Os dados mais recentes de vendas mundiais de automóveis mostram algumas novidades: Golf pode superar 1 milhão de unidades vendidas só em 2015; Ford Focus, mesmo com reestilização e somando versões hatch e sedã, caiu fora do pódio; há novas estrelas em ascensão: Mercedes-Benz Classe C e Audi A3; mercado automotivo global está crescendo menos, mas marcas premium - Audi, BMW e Mercedes-Benz estão em crescimento rápido, roubando vendas das marcas standard.

VW Golf - posicionado para superar 1 milhão de unidades em 2015
VW Golf - posicionado para superar 1 milhão de unidades em 2015
No ranking de modelos, o sucesso da 11ª geração do Corolla e da 7ª do Golf é indiscutível. O Corolla é o líder global, somando vendas de carroceria hatch e sedã, tendo vendido 869.546 unidades nos três primeiros trimestres de 2015 - avanço de 6,5% sobre o ano passado.

Toyota Corolla - carro mais vendido no planeta em 2015
Toyota Corolla - carro mais vendido no planeta em 2015 - soma hatch + sedã
Golf: posicionado para vender acima de 1 milhão de unidades em 2015

O Golf 7 é o segundo carro mais vendido do planeta, sendo que só computa versões hatch. É também o único carro no top 10 a apresentar crescimento de dois dígitos, com avanço de impressionantes 15,6% em 2015, com venda total de 692.508 unidades. O Golf está posicionado para vender acima de 1 milhão de unidades em 2015, sendo ele e o Corolla os únicos capazes de atingir tal número na história.

VW Golf - 2º carro mais vendido do planeta
VW Golf - 2º carro mais vendido do planeta - só conta carroceria hatch
A terceira colocação fica com a Ford F-Series, que, mesmo caindo 1,4% sobre o ano passando, caiu menos que o Ford Focus, que despencou 18,6%, para 561.681 unidades vendidas de suas carrocerias hatch e sedã.


O Toyota Camry foi quinto mais vendido no mundo, mesmo caindo 0,5% sobre 2014, com 533.416 unidades vendidas, ultrapassando o Hyundai Elantra, que caiu 10,7%, para 496.632, em fase de mudança de geração.


O Volkswagen Polo é o líder inconteste entre os modelos compactos globais, tendo avançado 4% em 2015, para um total de 470.501 unidades vendidas - ficando com a 7ª posição no ranking de mais vendidos do planeta.


Já o Honda CR-V é o líder entre os SUV, caindo 4,8% em 2015, para 444.729 unidades, enquanto o outro SUV, o Toyota Rav4, subiu 3%, para 425.239 unidades vendidas, fechando o top 10.

Destaques negativos

Ford Focus - vendas em queda
Ford Focus - destaque negativo - um dos que mais perderam vendas em 2015
Na lista de 100 modelos mais vendidos, destacam-se negativamente o Ford Focus (-18,6%), Ford Fiesta (-6%), Buick Excelle (-11%), e Toyota Prius (-11%).

Destaques positivos

Por outro lado, no campo dos carros que avançam em vendas, temos:



Mercedes Classe C (+25%)



Audi A3 (+24%).

Ranking de 100 carros mais vendidos no mundo - 2015 (acumulado até agosto)

