Este artigo traz nossa opinião.
Focus Powershift Hatch Titanium 0KM - R$ 88.900 reais
O Focus Powershift é a versão quase topo de linha do Hatch da Ford, já trazendo a reformulação estética aplicada ao carro este ano, com a grade dianteira no formato hexagonal, e lanternas traseiras mais delgadas.
O Focus adota um motor 2.0 aspirado, de 178 cavalos (comparativo de desempenho e consumo Focus x Golf aqui), associado a uma transmissão automatizada Powershift de seis marchas, conjunto que é capaz de acelerá-lo de 0 a 100 Km/h em 9.9 segundos, e consome 9.7 Km/l de gasolina em cidade, e 13 Km/l em estrada.
O modelo vem de série com bancos em couro, sistema de som Sony Premium, seletores de trocas de marchas no volante, direção elétrica, e uma lista de itens de série que confere uma boa relação custo x benefício.
Entretanto, o que nos impede de recomendar o Focus Powershift é exatamente sua transmissão, que vem apresentando reclamações de superaquecimento, travamentos e trepidações, tendo apresentado problemas até mesmo no teste do jornal "O Estado de Minas" (veja aqui), onde o Focus "apresentou, por duas vezes, as mensagens “transmissão sobreaquecida” e mandando aguardar, parado, por cinco minutos e “transmissão com defeito, procure serviço”.
Pontos positivos
- Estética atualizada
- Motor flex
- Fabricação nacional
- Bom custo x benefício
Pontos negativos
- Transmissão Powershift com histórico de problemas
O Golf Highline indicado pelo leitor é usado, com 22.000 Km, mas tem a vantagem de ser o modelo topo de linha, Premium, que, 0KM, tem preço sugerido de mais de R$ 120 mil reais.
Essa versão traz itens como bancos com ajuste elétrico, sistema multimídia com tela de 8 polegadas, ACC - Piloto Automático Adaptativo, Front Assist, com frenagem de emergência, além dos itens adicionais que o Golf já traz em relação ao Focus.
O Golf tem a vantagem do acabamento interno e externo de melhor qualidade, e também usa um conjunto mecânico mais moderno, um motor 1.4 TSI de 140 cavalos (menos potência que o Focus), mas como o Golf é mais leve, ele acelera de 0 a 100 Km/h 1,3 segundos mais rápido que o Focus, em 8.6 segundos.
Detalhe dos porta-objetos revestidos em tecido do Golf - requinte ausente no Focus |
Entretanto, pelo fato de o Golf ser um modelo usado, são necessários cuidados adicionais: verificar se o carro está na garantia e a quilometragem indicada é correta. Isso pode ser feito verificando o manual de manutenções, como os carimbos das revisões - confirmando as informações em uma concessionária VW.
Um Golf com 22.000 Km, se foi usado adequadamente, é para estar em estado de 0KM, como o modelo Elegance que ilustra este artigo, sem ruídos internos, com pneus originais e interior como novo.
Pontos positivos
- Baixa desvalorização (carro semi-novo);
- Acabamento interno e externo superior;
- Lista de equipamentos de série mais extensa (versão Premium);
- Melhor desempenho e menor consumo;
- Maior espaço interno.
- Não é flex;
- Transmissão DSG7 faz ruídos metálicos ao passar por pisos de baixa qualidade;
- Modelo nacional será flex e provavelmente será preferido no mercado de usados (veja detalhes aqui).
A nossa opinião é que o Golf Highline Premium usado é uma opção mais interessante que o Focus Powershift 0KM, caso o VW esteja efetivamente com os 22.000 KM indicados. Trata-se de um carro de qualidade superior, com mais espaço interno, maior desempenho e menor consumo.
Esse Golf tem DSG e multilink? Então não compre ele pq o Tiptronic e eixo de torção são muito mais confiáveis e adaptados ao Brasil, portanto espere o Golf nacional que será muito melhor! Ahahahahahahahaha
ResponderExcluirné o dono do blog é fã de VW e tenta nos convencer que esses downgrades serão evolução, mas são absurdamente pior. É algo irracional ele considerar o tiptronic e o eixo de torção superior ao DSG e MULTILINK.
ExcluirCara, nem pense em Focus Powershift. No teste da VRUM o carro pediu para ficar parado 5 minutos duas vezes!!???? Que piada!
ResponderExcluirImagina você à noite, em um lugar perigoso, do lado de uma favela, e o carro solta essa mensagem: "superaquecimento, pare o carro e aguarde 5 minutos".
Imagina se sua mulher com seu filho dentro do carro tem que parar isso? Piada.
Enquanto a Ford não trocar essa transmissão Powershift por uma caixa confiável, como a que a VW usa no Golf nacional, então sem chance.
Mas mesmo que o Focus tivesse uma transmissão que presta, o motor continuaria a ser antiquado. O acbamento interno e externo do Focus é deplorável, com peças desalinhadas.
Fora o fato que o Focus é 250 Kg mais pesado que o Golf e 10,5 cm maior, TEM MENOS ESPAÇO INTERNO.
Não tenha dúvida alguma: compre um Golf e seja como o seja mais um consumidor satisfeito, já que o Golf é o campeão disparado de satisfação dos consumidores, veja:
http://www.car.blog.br/2014/10/vw-golf-e-o-carro-campeao-de-satisfacao.html
Se for por esse blog a suspensão do golf alemão é muito cara, fraca e apresenta problemas, assim como dsg7.Ainda ele raspa em qualquer lugae pq é muito baixo, coisa que eu dirigindo nunca aconteceu. Então escolha o Focus. Mas se vc quiser ser inteligente e n contraditório, escolha o Golf!
Excluirah em tempo o meu ponto de vista esse Golf é muito superior
Excluiré simplesmente fantástico
Carlos4carros, porque vc não fala também que o pessoal do grupo Golf MK7 estão juntando assinaturas para uma petição pra WB Brasil aumentar a garantia do DSG7, muitos proprietários reclamando de problemas no câmbio, e que o concerto pode passar de 20 mil fora da garantia em alguns casos, e outra coisa, você mesmo escreveu aqui no blog que os Golf's MK7 com DSG vão sofrer uma desvalorização gigantesca, e agora está indicando um Golf usado com DSG??! Tenha mais parcialidade nas coisas que vc fala aqui no blog !!
ExcluirCarlos4carros, porque vc não fala também que o pessoal do grupo Golf MK7 estão juntando assinaturas para uma petição pra WB Brasil aumentar a garantia do DSG7, muitos proprietários reclamando de problemas no câmbio, e que o concerto pode passar de 20 mil fora da garantia em alguns casos, e outra coisa, você mesmo escreveu aqui no blog que os Golf's MK7 com DSG vão sofrer uma desvalorização gigantesca, e agora está indicando um Golf usado com DSG??! Tenha mais parcialidade nas coisas que vc fala aqui no blog !!
ExcluirAquele câmbio problemashift (powerSHIT) é uma BOMBA!! 90% dos carros que têm esse câmbio tem problemas com ele!
Excluirhttp://www.peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=P2013N44036
Excluir2.200 coitados infernizados por problemas na bomba powerSHIT.
Gláucio: não sou o Carlos, mas vou te responder, a pergunta é entre o Focus e o Golf DSG, entre esses dois, se o VW estiver ok e o seguro não for abusivo, Golf sem dúvida. Já se o comprador quisesse esperar, é mais adequado para o uso cotidiano no Brasil o futuro Golf nacional.
ExcluirGláucio: não sou o Carlos, mas vou te responder, a pergunta é entre o Focus e o Golf DSG, entre esses dois, se o VW estiver ok e o seguro não for abusivo, Golf sem dúvida. Já se o comprador quisesse esperar, é mais adequado para o uso cotidiano no Brasil o futuro Golf nacional.
ExcluirO cambio DSG também dá mensagem de aquecimento de vez em quando.
ResponderExcluirNunca vi tal mensagem no meu!
ExcluirCadê o post com as vendas do mês de outubro?
ResponderExcluirNo primeiro momento muitos vão dizer que é preferível o Golf (eu também), mas sabemos que ele não é um carro de "família", quem compra esse modelo gosta de "pisar", "ralar", ou seja andar no limite, então, na minha opinião, vai da procedência do carro, assim, o comprador precisa ter certeza da real condição que se encontra o veículo, para fazer um bom negócio.
ResponderExcluirGolf importado n é adaptado ao Brasil e o focus sofre do msm. Focus é maia grave q tem um cambio bomba. Eu recomendaria um fusca 1970, esse sim inquebrável
ResponderExcluirVai de Golf.. .....!!!!! É um.VW e é mais carro em todos os sentidos.....!!!!!
ResponderExcluirVai de Golf.. .....!!!!! É um.VW e é mais carro em todos os sentidos.....!!!!!
ResponderExcluirGolf Highline Premium alemão sem dúvidas.
ResponderExcluirFuja do focus apertado, mal acabado e com câmbio powerSHIT problemático.
Procure um GTI básico ou um Jetta TSi ou pense no novo Fusca com essa grana
ResponderExcluirEu procuraria um Golf Highline mexicano 0km, se ainda houver. Entre o Golf brazuca e o Focus, iria de Focus.
ResponderExcluirÓtima recomendação!
ExcluirEu iria de Golf, mas R$ 90 mil? Complicado.
ResponderExcluirMas Focus só se for o SE PLus, que tem o melhor custo beneficio, esse Titanium perde feio para o Golf em CustoXBenefício.
O problema de um usado é que dificilmente vamos saber pelo o que o carro já passou, o que foi feito ou o que não foi feito.
ResponderExcluirSem sombra de dúvidas o golf é um baita carro, mas neste caso eu prefiro o focus.
O PROCON e o MP estão investigando o câmbio bomba powerSHIT graças aos dezenas de milhares de problemas aqui no Brasil.
ResponderExcluirNão entendo a opinião desse site pseudo-jornalistico... Se eles agora estão reclamando o dsg7, Pq n sugeriram o Golf brasileiro depenado??? Quero ver qual trouxa pede tabela fipe num premium, Golf nessa configuração só acima da fipe, inclusive mais caro Q o focus 0km. Tenho um dsg tsi alemão, o carro é um espetáculo, Sandro hj no focus fastback, anda muito bem, fiquei surpreso, confesso Q n trocaria meu Golf por ele, mas como compro apenas carro 0km, entre as opções dadas pegaria o focus. Tentaria um confortline MEXICANO mais barato 0km.
ResponderExcluirNem vou tempo explicando uma coisa que um orelha jamais entenderia
ExcluirGolf, Golf e Golf
ResponderExcluirGolf sempre!!!!!
ResponderExcluirPelo valor há opções melhores, até mesmo mudando de categoria. Tanto o golf quanto o focus possuem problemas no câmbio. Mas entre os dois eu escolheria o golf, já pensando na revenda após o término da garantia...
ResponderExcluirGolf sem pensar.
ResponderExcluir90 mil ??? Mais 5 mil e leva pra casa um Golf GTI que é infinitamente mais rápido que o Golf TSI e Focus PSifHT. Estive no Encontro do Golf clube e andei no GTI, cara, você cola no banco com força, a diferença é Brutal para o meu TSI, olha que eu estava no carona.
ResponderExcluirEsse Focus é ridículo, motor 2.0 e compete em termos de desempenho com meu TSI que é 1.4, o GTI humilha o Ford olhando o desempenho.
Tenho colegas que já tiveram muita dor de cabeça com esse cambio powershift problemático. Aconselho você a evitar comprar carros com essa transmissão defeituosa.
ResponderExcluirFilhão, junta mais 10 mil e vai de Audi zero km.
ResponderExcluirEu iria de jetta highline usado, acha aí com 30 a 40mil km por menos de 80 mil e tem mais motor e mala que o golf e focus. Sim, eu sei que é sedã mas não muda o fato de ser uma escolha melhor.
ResponderExcluirOpinar na compra de carro usado é muito difícil, quase impossível. No caso do Golf por tratar-se de um carro importado, caro, é necessário recuperar o histórico do carro, revisões, colisões, inundação, uma loteria.
ResponderExcluirJá o Focus 0km é o infeliz do cambio Powershift e a caixa de direção, são problemas que vão aparecer, não é loteria não.
Eu ficaria com o Golf desde que me fosse apresentado TODO o histórico e um avaliador experiente trabalhando pra mim.
Vai de golf GTI, DSG7 e PowerShift estão competindo para ver qual quebra mais.
ResponderExcluirNão da cara, Audi/VW eu não consigo engolir. Acho o Golf lindão, sempre achei, mas não compraria, já se ganhasse adoraria, mas não compraria.
ResponderExcluirA Ford é uma marca extremamente controladora em relação a clientes e concessionárias, por isso motivo eu prefiro a Ford, não compro pois não tenho grana para isso, mas se tivesse, apesar de tudo preferiria o Focus pela marca.
Galera,
ResponderExcluirEu sou o leitor que está com a dúvida veiculada na matéria.
Primeiramente, queria agradecer ao editor do Blog por ter postado minha dúvida e a todos vocês que também comentaram aqui para opinar sobre a questão.
Em relação a matéria, discordo apenas da questão do motor flex ser um ponto positivo....Tenho carro há sete anos e, somente no primeiro ano (2008/09), foi que consegui abastecer com álcool e economizar. Depois, só gasolina. Temos motores bicombustíveis, porém, só abastecemos com gasolina. Qual a vantagem disso? O motor flex não é menos eficiente que o similar a gasolina (mesma configuração, por exemplo, TSI 1.4 gasolina e TSI 1.4 Flex?
Quanto aos comentários, pelos meus cálculos aproximados, vejo que o Golf usado venceu a peleja, sendo recomendado por treze usuários, contra apenas 3 usuários que indicaram o focus novo (sendo um deles proprietário de um golf mk7, todavia, como prefere carro 0Km, indicou o focus). Ou seja, vitória do Golf.
Aqueles que sugeriram a compra de um Golf GTI usado, quero que saibam que já pensei em comprá-lo, o que me desanima é o preço do seguro mais salgado do que o do highline, do IPVA, e também a manutenção mais cara, pois temo que as peças do GTI sejam mais salgadas $$$$ (?????).
Quanto a sugestão de um Audi/A4, pelos mesmos motivos do GTI não animo em comprar, somado a falta de mimos da versão básica do A4.
Outra sugestão, um Jetta, baita carro, não cogitei, pois não gosto da categoria dos sedãs. Quero um hatch médio!!!
Golf mexicano também não rola, senão teria que comprar um sem o pacote exclusive, que não traz as lâmpadas de led. Golf com lâmpadas halógenas, infelizmente, lembra muito o Gol....
O valor do Golf usado que estou de olho é de R$ 84.000,00, com as configurações referidas na matéria.
Cássio da Chácara e Eddie vou seguir as dicas que vocês deram na hora da compra.
Robson do Santos Hidalgo onde conseguiu a informação que o DSG 7 está quebrando? As informações que tenho é só do barulho e de retenções...quebra, lembro-me apenas de 1 caso aqui no Brasil, de um golf preto...
Então é isso, obrigado a todos!!!!
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