A Volkswagen está ampliando a oferta de configurações do Golf Variant no mercado brasileiro. Já está chegando às concessionárias da marca a versão Comfortline com transmissão manual de seis marchas, com preço sugerido de R$ 83.990, redução de R$ 7.000 reais relativamente ao modelo automático.
Com a nova opção, o Golf Variant passa a ser oferecido no País em três versões: Comfortline com transmissão manual de seis marchas (R$ 83.990 reais), Comfortline com câmbio automático DSG de 7 marchas com função “Tiptronic” (R$ 90.990 reais) e Highline com câmbio automático DSG de 7 marchas com função “Tiptronic” (R$ 99.690 reais). Todas são associadas ao motor 1.4l TSI BlueMotion Technology de 140 cv.
O Golf Variant, importado do México, é equipado com o motor 1.4l TSI BlueMotion Technology com potência de 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. O torque máximo é de 25,5 mkgf, disponíveis já a partir de 1.500 rpm e mantidos até 3.500 rpm.
O modelo oferece grande capacidade para bagagens: seu porta-malas comporta 605 litros (até a altura dos encostos de cabeças – são três – no banco traseiro), o que significa amplo espaço mesmo com cinco ocupantes a bordo. Rebatendo-se os bancos traseiros a capacidade para bagagens aumenta para 1.620 litros.
Em termos dimensionais, o Golf Variant é 30,7 centímetros mais longo que o hatchback: 4.562 mm, mantendo o mesmo desenho coluna central (“B”).
A largura é de 1.799 milímetros (sem espelhos retrovisores) e 1.481 milímetros de altura. A distância entre-eixos é de 2.630 milímetros.
Itens de série
O Golf Variant 2016 vem de série em todas as versões com Start-Stop (desliga o motor em paradas temporárias para reduzir o consumo), “Sistema de frenagem automática pós-colisão”, sete airbags, espelhos retrovisores elétricos, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Controle de Tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS), regulagem de altura para os bancos do motorista e do passageiro, vidros elétricos nas quatro portas com acionamento automático “um-toque”, ar-condicionado, assistente de partida em rampa (Hill Assist) e monitoramento da pressão dos pneus (RKA), entre outros.
Versões Comfortline e Highline
Em ambas o modelo incorpora faróis dianteiros com dupla parábola e lâmpadas halógenas, com luzes de condução diurna. Externamente as versões se diferenciam pelos frisos cromados presentes na Highline. Também diferencia as versões o rack de teto, na cor prata anodizada na versão Highline (vídeo abaixo) e na cor preta na versão Comfortline.
Em ambas as versões o Golf Variant é equipado de série com rodas de liga leve de 16 polegadas com o desenho “Dover”. Os pneus têm as medidas 205/55 R16. Para a versão Comfortline são oferecidas como opcionais as rodas de liga leve de 17 polegadas “Dijon”, com pneus 225/45 R17.
O Golf Variant traz na versão Comfortline acabamento da cabine com revestimento em tecido Zoom (preto). Há apliques em alumínio escovado no painel de instrumentos e nos painéis de portas. O volante e a alavanca de câmbio têm revestimento de couro.
O Golf Variant Comfortline traz de série ar-condicionado Climatic com difusor traseiro, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro “Park Pilot” e vidros com isolamento térmico.
O modelo também traz encosto traseiro assimétrico rebatível, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecimento e função “Tilt down”; vidros elétricos nas quatro portas com acionamento por um toque (“one touch”), coluna de direção com regulagens de altura e de distância, regulagem de altura nos bancos do motorista e do passageiro, freios a disco nas quatro rodas e apoios de cabeça desenhados para máxima segurança.
E mais: luzes de leitura dianteiras e traseiras, banco traseiro com descansa braço com porta-copos e acesso ao compartimento de bagagem e sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete.
Multimídia
O Golf Variant 2016 traz os novos Sistemas Infotainment com a tecnologia Volkswagen App-Connect, que reúne os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. A tecnologia permite que a tela do celular seja “espelhada” na tela central do sistema de Infotainment. Ou seja, a tela do veículo repete o que está sendo exibido na tela do celular e é possível comandar o sistema de Infotainment pelo celular ou comandar o celular pelo sistema de Infotainment.
Os novos sistemas de Infotainment são o “Composition Media” (de série na versão Comfortline), o “Discover Media” e o “Discover Pro”. Os dois primeiros contam agora, com telas de 6,5” sensíveis ao toque, coloridas, de alta resolução e conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect. Também oferecem interatividade, com opções de informação e entretenimento.
O novo sistema de Infotainment “Discover Media”, que é oferecido nas versões Comfortline e Highline, traz adicionalmente os recursos de comando de voz e navegação integrados. Esse sistema também contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas” nos sistemas de Infotainment do Golf.
Também para a configuração Highline há a opção do sistema Infotainment “Discover Pro” (vídeo acima) que além de todos os recursos do “Discover Media”, traz tela sensível ao toque de 8 polegadas, DVD Player e HD interno de 60 gb compartilhado.