Rank 2015Modelo2015 AcumuladoΔ [ 2015 / 2014 ]
1Toyota Corolla869.5466,30%
2Volkswagen Golf692.50815,60%
3Ford F-Series588.831-1,40%
4Ford Focus561.681-18,60%
5Toyota Camry533.416-0,50%
6Hyundai Elantra496.352-10,70%
7Volkswagen Polo470.5014,30%
8Honda CR-V444.729-4,80%
9Chevrolet Silverado431.78516,30%
10Toyota RAV4425.2393,30%
11Wuling Hongguang389.425-19,40%
12Volkswagen Passat388.5712,20%
13Chevrolet Cruze385.652-18,00%
14Ford Fiesta384.195-19,90%
15Volkswagen Jetta379.692-7,60%
16Honda Civic379.255-11,00%
17Ram Pick up369.5315,60%
18Toyota Hilux359.450-7,60%
19Honda Accord348.257-8,50%
20Volkswagen Tiguan334.368-3,20%
21Toyota Yaris332.3732,00%
22Mazda3298.83016,20%
23Volkswagen Lavida295.816-11,10%
24Mercedes C-Class295.75345,70%
25Hyundai Sonata292.158-2,60%
26Renault Clio285.1680,90%
27Skoda Octavia278.90211,70%
28Kia Sportage278.057-5,90%
29BMW 3 Series276.466-16,50%
30Buick Excelle262.808-25,70%
31Nissan Altima260.2620,90%
32Ford Escape250.262-2,60%
33Honda Fit246.065-7,20%
34Hyundai Santa fe245.274-3,40%
35Mazda CX-5243.3722,20%
36Toyota Prius241.475-20,80%
37Audi A3238.51127,10%
38Nissan Qashqai232.265-5,00%
39Nissan X-Trail229.96555,90%
40Ford Fusion228.195-7,20%
41BMW 5 Series227.244-8,20%
42Great Wall Haval H6222.71413,80%
43Peugeot 308219.22417,10%
44Chevrolet Malibu215.851-8,60%
45Nissan Rogue215.45032,90%
46Nissan Sentra211.2898,90%
47Chevrolet Equinox205.54913,30%
48Baojun 730203.9111598,40%
49Audi A4200.606-6,40%
50Kia Rio198.488-6,80%
51Nissan Sylphy197.4225,00%
52Peugeot 208197.368-5,30%
53Ford Explorer196.24715,90%
54Opel Corsa191.7348,50%
55Jeep Cherokee191.15029,10%
56Audi A6190.740-6,90%
57Subaru Forester186.432-3,10%
58Hyundai i20185.46054,80%
59GMC Sierra184.6918,90%
60Maruti Alto184.0266,90%
61Honda City183.4110,30%
62Hyundai Accent182.390-2,50%
63Volkswagen Santana182.157-14,00%
64Jeep Grand Cherokee182.000-3,10%
65Jeep Wrangler178.78311,50%
66Hyundai ix35178.000-15,70%
67Isuzu D-Max177.8123,70%
68Kia Sorento173.75737,30%
69Volkswagen Sagitar172.996-16,80%
70Mercedes E-Class172.865-11,50%
71Chevrolet Sail169.933-13,50%
72Foton Light Truck169.66463,10%
73Ford Kuga168.092-0,70%
74Ford Ecosport164.654-6,00%
75Audi Q5163.5915,80%
76Wuling Sunshine163.315-34,70%
77Hyundai Verna160.562-18,10%
78Toyota Highlander160.460-7,90%
79Toyota Vios158.825-9,60%
80Maruti Dzire156.2388,80%
81Wuling Mini-truck152.56817,00%
82Nissan Versa152.486-1,70%
83Toyota Aqua151.341-6,60%
84Fiat 500151.032-4,70%
85Mazda6147.510-5,80%
86Chrysler 200146.252101,70%
87Ford Transit145.417118,10%
88Maruti Swift144.5704,50%
89Wuling Rongguang143.337-41,60%
90Wuling Hongguang V142.278#DIV/0!
91Peugeot 2008141.51922,00%
92Chevrolet Spark140.353-25,60%
93Honda Odyssey140.2071,70%
94Saipa Pride139.586-2,40%
95Geely Emgrand EC7138.85540,80%
96Renault Captur137.38223,00%
97Toyota Prado136.098-0,70%
98Opel Astra135.3745,20%
99Ford Mondeo135.12313,70%
100Toyota Tacoma134.31316,60%

Dados de vendas: Focus2Move

33 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Parabéns à VW, líder em tecnologia e qualidade automotiva e exemplo à ser seguido por todas que desejam chegar ao topo!
    Quanto ao Corolla, é um case à ser interpretado e estudado.
    A marca Toyota é a única justificativa que encontro para o sucesso desse carro que, apesar da fama de inquebrável, o que denota qualidade, não vejo nada de mais nesse modelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao Golf VII, já era de esperar, a VW fez um carro excepcional e muito bem acertado. Quanto ao Corolla, também acho que a fama da Toyota contribui muito com o sucesso, mas será somente enquanto a nova geração do Civic não for lançada. E a respeito do Focus, este dispensa maiores comentários, a própria Ford se encarregou de desgraçá-lo frente à concorrência!

