Uma pesquisa realizada pela consultoria CAUSE na cidade de São Paulo revela que apenas 30% dos paulistanos acham que os taxistas devem ser os únicos autorizados a fazer o transporte individual de passageiros. Esse é o mesmo percentual de pessoas contrárias à liberação da concorrência com aplicativos como o Uber.


Além do significativo apoio às novas tecnologias, chama a atenção também o fato de o percentual de apoio ao Uber não muda, independente da faixa etária, nível de escolaridade ou região da cidade dos entrevistados. “Trata-se de um apoio surpreendente”, analisa Leandro Machado, cientista político e sócio da CAUSE.

O estudo constata também que o percentual de pessoas que se dizem a par da controvérsia do Uber com taxistas é de impressionantes 70%, evidenciando grande interesse da população na questão.

Sobre a pesquisa

A pesquisa “Tempos Voláteis”, coordenada pela agência Cause, foi elaborada a partir de entrevistas pessoais aplicadas em domicílio a 1981 pessoas com mais de 16 anos, entre os dias 2 e 16 de setembro de 2015. A amostragem foi realizada com base em dados oficiais do IBGE e do Tribunal Superior Eleitoral, levando em conta a quantidade de eleitores da cidade de São Paulo e sua distribuição por sexo, idade e escolaridade nas cinco regiões do município.

Decisão sobre o Uber em São Paulo sai hoje

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, deve anunciar decisão sobre o aplicativo Uber na cidade de São Paulo hoje (08/10/2015).

33 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Eu uso o Uber aqui em Bh e funciona muito bem! Um grande avanço, acredito que a concorrência só faz bem a nos consumidores, se os taxistas estão infelizes então é só melhorar a qualidade do serviço. Simples

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em bh foi a melhor coisa que aconteceu... pois o que tem de taxi caindo aos pedaços e motoristas mau educados não esta escrito...

      Excluir
    2. Confirmo que o Paulo disse, em BSB é osso, a maioria é de Classic caindo aos pedaços, fedidos, sem ar condicionado e uma boa parte dos taxistas mal humorada... fora os preços que são bem altos. A livre concorrência só gera mais qualidade, conforto e tecnologia ao usuário final.

      Excluir
  2. O problema dos taxistas é que eles são acomodados.
    Você passa 10 minutos e vê cada pau velho sendo usado como taxi que é difícil acreditar.
    Uma vez vi um Classic que tinha até ferrugem na lataria mas estava lá, como taxi.
    Fora que tem taxista que fica com raiva se você pedir para ligar o ar condicionado, entre outras coisas.
    Agora que os taxistas estão todos cartelizados não querem largar o osso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Por exemplo, taxi que aceita cartão de crédito (com maquininha de cartão) é bem raro de encontrar.

      Outra coisa que taxista tem de ruim é a fama de ser "171". Os honestos geralmente são a exceção!

      Excluir
  3. O Uber deveria ser banido neste pais. Serviço de transporte publico é para empresas e/ou pessoas autorizadas e consequentemente habilitadas e treinadas para tal utilizando veículos vistoriados e equipados, com recolhimento de impostos.

    Esperem esse carros "prestadores de serviço" começarem a ficar velhos (em dois anos) sem vistoria alguma e qualquer um na direção.

    Tem que banir o Uber, espero que os PTralhas tenham bom senso desta vez.

    Não trabalho com frota de taxi, sou apenas um usuário frequente de taxi de aeroportos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando em táxi de aeroporto: diante de cartéis como a Guarucoop, sou totalmente favorável ao Uber.

      Seus motoristas chegam ao cúmulo de xingar e apressar quem atravessa as pistas do setor de desembarque, como idosos e mulheres carregando malas pesadas.

      Mas eu entendo o ódio deles: é gente esperta, que vai de ônibus ou deixou o carro nos estacionamentos vizinhos. Sinceramente, taxista faz jus à reputação.

      Excluir
    2. Ta brincando né, Uber é uma maravilha taxista a grande maioria é mau caráter, tenta pega um táxi a noite e pedir pra ligar o taxímetro aqui em Poa, vai acabar que tu vai ir em bora apé porque eles vão cobra o quanto querem num táxi velho sem nenhum conforto e se pedir pra bota uma mochila no porta mala já paga mais 10 reais

      Excluir
    3. No Rio de Janeiro, os taxistas passam dinheiro falso (mesmo golpe aplicado em Buenos Aires) e dão intermináveis voltas com passageiros que não conhecem a cidade. Sem falar nos taxímetros "turbinados". Há profissionais honestos, mas são minoria.

      Excluir
    4. IMPOSTOS?
      Você está de sacanagem.
      Taxista tem isenção de ICMS para comprar um carro, só paga uma taxa anual para a prefeitura que é pouca coisa e é isento de uma cacetada de impostos.
      Agora o motorista do Uber arca com tudo, paga os impostos normalmente e só por que não está cartelizado igual a taxista quer dizer que não pode funcionar?
      Você só pode ser taxista ou dono de uma frota de taxi, só está repetindo um textinho que vem sendo repetido o tempo todo por taxistas.

      Excluir
    5. Fora que tem um detalhe: taxistas são "habilitadas e treinadas para tal" mas são péssimos motoristas... Isso não quer dizer nada cara... Sou totalmente a favor do Uber por infinitas razões. Não dá pra comparar...

      Excluir
    6. Acredito que ele tenha sido irônico. rsrsrsrs

      Excluir
    7. Só para provar o que o Willian falou. Pegaram hoje em Porto Alegre um taxista acusado de sequestro relâmpago. No ano passado foi um acusado de estupro. E ainda tem gente que acha que é vantagem pegar taxi todos os dias em vez de carro. Só se for para quem gosta de ser ludibriado ou quem gosta de viver uma roleta russa. Táxi só se for para quebrar um ganho um uma emergência: é mesmo assim, olhal lá!

      Excluir
    8. Melhor coisa e a livre concorrência. Regulada pontualmente de forma isenta e não isolada.

      Excluir
    9. Taxistas parem de chorar e reclamarem, melhorem o serviço prestado. Quem só reclama e nada faz só demonstra que a sua forma ultrapassada e não confiante de servir aos munícipes continuará ruim. O Uber veio para ficar e quem ganha somos nós. Concorrência é saudável.

      Excluir
    10. Taxistas parem de chorar e reclamarem, melhorem o serviço prestado. Quem só reclama e nada faz só demonstra que a sua forma ultrapassada e não confiante de servir aos munícipes continuará ruim. O Uber veio para ficar e quem ganha somos nós. Concorrência é saudável.

      Excluir
    11. Pelo seu comentário, você não lêu, não entendeu nada a respeito do UBER. Se informe para dar opinião amigo!

      Excluir
  4. O Uber é a melhor coisa que apareceu no sistema de transporte brasileiro nos últimos anos.

    E é sintomático que apareceu sem a interferência de qualquer governo, estes que, quando colocam a mão em qualquer coisa, fazem besteira, e tem o dom de piorar tudo.

    O Uber é o triundo da competência e da liberdade de mercado contra o anacronismo de licenças de taxis.

    O Uber é fantástico. É um aplicativo que os próprios usuários fazem o rating dos serviços. E o cara que tem baixo rating é expulso, então cria um incentivo para o bom atendimento.

    Outra sacada fenomenal foi o lance do preço variável, que a acaba gerando disponibilidade de serviço de taxi em situações complicadas, como chuvas ou nevascas nos EUA.

    E tudo funciona perfeitamente, em livre negociacao entre ofertantes e demandantes, em a interferência das mãos incompetentes de burocratas petralhas estatais.

    O que deveria acabar seria o taxi, pois o Uber já mostrou que é melhor, mais barato, mais disponivel.

    É claro que o taxi nao vai acabar, mas o taxi tb se beneficia do Uber, pois eles terão que melhorar muito para poder competir.

    E quem fala que o Uber é ilega, tá falando besteira. O Uber não é serviço público. É serviço privado de transporte. O Uber não atende quem o chama na rua com sinal, e só isso o descaracteriza como serviço publico.

