O Hyundai HB20S passa pelas primeiras modificações de projeto. O Novo HB20S ganha maior identidade própria trazendo itens exclusivos, como grade frontal com borda e aletas cromadas, bancos em couro cinza e chave canivete com botão para abertura do porta-malas, entre outros.
O desenho do Novo HB20S segue a evolução da filosofia de design da Hyundai, Escultura Fluida 2.0.
O resultado é um carro com design que incorpora a identidade dos demais modelos da linha - HB20 e HB20X (veja detalhes aqui).
O exterior do Novo HB20S ficou mais sofisticado, ganhando grade frontal com borda e aletas cromadas. Calotas e rodas de liga leve têm design atualizado em todas as configurações, com aro maior.
Todas as versões do Novo HB20S passam a contar com rodas de 15” e retrovisores externos com repetidor lateral integrado.
Já as versões Comfort Style e Premium trazem lanternas Clear Type e faróis de neblina com projetores como itens de série, possibilitando maior precisão na iluminação e aspecto estético refinado e tecnológico.
Já o modelo Premium recebe faróis com projetores e Light Guide em LED, além de frisos cromados nos vidros laterais que se estendem até a coluna traseira do veículo.
Estão disponíveis para esta versão as novas cores metálicas Prata Sand e Bronze Terra, introduzidas com a renovação do HB20 hatch, que se somam às tradicionais Prata Metal e Cinza Titanium, aos tons sólidos Branco Polar e Preto Onix e à pintura perolizada Azul Sky.
Interior
Por dentro, o HB20S apresenta, em todas as versões, painel preto e cinza e novos tecidos. Tem ainda a opção do pacote Grey Leather, com bancos e painel das portas dianteiras em couro cinza claro, garantindo harmonia de tons diferenciada em relação ao mercado.
Da mesma forma que o HB20 e o HB20X trazem a opção em marrom, este pacote de couro na cor cinza agrega à versão Premium do HB20S mais sofisticação.
Também como no hatch e no aventureiro, completam o pacote de novidades da versão topo de linha do HB20S ar-condicionado automático digital com acabamento em preto brilhante, dois airbags laterais de tórax, que se juntam aos dois airbags frontais tradicionais, e retrovisores com rebatimento automático, que abrem e fecham ao toque de um botão no painel ou por meio dos comandos na chave canivete.
Itens de conveniência
O Novo HB20S traz chave canivete com função para abertura elétrica do porta-malas ao toque de um botão.
Este item se soma ao comando interno de abertura do porta-malas, que continua de série em todas as versões.
Aviso de manutenção
O HB20S recebe uma sétima função em seu computador de bordo. Além de hodômetro parcial A e B, autonomia, consumo médio e instantâneo de combustível, velocidade média e tempo de condução, o novo recurso “aviso de manutenção programada” emite um alerta visual faltando 30 dias ou 1.500 km para a próxima revisão programada.
Conectividade, comodidade e segurança
A Hyundai desenvolveu a nova central multimídia blueMedia®, disponível como opcional nas versões Premium. O equipamento é compatível com o Car Link®, para smartphones Samsung e LG, e em breve funcionará com o Apple CarPlay®, para iPhone 5 e superiores.
Car Link®
O Car Link® permite espelhar todo o conteúdo de smartphones na tela de 7 polegadas da central multimídia integrada ao painel do veículo de maneira totalmente ergonômica. Após o pareamento dos dois dispositivos, o conteúdo passa então a ser controlado pela tela touchscreen do blueMedia®.
Com o Car Link® é possível, por exemplo, reproduzir e operar o Waze®, aplicativo interativo de trânsito e navegação, que propõe rotas alternativas, alertas e informações de tráfego aos motoristas, diretamente na tela do sistema.
Por questões de segurança, com o veículo em movimento, apenas conteúdo que não distraia o motorista pode ser reproduzido. Entre os principais aplicativos disponíveis nessa condição estão os navegadores Waze, Google Maps, Maplink Apontador e TomTom Brazil; as rádios digitais TuneIn, Spotify, Deezer, Stitcher e Rdio; e outras aplicações como Onde Parar, Let’s Park, Guia UOL, além de conteúdos nativos dos aparelhos como, por exemplo, reprodutores de música e comando de voz.
Já com o carro parado, todo o conteúdo do celular pode ser reproduzido, até mesmo Facebook, Instagram, Whatsapp, navegadores de internet e jogos.
