A Ford do Brasil comemora 15 anos de produção do Focus no MercoSul (Argentina) e venda no mercado nacional - veículo que já vendeu 350.00 unidades desde o lançamento, em 2000.
O Focus chegou ao Brasil em outubro de 2000, nas versões hatch de cinco portas e sedã, com os motores Zetec 1.8 e 2.0 litros e câmbio manual de cinco marchas (veja detalhes aqui). Produzido na Argentina, trazia freios ABS e airbags de série na versão Ghia, e como opcionais na de entrada.
Concebido desde o início como carro mundial para suceder o Escort, o Focus tinha formas arrojadas e teve a consultoria do tricampeão de Fórmula 1 Jackie Stewart no acerto de suspensão e direção.
Em 2001, a linha passou pela primeira renovação de estilo, incluindo faróis com duplo refletor e piscas incorporados. A linha 2003 introduziu câmbio automático, teto solar com comando elétrico e a opção de bancos de couro. A primeira edição limitada, o esportivo XR, com motor 2.0, rodas de 16 polegadas, suspensão rebaixada e teto solar, foi lançada em 2003 com 360 unidades.
Em 2004, o motor Zetec 1.8 substituído pelo Zetec Rocam 1.6, fabricado em Taubaté, SP. Em 2005, o modelo ganhou o motor Duratec 2.0 de 140 cv na versão automática e de 147 cv na manual. Em 2007, a linha introduziu o motor 1.6 Flex, de 113 cv com etanol.
Em 2008 chegou o Focus de segunda geração, atualizado com a Europa, com motor Duratec 2.0 16V a gasolina, de 145 cv. Com novo desenho e espaço interno maior, a linha incorporou avanços como partida por botão, ar-condicionado automático de dupla zona, câmbio automático com trocas manuais sequenciais e comando de voz para áudio, ar-condicionado e telefone.
Em 2010, o Focus ganhou dois novos motores Flex de alumínio: o Sigma 1.6 Flex 16V, de 115/109 cv, e o Duratec 2.0 Flex 16V, de 148/143 cv, além da nova transmissão manual IB5+ produzida no Brasil. Em 2011, a versão topo de linha Titanium substituiu a Ghia, com faróis direcionais automáticos, sensor de chuva, espelho retrovisor interno eletrocrômico e porta-luvas climatizado.
A terceira geração lançada em fins de 2013 mudou o design, equipamentos e motores, com o 2.0 Duratec Direct Flex de injeção direta, de 178/175 cv, e 1.6 Sigma Ti-VCT Flex, de 135/131 cv, com partida a frio sem “tanquinho”. Transmissão sequencial PowerShift, sistema de conectividade SYNC MyFord Touch com tela de até 8 polegadas, seis airbags, estacionamento automático, faróis de xênon, câmera de ré e teto solar foram outras novidades. No mesmo ano, o Focus foi o primeiro carro produzido na América do Sul a receber 5 estrelas de segurança do Latin NCAP.
Em 2015, o Focus ganhou novos aprimoramentos de design externo, em linha com a atual identidade visual dos veículos globais da Ford. O seu interior também recebeu novo design no painel central, além de acabamento aprimorado com materiais nobres. As tecnologias também avançaram com novos itens como o assistente que aciona os freios automaticamente quando detecta uma possível colisão em baixa velocidade, estacionamento automático em vagas paralelas e perpendiculares e faróis adaptativos que ajustam os fachos dependendo da velocidade e manobra.
Podiam dar alguns "presentes" para o Focus na comemoração, como trocar o câmbio problemático powerShit pelo AT6 do Fusion, além de melhorar o acabamento do carro, que está abaixo da média da categoria.
ResponderExcluirFaça isso ford, o focus e os consumidores agradecem!
Nem precisa ser o do fusion. Pega um Asin, todos usam, vw, psa, etc, e não dá xabu. A vw rebatizou de tiptronic, a ford poderia batizar de powertronic. kkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirOsvaldo! Powertronic! Boa! kkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirTirando o fato que o Focus sempre foi produzido na Argentina, o resto da matéria está certa. Na verdade, a Ford está completando 15 anos de venda do focus no mercado nacional.
ResponderExcluirLembrando que a Ford já usa o AT6 no Fusion, Ranger, Edge e inclusive no Ford Escape (Kuga) que é um Suv do Focus. É um câmbio automático confiável usado em larga escala mundial. Seria excelente para os consumidores que a ford estendesse o uso desse câmbio para Focus, Fiesta e Ecosport, que são assolados por milhares de problemas no automatizado powershit.
