A fabricante de auto-peças alemã Bosch apresenta às montadoras a embreagem de acionamento automático e-Clutch, ou Eletronic Clutch System - sistema eletrônico de acionamento de embreagem.


Trata-se de um sistema que aciona automaticamente a embreagem em veículos dotados de transmissões manuais, o que pode representar um apelo para os compradores de carros mais acessíveis, onde o custo de uma caixa automatizada, ou mesmo uma automática convencional, ainda é elevado.


Com o sistema e-Clutch, o pedal da embreagem pode ser eliminado, mas, caso o fabricante considere adequado - por questões de marketing - ele pode ser mantido, mas as trocas de marchas continuam a ser feitas manualmente.


Carros manuais sem embreagem não são exatamente uma novidade no Brasil. No início dos anos 2000 tivemos o Mercedes-Benz Classe A, com um sistema similar, e o Palio Citymatic 1.0, mas o sistema atual da Bosch é muito mais evoluído que o aplicado nesses dois modelos.



Com o e-Clutch, o comportamento do câmbio fica mais parecido com o de um carro automático, e melhor que o de um automatizado, pois ele incorpora recursos como Stop & Go, assistente de saída em rampa e assistente de estacionamento. Até mesmo a ré é acionada sem a embreagem.

Ainda segundo a Bosch, os carros equipados com o e-Clutch oferece consumo até 5% melhor que os correspondentes manuais, visto que o sistema conta com um recurso chamado de Idel Coasting, que desacopla a embreagem quando o motorista tira o pé do acelerador - uma espécie de "banguela" eletrônica.

No mercado em mais de dois anos

A chegada ao mercado de modelos com essa nova embreagem vai demorar um pouco ainda, pelo menos dois anos, segundo a Bosch, pois as negociações com as montadoras está em fase inicial.

9 Comentários

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  1. Desacopla a embreagem em descidas? Onde fica a função freio-motor?? Vai sobrecarregar os freios e aumentar o consumo, visto que descer engrenado não se gasta combustivel!!

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    1. Amigo Leandro, provavelmente é possível usar o freio motor sim se o motorista assim desejar e também provavelmente não vai alimentar o consumo, pelo contrário de acordo com a matéria. Gostaria de chamar a atenção que é uma "banguela" ELETRÔNICA e não uma banguela comum.

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    2. Banguela eletrônica? Disco de embreagem é algo mecânico... nao existe outro tipo de banguela!

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    3. Sim, o disco é mecânico. Mas o dele nesse sistema segundo a matéria é eletrônico. Até o momento não existia outro tipo de "banguela", mas agora segundo a matéria criaram uma banguela eletrônica.

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  2. Parece ser uma boa ideia este novo componente da Bosch. O pedal de embreagem é um dos sistemas que exigem maior habilidade do motorista, e portanto, que mais cansam no trânsito cada vez mais pesado.

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  3. Sem dúvida, ninguem aguenta mais o transito das capitais brasileiras. E esse aparelho pode ser uma boa saída se vier por um preco justo. Cambio automatico nao é mais luxo, é um item essencial, mas caríssimo no brasil. Em paises desenvolvidos, o padrao é vender carro com cambio automatico. O carro da foto é um Brio da Honda.

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  4. Sem dúvida, ninguem aguenta mais o transito das capitais brasileiras. E esse aparelho pode ser uma boa saída se vier por um preco justo. Cambio automatico nao é mais luxo, é um item essencial, mas caríssimo no brasil. Em paises desenvolvidos, o padrao é vender carro com cambio automatico. O carro da foto é um Brio da Honda.

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  5. Não sei se colocaria fé não, como a própria reportagem já disse no início dosamos 2000 um sistema muito parecido foi usado no palio e na Mercedes e ambos fracassaram. Os tempos mudaram assim como a preferência pela ausência do pedal da embreagem aumentou muito. No mais torço pra dar certo, assim teríamos mais opções.

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  6. A Honda Biz usa embreagem centrífuga (pesquise no Google pra ver como funciona) é um sistema 100% mecânico e robusto, pela sua simplicidade. Não tem manete de embreagem. Não sei exatamente porque esse sistema não é usado em carros, que aparentemente é até mais simples que a embreagem manual...

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