O sedã compacto da Toyota evoluiu muito de 2014, quando não venceu nem na categoria, para sagrar-se campeão em 2015, graças a aspectos como durabilidade de peças, baixo custo de manutenção, confiabilidade do fabricante.
Além disso, o Etios superou as expectativas dos proprietários (nota acima de 100) em porta-malas (103 pontos), espaço interno (101,9), rapidez de arranque (100.9) e consumo rodoviário (100,2).
A segunda posição do ranking também ficou com a Toyota, com o best seller Corolla, com 99,5 pontos, seguido da Chevrolet S-10 na terceira colocação, empatado com o Honda Civic.
O Honda Fit ficou com a 4ª colocação, com 98,3 pontos.
Fecha o top 5 os Volkswagen Up! e Toyota Etios Hatch. O Ranking geral segue abaixo.
Ranking | Modelo | Pontos |
1 | Toyota Etios Sedan | 99,9 |
2 | Toyota Corolla | 99,5 |
3 | Chevrolet S-10 | 98,8 |
Honda Civic | 98,8 | |
4 | Honda Fit | 98,3 |
5 | Volkswagen Up! | 98 |
Toyota Etios Hatch | 98 | |
6 | Honda City | 97,7 |
7 | Nissan Sentra | 97,4 |
Peugeot 208 | 97,4 | |
8 | VW Voyage | 97,3 |
9 | Renault Sandero | 97 |
10 | New Fiesta | 96,9 |
11 | Hyundai HB20 | 96,8 |
Chevrolet Prisma | 96,8 | |
12 | Renault Logan | 96,7 |
13 | Citroen C3 | 96,4 |
14 | Hyundai ix35 | 95,9 |
Chevrolet Spin | 95,9 | |
15 | Ford Ranger | 95,9 |
16 | Hyundai Hb20S | 95,7 |
17 | Chevrolet Onix | 95,4 |
Nissan March | 95,4 | |
18 | Fiat Uno | 95,1 |
Fiat Palio | 95,1 | |
19 | Hyundai Tucson | 95 |
VW Saveiro | 95 | |
20 | VW Gol | 94,7 |
21 | Chevrolet Cobalt | 94,4 |
Fiat Punto | 94,4 | |
22 | Fiat Siena | 93,8 |
23 | Renault Duster | 93,3 |
24 | VW Fox | 93,1 |
25 | Ford Focus Hatch | 92,2 |
26 | Ford EcoSport | 90,1 |
Incrível nessa tabela o VW golf não aparecer.
ResponderExcluirO Golf foi o campeão em 2014.
ExcluirEle não apareceu em 2015 foi o Golf, importado do México e com restrições de importação, ficou fora da lista de 45 carros mais vendidos. E é requisito para se classificar na pesquisa estar nessa lista de 45 mais vendidos.
O Focus foi o único hatch médio que ficou, então ele ganhou por WO.
Ano que vem a história será bem diferente.
O que não é incrível é o fato de o Novo Ka não aparecer nesse lista.
ExcluirE olhe que ele foi classificado, pois certamente está entre os 45 + vendidos.
Mas pelo jeito o Ka decepciona e muito seus donos, e tem média abaixo de 90.
Est[a aí a prova que o Ka é um carro de baixa qualidade, tanto de projeto, quanto de construção: baixíssima avaliação dos proprietários..
E o FOcus tb não se salva. Nota 92 é bem ruim mesmo.,
E olha que o consumidor brasileiro nem muito exigente é, afinal, para o Onix estar nessa lista....e o Ka não, é que o Ka deve ser muito ruim mesmo.
ExcluirÔnix faz o que promete, por isso seus donos estão satisfeitos, com um bom conjunto mecânico, e acabamento de boa qualidade apesar de muito plástico, porém harmonioso, o que decepciona são as opções de motorizações, inclusiva a 1.4 aspirada.
ExcluirPra quem não se liga apenas em design, é um carrinho bem interessante esse Toyota Etios Sedan. Bom nível de segurança, econômico, bom e confiável conjunto mecânico, boa dirigibilidade, desempenho satisfatório e porta-malas de boa capacidade. E é um dos carros com um dos maiores índices de satisfação entre os proprietários.
ResponderExcluirAgora q o etios ganhou esse premio é que a toyota nao vai mais atualizá-lo mesmo, rs. E ainda vai cobrar mais caro ainda q nem o corolla.
ResponderExcluirAs notas foram invertidas. É de 99,9 do Etios? pesquisa real é a nossa do dia a dia. conversa com amigo, taxista, proprietário, etc... e não vejo ninguém elogiar. Apenas diz que é um carro simples , sem sal.
ResponderExcluirOs argumentos baseados em plattitudes vagas com "carro sem sal" ou outras imbecilidades do tipo sempre vêm daqueles que não tem a menor capacidade de fazer uma análise mais aprofundada sobre um carro.
ExcluirEntão repetem como papagaios: "é sem sal". Meu querido, quer carro salgadinho e engraçadinho vc não vai achar na Toyota ou VW mesmo, que são as maiores do planeta.
Então, quando se ve muitos argumentos "carro sem sal" podem verificar que o carro é bom, como atesta a pesquisa da Quatro Rodas.
Não falta só sal. Falta tudo. O carro é feio e pelado. Na minha garagem não entraria jamais. Confiabilidade e boa mecânica são comuns a 90% dos carros. Ele se ewuipara ao antigo Logan.
ExcluirAs notas foram invertidas. É de 99,9 do Etios? pesquisa real é a nossa do dia a dia. conversa com amigo, taxista, proprietário, etc... e não vejo ninguém elogiar. Apenas diz que é um carro simples , sem sal.
ResponderExcluir"conversa com amigo, taxista, proprietário, etc.."
ExcluirVc pelo jeito não entendeu. Vou desenhar: a pesquisa da Quatro Rodas reflete a percepção dos PROPRIETÁRIOS. Ok? Ficou claro, agora.
Muitos proprietários, milhares de proprietários.
Quem compra um trem deste só pode ser apaixonado pela marca, portanto ainda que seja feio vai dizer que gostou. De maneira geral 95% das pessoas acham o carro horrível. Portanto esta satisfaçâo se resume no seguinte:confiabilidade e boa mecânica.
Excluir"Que me perdoem as feias, mas beleza é fundamental". Etios Sedan? passo...
ResponderExcluirQuando a Toyota resolver dar aquele tapa no visual desse Etios aí as outras montadoras vão tremer!
ResponderExcluirA discussão [de baixa qualidade] sobre estética é o reduto dos ignorantes, dos losers e demais incompetentes.
ResponderExcluirÉ onde eles escondem suas limitações cognitivas, e podem espalhar suas micro-certezas imbecis, bastando para isso dizer: "é feio", ou, "não é bonito", ou, "sem graça" ou "sem sal"..
Quanto mais fútil a discussão, mais eles se animam a opinar....
Losers, gonna hate!
O Carlos adota a seguinte postura: "Discorda de mim? Então é loser, ignorante, sem cultura, baixa escolaridade, classe C, eleitor da Dilma..."
ExcluirTolerância e respeito, a gente vê por aqui.
Um amigo meu possui um Etios Hatch, e não reclama muito não. O que ele acha imperdoável é o painel, que de fato, é muito mal feito. Ele diz por exemplo, que é difícil visualizar o nível do tanque de gasolina, o que fez com que ele ficasse sem gasolina duas vezes. De resto ele elogia o desempenho, consumo e a suspensão. Quanto à manutenção, ele não sabe, pois o carro ainda não deu nenhum problema. Mas manutenção não é algo muito preocupante para quem possui carros da Toyota.
ResponderExcluirEu acho que o que mata nesse carrinho é não possuir uma versão automática. Abre o olho Toyota!
Houve boatos sobre uma versão automática do Etios, mas nada confirmado até agora. Acho que só virá na próxima geração, o que é uma pena.
Excluirmerecido, e um carro muito bom msm mas esse design e de doer la dentro msm
ResponderExcluirO design do Etios não me incomoda em absoluto. Só não gosto de algumas economias porcas: cintos sem regulagem de altura, macaco debaixo do banco do motorista e o horrendo painel "by Filizola". De resto, o carrinho é muito bom MESMO, um pequeno tanque de guerra.
ResponderExcluirQuem adquire o Etios, em média, realmente, deve encontrar o que procura, que deve ser confiabilidade e desempenho suficiente... Por isso ele o defende...
ResponderExcluirPois quem adquire um Etios, em média, não se importa tanto com as faltas de design do carro (e design não é apenas estética, é projeto, é funcionalidade...). Quando fui conhecer o carro, achei imperdoável a dificuldade de acompanhar as informações do painel, achei horrível a abertura do porta luvas, o posicionamento das saídas de ar, a economia até na abertura do porta malas, com apenas 1 haste... Enfim, há outros pontos que você acaba tendo que encarar diariamente... Pra mim, não passa...
Fico curioso como uma empresa consegue "acertar" na mecânica e "errar" em pontos tão simples, porém importantes para o conforto e a satisfação do público... Se tivesse um projeto melhor e por ser um Toyota, certamente venderia mais do que Uno, Gol, Palio, Up, Ka, Sandero, enfim, carros de marcas com "menos prestígio" que a Toyota no brasil. Faltou vontade e respeito à Toyota mesmo, pois um engenheiro recém formado com certeza conseguiria implementar soluções bem mais funcionais...
Mas respeito quem comprou, primeiro por que toda conquista merece respeito, segundo por que cada um tem as suas expectativas...
Tenho uma palavra para definir o Etios: HONESTO.
ExcluirSe a Toyota consertar algumas economias porcas na segunda geração, terá tudo para dominar o segmento.
É por aí Baghdad... Pecou em detalhes, mas são pontos que podem interferir sim na concepção do produto como um todo...
ExcluirComo os japas não dormem no ponto, certamente resolverão esses detalhes na próxima geração. A conferir.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDestaque para a presença do 208 e do Sandero no top 10 e a falta da Hilux. Ford Ranger melhor do que Toyota Hilux? Alguém explica?
ResponderExcluirA Toyota é a marca do setor automobilístico mais valorizada do mundo, conforme a Interbrand, que divulgou o ranking para o ano de 2015 (revista webmotors.com.br
ResponderExcluirEm 2' BMW
3' Mercedes-Benz...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirpow... se organizassem esse painel.... pelo menos...
ResponderExcluirPode chorar, quem critica o Etios tem que babar ovo das curvas e da telinha touch do HB20, Ford ka e Onix. Parte mecânica? pra que pensar nisso? Vai pesquisar quantos Onix tem vazamento de óleo com menos de um ano de uso? Vê se você encontra algum Etios com vazamento de óleo ...Vai pesquisar por "problema na suspensão traseira do HB20". Ou então problema no motor 1.0 do ford ka.
ResponderExcluirPartindo-se do princípio que é melhor casar com mulher feia pois ninguém quer e o custo de manutenção, seguro e etc são bem menores. Tá explicado o motivo de ser campeão....!!!!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.