O Nissan Altima 2015 é um sedã de categoria grande no Brasil, enquanto nos EUA insere-se na categoria de médios, concorrendo com modelos como Ford Fusion e VW Passat. Nos EUA ele é vendido em versões com motor quatro cilindros 2.5l de 182 cavalos e V6 3.5L.
O modelo que mostramos neste artigo é uma versão de entrada, S, com motor 2.5L - mesmo conjunto mecânico do modelo vendido no Brasil.
O Nissan Altima mede 4,86 metros de comprimento, e um porta-malas de 486 litros - mas parece que tem mais, pois é realmente muito espaçoso, tanto no porta-malas quando na parte interna.
Já em termos mecânicos, o modelo com motor 2.5L de 182 cavalos e 24,3 Kgfm de torque, capaz de acelerar o sedã de 1.490 Kg de 0 a 100 Km/h em menos de 8 segundos.
E, de fato, o desempenho impressiona e parece até mesmo um carro com motor de seis cilindros - inclusive o barulho é bastante similar ao de um V6.
Esse motor está sempre associado a uma transmissão X-Tronic CVT automática. Trata-se de uma transmissão continuamente variável, e que, em geral, é criticada por ser monótona e ruidosa. Entretanto, na prática, o funcionamento é similar a uma transmissão automática convencional - com duas opções de "D" - D, e S, para funcionamento mais esportivo.
Com relação às críticas a respeito de monotonia, a verdade é só perceberá isso se prestar a atenção no motor com rotação quase constante e sem trocas de marchas. Outro ponto é o suposto ruído excessivo, algo que também não percebemos. No geral, o funcionamento desse Altima S 2.5 CVT é bastante suave, com suspensão macia e confortável.
Se o desempenho impressiona, com aceleração de 0 a 100 Km/h em 7,5 segundos, o consumo é bastante contido. Segundo o INMETRO, o Altima faz 11 Km/l em cidade e 13,1 Km/l em estrada. Já segundo o governo americano (fulleconomy.gov), o consumo é de 11 Km/l em cidade e 16 Km/l em estrada.
O fato é que o consumo impressiona também, sobretudo porque o tanque de 68 litros proporciona, em estrada, uma autonomia de mais de 1000 km.
Equipamentos
O Nissan Altima 2.5 SL vendido no Brasil tem preço sugerido de R$ 100 mil reais - menos que o S 2.5 vendido nos EUA (US$ 25 mil dólares com impostos), indicando que, no futuro, o preço do Altima pode subir.
Trata-se, sem dúvida, de um preço extremamente competitivo em face do nível de equipamento: piloto automático, bancos em couro, banco do motorista com regulagem elétrica, ar-condicionado dual zone automático, sistema multimídia com navegação por GPS, conexão Bluetooth e conectividade de áudio e um sistema de som de quatro alto-falante com um leitor de CD e uma tomada de entrada auxiliar. Faz falta apenas a conexão USB - inexiste no modelo S 2.5.
Segurança
O Nissan Altima 2015 vem de fábrica com freios ABS, controle de estabilidade e tração, airbags laterais dianteiros e airbags de cortina laterais, câmera de visão traseira, monitoramento do ponto cego, alerta-o tráfego transversal traseiro e aviso pista-partida.
Em testes de colisão do IIHS, o Altima obteve cinco estrelas para proteção global. No teste de impacto diagonal obteve classificação "aceitável" (segundo melhor).
Interior
O interior do Altima tem uma aparência geral simples, mas sofisticado, com construção aparentando qualidade. O volante tem três raios e uma tela de informações no motorista central ladeada por um grande velocímetro e tacômetro.
Os condutores e passageiros da frente de qualquer tamanho ou estatura conseguem facilmente acomodar-se com conforto, graças aos assentos "gravidade zero". Já no banco traseiro o conforto não é o mesmo, e o espaço para pernas não é dos melhores.
Comportamento dinâmico
O Nissan Altima 2015 é um sedan familiar agradável de conduzir. O motor de quatro cilindros fornece boa potência, em face da excepcional economia de combustível.
Concorrente - VW Passat
O VW Passat é um concorrente do Altima, com preços similares -um pouco mais baixo, começando em torno de US$ 21,5 mil dólares e chegando a US$ 35,5 mil no caso do SEL 3.5L.
O Passat adota um conjunto mecânico mais eficiente, com motor 1.8 Turbo de 170 cavalos, associado a uma caixa de transmissão automática convencional TipTronic de seis marchas. O consumo fica entre 12,7 Km/l em cidade e 18,7 Km/l em estrada.
Em termos estéticos o Passat vendido nos EUA tem um estilo próprio, diferente do modelo vendido na Alemanha, com um aspecto mais agressivo. O Passat tem linhas mais harmoniosas externamente, um aspecto interior mais sofisticado e um acabamento geral de melhor qualidade.
