Com quase 9.000 km rodados o CrossFox I-Motion do teste de longa duração está  como um carro zero: nenhum barulho, nenhum problema, nenhum incômodo. Ainda não fizemos a primeira revisão, que deverá ocorrer com 10 mil km ou com 6 meses de uso - o que ocorrer primeiro - mas será apenas rotina pois o carro está totalmente preservado , tudo funcionando perfeitamente.

VW CrossFox I-Motion 2016

Hoje vamos nos deter numa avaliação mais detalhada dos pontos fortes e também do que julgamos pontos fracos deste aventureiro compacto.

Pontos fortes do CrossFox I-Motion

1. O carro é bonito e enche os olhos. Isso é inegável pois percebemos os olhares de admiração quando estamos estacionando ou passando .

VW CrossFox I-Motion 2016

2. Ele é eficiente e econômico. As médias tem melhorado após 4 meses de uso e ficam em torno de 13.7 km/litro.
.
3. O interior tem revestimento requintado com bancos revestidos em couro, com boa ergonomia, e elegante tom sobre tom. O volante de direção também revestido em couro - com detalhes black piano e cromados lhe conferem um visual de carro premium.

VW CrossFox I-Motion 2016

4. O sistema Multídia é muito eficiente e consideramos que hoje em dia deixou de ser considerado luxo e tornou-se uma necessidade. Um GPS inteligente, o fato de não ter que usar as mãos para atender telefone, ou procurar por serviços no local  onde o carro está rodando, tudo isso facilita o dia a dia estressante nas grandes cidades e em pequenas viagens.

5. Praticidade: é um carro pequeno e fácil de manobrar. Cabe em qualquer vaga e com a ajuda do Park Pilot - assistência ao estacionamento - torna bem fácil e confortável o ato de estacionar.

VW CrossFox I-Motion 2016

6. O volante multifuncional facilita a vida do condutor pois através de um toque pode-se ter todo um sistema de informações VW, o controle do áudio, do modo de dirigir D ou M - além do piloto automático sem tirar as mãos do volante.

Pontos fracos no CrossFox I-Motion


1. A tela do sistema Multimídia está colocada um pouco baixa . Na nossa opinião ela deveria estar mais na linha dos olhos.

VW CrossFox I-Motion 2016

2. O arranque deve ser bem controlado pois ao acelerar ele arranca bruscamente tanto para frente como para dar a ré.

3. O porta-malas é pequeno demais.

4. O espaço interno é bem limitado quando com 4 ou 5 passageiros.Se for com um ou dois passageiros sem problemas.

VW CrossFox I-Motion 2016

5.  O câmbio I -Motion no Crossfox é melhor que no Up! (veja teste de longa duração com o Up! I-Motion clicando aqui), mas ainda assim está longe de ser um DSG ou de um automático. Esse câmbio requer uma adaptação do motorista à ele. Particularmente no meu caso foi difícil.

Concluindo:

O Crossfox Imotion  chama atenção pelo estilo esportivo requintado. A sofisticação começa pelo visual contemporâneo , pelas rodas de liga-leve que compõem uma proposta carregada de jovialidade num design aventureiro.

VW CrossFox I-Motion 2016

O interior elegante com cores sóbrias " ton sur ton" agrada tanto jovens como não tão jovens. É um carro que pode ser usado por jovens que estudam e  viajam nos finais de semana, pela família ou por seniors pois contempla a necessidade de todos.

VW CrossFox I-Motion 2016

Os pontos fracos não chegam a comprometer a proposta deste compacto aventureiro.

VW CrossFox I-Motion 2016

Veja mais artigos sobre teste de longa duração do CrossFox I-Motion clicando aqui.

48 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Muito bonito o carro. Só que está muito caro, podendo facilmente passar de 70 mil reais...
    Esse câmbio de 1 embreagem e atuador hidráulico será eternamente uma gambiarra e não vale a pena. Nesta faixa de preço compra-se um ecosport PS titanium 14/14, que é infinitamente mais negócio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. problema dos FORDs 2014 com esse cambio é que estão super passiveis a ter problemas.

      Excluir
  2. Também acho o carro bonito! Não posso opinar sobre o cambio dele pois nunca dirigi, mas pelo que me parece a opinião que o cambio não é tão confortável é unanime. Então que venha logo o fox automático de verdade!

