O Ford Focus 2016 foi eleito o melhor hatch premium do Brasil na oitava edição do "10 Best", da revista Car and Driver. O modelo concorreu com o BMW Série 2 Active Tourer e o Audi A1. Participaram da disputa apenas carros novos ou que passaram por mudanças significativas nos últimos 12 meses, o que excluiu modelos como Golf, Cruze Sport, BMW Série 1 e Mercedes-Benz Classe A.

Novo Ford Focus 2016

O Focus Hatch foi o vencedor pois, segundo a revista, tem um projeto atual e apresenta bom nível de segurança (para o motorista, passageiros e pedestres), sendo que na linha 2016, com reestilização, o modelo ficou mais refinado.

Novo Ford Focus 2016

O Focus é líder do segmento de hatchs médios no Brasil e na linha 2016, junto com a reestilização, introduziu tecnologias com sistema de estacionamento automático de segunda geração, o assistente de frenagem autônomo – que freia o carro automaticamente para evitar colisões em baixa velocidade – e os faróis bi-xenon adaptativos com facho ajustável de acordo com a velocidade e direção.

Novo Ford Focus 2016

O Focus 2016 é oferecido com motores motor 1.6 Sigma Flex, de 135/131 cv, com transmissão manual de cinco velocidades, e 2.0 Direct Flex, de 178/175 cv, com transmissão sequencial de seis velocidades e opção de trocas "paddle shift".

Segurança

O Ford Focus 2016 conta com ESP - Controle Eletrônico de Estabilidade e de tração. No vídeo abaixo há uma explicação de como funciona esse sistema, e suas vantagens.



Demais participantes

BMW Série 2 Active Tourer


É o primeiro BMW com tração dianteira, adotando motor 2.0 turbo de 231 cavalos e transmissão automática de 8 marchas.

Audi A1

Audi A1 2016

O hatch premium compacto foi reestilizado em 2015 e por isso participou da premiação. Adota motor 1.4 TFSI com 125 cavalos e tem média de consumo de 16 Km/l.

45 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Eu não consigo engolir esse Focus, será que é tão bom assim???
    Vou ter que fazer um test drive nele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque você nunca dirigiu um focus 2.0 titanium abastecido com etanol, é show. O melhor da categoria.

      Excluir
    2. Muita gente detona simplesmente sem nem conhecer... Agora vai dirigir um e tirar a prova! O Focus alia o conforto, que muitos desse segmento não tem, e tem um ótimo custo beneficio (um Golf com equipamentos similares na versão Top custa uns R$25mil a mais). Acho que a política da VW de demorar em terminar a Fábrica aqui e trazer o Golf tão caro, detonou por 2 anos ele (de fato é Very Best, mas é Very Expensive também). Agora a VW simplifica demais o Golf e transforma muito numa casca do era a Versão Original Alemã... Uma pena tratarem assim o Consumidor...

      Excluir
    3. nao consigo engolir esse acabamento feito nas coxas. tem tudo o que precisa, couro, soft touch, etc porém é feito de qualquer maneira. parece que alguem pegou um fiesta e encapou com couro no estofador zelão da esquina. sinceramente. pode ter um desempenho que superou o golf mk4, mas nao me desce essa falta de bom gosto. sem falar no preço das peças....

      Excluir
    4. Acabamento grosseiro, esse carro não me agrada em nenhum ponto. Horrível

      Excluir
  2. O interior do focus é super agradável, o exterior não é bem definido, já a motorização e a dirigibilidade perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não compro por causa do câmbio problemático powershit.

      Excluir
    2. Se tem algo que é ruim no Focus, é justamente seu interior, pelo menos para quem é um pouco mais detalhista com carros.Seu espaço interno diminuiu em relação aos modelos anteriores, é repleto de plásticos duros texturizados e mal encaixados, sem falar no câmbio.Quanto a motorização a Ford diz ter 178cv, mas entrega 173 em teste feito no dinamômetro.

      Excluir
    3. Embora seja o melhor custo beneficio, não arriscaria um Focus por causa justo do Powershift. Se o DSG7 já foi extinto aqui pela VW... E já tive um Sigma e aí sim é uma porcaria que não anda nada... Agora a Ford poderia ter deixado uma versão MT no 2.0 é nisso a VW tem...