O Car Link® é compatível com a maioria dos modelos recentes de smartphones da Samsung e LG. O espelhamento é feito por meio de conexão Wi-Fi do celular, sem o uso de cabos, sendo necessário apenas o download gratuito e a instalação do aplicativo Car Link®.
Apple CarPlay®
A nova central de entretenimento do HB20S será compatível com o Apple CarPlay®, forma mais segura de utilizar o iPhone dentro do carro, integrando o dispositivo com o sistema de multimídia e seus controles. O usuário vai realizar chamadas, acessar a biblioteca musical, enviar e receber mensagens sem se distrair. A conexão com o iPhone se dará por meio do cabo USB Lightning.
Uma vez conectado, será possível visualizar na tela da central multimídia os ícones característicos do dispositivo. O conteúdo do CarPlay® é pré-definido pela Apple e, no momento, as funções disponíveis no Brasil são telefone, mensagens, música e rádios digitais, como Spotify, Tune In, Stitcher, Deezer, Rdio e Podcasts. O sistema incorpora o recurso de comando de voz Siri.
Os clientes que adquirirem desde já o Novo HB20S poderão fazer a atualização do software do blueMedia® gratuitamente, a partir de 2016, para poder usar o Apple CarPlay®.
Além dos sistemas de conectividade com dispositivos móveis e da tela sensível ao toque de 7 polegadas, a central de entretenimento blueMedia® apresenta comandos no volante, conexão Bluetooth® para telefonia, streaming de áudio, acesso à agenda do celular, compatibilidade com iPod, MP3 player, reprodução de fotos e vídeos, e nova banda de rádio FM a partir de 76.1 Mhz.
Todas as versões do Novo HB20S têm como equipamento básico o sistema de áudio blueAudio®, que teve seu design renovado, trazendo tela LCD de 3,8 polegadas com iluminação em fundo preto e informações em branco, o que facilita a leitura durante o dia ou à noite. Há, também, comandos no volante, conexão Bluetooth® para telefonia e streaming de áudio, acesso à agenda do celular, compatibilidade com iPod, MP3 player e banda de rádio FM a partir de 76.1 Mhz.
Desempenho
O Novo HB20S ganha transmissão de seis velocidades manual ou automática nos motores 1.6, com o objetivo de aprimorar ainda mais o prazer de dirigir e melhorar o desempenho e a eficiência energética.
Em ambas, a sexta marcha funciona como overdrive, para redução do consumo de combustível, das emissões de poluentes e do nível de ruído em altas velocidades.
Novo câmbio automático de seis marchas com trocas sequenciais
Com o novo câmbio manual, a velocidade máxima subiu para 190 km/h e o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h foi mantido em 9,3 segundos. No caso da transmissão automática, houve melhora expressiva: a velocidade máxima aumentou 8%, para 191 km/h, e o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h diminuiu 4%, fechando em 10,6 segundos. A opção automática possui troca sequencial, em que o motorista pode desfrutar do controle manual das marchas quando desejar.
O motor 1.6 do Novo HB20S ganhou também o sistema de partida a frio “e-start”, que elimina a necessidade do tanque extra de gasolina. Adicionalmente, o veículo passou por melhorias aerodinâmicas para aprimoramento da estabilidade em altas velocidades.
Novos defletores aerodinâmicos foram acrescentados no para-choque dianteiro e no assoalho traseiro, reforçando o efeito dos defletores à frente das quatro rodas, que continuam presentes.
Consumo
As notas do Novo HB20S no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) permaneceram as mesmas. O motor 1.0 tem nota A e o motor 1.6, nota B.