    ResponderExcluir
  3. CARRO BONITO, MAS NESSE VALOR, MERECIA MAIS AIR BAGS, CINTO DE 3 PONTOS E ISOFIX...
    JA SEI JA SEI.. PROJETO VELHO, DE QUASE 15 ANOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato do projeto ser antigo não é problema. O carro é bonito e bom, so merecia um câmbio automático melhor e no mínimo uns 7 mil a menos na versão top. Por ex, compra-se um hrv at por 76 mil e o crosfox top por 72 mil. Conclusão: o hrv é infinitamente mais carro com "apena"s 4 mil reais a mais.

      Excluir
    2. Que o Crossfox é caro tudo bem, mas o HR-V de entrada é ridículo. Básico do básico deveria custar uns 10 mil a menos.

      Excluir
    3. Que o Crossfox é caro tudo bem, mas o HR-V de entrada é ridículo. Básico do básico deveria custar uns 10 mil a menos.

      Excluir
    4. -"O fato do projeto ser antigo não é problema."
      Se fosse um Fiat, Ford, ou Chevrolet, já estavam metendo o pau! Não tem como entender esses Fanboys

      Excluir
    5. Exato, meteram pau na Peugeot com o 308 que ainda é um carro ótimo e com muito custo benefício. É menos atrasado do que o golf era com aquele remendo terrível, e menos do que esse fox que já implora nova geração.

      Excluir
  4. Discordo dos pontos fraco 3 e 4, todo carro da categoria tem o porta malas deste tamanho, o espaço interno do Fox é um dos melhores da categoria, bem maior que o up!.

    ResponderExcluir
  5. Um dia eu chego num desse se DEUS QUISER! (LINDO ESSE CARRO)

    ResponderExcluir
  6. Um dia eu chego num desse se DEUS QUISER! (LINDO ESSE CARRO)

    ResponderExcluir
  7. Bem verdade que foi dito aí. Ao estacionar o carro na garagem ja engatado na ré deu um arranque bruscamente só colocar o pé acelerador levezinho controlado,oh que perigo,quase bateu outro carro.Já to pensando em trocar por outro carro.Essa nunca mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso poderia ser resolvido com o creeping como tem no dualogic, mas a vw tem suas razões para não colocar. Deve pela durabilidade do câmbio. Mas pra mim a falta dele foi o motivo para nem pensar nos automatizados da vw.

      Excluir
  8. Esses preços de tabela da VW não dá para entender. O Rafael Capobiango observou bem essa questão, e o mesmo acontece com a Space Cross, pois acabam ficando na mesma faixa, por exemplo, de um Honda HRV , EcoSport, Tucson, Renegade, Duster, etc.

    ResponderExcluir
  9. Discordo do ponto fraco nº 4: tenho um CrossFox 2015 e quando estou com 4 pessoas, todas elogiam muito o espaço interno, principalmente para pernas no banco de trás. Só é prejudicado se o motorista passar de 1,80 (terá que ter um espaço maior para a direção) e o "carona" tiver estatura semelhante ou ser do tipo "espaçoso".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só falta dizerem que o up tem melhor espaço interno q o fox, principalmente na frente.

      Excluir
    2. Esse é o problema: os passageiros muito altos.

      Excluir
  10. Se a idéia é o mínimo de conforto no trânsito, os automatizados de 1 embreagem são sim uma boa opção. São muito mais benefícios do que incômodos, se você pesar bem.

    ResponderExcluir
  11. Realmente o espaço interno do Croosfox é ótimo,a patroa tem um e quando dirijo fico bem confortável(tenho 1,87m)e as crianças(tenho uma de 9 anos e outra na cadeirinha)ficam bem acomodadas.)O que não me agrada nesse carro é o consumo(talvez por ser modelo antigo 13/14)ser elevado,mas o carrinho é esperto e por ser alto é ideal em nossas ruas esburacadas,sua proposta aventureira se encaixa bem em nossas ruas...kkkk.

    ResponderExcluir
  12. O que desagrada é o desenho da tampa traseira. Para mim, a tampa traseira da versão anterior era mais harmônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questão de gosto,o da minha esposa é essa versão antiga que você falou,mas eu prefiro o design dessa atual...

      Excluir
  13. Se quiser espaço e porta malas bom e com melhor preço vai de Sandero Stepway. Porte de carro médio e muito bonito.

    ResponderExcluir
  14. A VW devia voltar a trazer o polo, todas as concorrentes trazem seus equivalentes europeus.
    Já andei no fox, não gostei dele, o polo era muito melhor, o foz nasceu para substituir o gol e assim deve ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Polo melhor? Fox usa a mesma plataforma, motor, suspensão, etc, o que muda é posição de dirigir então o que vc não gostou foi disso.