      Excluir
    4. pra quem nao entende nada de design, acabamento, interior, motor e câmbio, é um ótimo carro. quem tem o mínimo de conhecimento nessas áreas sofre ao olhar um focus de perto...

      Excluir
    5. falou tudo ai sem conhecer o carro. Carro tem um excelente acabamento,não sei o veem no câmbio, o câmbio pra mim é umas das qualidades,o carro confortável e com desempenho bom e economia boa viajei recentemente fez 13 no etanol. Meu tio tem um golf top, ta lá todo dia na consercionária, q ele não aguenta mais, já trocou bateria, carro parece um jegue bate tudo dentro verdadeira escola de samba, carro deu vazamento do dreno do ar e etc. Agora não entendo falar mal de algo q nem sabe como é. Eu tive um 2014 2.0 e adorava o carro e agora tenho um titanium plus top. Se eu for colocar tudo q tem no meu no golf vai pra 130 mil. Só palhaço mesmo. Pra mim o Focus é show ea Ford ta de parabéns.

      Excluir
  3. O interior do focus é super agradável, o exterior não é bem definido, já a motorização e a dirigibilidade perfeito.

    ResponderExcluir
  4. Tenho certeza que o Focus deve ser um bom carro, talvez até valha o que pedem nele. Mas ao não incluir os concorrentes Golf, Cruze, BMW Serie 1 e o MB Classe A, fica fácil entender pq ganhou.

    Para ganhar, bastou não ter concorrencia. Sinceramente, CREDIBILIDADE ZERO nesse prêmio.

    Precisa comparar TODOS DA CATEGORIA, independente de terem tido mudanças ou não, são os veículos ATUALMENTE comercializados.

    Um veículo "defasado" naturalmente ficaria mal colocado, mas não estaria impedido de COMPETIR.

    Só achei o título da matéria muito mal escolhido dando a impressão incorreta para quem lê de que o focus é o líder absoluto da categoria.

    E apesar de eu ter um Golf, não vou dizer que é o melhor da Categoria pois não conheço os rivais, mas seria RAZOAVEL ter visto um teste comparativo de verdade onde todos fossem considerados.


    Sugestão de título: Sem Golf e Cruze, Focus é eleito o melhor Hatch no 10 Best 2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo!

      O Focus ganhou por W.O.

      Agora, sobre o título, não me admira nada. O Car.Blog sempre puxa sardinha para Ford...é sempre assim...

      Excluir
    2. Não lembro ao certo qual foi a desculpa ao certo, mas a Car And Driver disse algo como "só participaram carros que mudaram no ano de 2015", foi algo assim.
      Do mesmo jeito achei um negoco meio sem nexo. O Golf não mudou desde que chegou ao Brasil, OK, tudo bem, mas acho que o Golf só ganhava no quesito mercadológico, pois nisso ele está bem posicionado, mas de resto? Sem condição, ainda mais com PowerShift e sem EcoBoost.
      Foi vitória por W.O mesmo, o segmento de hatch médio está tão morto no Brasil, que fizeram questão de deixar o Focus sozinho na disputa.

      Excluir
    3. O Car.Blog sempre puxa sardinha para a VW, por isso já colocou o motivo pelo qual o Golf não participou da eleição. Ou seja, "olha, o Focus ganhou pq o Golf não participou."... kkkkkk Tem gente que conta a verdade, somente falando mentira.

      Excluir
    4. Carlos4Carros, "O Carblog puxa a sardinha da Ford "... Como diria um famoso humorista: Você é óootimo!" O Focus pode não ser o melhor hatch médio, mas certamente você é o maior humorista da Internet.

      Excluir
    5. Corrigindo o que eu disse mais acima:
      "mas acho que o Focus só ganha no..."

      Era Focus, não Golf.

      Excluir
    6. Focus vendeu 911 unidades em Outubro, Golf 822 e Cruze 710. O segmento dos hatches médios está sumindo.
      Só o Corolla vendeu 5800 unidades.