      Excluir
  2. Ranking verdadeiro:

    VW Golf + Golf sedã (Jetta): 1.072.200 (23% mais que o Corolla Hatch + Sedã)

    VW Golf + Golf sedã (jetta) vende 90% mais que o Focus hjatch + Focus Sedã


    Observações e fatos.

    VW Passat é o 2º sedã grande mais vendido do mundo, e 12º geral
    VW Passat só fica atrás do Camry (que só vende bem nos EUA, enquanto Passat é um carro global)
    VW Passat vende mais que Honda Accord
    VW Passat vende 70% mais que o Ford Fusion (que despenca mais de 7%).

    VW Jetta vende mais que Civic (Civic soma hatch e sedã)

    Tiguan é o SUV compacto mais vendido do mundo (cadê o HB-V, cadê o Renegade?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas cadê o up? Gol e fox são café com leite.

      Excluir
    2. Cara se vc somar as vendas do Fusion e do Mondeo (que é o nome dele na Europa e Ásia) dá cerca de 370 mil unidades, então distante do Passat não está muito!

      Excluir
    3. Então a VW devia mudar o nome do Jetta para Golf sedã, e aí você ficaria feliz, "bateria palmas e daria pulinhos de alegria".

      Ah, lembrando que os dois usam plataformas diferentes, só o Golf está na MQB.

      Excluir
    4. Golf + Jetta (Golf Sedan)? Contabiliza 2 modelos só porque compartilham a plataforma? Deixa de ser sem cultura (como tu diz Carlos), já viu por ai Palio sendo contabilizado com Siena? Gol com Voyage? Onix e Prisma? Não força a barra cara, tudo ser fanboy, mas se iludindo fica difícil.

      Excluir
  3. VW E SIMPLESMENTE DAS AUTO PARABÉNS! (E VAI CORINTHIANS).

    ResponderExcluir
  4. As outras empresas deveriam aprender com a VW.

    Fazer um carro como o Golf, que em 2013 trouxe soluções que o "novo" Cruze não terá nem em 2016 dá resultado. E ele está aí. 1 milhão de unidades vendidas em 2015.

    E isso porque o Golf custa no mínimo 20% mais caro que QUALQUER concorrente.

    Custa mais caro e vende muito mais, em AMBITO GLOBAL. Isso é o que importa, pois o carro é produzido em apenas 2 fábricas (Alemanha e Mexico). E agora começa no Brasil.

    Eu não se o Golf é o melhor Golf da história. No mínimo o 2o melhor é, mas ainda fico em dúvida se é o Golf 7 ou o Golf 4 o melhor de todos os tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coitadinhos dos alemães, tiveram que engolir os péssimos Golf 5 e 6, enquanto nós brasileiros tínhamos o excelente Golf 4, que deixava os alemães no chinelo. Eles devem ter tido muita inveja na época.

      Excluir
  5. O sucesso do Golf 7 e o crescimento da linha Premium, vem mais uma vez evidenciar que europeu entende de automóveis e exige o melhor com qualidade e segurança (e claro, eles tem renda).

    Enquanto aqui nestas plagas o Onix é o mais vendido, lamentável. carro com motor defasado, inseguro (3 estrelas presenteadas pelo LNCAP, merecia 2 pelo fracasso na rachadura da plataforma). Dizem que, é bonitinho (eu não acho), espaço interno muito bom (realmente) e o resto?

    Espero que a VWB acorde e venha com a versão Trend com preço bastante acessível, não importando se o motor será 1.6 aspirado ou 1 litro turbo (futuro hibrido), mas venham com um carro seguro, durável, bonito e ágil, bem acabado e montado, que são características de todo Golf

    Apesar da tunga aplicada pela equipe de custos da VWB na linha High e Comfort tupiniquim. o Golf sempre será a preferencia de quem entende e aprecia bons automóveis.