Vídeo - Nissan Altima 2.5
Conclusão
O Nissan Altima 2.5 é um sedã familiar bastante competente, que, ao preço de R$ 100 mil reais na versão 2.5 SL apresenta uma ótima relação custo x benefício.
Nissan Altima 2015: consumo, preço e impressões ao dirigir
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
A versão vendida no Brasil é a SL, que se difere por ter central multimédia, som da marca BOSE (esse eu não sei se tem na S) e alguma outra coisa que não lembro.
ResponderExcluirMas a nível de Brasil, é um ótimo custo beneficio, leva um carro super completo, de tamanho generoso, econômico, bem equipado e na faixa de preço de sedã médio.
Infelizmente é um carro esquecido no nosso mercado, mas que tem tudo para vender bem.
muito valente esse motor. gostaria de ver a curva de torque x potencia dele.
ExcluirÉ um Sentra bombado! Dizem que é muito bom. Mas tem ainda unidades 2013 encalhadas nas Css!!! Eu preferia juntar mais grana e levar um Fusion titanium com mogor 2.0 turbo.... Esse sim é um foguete!
ResponderExcluirO Sentra hoje continua sendo um dos melhores CxB.
E o Corolla claro o pior e o que mais vende.
Tem preço de corolla, desempenho de jetta, espaço de fusion e consumo de golf. É value of money como dizem os americanos, mas não vende aqui. Lá é o terceiro mais vendido. Depois dizem que o mercado é perfeito. Só pegaria porque não gosto de carros compridos.
ResponderExcluirNissan deveria ter trazido logo era o Altima V6 pro Brasil....
ResponderExcluirNão vende porque não é bonito
ResponderExcluirque carro econômico !!! fiquei surpreso pelo tamanho dele.
ResponderExcluirDiferente do Sentra, acho ele muito bonito. Não deve vender pela manutenção e seguro caros.
ResponderExcluirInterior medíocre para categoria do carro.
ResponderExcluirEspero seriamente que você tenha ou teve um para dizer isso.
ExcluirA importação desse carro foi descontinuada pela Nissan.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO que faz o passat em uma avaliação do sentra?
ResponderExcluirO que o Passat faz aí? Simples: mostra que é melhor em tudo: mais desempenho com menor consumo, mais espaço interno, melhor acabamento e visual muito mais lindo. E olha que esse passat ai nem é o novo, 2016, que é ainda mais lindo e bem acabado,
ExcluirO que faz o passat em uma avaliação do sentra?
ResponderExcluirACHO UM BELO CARRO, PORÉM DEVERIA VIR A VERSÃO 2016 EUROPÉIA. ALÉM DE MAIS BONITA TEM ALGO A MAIS...
ResponderExcluirUm Voyage bombado ou um carro de verdade? O mercado americano responde.
ResponderExcluirAluguei um Altima nos Estados Unidos por 13 dias, agora em dezembro. Era modelo 2015 e quando o peguei estava com pouco mais de 12000 milhas rodadas. Rodei quase 2000 milhas e achei o carro ótimo. Suspensão macia, não é barulhento e achei muito econômico (deve-se considerar que a gasolina de lá proporciona maior rendimento).
ResponderExcluirCompraria um desses sem medo.
O problema de venda da Nissan é simples: o número de consecionárias. Em todo o norte do RJ, e desde Niterói, só tem uma CC num buraco lá pelos confins de Niterói. Se fosse pelo menos ao lado de uma das rodovias movimentadas (BR 101 e Amaral Paixoto) e de fácil acesso para todo o norte-fluminense, estaria vendendo muito mais, só pra citar um exemplo. Eu mesmo já estaria com um Altima, mas a distância da consecionária desanima. Opto pelas marcas que tem na minha cidade, que são 13 revendas diferentes. Ou seja, tem todas as grandes marcas, menos Nissan.
ResponderExcluirO problema de venda da Nissan é simples: o número de consecionárias. Em todo o norte do RJ, e desde Niterói, só tem uma CC num buraco lá pelos confins de Niterói. Se fosse pelo menos ao lado de uma das rodovias movimentadas (BR 101 e Amaral Paixoto) e de fácil acesso para todo o norte-fluminense, estaria vendendo muito mais, só pra citar um exemplo. Eu mesmo já estaria com um Altima, mas a distância da consecionária desanima. Opto pelas marcas que tem na minha cidade, que são 13 revendas diferentes. Ou seja, tem todas as grandes marcas, menos Nissan.
ResponderExcluirNissan altima, melhor custo benefico da categoria dele aqui no brasil, pena que nao é mais importado mais aqui para o Brasil.
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