O Peugeot 308 Griffe THP em sua linha 2016 ganha uma novidade importante para o mercado brasileiro: o motor 1.6 Turbo Flex, que agora passa a oferecer 173 cavalos @ 6.000 RPM e torque máximo de 24,5 Kgfm disponível entre 1.400 e 4.000 RPM. O preço exato ainda não foi divulgado, mas ficará em torno de R$ 85 mil reais (atualização - Preço R$ 82.990 reais - veja aqui).

Peugeot 308 Griffe THP 2016 Flex

O Peugeot 308 Griffe THP 2016 recebeu uma reestilização - que o tornou mais bonito - e os ajustes mecânicos - motor mais potente, câmbio com novas funções e suspensão recalibrada conferem mais prazer ao conduzir.

Peugeot 308 Griffe THP 2016 Flex

O motor ganhou 8 cavalos em relação ao mono combustível usado no modelo até então, enquanto a transmissão automática de seis marchas agora conta com dois modos de condução - Eco (prioridade ao consumo); Sport (melhora o desempenho e as acelerações), mas ainda fica devendo seletores de trocas de marchas manuais no volante.

Peugeot 308 Griffe THP 2016 Flex

Desempenho

Segundo testes da Revista Auto Esporte, o Peugeot 308 Griffe THP Flex 2016, com 1.328 Kg, acelerou de 0 a 100 Km/h em 8,7 segundos (mesmo tempo do modelo anterior) - número 0,2 segundo mais lento que o Audi A3 1.4 TFSI Flex Automático. Já a retomada de 80 a 120 Km/h mostrou melhora de 0,4 segundo, sendo feita em 5,6 segundos.

Peugeot 308 Griffe THP 2016 Flex

Consumo

O consumo, porém, decepcionou. Em cidade ficou em 5,9 Km/l de etanol, enquanto, em estrada, melhora para 9,9 Km/l - autonomia de 594 Km em ciclo rodoviário. A média fica em 7,9 Km/l.

Peugeot 308 Griffe THP 2016 Flex

O Peugeot do Brasil também promoveu aperfeiçoamentos na suspensão, para um melhor equilíbrio entre conforto e esportividade. Segundo os testes, as batidas secas sumiram e o carro filtra melhor as imperfeições do piso.

Itens de série

O preço de R$ 85 mil reais é elevado, mas o pacote de itens de série é bastante completo, contemplando itens como ar-condicionado digital com duas zonas de climatização, direção com assistência elétrica, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos revestidos em couro, sensor de chuva, acendimento automático de faróis nova central multimídia com tela sensível ao toque com capacidade de espelhamento de celulares Android e iPhone. No modelo topo incorpora também o GPS.

Volante muito grande

Peugeot 308 Griffe THP 2016 Flex

Apesar da atualização, há aspectos que mereceriam aperfeiçoamentos, como o volante de diâmetro excessivo para um carro de proposta esportiva, e ainda não conta com comandos multifuncionais.

Conclusão

O Peugeot 308 Griffe THP 2016 ganha a motorização flex - que tende a melhorar sua aceitação pelo consumidor, mantém o consagrado câmbio automático de seis marchas, e recebe uma reestilização que o deixa com ar mais contemporâneo, permitindo se posicionar melhor para enfrentar o VW Golf e o Ford Focus.

40 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Nesse preço iria de golf sem sombra de dúvidas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse preço só Golf manual e se demorar para comprar só vai encontrar com câmbio tiptronic e eixo de torção.
      Além de no Golf tudo ser opcional, esse 308 já vem com pacote fechado, não tem opcionais

      Excluir
    2. Mesmo assim, o Golf é um projeto muito mais moderno.

      Excluir
    3. Na Dúvida, então vc acha mais negócio comprar um Golf TSi com câmbio manual. eixo de torção e sem nenhum opcional do que esse 308 THP com câmbio automático, bancos revestidos em couro, ar-condicionado digital com duas zonas de climatização, direção com assistência elétrica, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, acendimento automático de faróis nova central multimídia com tela sensível ao toque com capacidade de espelhamento de celulares Android e iPhone, etc.. ???