    ResponderExcluir
  6. Realmente da pra considerar o golf como um dos melhores carros a venda atualmente. Motor eficiente entrega torque e potência com bom consumo, conforto exemplar, segurança melhor que todos os outros de sua categoria e até melhor que de categorias superiores. Mas como tudo no Brasil não funciona direito o carro aqui vende pouco, era pra vender como o corolla, mas não vende. Se pensar bem, comparando com o corolla o seguro do golf pelo menos em Sao Paulo e um absurdo total, e o custo de manutenção do golf é muito elevado se comparado ao corolla. Acredito que isso não deixa o carro vender mais. Porque qualidade ele tem de sobra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manutenção e seguro do Golf 7 estão compatíveis com o Mercado, para um TSI DSG Highline semana passada a 4a revisão semestral por 376 reais, geometria e balanceamento mais 118 reais, foi também renovado o seguro por 2.674 reais. Tudo dentro dos preços de mercado para automóveis dessa classe.

      Excluir
    2. Isso é verdade, a quinta revisão custa praticamente o mesmo valor aqui no Rio, 375

      Excluir
    3. Se pensar bem, comparando com o corolla o seguro do golf pelo menos em Sao Paulo e um absurdo total, e o custo de manutenção do golf é muito elevado se comparado ao corolla.

      MENTIRA. O Custo de manutenção do Golf é muito inferior ao do Corolla. Vamos aos fatos.

      Preço de revisões Corolla:

      1a. R$ 240,50
      2a. R$ 528,90
      3a. R$ 371,70
      4a. R$ 737,70
      5a. 360,75
      6a. 504,45
      Total: R$ 2744

      Preço das revisões do Golf

      1a. R$ 236,00
      2a. R$ 236,00
      3a. R$ 604,76
      4a. R$ 375,76
      5a. R$ 339,76
      6a. R$ 604,76

      Total: R$ 2397,44

      Resultado: custo de manutenção do Golf é 13% menor que o do Corolla.

      A questão de vendas é simples. Em ambito mundial, Golf + Jetta vendem mais que Corolla Hatch + Corolla Sedan.

      Isso não acontece no Brasil por uma questão de oferta e de caracteristicas.

      O Golf tem limitacao de oferta, pois vem importado do Mexico, e a VW só pode trazer 4.800 por ano de Golf, jetta e Fusca. Entao não vem mais.

      Segundo, Golf tá vendendo como nunca na Europa e nos EUA. Entao não interessa para a VW fabricar em Euro ou em Dolar em vender em reais, no Brasil, mais barato que vende na Europa ou nos EUA.

      O que vende no BRasil é apenas o mínimo para manter o carro no mercado até chegar o nacional.

      Com relação a caracteristicas. O Golf não é flex, e so tem versao, de fato, acima de R$ 95 mil, pois são todas importadas.

      Ocorre que o Golf é de longe o carro mais procurado 0KM em qualquer site de anuncio de automoveis. No ultimo mes o Renegade passou por conta de propaganda.

      mas o golf é o mais pesquisado de todos os modelos.

      Entao, quando tiver Golf nacional a vontade, com motor 1.6 msi flex, cambio automatico e preco entre 70 e 80k, ai sim teremos como comparar vendas.,

      Hoje, quem compara venda de Golf importado para o Brasil com Focus (nacional) e Corolla (nacional) está fazendo besteira e nao sabe do que está falando. Sao situacoes de mercado totalmente direrentes.

      A briga mesmo começa o ano que vem. E aí nos vamos ver os dados de pesquisa e interesse de consumidor encontrar os de vendas. Quem viver, verá.

      Excluir
    4. Carlos, somente um detalhe que esquecestes: as revisões do Corola são anuais e as da VW são semestrais. Portanto as revisões anuais do Corola são quase a metade do preço das do Golf.

      Excluir
  7. Peugeot 2008, com 141.519, vende bem. O Brasil contribuiu com 519 unidades.

    ResponderExcluir
  8. O A3 nacional vai encalhar! O Jetta TSI é muito melhor e mais barato! Ganha em tudo: seguro, peças de manutenção, anda mais, maior, chama menos atenção em um país perigoso....e aí vai! Alguém vai falar do status...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Jetta é top, mas o desenho dele cansou.

