O colecionador de automóveis antigos Reginaldo de Campinas publicou em seu site (clique aqui para acessá-lo) sua nova descoberta: um Ford Escort XR-3 1985, com apenas 955 quilômetros rodados - carro 0KM, plásticos originais nos bancos e carpetes, e parado desde que seu proprietário morreu, em 1985.
Segundo o site, o carro foi adquirido janeiro de 1985, mas o proprietário original faleceu em um acidente no Pantanal, e o irmão não deixou que o carro fosse vendido. 30 anos depois o irmão morreu e o empresário de Campinas comprou o carro e o lavou, revelando estar em estado inacreditavelmente novo - talvez este seja o Escort XR-3 da primeira série mais novo que exista.
As imagens exigem com precisão as linhas esportivas do hatch esportivo da Ford - que permeou, junto com o VW Gol GT 1.8 - os corações e mentes dos jovens dos anos 80 de 90.
O Ford Escort XR-3 adotava um motor quatro cilindros CHT 1.6, movido exclusivamente à álcool, que, com a ajuda de um carburador duplo Weber 40, atingia 82,9 cavalos @ 5.600 RPM e torque máximo de 12,8 Kgfm @ 4.000 RPM.
Esse motor estava associado a uma transmissão manual de cinco marchas, e o conjunto conseguia acelerar o hatch de 934 Kg de 0 a 100 Km/h em 14,34 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 165 Km/h, segundo teste da Revista Quatro Rodas.
O consumo de etanol, em cidade, era de 8.02 Km/l, enquanto em estrada, vazio, atingia 11.69 Km/l - nada mal para um esportivo.
Estética chamativa - interior luxuoso
O que mais chamava a atenção no XR-3, porém, era sua estética ostensiva, com quatro faróis de neblina na dianteira, uma série de adereços aerodinâmicos - incluindo um enorme aerofólio traseiro em borracha, e rodas de liga-leve de 14 polegadas montadas em pneus de perfil baixo.
Completava o visual o teto solar de acionamento manual, que abria na função basculante, ou entrava dentro do teto.
O interior não deixava por menos, e era uma combinação de luxo, requinte, esportividade e tecnologia.
A esportividade estava nos bancos esportivos, volante de diâmetro reduzido e nos adereços vermelhos na decoração, mas o luxo chamava a atenção nos revestimentos aveludados, o painel completo, com ar-condicionado e itens vistos somente em carros importados, como vidros e travas elétricas.
O Escort XR-3 era reconhecido também pelo ronco do escapamento, abafado, e específico do modelo.
Conclusão
Um Escort XR-3 como esse exemplar do empresário de Campinas, de fato, não tem preço. Quem tem não vende, mas pelo menos libera fotos na Internet e, em breve, um vídeo em seu canal do Youtube (clique aqui para acessá-lo), para que possamos apreciá-lo.
Fonte e fotos: Reginaldo de Campinas Mais fotos - clique aqui
Ford Escort XR-3 1985 é encontrado 0KM abandonado
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Eu, que vivi nesta época, a cor poderia ser a lendária AZUL MINERAL....este sim não teria preço ! ! !
ResponderExcluirTive um '86 desse, azul mineral. Aqueles bancos Recaro eram maravilhosos, e mesmo a álcool era econômico: 9 Kms/l na cidade e 14 Kms/l na estrada.
ExcluirE tinha ar condicionado mas não tinha o teto solar. O reservatório de água do lavador era aquele monstro que ficava no lado esquerdo do carro e ainda tinha esguicho para os faróis. Acho que levava mais água do que o radiador...rs
ExcluirSensacional esse XR, nem tem o que falar, apenas faltou a tampa de alumínio fundido no cabeçote, pode ter sido subtraida ao longo desse tempo por ser algo tão desejado. Parabéns pelo belo carro.
Excluira tampa de aluminio só saiu no 84
ExcluirNunca houve banco recaro na linha mk3, estes bancos passam a ser utilizados nas últimas gerações do mk4, acho que confundiram. Tive vários Escorts XR3 desde 1986 até 1993, todos Zero Km e me lembro muito bem.
ExcluirEstou resturando um Escort L do mesmo ano, ou melhor colocando os acessorios originais da epoca e adicionando o batente do xr3 e o esguicho. Esta inteiro só refiz pintura e couro dos bancos que por um descuido o cachorro rasgou, pois meu tio faleceu e o carro ficou um ano parado na garagem, tempo suficiente pro dog fazer um estraguinho na pintura e exterior. Carro esta do naipe do da foto.
ExcluirNa minha infância e adolescência eu era doido por esse carro, fico feliz por existir um modelo tão cuidado com essa idade.
ResponderExcluirFaltou falar do acabamento soft touch. Aliás, nesta época, a Ford era sinônimo de conforto e bom acabamento!
ResponderExcluirVerdade. Ford era referência nisso, especialmente nos Escort e Del Rey Ghia.
ExcluirJá hoje... É pra chorar.
E choro diariamente, pois tenho um Ka 2011, de acabamento sofrível.
ExcluirPois é.... Choro diariamente, pois tenho um Ka 2011 e é sofrível o acabamento... Mas e o que temos pra hoje ne?kkkkkkk
ExcluirE choro diariamente, pois tenho um Ka 2011, de acabamento sofrível.
ExcluirO que matou a Ford foi a Autolatina. A aliança com a VW.
ExcluirAndres não fala isso não...minha belina 90 com motor AP, toda original e muito boa de mecânica da um show na maioria dos carros atuais, precisa ver quando pego a estrada e na parada vem um dono de honda (que ficou no vácuo) para ver a belezura!!!
ExcluirVixi, quando eu tinha uns 6 anos de idade já sonhava em querer ter um Escort desse modelo aí, só que azul!
ExcluirA Ford se deu bem no caso da belina com o motor AP. Já os gols com o cht...Kkkkkkkkkkkkkk
ExcluirGol 1.0 e 1.6 CHT e o Escort Hobby CHT 1.0 são tristes em desempenho! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirBoa noite venho aki só pra dizer que tenho um escort hobby 94 sou oo quinto dono e estou vendo que vou ser o último também kkkk
ExcluirNão vou me desfazer dele nunca pois ele nunca
Me deixou na mão
Boa noite venho aki só pra dizer que tenho um escort hobby 94 sou oo quinto dono e estou vendo que vou ser o último também kkkk
ExcluirNão vou me desfazer dele nunca pois ele nunca
Me deixou na mão
Tinha que ter incluído a foto antes da lavação.
ResponderExcluirFui no link do Marcelo de Campinas (logo acima) e lá tem as fotos do Escort antes da lavação, vale a pena dar uma olhada.
ExcluirApesar de não aparentar ter o a/c descrito na matéria, só tenho uma coisa a dizer, MARAVILHOSO!!!
ResponderExcluirEra bem raro um XR-3 1985 com ar, também não percebi o equipamento no cofre do motor e nos comandos localizados no painel. Mas é um acontecimento incrível, sem dúvida.
Excluiressa noticia me surpreendeu, ja e raro encontrar algum escort dos anos 90 oq dira esse XR3 1985 em excelente estado de conservacao, me lembrei de um GL 1.6 cinza bristol 89 q minha mae teve de 94 a 2002
ResponderExcluirAchava bem bacana essa versão XR-3 do Escort. A Volkswagen com os Gol GTS e GTi e a Chevrolet com o Kadett Gsi. Esses carros sim, tinham um ar esportivo.
ResponderExcluirEsse Escort é uma raridade mesmo. Aqui, em Porto Alegre, tinha um Gol CL 1.6 ano 1988 com apenas 3 mil km originais para venda numa loja. Lembro também de uma concessionária Volkswagen que fechou na cidade de Estrela-RS, e o proprietário ainda mantém alguns carros daquela época que nunca rodaram. Link pra quem tiver interesse:
https://www.youtube.com/watch?v=S63ecXwslas
Uma verdadeira cápsula do tempo. E destaque para o excepcional acabamento da Ford à época.
ResponderExcluirExatamente. Tive um Escort GL 88 que mesmo depois de bem rodado, o acabamento praticamente não batia nada.
ExcluirHoje, sem chance de voltar a ter um Ford...
MARAVILHOSO !!!! Meu primeiro carro foi um 1986 Azul Mineral....Me lembro de algumas fotos de Airton Sena dirigindo um desses na Europa. Parabéns ao Reginaldo e ao Blog pela matéria.
ResponderExcluirObrigado Newton
ExcluirMARAVILHOSO !!!! Meu primeiro carro foi um 1986 Azul Mineral....Me lembro de algumas fotos de Airton Sena dirigindo um desses na Europa. Parabéns ao Reginaldo e ao Blog pela matéria.
ResponderExcluirEsse Reginaldo de Campinas tem umas belas raridades no site dele.
ResponderExcluirEsse Scort está praticamente zero, quem comprar ele vai ter uma bela peça para ostentar na garagem.
Que saudade dessa época. Meu primeiro carro foi um Escort L 1984, branco. Álcool e absurdamente econômico andando na boa.
ResponderExcluirGanhei o carro em 1986 quando completei 18 anos. Tratava-o a pão de ló.
Meu sonho era um XR3 desses, mas eu queria o Vermelho Rosso, que saiu nos modelos 1984 e 1985 e depois foi modificado em 1986 para um vermelho um pouco mais fechado.
Motorzinho CHT que tinha o barulhinho característico de máquina de costura, que era das varetas de acionamento das válvulas. O comando era lateral, no bloco.
No meu Escort L eu coloquei esse volante do XR3, que tinha uma pega excelente.
Esse XR3 andava bem menos que o Gol GT, mas era um luxo só para a época. Acabamento mais bem cuidado, várias partes do interior do carro em acabamento macio. Quandoi saiu o 1987 então, foi um show. Pra mim o mais bonito deles.
A Ford arrebentava no acabamento nessa época. Meu pai tinha um Del Rey Ghia 1986 e era show.
Um desses aí vale ouro mesmo.
Essa potência aí não está equivocada não? A Ford divulgava 86 cv na época.
abraço,
Marcelo Schwan
Estou resturando um Escort L do mesmo ano, ou melhor colocando os acessorios originais da epoca e adicionando o batente do xr3 e o esguicho. Esta inteiro só refiz pintura e couro dos bancos que por um descuido o cachorro rasgou, pois meu tio faleceu e o carro ficou um ano parado na garagem, tempo suficiente pro dog fazer um estraguinho na pintura e exterior.
ExcluirNa verdade são 2 faróis de neblina embaixo e 2 faróis de longo alcance em cima " conhecidos como faróis de milha
ResponderExcluirSim, e esses redondos tinham uma alcance de 250 metros, na estrada era uma maravilha.
ExcluirSó tinha um ponto fraco que o que segurava-o na capa plástica era um "dente" frontal, que com pequena batida quebrava e deixava o farol pendurado...rs
Esse escort está lindão e muito conservado. Daqui a um tempo valerá fortuna, e virar carro de museu. Essas fotos foram um verdadeiro túnel do tempo. Hoje está muito difícil encontrar essas raridades nesse estado. Bom lembrar da época em que a ford fazia bons carros. Hoje, infelizmente, a qualidade de seus carros tem caído.
ResponderExcluirEu tive um....!!!! Era muito lindo...!!!! Carrão.... Saudades.!!!!! Esse colecionador tem uma jóia...!!!!
ResponderExcluirSó queria saber como foi feito para regularizarem um carro com 30 anos de papeis atrasados
ResponderExcluirPensei a mesma coisa. Não foi emplacado? Compro emplacar hoje?
ExcluirEu vi as fotos dele empoeirado no Facebook.
ExcluirEle está com placas amarelas ainda.
Abraço,
Marcelo Schwan
Só precisa pagar os últimos dois anos dos documentos atrasados
ExcluirSó precisa pagar os últimos dois anos dos documentos atrasados
ExcluirMais rápido que o Renegade. kkkkkkkk
ResponderExcluirMaravilha. Sonho de consumo na minha juventude, mas honestamente não me atrai mais. O acabamento podia ser sofisticado para a época, mas os carros daquele tempo eram uma droga perto dos de hoje. Inseguros, com folgas, rapidamente portas batendo, vidros elétricos que não funcionavam, painel barulhento e por ai vai. É um erro querer compara-lo com um modelo popular hoje em dia, ele era top e deve ser comparado com um sedã médio. Não tenho saudades, apenas um leve saudosismo do meu Passat TS, mas quando entro em um carro atual, a saudade passa rapidinho.
ResponderExcluirVocê está se referindo aos VW de Hj não ta nao? Inseguros, com folgas, rapidamente portas batendo, vidros elétricos que não funcionavam, painel barulhento e por ai vai... so pode ta falando dos VW atuais kkkkkk
ExcluirMas o acabamento da Ford na época era muito superior às outras. Pra quem conhece a Ford dos anos 2000 é difícil acreditar, mas era mesmo.
ResponderExcluirShoww, meu pai teve um preto, não batia nada mesmo com 7 anos de uso, o KA que tive me 2010, com um ano parecia uma batedeira, saudades da época que Ford fazia carro bem acabado
ResponderExcluirMeu primeiro carro foi um escort 1.6 GL preto a alcool muito bom, lembro como hj foi a maior alegria naquele momento, ai os tempos passaram, a ford tirou o escort de linha colocando o focus em seu lugar, mais ainda acredito que um dia o escort vai voltar para o brasil, ja tem na china ai quem sabe ele pode ate aparecer por aqui.