      Excluir
    2. A VW não trouxe a 5a geração do Polo pois seria o único na plataforma PQ25. Mas agora, com a linha de produção do Golf na plataforma MQB, ficará viável a trazer a 6a geração do Polo já na plataforma MQB A0 que será lançada em breve no mercado europeu. Pode até ser que o Polo retorne, mas deve vir com outro nome.

      Com chegada do Up!, o Gol pode subir de nível. Não duvido que o Polo retorne com o nome de Gol, já que o próprio Gol apesar de ser mais simples, tem a mesma proposta do Polo.

      O Fox por outro lado é um compacto altinho com uma proposta muito diferente do Polo. Provavelmente, o Fox deve sair de linha para dar espaço para o novo SUV compacto que deve ser lançado em breve.

      Se a tendencia for a globalização, teremos, Up!, Polo e Golf.

      Excluir
  15. Os maiores defeitos deste carro são preço, o pneu a vista dos ladrões e o câmbio automatizado. Quanto ao espaço interno, pra mim ta na média do seguimento, o único que sobressai é o sandero.

    ResponderExcluir
  16. Tive um Fox Prime por mais de dois anos, carro muito bom, mas depois que vc tem um Up olha pro Fox e torce o nariz, não tem comparação, tudo no Up é melhor, exceto o espaço no banco traseiro e a falta de luzes de cortesia.

    Quanto ao I-motion, tanto do Fox como o do Up são bons, acho, é só impressão, que o sistema utilizado no Up é mais robusto. Mas i-motion não é o ideal mesmo, contudo vc paga menos por ele, assim não tenho o que reclamar, nos atende muito bem.

    ResponderExcluir
  17. Sei que não tem nada a ver, mas olhem isso. Realmente é impressionante a imagem e se foi sorte ou não, a segurança do carro ajudou.
    http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2015/10/idoso-retira-carro-em-concessionaria-e-capota-minutos-depois-em-rodovia.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que não foi algum defeito de fabricação que causou o acidente? Quebra de roda, de braço de direção, de suspensão, falha no freio, tanta coisa pode provocar um acidente num carro zerado.

      Excluir
    2. Esse Up! Tsi tá colocando uma performance que não estava disponível nesse nível de preço. Quem comprava carro desse valor jamais teve contato com um carro tão rápido e veloz. Aí, quando pega, se não tomar cuidado, dá nisso. Mas o mais importante é que a pessoa está ok, mostrando a elevada segurança do up!, vejam:

      "O motorista foi socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado para Santa Casa de Votuporanga. Em nota, o hospital informa que a vítima teve ferimentos leves, passou por atendimento e recebeu alta no início da manhã dessa sexta-feira (30)."

      Excluir
    3. Independente da causa, provavelmente imperícia como quase sempre, o Up é tudo de bom; mais um sinistro provando que o resultado e avaliação a partir do crash test do Latin NCAP é confirmado na vida real. Estamos no quarto Up na família, é só alegria. Hoje no Brasil não há carro compacto seguro (top safety) como o Up, não tem concorrente neste quesito, que deveria ser o primeiro e mais importante na hora da compra. Imaginem se no lugar do Up naquela capotagem o sujeito que só teve ferimentos leves, guiasse um Fire, ?

      Excluir
  18. Tenho um Fox e sempre que dou carona logo falam "que espaçoso" então também não concordo com o 4 ponto fraco.

    ResponderExcluir
  19. Engraçado todos criticam o ecosport com o pneu no porta malas e esse o estepe vai aonde!!! Qual a diferença do fox para o crossfox?. Resp. O pneu na tampa do porta malas e o preço o resto é a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  20. OFF UP TSI ? KK http: //g1 .globo. com/ sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2015/10/idoso-retira-carro-em-concessionaria-e-capota-minutos-depois-em-rodovia.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Up! Tsi tá colocando uma performance que não estava disponível nesse nível de preço. Quem comprava carro desse valor jamais teve contato com um carro tão rápido e veloz. Aí, quando pega, se não tomar cuidado, dá nisso. Mas o mais importante é que a pessoa está ok, mostrando a elevada segurança do up!, vejam:

      "O motorista foi socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado para Santa Casa de Votuporanga. Em nota, o hospital informa que a vítima teve ferimentos leves, passou por atendimento e recebeu alta no início da manhã dessa sexta-feira (30)."

      Excluir
  21. tenho um fox high 15/15 e o que sempre e elogiado nele e o espaço interno, acho que esse cara pirou ou esta falando de outro carro kkkk

    ResponderExcluir
  22. ha!!! e o meu highline num foi tão caro não no dia 25/ 04 ele custou 49k mas de opcional mesmo só o couro native. e o seguro ficou 1700 reais.