Desempenho
Os números de desempenho, informados pela fábrica, para o Golf Variant 2016 com transmissão manual são os seguintes: 9,5 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 205 km/h. O tanque de combustível tem 50 litros de capacidade. Seu peso em ordem de marcha é de 1.320 kg.
VW Golf Variant 2016: preço cai para R$ 83.990 c/ câmbio MT
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Peruas, espécie em extinção no Brasil... até hoje tenho saudades da Mégane Grand Tour.
ResponderExcluirA volks e outras montadoras com manias de lançar veículos pelados com vários opcionais que encarecem muito o preço filnal
ResponderExcluirNão entendo a questão do Golf Perua versus Golf Hatch... Um terá Suspensão Multilink e Câmbio DSG, enquanto o outro, nacional, sob alegação de adequação ao nosso piso ruim, tem Suspensão com Barra de Torção e Câmbio Tiptronic... Não deveriam adotar um modelo só? A existência dos dois não é uma afirmação de que a desculpa do solo é inverídica?
ResponderExcluirBoa pergunta, Fernando.
ExcluirÉ óbvio que o real motivo da troca foi redução de custos.
ExcluirBoa pergunta Fernando. A desculpa do solo é inverídica OU os clientes da Golf Perua sofrerá com a suspensão e o cambio pois ocorerrá problemas por causa do solo.
ExcluirPossivelmente a Perua continuará sendo importada no México, e por isso mantém esses recursos.
ExcluirSe tivesse uma versão com maior altura em relação ao solo, esse carro seria a melhor opção frente aos SUVs!
ResponderExcluirDisse tudo Ravel !!
ExcluirSeria, mas ainda assim não venderia. O povinho tupiniquim se importa com imagem! Tem aspecto de aventureiro e é cheio de "prástico", isso o que importa! Controle de tração, airbags de cortina, multlink na traseira, nada disso importa! Os SUVs mataram as peruas oferecendo uma robustez ilusória, desenho de gosto duvidoso e preço nas alturas!
ExcluirComplicado... versão Highline básica por R$ 99.690,00 e ainda há opcionais a por.
ResponderExcluirRealmente, perua é mercado de nicho mesmo.
A VW está fazendo uma verdadeira salada com o Golf!
ResponderExcluirAlemão, Mexicano, Brasileiro, 1.4 140 cv, 1.4 150 cv, 2.0, DSG, TIPTRONIC, suspensão alta, suspensão baixa...
To fora!!!
Carro de 84k sem câmbio automático? No Way.
ResponderExcluirMelhor pegar um Renegade Longitude 1.8 Automático por R$ 78k.;
muito melhor um golf variant manual q aquela coisa pesada e manca do renegade q se torna mais lento ainda com aquele cambio AT
ExcluirPrefiro pagar 79.900 no Peugeot 2008 THP que é muito mais equipado e tem motor flex.
ExcluirCarlos, preferindo FIAT ao Golf?!?!? É isso mesmo produção?
ExcluirHahahaha....
ExcluirÉ a crise!! Ele deve ter sido demitido da VW... hahaha
Hackearam a conta do Carlos, e o cara é da FIAT
ExcluirSe for para esculhambar, melhor pegar um Chery Tiggo automático por 54.900.
ExcluirNão é ele (carlos4up!). Modus operandi não compatível...
ExcluirEsta aí uma boa compra, uma Variant 0km por 84K.
ResponderExcluirAté entendo o Hatch com câmbio manual... Com motor turdo + multilink é uma delícia... Mas a Variant manual é bem estranho... Golf nacional assaltado e Variant fora de perfil... É VW, tá complicado...
ResponderExcluirVender um carro desse com câmbio manual será quase tão difícil quanto repassar um xing-ling!
Excluiressas e outras pérolas demonstram que a VW esta é de arte:
ResponderExcluira idéia de troca de suspensão traseira,associada a pneu aro 16 com banda lateral maior e cambio jurássico,
Só ha uma certeza e$$perteza = Aumento de Lucro
e poderá acontecer o que ocorreu com Jetta com motor de Santana soltar o eixo traseiro
pois o Top não esse vem com multi-link
é uma salada só
ps assistam o Piloto de teste do AutoEsporte da Globo Urnhani, derrapando com a traseira de um Fluence, é simplesmente o ocorre quando se usa arra de torção na traseira
simples
vc tem que fazer as curvas como um velho capado, NÃO PODE ANDAR RÁPIDO
ANDOU SE FERROU = DERRAPA
No Brasil com curvas mal projetadas, buracos, falta de sinalização, motoristas mal educados que pensam que são pilotos e não respeitam nenhuma lei de transito, esteja ele de Brasília ou de BMW. Usar barra de torção realmente não é o problema.
ExcluirEstranho a VW divulgar foto com o freio de mão eletrônico. Será que vai voltar?
ResponderExcluirSe a VW oferecesse, por um valor condizente, a possibilidade de atualizar a central do Golf 2014, seria tentador... Por até 3 mil, choveria clientes nas concessionárias...
ResponderExcluirÉ muita confusão: motor 1.4 t flex 150cv X 1.4t gás 140cv...essa variant já fica em desvantagem com o nacional Golf flex!!!
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