      Excluir
    2. Eu gosto do Jetta, se alguém tiver um e ficou cansado e quiser me doar, é só avisar, que vou retirar no local, rss

      Excluir
  9. O Golf é o THE VERY BEST, carro de maior sucesso no mundo e que caminha para ser o mais vendido ainda esse ano. A 7 geração do Golf é emblemática, inigualável. Simplesmente trucidou os "concorrentes".

    ResponderExcluir
  10. O Focus (hatch + sedã) vai sair do top 10 dos mais vendidos em breve, graças ao fiasco do cambio-bomba powerSHIT, que dá problema em 99% dos casos. A coisa ta feia pra esse cambio problematico aqui no Brasil.

    Abaixo assinado com 2.500 assinaturas de proprietários infernizados por problemas no cambio-bomba powerSHIT:

    http://www.peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=P2013N44036

    Quase todas as centenas de reclamações do canal direto do site Best Cars (Defenda-se) são a respeito de problemas no cambio-bomba powerSHIT do focus/fiesta/ecosport:

    http://bestcars.uol.com.br/bc/category/participe/canal-direto/canal-direto-ford/


    O PROCON e o MP já estão investigando as milhares de reclamações do powerShit...vai vir multa por aí:

    http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/fabricantes/procon-minas-gerais-vai-investigar-falhas-cambio-powershift-ford-907481.shtml

    O site Reclame Aqui tem 700 reclamações a respeito da bomba powerSHIT.


    Enfim...tá difícil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que a Ford não tem um câmbio confiável, ela poderia comprar de um fornecedor, o que eles estão esperando, Henry Ford deve estar revirando-se no túmulo.

      Excluir
    2. Falando besteira. Vc ta falando do terceiro carro mais vendido do mundo, vc acha q esse povo todo é deficiente e ta comprando Focus Pq não presta ? Isso do câmbio ai só vejo quem n tem o carro falando. Já tive 2 tenho amigos q tem todo mundo elogia o câmbio. Se vc colocar essas pessoas em relação às vendas de todos powershift não dá nem 1%. Pra mim esse carros estão na lista de mais vendidos Pq são carros bons e merecem o pódio. Da merda q a vw fez ai poluindo o mundo ninguém fala. Reputacao zero pra vw. Com empresas assim q o mundo vai se acabar cada vez mais. Só pensam em lucrar e esquece que quando a natureza manda a resposta não sobra nada!

      Excluir
    3. Os defeitos no câmbio powershift do Focus são sim acima da média, isto é um fato claro! Fico imaginando se o Golf fosse vendido a um preço parecido com o do Focus, quase ninguém compraria Focus.Os dois carros não se comparam, o Golf MK7 é infinitamente melhor e mais acertado.Quem gosta de carros e compara os dois interna e externamente chega rapidamente a conclusão fatal:O Golf é superior sim ao novo Focus, se o pretendente resolver testá-lo então...Adeus Focus!

      Excluir
  11. Tô gostando de ver os dados dos Sedans considerados Premium. A MB classe C com um aumento de 45,70% de vendas, resultado de um projeto grandioso, um novo conceito de Sedan Premium. É um carro com acabamento superior aos demais, design surpreendente. É um grande carro. Melhor que Serie 3, que apesar de ser um ótimo carro, parece ser de categoria inferior frente ao Classe C.

    ResponderExcluir
  12. A galera parece está vendo o óbvio. Focus não está valendo o que se cobra por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Jhoneribas, pois veja, mesmo o Golf sendo mais caro tem uma procura maior!

      Excluir
  13. Rapaz eu não entendo esse comentários não! Coloca tudo q o Focus titanium plus tem ai no golf e tu vai pagar simplesmente 25 mil a mais! Será q o golf vale 25 mil a mais por ter um motor mais moderno? Pq o Focus tem um motor show tbm. Isso é fanatismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fanatismo? Não creio, pois ninguém sai por aí simplesmente pagando mais caro em algo que que não valha!O conjunto acertado, o refinamento, a estabilidade, o motor, o câmbio, o espaço interno, o acabamento, a tradição de um carro com 40 anos de mercado e a preferência nacional pela VW também contam e contribuem muito para o sucesso do novo Golf!

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem