A Volkswagen do Brasil revela as imagens da versão conceitual do up! TSI com duas portas, feita especificamente para o evento Bubble Gun Treffen 2015, que reúne entusiastas da marca no Brasil.
O conceito foi elaborado com base em um up! TSI com duas portas – configuração que não é oferecida no Brasil. A pintura com o nome “Prata Estelar” é outro item fora de série. Fosca e sem verniz, essa tonalidade possibilita uma leitura diferenciada da carroceria, pois é possível ver claramente a superfície do carro, mas sem a influência do reflexo.
A tonalidade cinza chumbo do teto, difusor traseiro, capa de espelhos e defletor também tem o mesmo tratamento. As rodas de 18 polegadas com pneus 215/35 são um protótipo baseado no modelo oferecido no CC e também são escurecidas. “Com as rodas maiores, foi trabalhada a ‘atitude’ do carro, com uma suspensão mais baixa”, diz Luiz Alberto Veiga, diretor de Design e Package da Volkswagen para a América do Sul.
Na tampa do porta-malas e no brasão do para-choque dianteiro o destaque fica com o adesivo que remete a fibra de carbono. Chamam a atenção, ainda, as lanternas escurecidas e o logotipo TSI (na tampa do porta-malas e no capô) pintado de branco.
Destaque também para o adesivo “07” na lateral do modelo, em alusão à sétima edição do evento. Há, ainda, uma faixa lateral com o nome do evento delineada por um filete marrom. Esse mesmo filete aparece na borda do capô. A cor marrom, também presente nas pinças de freio, é a mesma utilizada internamente. “Esses detalhes fazem a conexão do exterior com o interior, que é repleto de exclusividades”.
A cor da carroceria está presente nos revestimentos das portas, painel e volante. Os aros do painel dos instrumentos combinados têm a mesma cor prata fosca. O interior, seguindo a filosofia do speed up!, é todo escurecido.
No conceito up! TSI desenvolvido para o BGT7 o figurino da cabine também é inédito. Os bancos são bicolor, em preto e marrom, e contam com matelassê na cor Ginger Bread.
O mesmo tom dos bancos aparece nas bordas dos tapetes (debrum) e nos painéis e soleira das portas. A alavanca do freio de mão e a base da alavanca de câmbio são revestidas de vinil com aspecto de fibra de carbono. Complementam o visual interno os adesivos com o nome do evento no painel de instrumentos e no PAD do painel, à frente do passageiro dianteiro.
Mecânica
Com exceção da suspensão, mecanicamente o conceito apresentado no BGT7 é idêntico ao up! TSI de produção. Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor TSI é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de excelentes 16,8 m.kgf, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O valor é próximo do entregue por motores maiores.
O up! TSI leva apenas 9,1 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 184 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22) no tanque, o up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, com velocidade máxima de 182 km/h.
O Bubble Gun Treffen
A Volkswagen participa oficialmente do evento desde 2013 e, para esta sétima edição, também mostrou o modelo Golf GTE. “Mais do que ter uma área específica para a marca no evento, a participação da Volkswagen é uma forma de prestigiar e de reconhecer o carinho que os fãs têm pelos modelos da marca”, diz Rodrigo Purchio, gerente de Estratégia Corporativa da Volkswagen do Brasil.
Realizado no Brasil anualmente desde 2009, o Bubble Gun Treffen foi criado por admiradores de modelos do Grupo Volkswagen equipados com motor refrigerado a ar e água em um único evento. O nome “Bubble Gun”, ou “Arma de bolhas” é uma alusão a água e ar, que precisam se misturar para criar bolhas – a mesma água e ar utilizados nos sistemas de refrigeração dos motores Volkswagen.
Desde 2011 o Bubble Gun Treffen ocorre em Águas de Lindoia. A proposta é reunir modelos raros e especiais, originais ou customizados – a exemplo do que ocorre em eventos similares na Europa.
Volkswagen Up! TSI 2 Prata Fosco concept: fotos divulgadas
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
A Janela traseira sem as bordas em borracha ficou meio porco
ResponderExcluirNada muito diferente de um Fox Pepper.
ResponderExcluirDebaixo do capô!
ExcluirQuanto à concepção, cara. É o famoso "esportivado", jamais esportivo.
ExcluirÓtimo! Por que não oferecer uma versão dessas? Mesmo que venda pouco, vai ajudar na imagem da gama. Além de uma versão com visual diferenciado, bem que a VW poderia oferecer o Up TSI 2 portas também na versão Move. Poder comprar esse brinquedinho desses por 40k não seria nada mau.
ResponderExcluirDecepcionante.
ResponderExcluirÉ apenas um Up! TSI com duas portas e rodas maiores, esperava mais.
Engraçada essa foto da equipe de design orgulhosa do carro, a gente colocou um adesivo e umas rodas grandes!!! Uaallllll nós somos uns gênios! Kkkkk
ResponderExcluirSó tem tiozão na crise da meia idade tu queria o que?
Excluirfinalmente pintaram de preto dentro da logo VW frontal, fica bemmm melhor do que na cor do carro.
ResponderExcluirSério que colocaram mais que 2 estagiários para fazer um Up 2 portas?
ResponderExcluirLindão o carrinho. Poxa vida, será q custava tanto assim a VW dar um tapa no motor do Tsi, preparar suspensao, escape e direção, colocar um acabamento esportivo (bancos esportivos, principalmente, foi o q mais senti falta no Speed UP) lançar um UP GTI duas portas? O mais dificil, colocar o turbo no bichinho, os caras já fizeram! Iria ser um pocket rocket irado!
ResponderExcluirNas ruas a turma está chipando o TSI e outros coisa mais sem o aval da fábrica. A VWB deveria aproveitar mais este nicho de mercado, lançando versões mais apimentadas, o Up TSI tem um potencial enorme. O HB20 turbo vem aí, acordem VWB. O Speed Up já foi um bom começo, mas poucas unidades são ofertadas ainda.
ExcluirShow de bola mesmo! Ficou lindo demais, a VW deveria oferecer uma versão ainda mais agressiva que o Speed (que, diga-se de passagem, é lindíssimo), pois é tanta tecnologia empregada nesse foguetinho, sacanagem...
ExcluirAcabar com a vergonha e assumir que é um esportivo, meter logo um GTI atrás!!!
Perfeito o comentário Paulo.
ResponderExcluirAté que enfim , a VW reconheceu que contribuiu com a ditadura militar.
ResponderExcluirAté que enfim , a VW reconheceu que contribuiu com a ditadura militar.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.