Motor Kappa 1.0
|
Motor Gamma 1.6
| |||
Km/l
|
Cidade
|
Estrada
|
Cidade
|
Estrada
|
Gasolina
|
11,4
|
13,0
|
10,7
|
12,6
|
Etanol
|
8,5
|
9,4
|
7,7
|
9,6
|
Itens das versões
Novo HB20S 1.0
| |
Comfort Plus
|
Comfort Style
|
Preço básico: R$ 46.225,00
|
Preço básico: R$ 49.975,00
|
Características atuais
|
Características atuais
|
§ Ar-condicionado manual
§ Direção hidráulica
§ Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one-touch para descida no lado do motorista
§ Travas elétricas
§ Airbag duplo frontal
§ Freios ABS com EBD
§ Fixação ISOFIX
§ blueAudio® com comandos no volante
§ Painel Supervision Cluster
§ Computador de bordo com seis funções
§ Banco do motorista com regulagem de altura
§ Chave tipo canivete com comando de travamento das portas
§ Travamento automático das portas (15 km/h)
§ Alarme
§ Maçanetas externas e retrovisores na cor da carroceria
§ Friso cromado no porta-malas
|
Pacote Comfort Plus, mais:
§ Rodas de liga leve
§ Faróis de neblina
§ Volante com regulagem de altura e profundidade
§ Detalhes em cromo acetinado na maçaneta interna, botão do freio de mão e saídas de ar-condicionado
§ Porta-óculos e alças de segurança
|
Novidades 2016
|
Novidades 2016
|
§ Novo recurso de aviso de manutenção no computador de bordo
§ Retrovisores elétricos com luz indicadora de direção
§ Calotas de aro 15” e pneus 185/60 R15
§ Acabamento preto na coluna B e na moldura dos vidros
§ Comando de abertura do porta-malas pela chave canivete
|
Novidades Comfort Plus, mais:
§ Rodas de liga leve de 15”
§ Quatro vidros elétricos com função one-touch para subida e descida com comando pela chave canivete
§ Lanternas Clear Type
§ Faróis de neblina com projetores
|
Preço adicional para pintura metálica ou perolizada: R$ 1.100,00
Sem custo extra para a cor Prata Sand
|
Novo HB20S 1.6
| ||
Comfort Plus
|
Comfort Style
|
Premium
|
Preço básico
Manual: R$ 51.525,00
Automático: R$ 55.525,00
|
Preço básico
Manual: R$ 54.625,00
Automático: R$ 58.625,00
|
Preço básico
Automático: R$ 62.275,00
|
Características atuais
|
Características atuais
|
Características atuais
|
§ Ar-condicionado manual
§ Direção hidráulica
§ Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one-touch para descida no lado do motorista
§ Travas elétricas
§ Airbag duplo frontal
§ Freios ABS com EBD
§ Fixação ISOFIX
§ blueAudio® com comandos no volante
§ Painel Supervision Cluster
§ Computador de bordo com seis funções
§ Banco do motorista com regulagem de altura
§ Chave tipo canivete com comando de travamento das portas
§ Travamento automático das portas (15 km/h)
§ Alarme
§ Maçanetas externas e retrovisores na cor da carroceria
§ Friso cromado no porta-malas
§ Detalhes em cromo acetinado na maçaneta interna
|
Pacote Comfort Plus, mais:
§ Rodas de liga leve
§ Faróis de neblina
§ Volante com regulagem de altura e profundidade
§ Porta-óculos e alças de segurança
|
Pacote Comfort Style, mais:
§ Rodas de liga leve
§ Acendimento automático dos faróis
§ Sensores traseiros de estacionamento
§ Banco traseiro bipartido 60/40
§ Alarme volumétrico
§ Volante e pomo de câmbio em couro
§ Maçanetas externas cromadas
§ Friso cromado nos vidros laterais
|
Novidades 2016
|
Novidades 2016
|
Novidades 2016
|
§ Novo recurso de aviso de manutenção no computador de bordo
§ Retrovisores elétricos com luz indicadora de direção
§ Calotas de aro 15” e pneus 185/60 R15
§ Acabamento preto na coluna B e na moldura dos vidros
§ Comando de abertura do porta-malas pela chave canivete
§ Detalhes em cromo acetinado no botão do freio de mão e saídas de ar-condicionado
|
Novidades Comfort Plus, mais:
§ Rodas de liga leve de 15”
§ Quatro vidros elétricos com função one-touch para subida e descida com comando pela chave canivete
§ Lanternas Clear Type
§ Faróis de neblina com projetores
|
Novidades Comfort Style, mais:
§ Ar-condicionado automático digital
§ Retrovisores com rebatimento automático
§ Faróis com projetor e Light Guidede LED
§ Airbags laterais
§ Opcionais:
- Pacote de couro Grey Leather: R$ 63.865
- Sistema blueMedia®: R$ 64.775
- Pacote de couro Grey Leather e sistema blueMedia®: R$ 66.365
|
Preço adicional para pintura metálica ou perolizada: R$ 1.100,00
Sem custo extra para a cor Prata Sand
|
Em parceria com a Aon e a Tokio Marine, o Auto Seguro Hyundai, da montadora, oferece condições para a proteção do Novo HB20S, com preço competitivo e opções diferenciadas para pessoas com necessidades especiais. Por exemplo, o valor do seguro do HB20S Comfort Style 1.6 automático para um homem de 35 anos, casado, residente na cidade de São Paulo é R$ 2.103,89.
O melhor da categoria, aguardando o moto turbo 1.0
ResponderExcluirEspera sentadinho que vai demorar. Melhor previsão em 2017.
ExcluirMelhor carro da categoria? sem controles de tração e de estabilidade, terceiro encosto de cabeça no banco traseiro, sem o cinto de 3 pontos pra quem senta no meio, sem o controle de cruzeiro e olha este descansa braço central, que ridículo. Melhor em que?
ExcluirMais previsões do falso profeta?
ExcluirO Falso Profeta está até comportadinho, nem soltou as grosserias e ofensas dele, como de costume. Tarja preta fe4z bem.
ExcluirUma versão turbo do motor Kappa 1.0 3-cilindros (usado pelo HB20) já existe na Coreia sob o capô do Kia Picanto. Trata-se do 1.0 TCi (acima), equipado com turbo, injeção direta e comandos variáveis, capaz de gerar 106 cv de potência e 14,3 kgfm de torque, com uma emissão de apenas 122 g/km de CO2. Oferecido por lá apenas com câmbio automático CVT, por aqui o propulsor se tornará flex e deverá ser acoplado ao câmbio manual.
Pronto o motor já está, agora a Hyundai trás quando quiser.
Eu gostaria de ver a Spacefox com o TSI
O Ford Ka com o Ecoboost 1.0T
Creio que em 2016 teremos vários modelos com essa categoria de eficiência energética.
Entretanto, no Brasil o motor 1.0 Turbo do HB20 deve chegar apenas no final de 2016, equipando uma versão esportiva do HB20, com visual similar ao conceito HB20 R-Spec, apresentado no ano passado
Excluirfonte: http://www.car.blog.br/2015/09/hyundai-hb20-10-turbo-flex-chega-no.html
levantaram bem a suspensão. eu diria em uns 2-3cm. será que agora para o fim de curso?
ExcluirSo nao entendo pq nenhuma reportagem fala do problema da suspensão traseira desse carro. Foi resolvido ou nao foi? Continua deixando todos irritados quando andamos com 4 pessoas no carro?
ExcluirO melhor de tudo é o preço... brasileiro paga!!
ResponderExcluirGostei bastante do visual, parece que a traseira casou bem melhor com o sedã do que com o hatch.
ResponderExcluirAgora... R$ 63 mil na premium?
Se ao menos tivesse o piloto automático, um controle de tração e estabilidade, acho que valeria sim, mas sem isso não da.
Ponto para a Hyundai, provando que fazer estudo de mercado faz bem a montadora: Fez um carro que caiu no gosto do brasileiro, que vende bem e consegue fazer sua fábrica operar no máximo da capacidade, e que no futuro será exportado para outros países.
Temos que admitir, o HB20 se tornou um dos melhores carros pensados para o Brasil.
Carro feito para agradar a classe C, que é maioria no Brasil e quem mais compra carros, por isso vende tão bem!
ResponderExcluirClaro, carro para classe A é o fantástico up!, que se estivesse nos quadrinhos seria o carro do superman, de tão perfeito que é.
ExcluirPode até ter sido feito para a classe A, porém ninguém da classe A compra o Up! por que é carro popular! A classe A compra Audi, Mercedes, BMW, Land Rover, Volvo carros de níveis muito acima do Up! Tá explicado o por que o Up! não é sucesso de vendas!
ExcluirCarro tão pensado para a classe C que é um dos carros que mais saem blindados.
ExcluirAbs.
Acho que o Kia Cerato por 69.900,00 é mais negócio.
ResponderExcluirConcordo
ExcluirÉ claro! Fui ver o carro... Porte, design e acabamento impecáveis.
ExcluirMelhor carro da categoria? sem controles de tração e de estabilidade, terceiro encosto de cabeça no banco traseiro, sem o cinto de 3 pontos pra quem senta no meio, sem o controle de cruzeiro e olha este descansa braço central, que ridículo. Melhor em que?
ResponderExcluirEspetacular! !!! Maravilhoso !!! Se tivesse esp e piloto automático seria bem próximo de perfeito.
ResponderExcluirNessas horas que eu vejo que o POLO faz falta, Polo com piloto automático, climatronic, acendimento automático do farol, retrovisor fotocromático, custava menos de 57k, Sem duvidas o HB20S se torno um dos melhores da categoria, Voyage só fica na viagem mesmo... Não sei vocês mas hoje eu daria todo linha gol, fox, voyage pra ter o polo novamente...
ResponderExcluirRealmente o polo era um carrão.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirRealmente o Polo faz falta.
ExcluirConversei com um amigo, uma certa vez, que teve um Polo, ele gostava muito do carro, só vendeu por motivo de força maior, e hoje se ele quisesse comprar outro carro da mesma categoria ele iria de Polo, mas com ele fora da jogada, não sabe mais que carro levar.
Os consumidores do Polo e do Polo Sedan ficaram sem opção e para piorar a VW quer empurrar o Fox e Voyage.
ExcluirCom os preços dos compactos beirando os preços dos médios, acaba sendo mais vantagem partir para um médio de entrada.
Carro bom e bonito. Por dentro parece ser carro premium. Só falta oferecer mais alguns itens como controle de tração e de estabilidade, por exemplo.
ResponderExcluirO ka sedan por 53 mil tem controle de tração,estabilidade e rampa. E agora também tem isofix. só falta o câmbio at.
ResponderExcluirverdade, e o ka não é muito feio, também é bonitinho!
ExcluirBonitinho combina bem com o HB20, mas ainda está longe de ser um bom carro. A Hyundai tem um bom compacto que é o i20, mas prefere vender o HB20 aqui.
Excluirhttp://www.hyundai.pt/pt/catalogo/passageiros/novo-i20/
Optei pelo Ka+... E o que foi mais decisivo foi o espaço interno. O HB20S tem espaço para uma família de anões apenas. O Ka+ é bem maior, além de vir com o controle de estabilidade e controle de partida em rampa.
ResponderExcluirverdade eu tbm escolheria o KA+, e colocava umas rodas bonitas nele!
ExcluirO meu é a versão SEL... gosto das rodas originais (aro 15).
ExcluirMas rodas maiores iriam aumentar a beleza dele!!!
eu não entendo o que a Hyundai quer, mudando os faróis traseiros só na versão topo!
ResponderExcluirTem muita gente que vai fazer de tudo pra ter esses faróis e advinha? vai comprar a versão top. Hyundai não é besta não.
ExcluirSerá que já ajeitaram a suspensão traseira molenga?
ResponderExcluirAcho esse carro muito ruim, como todo Hyundai vendido no Brasil. Ele tem direção anestesiada (e hidráulica), péssimo acerto de suspensão, acabamento fraco (portas traseiras 100% plástico), comportamento dinâmico ruim, torque em altas rotações, design sobrecarregado...enfim, to fora!
ResponderExcluirMas pelo menos tem um câmbio automático de 6 marchas.
As outras opções atuais são tão fracas quanto...Fiesta é bom, mas tem o câmbio "powerShit", garantia de problemas; City é fraquíssimo... Acredito que compraria um Cerato em promoção ou procuraria um dos últimos Polo à venda.
Você ia querer um finado aqui no Brasil.....Parabéns
ResponderExcluirPrefiro o Fiesta sedan
ResponderExcluirPelo que está oferecendo o valor está bem atraente. Eles trouxeram itens de categorias superiores para o HB20, vai vender muito.
ResponderExcluir62K é um preço atraente? É muito caro para um compacto.
ExcluirNenhum compacto deveria custar mais do que 50K.
Os nossos carros estão cada dia mais caro!! Lembro que a um ano atrás dava pra comprar o novo sentar com este valor!!
ResponderExcluirComo todos os carros a venda no Brasil o problema é o preço, faltam itens como controles de tração, estabilidade e mais air bags presentes no New Fiesta por exemplo, por outro lado tem um preço mais baixo, comparando com um City o HB ta é barato. Agora com certeza ele é melhor que Ka+, grand siena, voyage e prisma. Somente considero a versão 1.6 é claro, sedan 1.0 não deveria nem existir.
ResponderExcluirCity está em uma categoria superior ao HB20...
ExcluirO Hyundai é um sedã compacto (diga-se de passagem "muito" compacto mesmo).
Superior só no preço e no espaço interno. Conteúdo, motorização e câmbio é melhor no HB20. O City tinha tudo para ser um concorrente dos sedans médios. Mas falta motor e conteúdo. Pra mim ele é só um logan da Honda.
ExcluirEsteticamente lindo, mas já dirigi o Ka+ SEL e é muito superior. Pena terem feito uma traseirinha feia de doer!
ResponderExcluirconcordo com voce marcos godinho, a linha ka no brasil melhorou muito, e os preços tambem infelismente sempre altos, fazer oque, estamos no brasil.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.