ResponderExcluirCara, que belezinha.
ResponderExcluirCarro de sonho de muitos, hoje é um clássico nacional na mesma categoria do Gol GTI e Kadett GSI, há ainda a versão conversível desse XR-3 e do Kadett, mais raros ainda. Parabéns ao Car.Blog pelo belo artigo.
ResponderExcluirEsqueceram de falar do PASSAT POINTER 1.8 com banco recaro, tive um, excelente carro!
ResponderExcluirMeu esposo tem um na garagem. Achei o primeiro carro dele e restaurei, XR3 preto 85. Ficou lindo e original! Entreguei no aniversario de 48 anos.
ResponderExcluirE o motor? Pouco rodado, mas está bom? Já que ficou muito parado?
ResponderExcluirSou fã do Escort até hoje. Tive um XR3-89, motor AP e mais outros três, todos muito bons e nada daqueles mitos ruins sobre o modelo.
ResponderExcluirO Escort voltou a ser fabricado em 2015 na China e deve vir para o Brasil em 2016. A Ford errou em tirar essa marca do mercado em vez de preserva-la em cima do Focus.
..e tem mais novidade em breve. .outro xr3 84..preto. .com 000170 km...simplesmente okm..
ResponderExcluirSilvio, exatos 00167km
ExcluirNo site neste link http://reginaldodecampinas.com.br/raridades/escort-xr3-1984-0km-sem-uso-598 tem as fotos tem o antes e depois...
ResponderExcluirCesar Lima possuo um FOCUS 2009 comprei
ResponderExcluirzero e estou muito feliz com ele até hoje e não pretendo troca lo por enquanto muito bom o carro!!
É dos melhores carros nacionais.
ExcluirEu sei onde tem dois em curitiba muito mais conservados que esse ai, um com 7 km rodados... e pasmem, a placa é AAA-0001, a primeira 3 letras
ResponderExcluirMuito mais conservados? O carro é zero!
ExcluirQue descoberta! Pena que era um xr3! Que de esportivo só tinha os ornamentos....
ResponderExcluirO carburador era 32/34 e não 40. Os faróis de neblina eram os quadrados, embaixo do parachoque, os redondos eram de milha e só acendiam junto com a luz alta.
ResponderExcluirCarburador duplo estágio que bem regulado era econômico. E sem dificuldade de pegar no álcool.
ExcluirA boia original de grafite é que era o ponto fraco, encharcava à toa. A melhor coisa que fiz na época foi trocá-la por uma de plástico. Durava mais.
Que sonho de carro. Escort é um carro que eu não compraria, mas se fosse um item de colecionador assim com certeza eu não resistiria.
ResponderExcluirNão era weber 40... era uma weber 460 ...
ResponderExcluirTive um vermelho. Bons tempos. éramos felizes.
ResponderExcluirBom dia a todos, veja fotos do antes e depois neste link http://reginaldodecampinas.com.br/raridades/escort-xr3-1984-0km-sem-uso-598
ResponderExcluirA álcool - sem crase. crase é a soma de um artigo definido feminino a com uma preposição a. Não é possível que álcool, palavra de gênero masculino, seja precedida de um artigo feminino. Você, por acaso, fala: Vou na casa dA Marcelo? Não, né??
ResponderExcluirfizemos uma postagem falando sobre o escort xr3 http://experienciasautomotivas.blogspot.com.br/2016/11/ford-escort-xr3-um-esportivo-injusticado.html
ResponderExcluirTbem sou dessa época cara eu era louco por Escort XR3 vermelho quem tinha era top.
ResponderExcluirSimplesmente sensacional, dirigi vários XR3 desta época nos meus 20/21 anos e aos 22 comprei meu primeiro Zero Km , porém Escort L cinza nimbus ao menos da mesma cor que o da reportagem, pois o XR3 custava quase o dobro do L . Uma época de carros únicos e desejados, muita saudade . . .
ResponderExcluirTambém tive o primeiro de ser proprietário desta lenda, um ícone no Brasil! Xr3 foi desejado e cobiçado por todos que o viram 0km.
ResponderExcluirO meu era um 87 azul 1.6 .
Quem e esse colecionador?
Na minha pequena coleção particular tenho um Pointer GTi94, um Monza Sr 85 e uma CB500 2002. Colecao que se estenderá brevemente ao Xr3 e ao diplomata.
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