A fabricante de auto-peças alemã Bosch apresenta às montadoras a embreagem de acionamento automático e-Clutch, ou Eletronic Clutch System - sistema eletrônico de acionamento de embreagem.
Trata-se de um sistema que aciona automaticamente a embreagem em veículos dotados de transmissões manuais, o que pode representar um apelo para os compradores de carros mais acessíveis, onde o custo de uma caixa automatizada, ou mesmo uma automática convencional, ainda é elevado.
Com o sistema e-Clutch, o pedal da embreagem pode ser eliminado, mas, caso o fabricante considere adequado - por questões de marketing - ele pode ser mantido, mas as trocas de marchas continuam a ser feitas manualmente.
Carros manuais sem embreagem não são exatamente uma novidade no Brasil. No início dos anos 2000 tivemos o Mercedes-Benz Classe A, com um sistema similar, e o Palio Citymatic 1.0, mas o sistema atual da Bosch é muito mais evoluído que o aplicado nesses dois modelos.
Com o e-Clutch, o comportamento do câmbio fica mais parecido com o de um carro automático, e melhor que o de um automatizado, pois ele incorpora recursos como Stop & Go, assistente de saída em rampa e assistente de estacionamento. Até mesmo a ré é acionada sem a embreagem.
Ainda segundo a Bosch, os carros equipados com o e-Clutch oferece consumo até 5% melhor que os correspondentes manuais, visto que o sistema conta com um recurso chamado de Idel Coasting, que desacopla a embreagem quando o motorista tira o pé do acelerador - uma espécie de "banguela" eletrônica.
No mercado em mais de dois anos
A chegada ao mercado de modelos com essa nova embreagem vai demorar um pouco ainda, pelo menos dois anos, segundo a Bosch, pois as negociações com as montadoras está em fase inicial.
Bosch quer carros manuais sem pedal de embreagem
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Desacopla a embreagem em descidas? Onde fica a função freio-motor?? Vai sobrecarregar os freios e aumentar o consumo, visto que descer engrenado não se gasta combustivel!!
ResponderExcluirAmigo Leandro, provavelmente é possível usar o freio motor sim se o motorista assim desejar e também provavelmente não vai alimentar o consumo, pelo contrário de acordo com a matéria. Gostaria de chamar a atenção que é uma "banguela" ELETRÔNICA e não uma banguela comum.
ExcluirBanguela eletrônica? Disco de embreagem é algo mecânico... nao existe outro tipo de banguela!
ExcluirSim, o disco é mecânico. Mas o dele nesse sistema segundo a matéria é eletrônico. Até o momento não existia outro tipo de "banguela", mas agora segundo a matéria criaram uma banguela eletrônica.
ExcluirParece ser uma boa ideia este novo componente da Bosch. O pedal de embreagem é um dos sistemas que exigem maior habilidade do motorista, e portanto, que mais cansam no trânsito cada vez mais pesado.
ResponderExcluirSem dúvida, ninguem aguenta mais o transito das capitais brasileiras. E esse aparelho pode ser uma boa saída se vier por um preco justo. Cambio automatico nao é mais luxo, é um item essencial, mas caríssimo no brasil. Em paises desenvolvidos, o padrao é vender carro com cambio automatico. O carro da foto é um Brio da Honda.
ResponderExcluirSem dúvida, ninguem aguenta mais o transito das capitais brasileiras. E esse aparelho pode ser uma boa saída se vier por um preco justo. Cambio automatico nao é mais luxo, é um item essencial, mas caríssimo no brasil. Em paises desenvolvidos, o padrao é vender carro com cambio automatico. O carro da foto é um Brio da Honda.
ResponderExcluirNão sei se colocaria fé não, como a própria reportagem já disse no início dosamos 2000 um sistema muito parecido foi usado no palio e na Mercedes e ambos fracassaram. Os tempos mudaram assim como a preferência pela ausência do pedal da embreagem aumentou muito. No mais torço pra dar certo, assim teríamos mais opções.
ResponderExcluirA Honda Biz usa embreagem centrífuga (pesquise no Google pra ver como funciona) é um sistema 100% mecânico e robusto, pela sua simplicidade. Não tem manete de embreagem. Não sei exatamente porque esse sistema não é usado em carros, que aparentemente é até mais simples que a embreagem manual...
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.