    ResponderExcluir
  23. Se esse carro custasse na faixa dos 50k baixo, poderia ser uma opção plausível. Como se trata de um carro acintosamente caro, que beira (ou ultrapassa) os 60k em sua versão manual básica, sua compra não é justificável sob nenhum aspecto. Um dos piores CxB do mercado.

    ResponderExcluir
  24. Tenho um fox pepper I-motion, pra ser sincero gosto bastante do cambio, o meu tem hhc,nao volta na subida,troca de marchas suavemente,nao tem nada de tranco como antigamente,nao e um cambio indeciso,nao prejudica o consumo esse salto repentino na arrancada ou na re acontece se mudar de D pra Re com o pe no acelerador,tem bom vao livre do chao ,nao raspa e valetas,janelas grandes com boa visibilidade, o espaço interno so perde pro sandero,mas ganha de hb20 e fiesta,vejam uma outra reporatagem que um dono de ecosport anda nesse crossfox

    ResponderExcluir
  25. Sou dificiente fisica! Nunca Satisfeito (Cambio I-motion)

    Cambio de I-motion eh pessimo, tenho voyage confortline i-motion 2011 aconteceu 3 vezes problema! n presta i-motion!!!

    So unico melhor cambio CVT exemplo FIT, City, Civic, HR-V, etc.. são honda e tambem Corolla (Toyota)

    Nunca mais comprar I-motion ja sofreu 3 meses ou 6 meses sem carro!

    ResponderExcluir
  26. Realmente o Fox é um modelo muito bonito e com os benditos "pacotes de Opcionais" que a VWB adora cobrar a parte fica bem equipado. Agora cobrar mais de 60 mil num Fox/Cross I-Motion quando por esse preço já temos no mercado HB 20 Premium com cambio automático de 6 marchas e ainda falarem que pagar isso nele vale a pena?!!! Na boa ate pra se defender uma compra realizada tem limite, se o carro atende as necessidades da pessoa tudo bem, agora isso não significa que ele seja o melhor C x B ou o melhor carro da sua categoria. Um HB 20 Premium completo com todos os opcionais hoje é vendido por 64 reais(com o Blue-nav, 4 air bags e couro legitimo não sintético...), um Fox Highline completo custa o mesmo e não vem com vários itens do HB, como rebatimento elétrico do retrovisor, cambio automático de verdade entre outros, o únicos itens que vem no Fox e não tem no HB são controles de tração e estabilidade, teto, e se eu for colocar em questão o CrossFox então fica pior ainda essa disputa com o HB, pois o preço dessa versão completa é de se assustar, então acredito eu que apesar de o Fox ser um belo carro tem suas falhas( como o projeto ultrapassado e preço de peças muito caro, já tive um posso falar isso com propriedade...), o preço cobrado pelo mesmo é um pouco acima da realidade do carro.

    ResponderExcluir
  27. Depois q a VW briga a fazer revisao de 6 em 6 meses e me cobra mais de 500,00 (num GOL!!!). Eu desisti da VW.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A corda arrebenta sempre do lado mais fraco: o consumidor tem que pagar o preço da "crise" econômica que afeta as Concessionárias obrigando a gente a manter as mesmas abertas...

      Excluir
  28. O ponto fraco do carro voltar em arrancadas é solucionado com o hillholder que vêm no pacote de segurança junto com o ESC, colocar multimídia sensor de chuva e crepuscular e não gastar 1200 reais nesse opcional é que foi o erro de quem comprou.. Já tive o Fox sem o hillholder, nesse caso é necessário puxar o freio de mão pra arrancar, não só pro carro não voltar muito mas também pra economizar a embreagem. Dá pra acostumar, é só acionar o freio de mão apertando o botão da alavanca pra evitar aquele "crack". Mas sem dúvida com o hillholder o carro sobe de nível.

    ResponderExcluir
  29. Alguém poderia me falar dessa transmissão I-Motion para andar na chuva? Principalmente em ruas alagadas.

    ResponderExcluir
  30. eu desafio qualquer um que não andou num imotion sem o assistente de partida sair numa subida sem puxar o freio de mão....é impossível, o manual do carro deveria ter um capitulo "puxando o freio de mão na subida", esse cambio jamais poderia ser vendido num carro sem o assistente de partida em subida, infelizmente tenho que dizer aquela frase famosa...só no brasil mesmo...estranho que não vi uma matéria neste sentido.

    ResponderExcluir
  31. Amo o crox Fox gostaria de poder comprar outro ,e guarda pro meu bisneto ,eu acho ele lindo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem