A fabricante de auto-peças alemã Bosch apresenta às montadoras a embreagem de acionamento automático e-Clutch, ou Eletronic Clutch System - sistema eletrônico de acionamento de embreagem.
Trata-se de um sistema que aciona automaticamente a embreagem em veículos dotados de transmissões manuais, o que pode representar um apelo para os compradores de carros mais acessíveis, onde o custo de uma caixa automatizada, ou mesmo uma automática convencional, ainda é elevado.
Com o sistema e-Clutch, o pedal da embreagem pode ser eliminado, mas, caso o fabricante considere adequado - por questões de marketing - ele pode ser mantido, mas as trocas de marchas continuam a ser feitas manualmente.
Carros manuais sem embreagem não são exatamente uma novidade no Brasil. No início dos anos 2000 tivemos o Mercedes-Benz Classe A, com um sistema similar, e o Palio Citymatic 1.0, mas o sistema atual da Bosch é muito mais evoluído que o aplicado nesses dois modelos.
Com o e-Clutch, o comportamento do câmbio fica mais parecido com o de um carro automático, e melhor que o de um automatizado, pois ele incorpora recursos como Stop & Go, assistente de saída em rampa e assistente de estacionamento. Até mesmo a ré é acionada sem a embreagem.
Ainda segundo a Bosch, os carros equipados com o e-Clutch oferece consumo até 5% melhor que os correspondentes manuais, visto que o sistema conta com um recurso chamado de Idel Coasting, que desacopla a embreagem quando o motorista tira o pé do acelerador - uma espécie de "banguela" eletrônica.
No mercado em mais de dois anos
A chegada ao mercado de modelos com essa nova embreagem vai demorar um pouco ainda, pelo menos dois anos, segundo a Bosch, pois as negociações com as montadoras está em fase inicial.
Bosch quer carros manuais sem pedal de embreagem
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Amigo Leandro, provavelmente é possível usar o freio motor sim se o motorista assim desejar e também provavelmente não vai alimentar o consumo, pelo contrário de acordo com a matéria. Gostaria de chamar a atenção que é uma "banguela" ELETRÔNICA e não uma banguela comum.
ResponderExcluirParece ser uma boa ideia este novo componente da Bosch. O pedal de embreagem é um dos sistemas que exigem maior habilidade do motorista, e portanto, que mais cansam no trânsito cada vez mais pesado.
ResponderExcluirSem dúvida, ninguem aguenta mais o transito das capitais brasileiras. E esse aparelho pode ser uma boa saída se vier por um preco justo. Cambio automatico nao é mais luxo, é um item essencial, mas caríssimo no brasil. Em paises desenvolvidos, o padrao é vender carro com cambio automatico. O carro da foto é um Brio da Honda.
ResponderExcluirSem dúvida, ninguem aguenta mais o transito das capitais brasileiras. E esse aparelho pode ser uma boa saída se vier por um preco justo. Cambio automatico nao é mais luxo, é um item essencial, mas caríssimo no brasil. Em paises desenvolvidos, o padrao é vender carro com cambio automatico. O carro da foto é um Brio da Honda.
ResponderExcluirNão sei se colocaria fé não, como a própria reportagem já disse no início dosamos 2000 um sistema muito parecido foi usado no palio e na Mercedes e ambos fracassaram. Os tempos mudaram assim como a preferência pela ausência do pedal da embreagem aumentou muito. No mais torço pra dar certo, assim teríamos mais opções.
ResponderExcluirSim, o disco é mecânico. Mas o dele nesse sistema segundo a matéria é eletrônico. Até o momento não existia outro tipo de "banguela", mas agora segundo a matéria criaram uma banguela eletrônica.
ResponderExcluirA Honda Biz usa embreagem centrífuga (pesquise no Google pra ver como funciona) é um sistema 100% mecânico e robusto, pela sua simplicidade. Não tem manete de embreagem. Não sei exatamente porque esse sistema não é usado em carros, que aparentemente é até mais simples que a embreagem manual...
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.