A Nissan do Brasil produzirá seu modelo de propulsão elétrica, o Leaf, na planta que mantém na cidade de Resende, Estado do Rio de Janeiro. A empresa vinha estudando a questão, mas com a redução do IPI para veículos não poluentes - elétricos e híbridos - em vias de aprovação pelo Senado Federal, o projeto foi confirmado.
O Nissan Leaf nacional começa a ser produzido em 2017, inicialmente em regime CKD (peças importadas e montagem no Brasil), com nacionalização de peças em 2020.
Segundo a Nissan, com a redução de 10% no IPI, o preço final do carro deve cair entre 25% e 30%, mas ainda não é possível definir o valor final pois há outras variáveis, como o dólar, que se apreciou.
O Nissan Leaf é um hatch com 4,45 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,55 m de altura e 2,70 m de distância entre-eixos, que adota um motor elétrico de 110 cavalos e 28,6 Kgfm alimentado por baterias íons de lítio. O conjunto é capaz de acelerá-lo de 0 a 100 Km/h em 11,9 segundos e atinge 145 Km/h de velocidade máxima.
A autonomia é de 170 Km, e a recarga, em uma tomada de 220V, leva 8 horas. O Leaf é vendido nos EUA a US$ 29.010, o que corresponde a cerca de R$ 110 mil.
Toyota Prius
A Toyota também se prepara para produzir no Brasil seu modelo híbrido, o Prius, em sua planta em São Bernardo do Campo.
O modelo da Toyota também será fabricado em regime CKD, com peças vindas do Japão.
Fonte: O Estado de São Paulo
Nissan Leaf e Toyota Prius serão fabricados no Brasil
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Excelente notícia. Antes tarde do que nunca.
ResponderExcluirA BMW lançou no dia 10 de setembro seu primeiro carro elétrico no mercado brasileiro: o i3. Com um lote reduzido de apenas 120 veículos, a marca alemã aposta na praticidade e no dinamismo do i3, que chega nas versões Rex Entry, vendida por R$ 225.950, e Rex Full, oferecida por R$ 235.950.
ResponderExcluirCreio que agora o i3 terá grande redução, mas ainda não vai dar para meu bolso.
Já reduziu, a partir de 169k. O carro é espetacular, já dirigi um, desempenho impressionante.
ExcluirO design do i3 é espetacular, parabéns para a BMW!
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ResponderExcluirEsse é caminho a seguir! Híbridos são o futuro!
ResponderExcluirBen melhor pegar um up, e economia é próxima com muito mais autonomia. O design é a excelência da perfeição, não tem essas extravagâncias. Tem mais espaço na frente que os 2 juntos e tem 5 estrelas no latim CAP...esses dois aí tem alguma?quem não compra um up não tem classe.
ResponderExcluirCarlos4carros, é você?!
ExcluirMeu esse Jorge Machado deve ter usado algo muito forte kkk. Eu tenho um up e estou satisfeitíssimo com meu carro mas não era pra tanto né! Menos menos...
ExcluirIronic Mode on
ExcluirEu gostaria de ver o motor 1.0 TSI em no fox, mesmo sendo um projeto antigo, é o que mais me agrada, o design do Up! é de gosto duvidoso, por isso não consegue entrar no Top10.
ResponderExcluirCaminho a seguir se baixar o preço! Nesse valor fica difícil ter o retorno!
ResponderExcluirO governo de alguma cidade e/ou estado poderia subsidiar a compra desses veículos para os taxistas. Serviria de propaganda para os híbridos/elétricos e a cidade focaria mais limpa.
ResponderExcluirMas usa eixo de torção, mais robusto que eixo de caminhão? Não deve prestar....
ResponderExcluirEstive pensando, a suspensão do uno antigo era independente..... E sem dúvida era um carro muito guerreiro!
ResponderExcluirUsando o lema do Proalcool: carro elétrico, você ainda vai ter um.
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