A Volkswagen do Brasil confirmou que foi notificada pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente -, órgão brasileiro responsável pela medição de emissões de veículos automotores, para esclarecer se a picape Amarok está em conformidade com a legislação nacional.
A empresa informou por meio de Nota Oficial que prestará os esclarecimentos dentro do prazo, que é de 30 dias contados a partir do recebimento da notificação.
A Amarok é o único veículo à diesel vendido pela VW no Brasil, e adota um motor 2.0 Turbo Diesel de 180 cavalos, de quatro cilindros. Os motores VW diesel EA 189 atualmente estão em desconformidade com normas americanas, depois que o EPA - Agência de Proteção Ambiental dos EUA - identificou a existência de um software que ativa todos os controles de poluição nesses motores apenas quando eles estão sendo submetidos a testes.
Assim, quando tais motores "percebem" que estão nas ruas, e não em testes, desativam controles de emissão e passam a poluir mais, em troca de melhor desempenho e menor consumo (veja detalhes aqui).
Dessa forma, o IBAMA quer saber se a VW Brasil adota esse tipo de software nos motores diesel ou flex fabricados no Brasil, e já informou que, caso constatado, aplicara multa de até R$ 50 milhões de reais.
Fonte: Valor Econômico
VW informará IBAMA se Amarok atende normas de poluição
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Único veículo? E os ônibus, micro-ônibus, caminhões, caretas? MAN?
ResponderExcluirA minha pizza eu quero sabor Havana, por gentileza....
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.