ResponderExcluirEntrei no Canal Direto (Defenda-se) do site Best Cars e é um show de horrores, só da Powershit, impressionante.
http://bestcars.uol.com.br/bc/canal-direto-faca-valer-seus-direitos/
*extendesse
ExcluirQue maneira de comemorar, heim dona Ford? Vê se melhora esse carro em respeito aos consumidores, pois realmente ele não está ao nível dos concorrentes!
ResponderExcluirnao esta no nivel, esta é acima, junto com com o golf, porque do resto nenhum vale nada...
ExcluirSó fala mal quem nunca dirigiu um, ou é mal intencionado, assim como o golf novo, o focus é um carro que proporciona grande prazer ao dirigir.
ExcluirE o 2.0 GDI de 178cv anda muito bem, é confortavel equipado e faz muita curva isso é incontestável talvez por isso seja um lider de vendas .
Sem sombra de dúvidas é o melhor negócio para a categoria, pois alia desempenho, potência, dirigibilidade e suspensão acertadas, eficiência, design arrojado, conforto e tecnologia a um preço acessível para o mercado! O Golf pode ter um refinamento a mais na construção e nos materiais do acabamento e alguns acessórios tecnológicos, mas cobra caro demais por isso!
ResponderExcluirNão está no nível dos concorrentes? Piada né? O dia que um Civic ou Corolla superar o Focus em tecnologia, conforto, segurança e estabilidade, acredite que o fim do mundo está próximo. O Focus está anos luz a frente dos concorrentes e isso desde o primeiro modelo, basta comparar a linha do tempo de ambos.
ResponderExcluirNão, não é piada, é um fato lamentável...
ExcluirBom de dirigir é o que então amigo? Me fala qual concorrente dele tem os itens de série/opcionais que ele tem? Ou melhor: me fala um único concorrente que tem uma suspensão que sequer chega PRÓXIMA da do Focus. Mas, te peço outra coisa. Seja honesto para responder isso, se nunca dirigiu pra valer um Focus, você não sabe a besteira que está falando. Quem estuda, analisa, sem sombra de dúvidas, vai de Focus. Preço de Corolla/Civic, num carro recheado de segurança, estabilidade + conforto e de longe um motor que deixa os dois carrinhos japoneses lá atrás no espelho.
ExcluirExcelente carro, cada vez melhor a cada ano.
ResponderExcluirDesde suas primeiras versões, o Focus chama atenção por sua suspensão excepcional, que alia conforto e esportividade. A dirigibilidade desse carro sempre foi excelente.
ResponderExcluirA versão atual tem um ótimo custo benefício, mas peca pelo espaço interno e pelo acabamento, que melhora na versão titanium. Considero seu motor atual o melhor aspirado da categoria, mas já tá na hora de trazerem pra cá o ecoboost. Aí vai ficar show!!
O focus da primeira foto foi o melhor de todos, o acabamento era ótimo, não fazia barulho nas suspensões, não tinha o teto de papelão e o câmbio at não dava problemas.
ResponderExcluirQuanto a acabamento, fica dividido: o acabamento do painel das gerações mais novas ficou melhor, porém o restante, realmente, da primeira geração era melhor. Agora, o câmbio dos Focus até 2013 (mk2,5) também tem 0 problemas. Falo por ter usado em condição severa e levei a mais de 100.000km e o câmbio continuava liso.
ExcluirRealmente o câmbio do modelo 2012 não dava problemas, porém ele era mais lento que o do modelo anterior, pelo menos eu achei. Tive dois focus, um 2005 1.6 manual e um 2009 2.0 at ambos zero km, e o que eu gostei mais foi do 2005, o carro era ótimo.
ResponderExcluirEle era mais lento pois possuía o TCM - Transmission Control Module - e o outro não tinha nenhum controle eletrônico. Por isso até que o Focus 2009-2013 tinha opção do "TipTronic" digamos assim. Mas a lentidão era corrigida com duas alterações: uma configuração via OBD que mudava ele do padrão Economic para Adaptative ou Sport, e a atualização de software para a mais recente, lançada em 2013. Virava outro carro.
ExcluirOs únicos problemas que eu vejo no focus são esse cambio com má fama, a qualidade da montagem dos hermanos e a insistência da ford em não trazer os motores ecoboost para o Brasil! Pq o resto é só alegria! Acredito que deveria haver uma versão premium com umas perfumarias a mais no carro, tipo uns bancos em couro caramelo ou bege e mais algumas tecnologias!
ResponderExcluirDevia ter uma versão com o câmbio AT6 do Fusion, porque comprar com o powershit é loucura.
ExcluirFocus é o melhor 🚗 que já dirigir
ResponderExcluirFocus já ta em 2020
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