      Excluir
    7. Eu ri aqui, o focus ganhou por WO kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    8. E Pedro negou a Jesus três vezes. Jogueis4areias em vossos olhos, até o galo cantar.

      Excluir
  5. Só sei de uma coisa, o Carlito me pôs tanto medo que hoje não chegaria nem perto do câmbio pauerxit.

    ResponderExcluir
  6. Só sei de uma coisa, o Carlito me pôs tanto medo que hoje não chegaria nem perto do câmbio pauerxit.

    ResponderExcluir
  7. Entre os 3 avaliados aqui, ficaria com o BMW

    ResponderExcluir
  8. Estou indeciso entre o focus e o golf...já fiz o trst drive no focus, adorei o carro...não se escuta nada lá dentro...isolamento top! Estou aguardando o Golf, para saber se vale a pena pelo preço, pq já vai mudar no final do ano. To com medo de perder dinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, meu amigo, ande Golf e depois redefina sua opinião sobre carros...

      Excluir
    2. Ande no golf mesmo meu amigo, Pq eu já andei, pra mim q gosto de conforto o golf é uma carroça na frente do Focus. O golf tem um motor bom e uma economia boa. Pra mim o Focus tem um design 10 a zero, uma estética no inteiro bem mais moderna, um motor ótimo tbm, Suspensao bem acertada, isso q tão falando do câmbio ai tudo mentira. Já tive um 2014 e agora o 2016, o 2014 já era bom agora ele ajustaram q show na minha opinião. Pra mim o golf é um carro bom mais o Focus supera em custo benefício em conforto e muito e em design. Quando vejo o golf eu vejo um gol design fraco. Essa é a minha opinião sobre os outros concorrentes não posso falar Pq não sei. Fora a credibilidade da vw q já foi né, aumentar a fortuna de uma empresa q mal olha pro meio ambiente, burlando testes logo a respeito de poluição ai não dar. Quero saber como as novas gerações vão viver nesse mundo com empresas desse nível.

      Excluir
  9. O Focus é um carro muito bom e tem o melhor custo beneficio da categoria por isso é lider, agora ser colocado como premium é no mínimo estranho.

    ResponderExcluir
  10. O Focus é um carro muito bom e tem o melhor custo beneficio da categoria por isso é lider, agora ser colocado como premium é no mínimo estranho.

    ResponderExcluir
  11. Não compraria nunca o Focus pelos motivos enumerados pelos colegas do blog. Vou colar um comentário feito na última reportagem por um colega:

    Abaixo assinado com 2.500 assinaturas de proprietários infernizados por problemas no cambio-bomba powerSHIT:

    http://www.peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=P2013N44036

    Quase todas as centenas de reclamações do canal direto do site Best Cars (Defenda-se) são a respeito de problemas no cambio-bomba powerSHIT do focus/fiesta/ecosport:

    http://bestcars.uol.com.br/bc/category/participe/canal-direto/canal-direto-ford/


    O PROCON e o MP já estão investigando as milhares de reclamações do powerShit...vai vir multa por aí:

    http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/fabricantes/procon-minas-gerais-vai-investigar-falhas-cambio-powershift-ford-907481.shtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todas reclamacoes não deu em nada, foram todas por mal uso, esse cambio é vendido em todos pais so no brasil tem defeito, por isso que a volks tirou o dsg do golf, brasileiro gosta de coisas ultrapassadas como os motores da chevrolet, fiat as coisas boas ficam pra la fora mesmo, a ford tem motores 1.0 de 125cv 1.5 182cv 2.0 248cv so vai chegar no brasil d,aqui uns 20 anos.

      Excluir
    2. tá 2.500 proprietários insatisfeitos com o câmbio! Agora qual a quantidade de carros dos modelos focus, fiesta e ecosport que foram vendidos no Brasil em 2015? quase 87.000! Ou seja, apenas 2,8% estão insatisfeitos com o câmbio do carro!

      Excluir
    3. 2500 checaram ao ponto de assinar o abaixo-assinado. Então devem existir, pelo menos, uns 10 ou 20 mil insatisfeitos.