    E como o Uber é serviço privado, não precisa de licença.

    parabéns ao Uber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos,

      Transporte de pessoas (coletivo ou individual) é regido por Lei Municipal, é publico sim senhor, cuidado com desinformação. Locação de automóveis é outra coisa, precisa haver um contrato entre as partes, e o Uber é nem um nem outro, pura picaretagem que não recolhe impostos, sonegação.

      Excluir
    2. Com a devida venia, caro Eddie, discordo totalmente.

      O Uber não é transporte público. E isso é arqui evidente, pois, caso o fosse, poderia-se chamar um Uber a qualquer momento na rua, bastando fazer um aceno, como acontece com os taxis.

      O Uber não funciona assim. É um transporte PRIVADO entre duas partes, e que, inclusive, tem um contrato assinado entre as partes, porém esse contrato é assinado digitalmente, por meio do aplicativo. Aliás, tanto tem o contrato, que há o pagamento.

      E, sim, o Uber recolhe impostos, até mais que os taxistas. Os carros do Uber não são isentos de IPVA e nem de ICMS como os taxistas. Ou seja, os carros do Uber pagam muito mais impostos que os taxis.

      E a renda dos motoristas de Uber [e taxada normalmente como Imposto de Renda, via IRPF, ou pelos impostos normais, caso use uma pessoa juridica.

      Enfim, Uber paga mais impostos, cobra menos, oferece serviço melhor. Isso é mercado!

      o que precisaria, sim, é estender os benefícios fiscais dos taxis para o Uber, isso sim, pois o uber ja mostrou que é bem superior ao serviço de taxi,

      Excluir
    3. Caro Carlos,

      me refiro a ISS, imposto municipal incidente sobre prestação de serviço de transporte.

      Excluir
    4. Pela primeira vez na vida vou ter que concordar com o Carlos

      Excluir
    5. Eu nunca vi um povo pra gostar de pagar imposto, surge algo novo, o cara já quer pagar imposto ou exigir que se pague imposto, é muita agonia pra isso!!! Nem metade dos impostos são revestidos em benefícios a população e ainda querem mais e mais? Menos estado, menos imposto!!!

      Excluir
    6. Primeira vez na vida que concordo com o carlos!

      Excluir
  5. Essa profissão está prestes entrar em extinção, pois em poucos anos os carros autônomos dominarão as ruas.

    ResponderExcluir
  6. Nosso querido prefeito de São Paulo já esta achando uma maneira de liberar o Uber e ganhar uma boa grana em cima. Vai cobrar a licença. Pronto. Agora segundo a prefeitura fica tudo regulamentado e seguro para o usuário. Aff.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou totalmente a favor desse aplicativo, agora obriga-los a usar placa vermelha é sacanagem...!!!!

    ResponderExcluir
  8. Ninguém que use táxi, ainda que eventualmente, tem como ser contra o Uber, pois conhece as mazelas: carros velhos e fedidos, motoristas mal educados, direção imprudente, falta de cordialidade, má vontade pra ligar ar-condicionado (já vi taxista inventando que tava quebrado), tarifa extra pra levar bagagem, tabelas que surgem só ao final da corrida indicando um valor maior que o do taxímetro, falta de taxis nas ruas, recusa a fazer percursos menores, mau caratismo de enganar os turistas, ouvem a músicas que querem na altura que querem, a lista é interminável. Taxista em geral te atende como que está fazendo um favor. Quero que morram de fome. E pra quem é exceção, pra quem trabalha direito, sempre haverá mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem falar noutros comportamentos muito estranhos. Resido num bairro nobre de SP, taxistas já fizeram comentários do tipo "Mas você mora aqui, nesse bairro de bacana?" ou "Tá podendo, doutor!". Resultado: desço a dois quarteirões de casa, pois não quero que esses sujeitos saibam onde moro.

      Excluir
    2. E o pior, os taxistas dirigem de forma imprudente!

      Excluir
  9. Táxi só em último caso. Espero que o Uber se firme.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem