O Hyundai Santa Fé é um SUV de grande porte oferecido no mercado brasileiro. O modelo que mostramos neste artigo é um exemplar da geração anterior, equipado com motor quatro cilindros 2.4L e tração 4x2 e 78.000 quilômetros rodados.
Este modelo do Hyundai Santa Fé não é mais vendido, já que foi atualizado em 2013 (veja novo modelo clicando aqui). Dessa forma, um veículo como este só pode ser encontrado no mercado de usados - e, por ser um SUV, importado, e, portanto, com custos de manutenção mais elevados, exige bastante cuidado na aquisição.
O exemplar que testados está surpreendentemente novo para um modelo com quase 80.000 Km. Não se ouve ruídos de peças de acabamento ou mecânicas soltas, com o carro exibindo firmeza e solidez típicas de carros mais novos.
O interior também apresenta boa aparência, com os revestimentos em couro (originais de fábrica) em excelente estado de conservação, indicando que se trata de um carro com acabamento feito para oferecer grande durabilidade.
Em termos de itens de série, este modelo oferece bancos dianteiros com ajuste elétrico, revestimento interno em couro, ar condicionado digital dual zone, partida com chave presencial e botão start, freios ABS com EBD e BAS, Hill Holder, ESP (controle eletrônico de estabilidade), duplo airbag frontal, vidros elétricos com função one touch em todas as portas, sensor de chuva e sensor crepuscular.
Além disso, o modelo oferece retrovisores rebatíveis eletricamente, travas e retrovisores elétricos, retrovisor interno eletrocrômico com câmera de ré no retrovisor, sistema de som com leitor de CD, faróis de neblina, saída de ar condicionado para os passageiros traseiros.
Opcionalmente este modelo podia ser equipado com central multimídia com navegação por GPS, Bluetooth, e teto elétrico, mas o modelo testado não dispõe desses recursos.
Interior
O grande destaque do Santa Fe é seu espaço interno, resultado direto de suas grandes, e pouco práticas, dimensões externas: 4,66 metros de comprimento, 2,7 metros de entre-eixos, 1,89 metro de largura e 1,72 metros de altura.
O resultado é uma abundância de espaço interno, capaz de acomodar com conforto até cinco adultos, mesmo adultos de estatura elevada.
E acomoda também seus bagagens, já que o porta-malas, sem cobertura, tem capacidade de 969 litros.
Consumo
O Hyundai Santa Fe 2.4 pesa cerca de 1.660 Kg, e, sendo impulsionado por um motor 2.4 com transmissão automática, o consumo acaba sendo prejudicado.
Segundo dados do governo americano (fulleconomy.gov), o Santa Fe 2.4 consome 8,5 Km/l de gasolina em cidade e entre 10,6 e 11.9 Km/l em estrada. Esses dados, porém, referem-se ao consumo com gasolina vendida nos EUA.
No Brasil, rodando com gasolina de 27% de etanol, o motor mantém-se suave, evidenciando que está adaptado para esse tipo de mistura, mas o consumo é bem mais elevado.
Em nosso percurso padrão, onde um Golf 2.0 Automático obteve 9,6 Km/l, um Civic EXR 2.0 registrou 9,2 Km/l, e um Up! TSI 16,1 Km/l, o Santa Fé não passou de 7 Km/l de gasolina.
De qualquer forma, o tanque de 75 litros permite uma autonomia de mais de 500 Km/l em cidade.
Desempenho e comportamento dinâmico
O motor 2.4 de 182 cavalos com transmissão automática está adequado à proposta do modelo. Segundo dados da Revista Motor Trend, o modelo acelera de 0 a 96 Km/h em 10,6 segundos. Segundo dados oficiais, chega a 100 Km/h em 10,7 segundos.
Em nossa avaliação fica claro que o motor sofre para chegar a 100 Km/l, mas o ótimo câmbio automático, de trocas suaves e rápidas, faz bem o seu papel e consegue entregar uma boa agilidade ao modelo.
Entretanto, por ser um modelo de grande altura e com elevado centro de gravidade, o Santa Fé não transmite muita segurança em curvas. Fica claro que não é um carro para se abusar em estras, pois a carroceria oscila bastante e qualquer abuso pode comprometer a condução.
Nesse contexto, consideramos que a opção pelo motor 3.5 V6 só faz sentido se o consumidor desejar e precisar da tração integral 4x4 - só oferecida no modelo com motor mais potente.
Vídeo - Hyundai Santa Fe 2.4 Automática 2012
Conclusão
O Hyundai Santa Fe 2.4 2012 tem preço de mercado, segundo a Tabela Fipe, de R$ 69.558 reais.
Sendo assim, trata-se de uma opção interessante para quem precisa de amplo espaço interno, e consegue um modelo como o mostrado, que está em excelente estado de conservação, mesmo com a quilometragem já relativamente avançada.
Hyundai Santa Fé 2.4L 2012 usado: teste, consumo, preço
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Meu irmão tinha uma igual a essa (vendeu há um mês, com 40 mil km), mesma cor e ano (2012) - não tinha os bancos em couro dessa da reportagem, porém tinha a tela com GPS e câmera de ré. Essa 2.4 de 4 cilindros anda bem, e é mais econômica que a 6 cilindros.
ResponderExcluirÉ um ótimo carro, confortável para viagens, espaçoso (porta-malas gigante, e deitando os bancos traseiros, fica um espaço enorme). E o carro é bem completo. Anda bem no asfalto e em estradas de terra.
Acho um bom custo x benefício pra quem procura um SUV espaçoso e completo. E ainda estão em garantia de fábrica (de 5 anos da Hyundai) se o proprietário fizer as revisões em dia na css. Já uma nova (que tá linda) sai por R$ 130.000,00 a 5 lugares e R$ 180.000,00 a 7 lugares top (essa tem até teto panorâmico - show de bola).
*Corrigindo: 150 mil reais (e não 130 mil) a versão 5 lugares num anúncio da css.
ExcluirNa verdade a Santa Fé 5 lugares custa R$ 170 mil, isso é a versão de entrada, a top está R$ 190 mil.
ResponderExcluirBem, esse carro até tinha um bom custo antes, hoje os preços estão a lá Toyota.
Rafael, Num anúncio da Caoa, vi a 5 lugares anunciada por 150 mil (e não 130 mil como escrevi acima) e a 7 lugares por 180. O que é bem elevado.
ExcluirBom custo x benefício, eu acredito, ter essa usada ano 2012 por 69 mil (tabela Fipe).
Eu também acho a Santa Fé um dos melhores SUV a m beleza, realmente está muito bonita, mas com o preço dos importados e a ganância da CAOA fica difícil, o Santa Fé de entrada já é mais caro que um Outlander V6 Top de linha.
ExcluirRafael, vi uma Santa Fé dessas novas com teto panorâmico e bancos em couro marrom. Linda demais. Outra que tá muito bonita é a nova Kia Sorento. Mas o preço é outra paulada. Na faixa dos 180 mil também.
Excluirbom duas coisas:
ResponderExcluirna cidade ele toma todas, duvide alugue um e ande o dia inteiro e veja por si só
e quando passa em irregularidades, parece que vai desmanchar, também tire a duvida e ande nas buraqueiras de nossas cidades
Agora no asfalto liso, fantastico
Ah não va na css
ai vc é assaltado
por 70mil prefiro comprar PELO MSM VALOR um bmw serie 1 2012 ou 2013
ResponderExcluirFaz muito sentido sua comparação, saio para comprar uma moto custom e volto com uma scooter, está no mesmo nível de comparação.
ExcluirEsses suvs Hyundai são bem honestos no custo beneficio, pega uma Hilux, um corollão com refinamento de uma Kombi, faz uma curva fechada parece que a roda da frente vai cair.
Daqui a pouco aparece alguém falando que o Up é melhor....rsrsrsr
ResponderExcluirSanta fé 09/10 com 161mil km será que compensa ? Pela alta km estou com receio de ter que mecher no motor
ResponderExcluirSanta fé 09/10 com 161mil km será que compensa ? Pela alta km estou com receio de ter que mecher no motor
ResponderExcluirSe tiver boa de motor e cambio, pode pegar sem medo, excelente carro, eu tenho uma e posso dizer, só que não é carro para o dia a dia, só passeio, pois gasta bem, mas o conforto e segurança compensa tudo.
ExcluirTenho um mondeo 2002 agora em 2016 faz 2 anos que comprei esta com 150 mil km bem conservado de um senhor cuidadoso, é um carro com mesmo motor do fusion ate hoje é vários outro da ford, Duratec 2.0 , custava quando lançado 109 mil hoje vale 20 mil e não troco por nenhum zero pela excelência e exclusividade que tem , como ar e som exclusivo para o passageiro entre outras coisa piloto automático e por ai vai, ou seja pode comprar , e ficar muito e muito tempo , principalmente se a opinião dos donos baterem com o que vc espera de um carro, inclusive no meu caso o mondeo na Europa teve continuidade ate hoje e é o fusion 2015 do Brasil e EUA e não tem alguns itens que sitei.
ResponderExcluirTenho um mondeo 2002 agora em 2016 faz 2 anos que comprei esta com 150 mil km bem conservado de um senhor cuidadoso, é um carro com mesmo motor do fusion ate hoje é vários outro da ford, Duratec 2.0 , custava quando lançado 109 mil hoje vale 20 mil e não troco por nenhum zero pela excelência e exclusividade que tem , como ar e som exclusivo para o passageiro entre outras coisa piloto automático e por ai vai, ou seja pode comprar , e ficar muito e muito tempo , principalmente se a opinião dos donos baterem com o que vc espera de um carro, inclusive no meu caso o mondeo na Europa teve continuidade ate hoje e é o fusion 2015 do Brasil e EUA e não tem alguns itens que sitei.
ResponderExcluirQueria tirar uma dúvida onde eu moro tem uma rampa muito ingrime e a santa fé pena demais pra subir devido ao peso...Patina muito...Será q posso acionar o 4x4 para subir ou vai danificar
ResponderExcluirOh 4x4 foi feito p isso,pd usar!
ExcluirUma RAV 4, Toyota, com 200.000 e manutenção regular é nova de motor, de tudo, COM MANUTENÇÃO REGULAR, TODOS OS ÓLEOS POSTOS NA QUILOMETRAGEM INDICADA, não quebra, 4x4 permanente, econômica com pódio, alta octanagem. Coreano?????
ResponderExcluirQual o consumo da Santa fe 2012 2.4 na BR? Alguém que tenha ou já teve pode me tirar essa dúvida pois viajo muito e estou querendo comprar .
ResponderExcluirTenho uma 2011/2012, na rodovia o consumo é aproximado de 9,5 km/litros com ar ligado.
ExcluirRAV4 2.4 com câmbio de 4 velocidade bebe menos que a santa fé
ExcluirQual o consumo da Santa fe 2012 2.4 na BR ? Alguém que tenha ou já teve esse modelo pode me tirar essa dúvida.
ResponderExcluirEu tenho uma 2012 motor 2.4 com 64 mil rodados da 9 na br andando no sapatinho comprei tem 3 meses estou muito satisfeito se troca algum dia vai ser por outra
ResponderExcluirCarro excelente muito satisfeito com o desempenho na estrada um carro deste tamanho e pesado não consome muito coNorton total.
ResponderExcluirEstou vendo uma 2012 com 55.000 km por R$ 52.000,00 único dono o que vcs acham?
ResponderExcluirDa uma olhada na 3.5, o motor é um canhão e o consumo dela é bem parecido com a 2.4, só que aí é 285 vc vs 180
ExcluirTá de graça se for completa.
ResponderExcluirCompre sem medi de ser Feliz, tenho uma 2012 está com 104 mil, parece nova!
Qual oleo de motor indicado?
ResponderExcluirEstou querendo entrar de cabeça numa SUV 4x4. Idéia é usar para viajar e pegar uma estradas de terra, nada muito bruto.
ResponderExcluirOlhei a Santa fé 3.5 2011 e
ecurti bastante.
OEstou com duvida entre ela, Outlander e Forrester XT, todas 2010, 2011.
Oque vcs acham?
Bom dia, mas qual o consumo de estrada com trânsito normal com a versão 2.4 2012...!?
ResponderExcluirFavor quem pode ajudar se colocar gás que vocês acham na 3.5 Beleza
ResponderExcluirEu particularmente não faria isso. Seus custos de manutenção irão aumentar.
ExcluirA Minha na cidade faz 4,2 km por litro um consumo absurdo. Ja na estrada 10 km por litro.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.