      Excluir
    4. Olha o reclama aqui do golf pra ver o tanto de insatisfeito, meu tio mesmo tem um pagou 96 mil e ta puto da vida Pq só vive na consercionária ajeitando o carro. E tbm reclamam do câmbio dsg! Meu ta ótimo não tenho o q falar. Todo carro tem defeito. Pesquise um por um q vai ver q todos têm algum defeito. Como o amigo falou ai isso é 2 % se for verdade né, se não são pagos por outra empresa pra falar mal. Nesse país não duvido de nada. Nunca vi nenhum proprietário de Focus falar mal do carro!

      Excluir
  12. O cambio é só deixar ele fazer o serviço pra você, e se quiser ficar trocando marchas toda hora compra com cambio manual, se ficar trocando marchas toda hora no automatizado a central eletronica não entende muito o que vc quer, quer ter uma pegada sportiva coloque no S e acelere o tanto que quiser que o carro responde bem, e se abastecer com etanol fica melhor ainda.

    ResponderExcluir
  13. Ford concorrendo com Audi e BMW? E pior, o Focus foi eleito melhor que A1 e BMW série 2 Tourer! Isso só pode ser piada.

    O Focus não é hatch premium. É apenas um hatch médio comum e não concorre com A1 e muito menos com BMW.

    O correto seria concorrer com Cruze, Golf, i30, Bravo, 308 e etc..

    ResponderExcluir
  14. Em primeiro lugar gostaria de afirmar que eu compraria o golf dsg 1.4T no lugar do focus e ponto.
    Em segundo lugar, eu fico decepcionado com o ser humano por ser tão influenciado pelas maiorias, por exemplo: Falar que o cambio Power Shift é ruim de maneira repetitiva é de uma ignorância extrema. Duvidar da qualidade de uma empresa centenária como a ford é provar que no mínimo o cidadão é insensível. Vejam como exemplo o tal gol 16 Válvulas, as pessoas torcem o nariz, mas carro é bom também. Os gols de 2009 que bateram motor também, nem todos tiveram o problema com lubrificação e bateram. A situação quando é muito repetida, perde-se a tolerância a qualquer situação, onde se um powershift demora reduzir em uma subida está todo quebrado, se um dsg faz pequenos barulho em pisos irregulares está frouxo, se a embreagem do up é dura é pq a transmissão é ruim, se o fox não pega de manhã é pq ele tora o dedo de quem abre o porta mala.
    Paremos de ser massificados, e vamos nos colocar em nossa humilde insignificância e entender que neste exato momento engenheiros automotivos estão projetando carros e ele tem muito mais tempo para discutir um problema do que nós.
    Eu tenho um carro de cambio powershift, e até agora ele não me deu problemas. Se der mando para a garantia que vai até 2017. Se eu continuar com o carro e der problema eu me lasco, mas e daí, quem achar que carro é uma máquina perfeita será um eterno sofredor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito. Não tiro uma vírgula. Chega de xiitas fanáticos.

      Excluir
  15. Focus Hatch no segmento premium? A Caranddriver bebeu. Nem o Golf era pra ser!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né, focos de 96 mil é carro de pobre e essas tecnologiazinha dele se encontra em qualquer latina.

      Excluir
    2. Né, focos de 96 mil é carro de pobre e essas tecnologiazinha dele se encontra em qualquer latina.

      Excluir
  16. Tenho um Focos Hatch 2016, carro confortável, seguro, faço curvas a 140/160 e o bixinhu nem grita, tem pegada, firme, a demora de uns 3 segundos de resposta, só em pisadas fortes, mas nada que chegue a incomodar, rodei na estrada e o carro, deixou todos na poeira. Resumo, estou satisfeito, em dois anos quero comprar a versão top.

    ResponderExcluir
  17. Tenho um Focos Hatch 2016, carro confortável, seguro, faço curvas a 140/160 e o bixinhu nem grita, tem pegada, firme, a demora de uns 3 segundos de resposta, só em pisadas fortes, mas nada que chegue a incomodar, rodei na estrada e o carro, deixou todos na poeira. Resumo, estou satisfeito, em dois anos quero comprar a versão top.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem