O Volkswagen Up! TSI do nosso teste de longa duração foi submetido a um passeio de um ruas de paralelepípedo para conferirmos como esse ele sai no teste de ruídos internos.
Dessa forma, o vídeo abaixo traz o modelo circulando em vias de pavimentação irregular.
Nesta primeira etapa do teste pudemos observar que não surgiram ruídos internos no Up! TSI, mesmo quando se roda com ele em pisos de baixa qualidade.
Esse resultado decorre de uma boa qualidade na montagem de peças plásticas, mas também o elevado nível de rigidez torcional da carroceria.
Como mostramos em post anterior (veja aqui), o Up! tem indicador de resistência à torção de 17.800 Nm/º, o que significa dizer que é necessário aplicar um peso de 1,78 toneladas em uma alavanca de 1 metro no centro de gravidade do carro para fazer a carroceria torcer 1 grau.
Em termos comparativos, esse número é similar ao obtido pelo Jeep Renegade - um carro que é 50% mais pesado e criado para ser submetido a condições severas de terreno. O Fiat Bravo, por exemplo, tem resistência a torção em torno de 10.000 Nm/º, o que evidencia que o Up! é 78% melhor que o hatch médio da Fiat nesse aspecto.
De qualquer forma, bom nível de rigidez torcional, além de contribuir para ausência de ruídos internos, ainda colabora com a boa estabilidade, já que um carro mais rígido torce menos a carroceria e sua suspensão acaba funcionando em parâmetros de projeto.
De fato, em teste que fizemos com o Up! TSi em estrada pudemos constatar que o modelo apresenta boa estabilidade direcional e em curvas, resultando em boa sensação de segurança.
Conclusão
O up! é um dos carros com maior indicador de resistência estrutural de carroceria à venda no Brasil, e isso fica claro tanto empiricamente - sensação de rodar sólido - quando tecnicamente: 5 estrelas no Latin NCAP e indicador de resistência estrutural.
Fotos adicionais - Up! TSI com 10.000 Km
Veja mais artigos do teste de longa duração do Up! TSI clicando aqui.
Volkswagen Up! TSI andando em vias de baixa qualidade
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Andei no TSI e achei:
ResponderExcluirDeveria ter uma versão "Sport" com bancos melhores. Eu já vi gente dizendo que tem Golf e vai comprar um TSI como segundo carro. Mas o conforto ao sentar no banco é completamente diferente. Além de itens de conforto, pois a VW tem muita tecnologia disponível.
Pra quem gostaria de ter um carro rápido, econômico e manual - tudo ao mesmo tempo. Esse é o carro. Andar nesse carro é impressionante.
Eu não vi opção de vídro elétrico traseiro. Também não lembro se os dianteiros são do tipo "one-touch".
E só uma dica pra quem for fazer o test-drive: Acelere rápido até 100km/h e pise fundo, sem pena no freio. Capaz de sair de Up! da concessionária.
A embreagem é um pouco pesada mesmo. Mas eu tenho um Honda Fit 2007, velho de guerra que nunca venderei, e também tem a embreagem dura, e a do Up! TSi é um pouco mais macia, mesmo assim deve ser ruim para cidades com muito "para e anda".
Eu gostaria de ver esse motor em toda a linha VW, poderia renovar as vendas do Gol, pois ele bem mais bonito do que o Up!
2 observações, a primeira, acho essa versão sport deveria vir além dos bancos que vc mencionou deveria vir também com teto solar, acho muito legal carro com teto solar.
ExcluirSegundo referente ao que vc colocou sobre o vidro eletrico traseiro existem kits para esta adaptação já a venda. Mas eu acho que a vw também deveria repensar e lançar vidros eletricos traseiros nesse carro.
ótimo carro!!!!
ResponderExcluiroliveira se a vw equipar todos os modelos 1.0 que ela tem hoje com esse motor ela perde as vendas interna dela mesma.
ResponderExcluirmas eu acredito que no futuro teremos muitos medelos da vw equipados com os TSI 1.0e 1.4 vcs irão ver.
Nunca vi um paralelepípedo tão regular! Excelente teste!!
ResponderExcluirvamos fazer uma vaquinha pro blog colocar insulfilme no carro kkkkkk, ta parecendo carro de velho!!! da outro visual no carro.
ResponderExcluirFábio coloca película nos vidros desse UP! Pelo amor de Deus! Heheheheh
ResponderExcluirEsse é o verdadeiro novo fusca. Simples e msm assim muitos gostam.
ResponderExcluirAlguém pode dizer se a suspensão é dura ou macia ? pois motor esse up é fantástico
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