      Excluir
    4. Golf Highline DSG mexicano com Multilik está sendo vendido por 85.000 reais 15/15.

      Esse peugeot aí tem eixo de torção na traseira, câmbio Tiptronic, além de ser um remendo de um carro de uma década...projeto arcaico.

      Golf 1.4 TSI DSG com Multilink espanca essa gambiarra aí em todos os aspectos, incluindo desempenho, consumo, acabamento, equipamentos, qualidade construtiva, comportamento dinâmico, dirigibilidade, estabilidade, segurança, etc.

      Excluir
    5. Golf Highline básico já vem muito mais completo que essa gambiarra:

      Motor 1.4 TSI, câmbio DSG, 7 airbags, Start-Stop, Esp + ASR + bloqueio do diferencial + Hill Holder + sensor de pressão dos pneus, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis, ar-condicionado digital dual-zone com saídas para os bancos de trás, retrovisor eletrocrômico, lanternas em Leds, iluminação interna em Leds, retrovisores rebativeis-aqueciveis e com iluminação para os pés, bancos esportivos em Alcântara, piloto automático, volante multifuncional com 20 botões e base achatada, Paddle shifters, computador de bordo completo, central multimídia com sensor de aproximação, porta Luvas refrigerado - forrado em veludo - iluminado - trancável, porta objetos revestidos, descansa braço regulavel na frente e atrás...

      Enfim...muito mais completo que esse peugeot gambiarra que não tem nem controles no volante (e direção anestesiada).

      Excluir
    6. Detalhe:

      Golf vem de série com sensores de estacionamento na frente e atrás com representação gráfica na central multimídia e função de curva.

      O Golf vem de série com freios com o sistema Multicolision Break, que freia o carro após uma batida (evitando outras).

      Enfim...THE VERY BEST.

      Excluir
    7. Hoje o golf highline automático já passou dos 91k, quando chegar o nacional por 85k somente o golf 1.6 msi, ou seja, muito melhor negócio do 308 thp.

      Excluir
    8. GABRIELCSFLORIPA,
      Não estava me referindo ao Golf nacional e sim ao Golf mexicano, esse é The Very Best.
      Abraços.

      Excluir
    9. Na atual conjuntura do Golf the Very Best mexicano, ainda acho o Golf mais negócio. Agora quando vir o Golf nacional abrasileirado com aumento de preço sem dúvida o 308 virará mais negócio. Podem apostar, quando o Golf virar nacional rapidíssimo que vem novo aumento.

      Excluir
    10. Esse 308 thp pode vir pintado de ouro e cravejado de diamantes mas será sempre um carro francês...mico!

      Excluir
  2. Renault e Peugeot (Citroën também, mas essa já patou) tem os comandos em hastes atrás do volante.
    Enfim, acho que não precisava recauchutar esse carro, precisávamos era da nova geração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nova geração vai beirar os 100 mil

      Excluir
    2. A nova geração não virá tão cedo devido ao alta do dólar.

      Excluir
    3. A nova geração não virá tão cedo devido ao alta do dólar.

      A nova geração será lançada no Brasil hoje, as 18 horas.

      Excluir
    4. A nova geração ou esse face-lift?
      Para mim nova geração é aquela vendida na Europa.

      Excluir
  3. As atuais gerações dos Peugeot 308 e 408 estão com desconto de 28% para pessoa jurídica.
    Eu estava procurando um carro acima de 1.0, faturado em PJ ou não, que ficasse abaixo de 50 mil (Ka, Prisma, Up TSi, etc ..). Ao consultar o Peugeot 208, o vendedor informou-me desse desconto para 308 e 408.
    Comprei um 308 1.6 com teto panorâmico, rodas 17", leds, ar dual-zone, retrovisor fotocrômico, etc .. por 47 mil (preço de tabela 66). Infelizmente o 308 THP não tem mais, mas o 408 THP sai por 63 mil (preço de tabela 88).

    ResponderExcluir
  4. Esse carro por 85 mil está com preço muito bom se comparado aos concorrentes, Golf TSi automático e Focus Powershift Titanium, ambos custando 90 mil.

    ResponderExcluir
  5. Esse volante ultrapassado destoa do conjunto.

