A Volkswagen está comemorando um ano do lançamento do cross up! no mercado nacional - modelo com estilo aventureiro (apresentado em outubro de 2014) do compacto Volkswagen produzido em Taubaté, interior de São Paulo.
Desde o lançamento do cross up!, toda a linha up! – que conta com as 15 configurações distribuídas entre as versões take up!, move up!, high up!, black/red/white up! e speed up! – ultrapassou a marca de mais de 65 mil unidades vendidas no Brasil (período de setembro do ano passado a setembro de 2015).
Esses números consideram as vendas das versões com motor 1.0 MPI e 1.0 TSI – esta lançada em julho de 2015.
Desempenho e eficiência
Oferecido exclusivamente com carroceria de quatro portas, o cross up! está disponível em dois motores, produzidos na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos (SP).
Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor TSI é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de excelentes 16,8 m.kgf, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O valor é próximo do entregue por motores maiores.
O cross up! TSI leva apenas 9,4 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge 182 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100) no tanque. Com gasolina (E22), o up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, com velocidade máxima de 180 km/h.
Já o motor MPI 1.0l R3 foi eleito o “Motor do Ano 2014”, por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiação, uma das mais importantes da indústria automobilística brasileira, é organizada pela revista Autoesporte, da Editora Globo.
Sua potência é de 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Já a partir de apenas 2.000 rpm 85% do torque máximo está disponível, o que lhe confere grande agilidade no uso urbano e retomadas de velocidade seguras na estrada. O motor EA211 1.0l pode ser combinado à transmissão manual MQ200 ou à automatizada I-Motion (SQ100), ambas com cinco marchas.
Aspecto esportivo
O cross up! é o quarto modelo da família Cross, que também é composta pelos modelos CrossFox, Space Cross e Saveiro Cross. O nome “Cross” identifica modelos Volkswagen que exibem marcante aparência off-road. A versão aventureira do up! deu ao modelo um aspecto robusto, preservando o desenho limpo e moderno do hatch - cheio de traços fortes e de presença.
O cross up! com motor 1.0 MPI mede 3.628 milímetros de comprimento (acréscimo de 23 milímetros sobre o up!), 1.649 milímetros de largura e 1.506 milímetros de altura. Seu entre-eixos tem 2.421 milímetros. Nas configurações com motor 1.0 TSI, o cross up! tem 30 mm a mais no comprimento: 3.658 mm.
A abertura da tampa do porta-malas é feita por meio da fechadura elétrica “push button”, uma exclusividade no segmento. Seu destravamento é feito pela porta do motorista. Nesta, o miolo da chave gira em falso em caso de tentativa de arrombamento.
Itens de série
A lista de equipamentos do cross up! é baseada na do high up!. O modelo traz de série pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15. Também é equipado de série com o “infotrip” – computador de bordo com 10 funções; quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa.
Também conta com limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e palhetas “aerowischer” – que têm funcionamento mais silencioso, melhor desempenho e durabilidade, mesmo em comparação às palhetas convencionais de maior eficiência.
Estão incluídos ainda faróis e lanterna de neblina, bancos revestidos em tecido com faixa em “native” e volante com apliques em preto brilhante. Há cinco opções de cores para o acabamento (“pad”) do painel. A ambientação interna é a escura, em preto “titan”. Há duas luzes de leitura para motorista e passageiro.
O cross up! também traz chave do tipo “canivete”, recurso que concentra o sistema de alarme com comando remoto “keyless”, direção com assistência elétrica “easy drive” (que colabora para economia de combustível – diferentemente dos sistemas de assistência hidráulica, a elétrica só funciona quando há demanda) e com regulagem de altura, trava elétrica das portas e vidros dianteiros elétricos – os comandos ficam localizados na porta do motorista – e sensor de estacionamento traseiro “park pilot”.
Os retrovisores externos têm ajuste elétrico e luzes indicadoras de direção integradas “side blinker”.
Segurança máxima
O cross up! oferece o máximo em segurança para os ocupantes, com 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos.
A segurança é reforçada pela oferta de freios ABS com EBD, dois airbags dianteiros, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de carga e fixação do tipo ISOFIX® / top tether para dispositivo de retenção infantil (cadeirinha).
Uma pena essa cor amarelo saturno ter saìdo de linha, ela era exclusiva do cross up.
ResponderExcluirO up! tem méritos inegáveis, mas chegou caro e pelado. A VW corrigiu isso e as vendas reagem lentamente. Infelizmente, a estratégia de lançamento equivocada queimou o produto.
ResponderExcluirParece que a mentalidade da VW brasileira parou na década de 60, quando só havia o Fusca e o resto. Boris Feldman abordou isso recentemente, ótima análise.
O Up! é tão superior ao restolho que é oferecido no mercado brasileiro, que eu, sinceramente, fico com pena quando vejo alguém andando em Ka, Onix, Palio, Uno....fico com pena mesmo, pois são vítimas da baixa qualidade da educação brasileira.
ResponderExcluirFazem um esforço danado, pagando seus carnês em 1500 vezes, e levam para casa carros de baixa qualidade, pois são incapazes de avaliar um bom carro.
O Up! é a única opçõa válida para carros até 50 mil reais. Qualquer um que comprar um carro abaixo de R$ 50 mil e não comprar um Up! assina atestado de que não sabe escolher carro, e tem sérias dificuldades cognitivas, sendo claramente uma vítima do péssimo sistema educacional brasileiro.
Entretanto, há o outro lado da moeda. O Up! vende bem, mesmo sendo mais caro que os outros, e sendo oferecido apenas com motor 1.0. Então as boas vendas do Up! indicam que a educação brasileira está mlehorando.
Curiosamente, nos mercados mais desenvolvidos com pessoas mais escolarizadas, como SP e DF, o Up! vende muito bem, ficando até na 3a. posiçao.
Ou seja, há esperança para o Brasil. Só não há para os compradores de Ka, Onix, Palio e Uno...esses não tem jeito....precisam mesmo do Bolsa Família...
Alguém traga um prêmio para esse analista social, educador e sociólogo. Julga a escolaridade de acordo com o carro da pessoa. O que você está fazendo aqui no Brasil?? Deveria estar na Alemanha, ensinando ao povo alemão suas teorias de alto nível. Ou então pode ocupar a presidência da Volkswagen, qualificação não falta, é um dos maiores especialistas que existem.
ExcluirBoa Carlos. UP! the very Best!!!!!!
Excluirfechadura elétrica “push button”
ResponderExcluircomputador de bordo “infotrip”
palhetas “aerowischer”
faixa em “native”
acabamento (“pad”)
preto "titan"
assistência elétrica “easy drive”
sensor de estacionamento traseiro “park pilot”
luzes indicadoras de direção integradas “side blinker”
Volkswagen e seus nomes pomposos. Só faltaram as supercalotas, mas essas ficam pro take e move.
O up tem suas qualidades, mas longe do endeusamento feito por alguns. A figura exótica (vulgo carlos) por exemplo, destaca dar a chave ao frentista para abastecer como uma vantagem.
Não sei fanboy nem hater, critico e elogio todas as marcas quando elas merecem. Se tivesse que comprar um carro hoje, seria um move up TSI. Falta mais imparcialidade por aqui.
Onde tem não sei leia-se não sou.
ExcluirShow de bola. O up! é de longe o melhor 1.0 jamais fabricado no Brasil... e esse Cross ficou lindo demais - apesar de ser uma 'roupagem' e ele não ter mudanças significativas para enfrentar terrenos acidentados. Mas o carro já é extremamente resistente, bastante alto, então encara bem essa proposta.
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