://www.car.blog.br/2015/11/volkswagen-retoma-lideranca-de-vendas.html

      VEja como a Volkswagen superou a Toyota em vendas globais:

      http://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2015/08/01/como-a-volkswagen-venceu-a-toyota-em-vendas-de-carros.htm

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    2. Pela primeira vez a montadora alemã Volkswagen ultrapassou a japonesa Toyota e se tornou a líder mundial em vendas de automóveis.

      A Volkswagen vendeu 5,04 milhões de carros entre janeiro e junho - um pouco mais que os 5,02 milhões vendidos pela Toyota.

      http://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2015/08/01/como-a-volkswagen-venceu-a-toyota-em-vendas-de-carros.htm

      Antes do Dieselgate, eu até apostava na VW como lider em 2015, mas o ano tem 12 meses e não 6, sorry...

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  9. A frente ficou incrivelmente bonita. Não tão sem graças como no demais modelos e nem cheia de "papagaiada" como a maioria.

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  10. O Passat específicamente desenhado para o mercado dos EUA foi um sucesso quando foi lançado em 2008, e graças a ele a VW foi aumentando suas vendas em ritmo acelerado nos EUA até 2012.
    O problema é que é que estavam trabalhando com ciclo de produto de 7 anos, e nos EUA é necessário operar com ciclo de 5 anos, acompanhando as demais empresas.
    Então a VW reduziu seu ciclo nos EUA também apra 5 anos, e o sucessor deste Passat chegará em 5 anos, por volta de 2020.

    O produto em si é excelente. E é correta a estratégia de diferenciar para o mercado americano. Todas as empresas fazem isso. O Camry europeu é bem diferente do americano, que é mais simples e banheira.

    O Acccord a mesma coisa.

    A VW por muito tempo tentou vender carro alemão para americano. Não deu certo. O americano foi o primeiro produto feito especificamente para os EUA e é fabricado lá, no Tenesse. Não é por outro motivo que é o Passat de maior sucesso comercial também nos EUA,.

    É claro que ainda está longe de Camry e Accord e até mesmo de Fusion, mas este novo Passat está sensacional, pois ele coloca itens que os demais carros nem sonham em ter, como ACC e Lane Assist.

    Fora que em termos de mecânica ele é superior ao Camry também, que usa um 2.5 aspirado, com AT6.

    Em termos de acabamento, o passat é bem superior ao Camry também.

    Se eu morasse na gordolândia, certamente teria um Passat, pois ele é mais abrato que o Camry, tem mais espaço interno, motor com a mesma potência, mais muito mais econômico, e é muito mais agradável de dirigir. Fora que tem muito mais itens de série.

    Esse novo Passat ficou muito bom. Parabéns VW!!!

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  11. O fusion/mondeo é o mais belo de todos!

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    1. O Fusion/Mondeo tem um design tão de baixa qualidade, que este ano já vai mudar, já que as vendas estão desabando mostrando obsolencência estética aceleradíssima do Fusion.

      A estética do Fusion é infantil, com lanternas proeminentes e sem forma.

      E o design é de baixíssima qualidade. O Fusion consegue o pior de dois mundos: ser uma banheira americana por fora, e ser aperdad[issimo por dentro, sendo menos espaçoso que o Jetta.

      O Fusion só não é pior que o Malibu da geração anterior, outro carro de baixíssima qualidade.

      O Passat europeu é o que tem a melhor estética, e, nos EUA, esse Passat aí é o mais acertado em termos estéticos e de design entre todos os concorrentes.

      E é o mais eficiente (único com motor turbo), o mais bem acabado e o que tem mais itens de alta tecnologia (ACC que para o carro em congestionamento e lane assist, fora frenagem autônoma).

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    2. Vendas desabando? O ford fusion/mondeo Teve um aumento de 13,7% no mundo segundo este mesmo blog no acumulado de agosto e reina absoluto no Brasil! Design infantil tem carrinho de bebê da galzerano! O fusion tem um design charmoso e elegante! E vc está enganado, o fusion/mondeo possui os motores com turbocompressor e injeção direta de combustível ecoboost 1.5 L e 2.0 L!

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  12. Curioso, pensei que o Passat SEMPRE tivesse em nível de Accord e Camry, ainda mais nos EUA onde sedã mid size é muito consumido.
    Recentemente estava vendo um vídeo de uma avalização do Passat 1.8T nos EUA, a pessoa do vídeo e os comentários do vídeo deixaram bem claro que a VW deveria ter levado o Passat europeu para os EUA. É mais moderno, mais equipado, mas bonito, usando o Passat antigo com facelift deixa a imagem que a VW não liga muito para os EUA, um dos maiores mercados do mundo.

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  13. Na minha opniao o motor 1.8 turbo é melhor que o do camry aspirado... Mas americano nao gosta de downsizing... Eles deveriam oferecer um motor 2.5 ou 2.4 para o passat de entrada.
    E esse preço de 37 k no Vr6 é ridiculo. Resumindo Passat nos Eua vai continuar sendo coadjuvante.

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    1. O povo da gordolandia está aprendendo a gostar de motor turbo. A honda já lancou o 1.5 turbo lá, novo Cruze tem turno 1.4. todas seguindo os ensinamentos da VW, que começou com motores turbo muito antes de todas e está bem a frente também.

      O Passat SEL V6 3.6 de 37 mil está com preço bom, pois oferece itens, perfromance e luxo que não tem no segmento por esse preço.

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  14. A VW só esqueceu de um detalhe importante: confiabilidade.

    Pode rechear de tudo que tem de mais tecnológico no segmento, mas se continuar a persistir com a baixa confiabilidade do conjunto mecânico vai sempre segurar as posições da lanterna ...

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    1. Na realidade quem está precisando melhorar a confiabildiade é a Honda e a Toyota.

      Veja que o Passat está muito bem, com mais de 388 mil unidades vendidas em 2015, mais de 50.000 na frente do Accord.

      http://www.car.blog.br/2015/11/vw-golf-vendas-disparam-e-podem-1.html

      E a confiabilidade da Toyota está baixa também, tanto que perdeu a lideranca global para a VW, veja:

      http://www.car.blog.br/2015/10/toyota-supera-volkswagen-e-volta-ser.html

      Então, se Honda não melhorar a confiabilidade, o Accord vai continuar a tomar fumo do Passat, este que é o segundo seda grande mais vendido do mundo, e pode superar o Camry, com as vendas se acelerando nos EUA.

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    2. Charles, a confiabilidade do conjunto mecânico o Passat tem, acho que falta identificação com a marca...

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  15. Quem já teve a oportunidade de ver esse passat nos EUA sabe que ele não está no mesmo nível dos concorrentes, muito menos se comparado ao modelo europeu.

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    1. Exato! A revista Car and Driver, por exemplo, teve a oportunidade de comparar Passat x Malibu x Honda Accord x Hyundai Sonata x Kia Optima x Toyota Camry

      http://www.caranddriver.com/comparisons/2012-volkswagen-passat-25-se-page-7

      E o resultado: o Passat foi vencedor do comparativo.

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    2. A Car And Driver concordou que o Passat "ele não está no mesmo nível dos concorrentes". A revista Car and Driver concluiu que o Passat está muito acima do nível dos concorrentes.

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  16. Bom, aqui no Brasil tá estranho, pois ele viria com um preço inviável, teria como concorrentes Mercedes, BMW e a própria Audi, e ai, não tem chance. Qual a diferença de preço dos carros citados(Passat, Mondeo e tais) e o C180 no mercado Americano e no Europeu? Alguém sabe?

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  17. A Vw tentou vender o passat alemão até 2010, quando foi lançada a reestilização Q já virou geração anterior. Fizeram então um carro mais ao estilo do americano, maior, mais simples e 6k dólares mais barato. Fez muito sucesso no início, mas as vendas esfriaram. Nesse meio tempo, novos camry, accord, fusion, altima e mazda6 foram lançadas. O passat apenas mudou de motor. Ficou um carro morno no mercado, a Vw deveria ter trabalhado melhor com o carro. Fora isso, os 4 sedans citados acima tem grande identidade com o público americano, vinculo Q a Vw ainda não conseguiu criar com o consumidor estado-unidense. Com os lançamentos dos novos tiguan e do suv de tamanho do touareg, mas mais simples, isso pode reverter.
    Ps: falar Q esse é o melhor passat é uma piada, o alemão novo é muito melhor.

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  18. O que vai vir para o Braisl é novo Passat alemão (B8)??

    Porque esse americano por mais que seja um baita carro é muito já batido de 2011 da geração anterior.

    O novo "B8" é foda de bonito batendo ou equiparando em designer as marcas de grife.

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    1. É provável que seja o Passat vendido nos EUA que venha para o Brasil.
      Se vier com a mesma motorização e equipamentos em pacotes fechados, sem opcionais, e o principal, vier com preço competitivo para cima do Fusion, pode ser que venda bem.

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