    ResponderExcluir
  6. Por esse preço vc compra um Golf Highline Mexicano, ainda com o DSG7 e a suspensão Multilink.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas corram antes que acabem os estoques.
      Depois disso, a maravilhosa eixo de torção e TipTronic.

      Excluir
    2. O valor de tabela do golf highline já passou de 91k, quando chegar o nacional por 85k somente o golf 1.6 msi, nesta situação muito melhor negócio o 308 thp.

      Excluir
  7. O problema desse motor é o consumo, caramba é muito alto. O meu Golf faz quase o dobro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um THP e faz na cidade de 9 a 11 km/l, no máximo. Isso passando no tiptronic. Consumo alto, bem como o peso.

      Excluir
  8. Esse preço não é praticado. É possível encontrar 308 thp griffe 0km por 75k sem dificuldade!

    ResponderExcluir
  9. bom acredito que nesse preço sem chance
    ele esbarra no Golf e outros
    e se não me engano o 308 tem eixo traseiro de barra de torção
    o unico incoveniente é que se perde em estabilidade, o multi link da muita segurança numa curva, e um rodar melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em pouco tempo o golf terá a mesma suspensão traseira, e pior, por 85k somente o 1.6 msi, somente o highline irá manter o motor 1.4 turbo e ele hoje custa mais de 91k na tabela.

      Excluir
  10. Vai continuar na lanterna como sempre e o focus liderando.

    ResponderExcluir
  11. Vai ser um bom concorrente do golf nacional, mas pecando nos mesmos quesitos que é o cambio jurássico e o eixo de carroça.
    O Golf é superior em muitos aspectos porém é interessante colocar na balança a manutenção e reposição de peças, não conheço a Peugeot, mas sei que a manutenção da VW está pela hora da morte e a reposição de peças dos novos modelos está deixando muito a desejar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que é o cambio jurássico e o eixo de carroça.

      Esse cambio automático AISIN 6 marchas foi introduzido no mercado em 2009, e é um dos mais modernos do mundo. Tão moderno quando o ZF 8 da BMW, e até mais novo que o DSG6 e 7 da VW.

      Quanto à suspensão, é mesma usada no carro mais vendido do mundo: o Corolla, e a mesma usada no Golf Alltrack, que é o Golf não GTI e não GTD mais caro à venda na Europa e nos EUA.

      E é a suspensao usada no Peugeot 308 que acabou se ser lançado nos EUA, no Elantra e no I30. E no Megane RS, que é o carro mais rapido com tracao dianteira em NUrburgring,

      A quantidade de besteira que se escreve por aqui é inacreditavel. Esses manés deveriam pesquisar um pouco antes de falar tanta bobagem,

      Excluir
    2. Cambio AISIN AT6 é jurássico? O que é bom então, só Porsche PDK? Porque antes um AT6 sem histórico de quebras/travamentos que outros dupla-embreagem mal falados por aí.
      E o povo fala como se suspensão traseira por eixo de torção fosse a pior coisa do mundo... cheio de carro top e espotivo por aí que tem esse conjunto (Megane RS).

      Pessoal hj em dia só quer saber de super trunfo...

      Excluir
    3. olha só, concordei com o Carlos! (escrevemos simultaneamente hehe).

      Excluir
  12. o 308 thp nao perde em nada com o golf e tem a vantagem do seguro ser menos da metade do golf

    ResponderExcluir
  13. amigo onde conseguiu esse desconto pj de 28%? ja rodei as concessionarias e o desconto maximo foi 14%.

    ResponderExcluir
  14. Todos os carros tem prós e contra não existe o melhor existe gosto de cada um e isso tem que ser respeitado até a última ferrari que foi lançada a pouco tempo foi proibida de entrar nos EUA por perigo de pegar fogo em função da mangueira de combustível a Ferrari teve que rever seu projeto e solucionar o problema.

    ResponderExcluir
  15. Todos carros tem pós e contra as pessoas tem que escolher o carro em função do gosto pessoal e a condição financeira se até a ferrari com seu último lançamento foi proibida de entrar nos EUA por problema de pegar fogo na mangueira de combustível teve que reparar para voltar ao mercado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem