A Ford do Brasil lançou com o Focus Fastback o assistente autônomo de frenagem, ou seja, uma nova tecnologia que freia o carro automaticamente para evitar as “batidinhas” no trânsito. O sistema conta com um sensor óptico que detecta um carro parado na frente em velocidades de até 20 km/h e aciona os freios sem a intervenção do motorista.
Para ilustrar o seu funcionamento, o vídeo #FocusFastback #ChegadeBatidinha, que reproduzimos abaixo, apresenta exemplos de situações no dia a dia em que é impossível evitar um esbarrão com outras pessoas ou objetos: alguém que passa com um carrinho de compras na sua frente, dar de cara com uma porta de vidro ou um colega distraído. Ao dirigir o Focus Fastback, o motorista desvia sua atenção para um inusitado boneco na rua e não vê um carro parado na frente. Mas o assistente de frenagem autônomo entra em ação a tempo de evitar a colisão.
O equipamento opera com um sistema conhecido como LIDAR – sensor de detecção de distância por reflexão de luz. A distância do objeto é medida pela diferença de tempo entre a emissão de um pulso laser e a detecção do sinal refletido, de modo semelhante a um radar. Para isso, usa elementos reflexivos da traseira dos veículos, como placa, lanternas, brake-light e refletores de para-choque.
Por se tratar de uma tecnologia num segmento de volume no mercado brasileiro, o vídeo, de curta duração, é autoexplicativo e foi pensado para atingir milhares de pessoas que acessam os canais digitais e sociais.
Focus Fastback: vídeo mostra o assistente de frenagem
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Vai vender horrores, e ainda deixar o Santana pra trás.
ResponderExcluirDiga para a sua desinformação, que a tecnologia já é vendida pela Ford, mas só vem na versão Titanium Plus, de 100k. Não vou nem comentar que o do ACC do Golf...
Excluirsó um inocente paga as 100 mil dilmas anunciados por um focus titanium, é a estratégia mais conhecida dessas montadoras o tal do "vai que cola"....basta uma pesquisa simples nos sites de venda pra ver que os preços praticados no titanium zero chegam a ficar entre 85 mil e 90 mil dilmas
ExcluirDei uma olhada pois achei o valor que você informou muito baixo. Em SP tem alguns lugares que estão ofertando muito baixo mesmo. É real isso ?
ExcluirAqui no DF o melhor preço que encontrei no Titanium Plus foi de 95,5k - e não tiravam nem um centavo a mais.
Cara, eu dei uma pesquisa agora, e encontrei uma oferta de um 2014/2015 Titanium Plus por 84,8k. Mas entrando nas informações do carro as fotos são de um SE Plus ! Acho que tem pegadinha do malandro por aí.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirVai vender horrores! Palio e Uno vendem horrores, seriam por isso padrão de referência e qualidade?
ResponderExcluirDeixará o Santana pra trás? Nunca vendeu mais e não será dessa vez que vai! Um Santaninha 2.0T, de poucos 211cv, de preço equivalente a essa maravilha de montagem e acabamento que é o Focus, só chegará atrás se sair no dia seguinte. Mas, ainda corre o risco de topar com o Focus parado no acostamento por superaquecimento do trepidante PowerShit!
Não achei muito útil pois só funciona até 20 Km/h, velocidade onde o motorista tem total controle sobre o carro. Deviam aprender com a VW, onde o ACC funciona A PARTIR de 30 Km/h, velocidade onde as batidas começam a causar mais estragos, tornando o sistema útil e não inútil como esse da Ford. Já pude testar em meu novo Golf e funciona 100%, numa distância entre 5 e 10 metros (depende da velocidade pois o sistema "entende" a necessidade da frenagem de forma inteligente.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.