O segundo carro mais vendido em setembro foi o Hyundai HB20, com 8.889 exemplares emplacados, queda de 3,03% sobre o mês anterior.
O Fiat Palio, líder do acumulado de 2015, ficou com 8.761 unidades - queda de 5,38%, fechando na terceira colocação.
O quarto carro mais vendido foi o Ford Ka, com 7,486 unidades emplacadas - aumento de 9,93% sobre agosto,
Fecha o top5 o VW Fox, com 6.373 unidades - redução de 1,03% sobre agosto.
Tabela - carros mais vendidos em setembro de 2015
Rank | Modelo | JUL | AGO | SET | Variação | 2015 |
1 | GM/ONIX | 10726 | 10998 | 10212 | -7,15% | 87725 |
2 | HYUNDAI/HB20 | 9462 | 9167 | 8889 | -3,03% | 78867 |
3 | FIAT/PALIO | 11312 | 9259 | 8761 | -5,38% | 92087 |
4 | FORD/KA | 9281 | 6810 | 7486 | 9,93% | 69564 |
5 | VW/FOX+CROSSFOX | 7329 | 6439 | 6373 | -1,03% | 63198 |
6 | RENAULT/SANDERO | 6861 | 6669 | 6369 | -4,50% | 58281 |
7 | TOYOTA/COROLLA | 6148 | 5734 | 5775 | 0,72% | 49591 |
8 | HONDA/HR-V | 4429 | 5434 | 5747 | 5,76% | 33183 |
9 | FIAT/UNO | 6162 | 6918 | 5684 | -17,84% | 62541 |
10 | JEEP/RENEGADE | 4033 | 4598 | 5677 | 23,47% | 20533 |
11 | VW/GOL | 7233 | 5854 | 5254 | -10,25% | 63240 |
12 | GM/PRISMA | 5873 | 4786 | 4714 | -1,50% | 49830 |
13 | FIAT/SIENA | 5200 | 4990 | 4534 | -9,14% | 46695 |
14 | VW/UP | 4011 | 5279 | 4344 | -17,71% | 41462 |
15 | HYUNDAI/HB20S | 5028 | 4541 | 4170 | -8,17% | 40234 |
16 | HONDA/FIT | 2794 | 3269 | 3512 | 7,43% | 32855 |
17 | VW/VOYAGE | 3185 | 2941 | 3192 | 8,53% | 32955 |
18 | TOYOTA/ETIOS HB | 3287 | 3166 | 2805 | -11,40% | 26720 |
19 | FORD/FIESTA | 3800 | 3345 | 2781 | -16,86% | 32961 |
20 | RENAULT/DUSTER | 3198 | 3005 | 2698 | -10,22% | 25672 |
21 | FORD/ECOSPORT | 2890 | 2965 | 2655 | -10,46% | 26357 |
22 | FORD/KA SEDAN | 4132 | 2467 | 2513 | 1,86% | 27052 |
23 | HONDA/CIVIC | 3489 | 2573 | 2312 | -10,14% | 25569 |
24 | RENAULT/LOGAN | 2646 | 2674 | 2240 | -16,23% | 24570 |
25 | NISSAN/MARCH | 2047 | 1818 | 2240 | 23,21% | 18266 |
26 | TOYOTA/ETIOS SEDAN | 2537 | 2269 | 2063 | -9,08% | 19379 |
27 | GM/CLASSIC | 2539 | 1972 | 1943 | -1,47% | 24589 |
28 | HONDA/CITY | 1276 | 1525 | 1930 | 26,56% | 19740 |
29 | NISSAN/VERSA | 1972 | 1827 | 1873 | 2,52% | 11756 |
30 | GM/SPIN | 1865 | 1785 | 1806 | 1,18% | 19946 |
31 | GM/COBALT | 1716 | 1465 | 1430 | -2,39% | 17714 |
32 | CITROEN/C3 | 1627 | 1509 | 1320 | -12,52% | 13114 |
33 | FORD/FOCUS | 1582 | 1863 | 1310 | -29,68% | 12285 |
34 | FIAT/PUNTO | 1344 | 1375 | 1295 | -5,82% | 12458 |
35 | RENAULT/CLIO | 1237 | 1335 | 1246 | -6,67% | 12001 |
36 | GM/TRACKER | 903 | 807 | 1182 | 46,47% | 7411 |
37 | GM/CRUZE SEDAN | 828 | 1034 | 1051 | 1,64% | 9022 |
38 | VW/JETTA | 926 | 922 | 814 | -11,71% | 7160 |
39 | PEUGEOT/208 | 1232 | 969 | 808 | -16,62% | 10872 |
40 | FIAT/IDEA | 525 | 422 | 796 | 88,63% | 6543 |
41 | NISSAN/SENTRA | 979 | 996 | 768 | -22,89% | 9827 |
42 | HYUNDAI/IX35 | 1681 | 1055 | 766 | -27,39% | 11644 |
43 | MITSUBISHI/Outlander | 1081 | 792 | 757 | -4,42% | 6087 |
44 | MITSUBISHI/ASX | 800 | 776 | 737 | -5,03% | 7769 |
45 | AUDI/Q3 | 562 | 857 | 735 | -14,24% | 4219 |
46 | PEUGEOT/2008 | 771 | 709 | 720 | 1,55% | 3861 |
47 | VW/GOLF | 703 | 553 | 677 | 22,42% | 7347 |
48 | FIAT/DOBLO | 724 | 438 | 674 | 53,88% | 6383 |
49 | GM/CRUZE HB | 634 | 659 | 653 | -0,91% | 7083 |
50 | TOYOTA/HILUX SW4 | 899 | 663 | 652 | -1,66% | 7123 |
51 | FORD/NEW FIESTA | 904 | 778 | 645 | -17,10% | 6318 |
52 | FIAT/WEEKEND | 837 | 997 | 644 | -35,41% | 8464 |
53 | HYUNDAI/TUCSON | 1219 | 613 | 637 | 3,92% | 8994 |
54 | M.BENZ/CLASSE GLA | 636 | 469 | 584 | 24,52% | 3569 |
55 | FORD/FUSION | 783 | 564 | 572 | 1,42% | 5720 |
56 | M.BENZ/C180 | 330 | 349 | 560 | 60,46% | 2858 |
57 | RENAULT/FLUENCE | 931 | 718 | 492 | -31,48% | 5162 |
58 | KIA/SPORTAGE | 689 | 532 | 468 | -12,03% | 5474 |
59 | VW/SPACEFOX | 661 | 621 | 463 | -25,44% | 5146 |
60 | ROVER/DISCOVERY | 323 | 367 | 451 | 22,89% | 1975 |
61 | BMW/320 | 541 | 464 | 431 | -7,11% | 4002 |
62 | HYUNDAI/ELANTRA | 158 | 291 | 426 | 46,39% | 2030 |
63 | CITROEN/C4L | 552 | 446 | 425 | -4,71% | 4370 |
64 | PEUGEOT/308 | 219 | 398 | 425 | 6,78% | 2462 |
65 | FORD/FOCUS SEDAN | 1015 | 616 | 407 | -33,93% | 5623 |
66 | CITROEN/C3 AIRCROSS | 428 | 381 | 348 | -8,66% | 3621 |
67 | FIAT/LINEA | 413 | 368 | 347 | -5,71% | 3562 |
68 | MITSUBISHI/PAJERO | 409 | 318 | 341 | 7,23% | 4274 |
69 | AUDI/A3 SEDAN | 368 | 690 | 332 | -51,88% | 4431 |
70 | TOYOTA/RAV4 | 494 | 373 | 326 | -12,60% | 4316 |
71 | HONDA/CRV | 329 | 406 | 295 | -27,34% | 1106 |
72 | LAND ROVER/EVOQUE | 339 | 278 | 283 | 1,80% | 3280 |
73 | CHERY/CELER | 113 | 168 | 269 | 60,12% | 1389 |
74 | LIFAN/X60 | 228 | 226 | 254 | 12,39% | 2173 |
75 | MITSUBISHI/LANCER | 277 | 258 | 238 | -7,75% | 2835 |
76 | HYUNDAI/SANTAFE | 247 | 154 | 232 | 50,65% | 2074 |
77 | VOLVO/XC60 | 247 | 183 | 219 | 19,67% | 2024 |
78 | FIAT/BRAVO | 311 | 224 | 192 | -14,29% | 2354 |
79 | SUZUKI/GVITARA | 175 | 137 | 188 | 37,23% | 1704 |
80 | PEUGEOT/408 | 143 | 177 | 179 | 1,13% | 981 |
81 | SUZUKI/JIMNY | 192 | 173 | 178 | 2,89% | 1723 |
82 | TROLLER/T4 | 202 | 175 | 166 | -5,14% | 1647 |
83 | HYUNDAI/I30 | 171 | 168 | 165 | -1,79% | 2106 |
84 | BMW/X1 | 378 | 219 | 164 | -25,11% | 2363 |
85 | M.BENZ/CLASSE | 226 | 157 | 162 | 3,18% | 1618 |
86 | KIA/SORENTO | 172 | 134 | 141 | 5,22% | 1615 |
87 | VW/GOLF VARIANT | 180 | 136 | 138 | 1,47% | 561 |
88 | FIAT/500 | 91 | 121 | 137 | 13,22% | 1865 |
89 | JEEP/CHEROKEE | 171 | 152 | 136 | -10,53% | 1757 |
90 | JAC/T6 | 195 | 141 | 133 | -5,67% | 784 |
91 | CITROEN/C3 PICASSO | 119 | 98 | 123 | 25,51% | 1288 |
92 | M.BENZ/C 250 | 149 | 121 | 117 | -3,31% | 937 |
93 | KIA/PICANTO | 137 | 127 | 113 | -11,02% | 1301 |
94 | ROVER | 88 | 89 | 110 | 23,60% | 830 |
95 | VW/TIGUAN | 137 | 95 | 107 | 12,63% | 1591 |
96 | DODGE/JOURNEY | 137 | 126 | 101 | -19,84% | 1680 |
97 | M.BENZ/A200 | 92 | 72 | 100 | 38,89% | 799 |
98 | KIA/CERATO | 241 | 131 | 99 | -24,43% | 1374 |
99 | GM/TRAILBLAZER | 115 | 66 | 96 | 45,45% | 1181 |
100 | CHERY/QQ | 168 | 110 | 93 | -15,45% | 1223 |
101 | MINI/COOPER | 138 | 115 | 90 | -21,74% | 1172 |
102 | FIAT/FREEMONT | 98 | 100 | 85 | -15,00% | 1253 |
103 | GM/CAPTIVA | 77 | 60 | 85 | 41,67% | 1057 |
104 | M.BENZ/CLA200 | 81 | 49 | 82 | 67,35% | 460 |
105 | SUBARU/FORESTER | 101 | 103 | 80 | -22,33% | 890 |
106 | AUDI/A3 | 73 | 67 | 79 | 17,91% | 941 |
107 | BMW/328 | 71 | 65 | 75 | 15,38% | 776 |
108 | GM/CELTA | 326 | 140 | 71 | -49,29% | 17713 |
109 | BMW/X4 | 70 | 75 | 71 | -5,33% | 629 |
110 | LIFAN/LF 530 | 75 | 75 | 70 | -6,67% | 789 |
111 | HYUNDAI/AZERA | 49 | 48 | 69 | 43,75% | 664 |
112 | CHERY/CELER SEDAN | 44 | 51 | 69 | 35,29% | 474 |
113 | AUDI/Q5 | 33 | 51 | 66 | 29,41% | 443 |
114 | CHERY/TIGGO | 111 | 89 | 63 | -29,21% | 943 |
115 | AUDI/A4 | 89 | 103 | 63 | -38,83% | 812 |
116 | BMW/X3 | 16 | 13 | 62 | 376,92% | 413 |
117 | SUZUKI/SX4 | 97 | 77 | 61 | -20,78% | 526 |
118 | JAGUAR/XF | 21 | 24 | 60 | 150,00% | 260 |
119 | BMW/X6 | 44 | 73 | 57 | -21,92% | 322 |
120 | AUDI/A5 | 45 | 82 | 55 | -32,93% | 616 |
121 | BMW/X5 | 68 | 58 | 53 | -8,62% | 553 |
122 | JAC/J3 TURIN | 69 | 41 | 50 | 21,95% | 863 |
123 | M.BENZ/CLA250 | 55 | 26 | 48 | 84,62% | 327 |
124 | KIA/SOUL | 81 | 66 | 47 | -28,79% | 419 |
125 | JAC/J3 | 70 | 51 | 46 | -9,80% | 777 |
126 | FORD/EDGE | 74 | 56 | 43 | -23,21% | 949 |
127 | VOLVO/V40 | 38 | 18 | 43 | 138,89% | 415 |
128 | PORSCHE/MACAN | 9 | 7 | 39 | 457,14% | 274 |
129 | M.BENZ/A250 | 39 | 26 | 33 | 26,92% | 264 |
130 | JAC/J2 | 80 | 62 | 31 | -50,00% | 901 |
131 | SUBARU/IMPREZA | 32 | 59 | 31 | -47,46% | 261 |
132 | SMART/FORTWO | 138 | 35 | 25 | -28,57% | 515 |
133 | BMW/428I | 38 | 22 | 25 | 13,64% | 269 |
134 | CAMARO/CAMARO | 35 | 21 | 24 | 14,29% | 328 |
135 | PEUGEOT/3008 | 33 | 34 | 23 | -32,35% | 435 |
136 | VW/FUSCA | 28 | 29 | 22 | -24,14% | 394 |
137 | JAC/J6 | 17 | 16 | 21 | 31,25% | 249 |
138 | VW/PASSAT | 18 | 5 | 11 | 120,00% | 353 |
139 | VW/POLO | 20 | 8 | 10 | 25,00% | 1433 |
140 | SEAT/POLO | 29 | 25 | 8 | -68,00% | 1416 |
141 | NISSAN/LIVINA | 18 | 9 | 5 | -44,44% | 1924 |
142 | VW/SPACECROSS | 10 | 4 | 2 | -50,00% | 415 |
143 | NISSAN/ALTIMA | 8 | 8 | 2 | -75,00% | 381 |
144 | CHERY/FACE | 7 | 4 | 2 | -50,00% | 273 |
145 | ROVER/FREELANDER | 1 | 1 | 1 | 0,00% | 276 |
Não tem crise para HRV e Renegade. HRV ganhou no fotochart.
ResponderExcluiro problema não são as montadoras que atuam no brasil. o problema são os brasileiros. só compram as piores escolhas das categorias.
ExcluirMais uma americano, alemão, suíço ou dinamarquês navegando em páginas brasileiras ? Só pode !
ExcluirHonda Hrv: 5.747 unidades
ResponderExcluirJeep Renegade: 5.684 unidades
Renault Duster: 2.700 unidades
Ford Nhecosport: 2.650 unidades
Está acontecendo o que muitos previram, Renegade e Hrv vendendo muito e brigando palmo a palmo pela liderança do segmento (para o desespero dos haters). Acredito que a moda do Renegade pegou, e agora ele tem tudo pra conquistar a liderança (a briga promete ser boa!).
Anos luz atrás dessa dupla (3.000 carros a menos) vem o Renault Duster, que não tem condição de brigar pela liderança, mas segura seu terceiro lugar há muito tempo, graças ao excelente espaço interno e robustez.
Em quarto lugar temos o ex-líder do segmento Ford Nhecosport, carro que mesmo com pesadas vendas para PJ não consegue sair da 4 colocação. O ex-líder está precisando de uma nova geração urgente, onde se resolvam seus sérios problemas de acabamento, câmbio problemático, montagem, espaço interno, porta malas e freios a tambor. Se não, despenca cada vez mais...
Renegade vai tomar a liderança em breve.
ExcluirÉ o mais justo. Esses dias eu fui ao supermercado e tinha um Renegade estacionado bem ao lado de uma Eco. A diferença de qualidade entre os dois é muuuuuuuito gritante, não tem como a Eco concorrer.
ExcluirAgora está começando a comercialização dos Renegades a Diesel, por isso ele colou no Honda. Aqui em Fortaleza HR-V quase não vende, já o Jeep é um em cada esquina.
ExcluirSe tivesse mais motor e um porta malas um pouco maior poderia estar na frente. É incrível como credibilidade é tudo, e isso a Jeep tem.
Excluirjeep renegade na cola do HRV.. Eu, particularmente, vejo mais jeep e, também, gosto mais do jeep que hrv.
ResponderExcluirMeus parabéns para o ONIX E O HB20 que merecem estar no topo disbancando ESSAS TRAGÉDIAS DESSES PALIOS LIXOS ,que me decepcionou e o UP que não vai de jeito nenhum que também merece estar entre os primeiros!
ResponderExcluirRafa, eu creio que a Volkswagen vai amargar um pouco depois desse escândalo até mesmo no Brasil. Mas o up! TSI est´com fila de espera para entrega, então vamos esperar, pois já sabíamos que isso iria acontecer. Concordo com você que o up! era para estar no pódio, mas o Brasileiro não está ainda acostumado com a ideia do citycar. aqui em São Paulo, eu vejo muito up! e até mesmo o TSI nas ruas, mas vamos aguardar, pois ainda acredito muito no carro e muito na Volkswagen e tenho certeza que ela sai dessa crise e renascerá mais forte que nunca.
ExcluirA Volkswagem e uma empresa maravilhosa posso dizer isso porque trabalho lá e posso dizer que a empresa e seria de verdade as regras de qualidade e segurança são levadas muito a serio com termos de segurança como responsabilidades civil são assinados mensalmente por todos os colaboradores esta regra e valida para todas as plantas no mundo e com certeza aqueles que fraudaram estas condutas lá no EUA vão ser encontrados e punidos severamente e esta EMPRESA MARAVILHOSA vai dar a volta por cima porque aqui e VW ..quanto a lançamentos não posso falar nada mas se preparem vem ai uma leva de carros para calar a boca de pessoas que dão a vida para ter um VW na garagem e ficam dizendo que nossos carros estão atrasados sem preparem GM e Hyundai da Fiat e bom nem comentar
ExcluirAntonio, Bom Dia.
ExcluirEu não trabalho na Volkswagen, porém acredito em cada uma de suas palavras e tenho certeza de tudo o que você falou. Quando pensei em comprar um carro, não me veio outra marca na cabeça se não a volks e principalmente o up!, que na minha opinião é o melhor carro já produzido no Brasil.
Tenho certeza que ela ainda vai fazer muita gente calar a boca e voltar a ser o que sempre foi. A maior referência em carros no mundo.
Eu me orgulho de ter um Volkswagen e tenho certeza que ela é a melhor.
Olá Luiz e Antônio!
ExcluirO grupo VW comprovadamente produz os veículos com maior tecnologia, incluindo eficiência energética, uso de energias alternativas e emissão de poluentes. Líder em carros 'ecofriendly'. Veja no nosso país o up!, carro de entrada extremamente revolucionário, os mais energeticamente eficientes do País, seja MPI ou TSI. Veja os que mais vendem - Palio, Onix, etc. e pesquise sua eficiência energética... pesquise sua segurança, funcionalidade, qualidade de construção, acabamento, etc etc. Veja quantas estrelas o Ka obteve no crash test (ops, vergonha: vende aos milhares aos desavisados, um carro pessimamente montado, cheio de rebarbas no interior, com portas, capô, porta malas etc desalinhados, imagina a qualidade de construção desse carro? Vai se desmanchar no teste de impacto), e continua vendendo, ninguém proíbe isso, e tampouco o público não deixa de comprar esse bateu-morreu. Reclamam que o up! não tem vidro elétrico nas portas traseiras e controle de telefone celular no volante, e os vizinhos e as 'mina' não vão ficar impressionados.
Uma pena... o Brasil que elege Dilmas da vida é o mesmo que não se informa antes de comprar um carro. Tenho que concordar com um amigo que posta muito neste site, que o up! é carro para pessoas de nível intelectual alto, que pesquisam antes de comprar, que não pagam por design espalhafatoso e luzinhas coloridas no painel (ou vidro elétrico nas portas traseiras ou controle de celular no volante!). Vendo por esse prisma, somos então a minoria, Luiz Lima... hoje é um carro para poucos. Mas espero que o brasileiro mude.
Pra fechar: o e-Golf (emissão zero) foi considerado o 'carro verde' do ano 2015 pela Green Car Reports (a maior instituição avaliadora de direção verde e mais limpa do mundo). Obs: a Green Car Reports é americana.
Dê uma pesquisada em http://www.greencarreports.com/news/1095116_2015-volkswagen-golf-green-car-reports-best-car-to-buy-2015
Está lá exatamente assim:
''Those are cars that radically redefined what green transportation could be, changing the auto industry forever.''
O grupo Volkswagen é assim: revolucionário. Produziu o carro mais famoso de todos os tempos, e continua produzindo os carros mais revolucionários do mundo.
Um show!
Saudações
Saudações!
Up é revolucionário onde? Só é um bom carroe nada mais....bem caro tb
Excluirkkkkkk Antonio Cezar, você está certo em defender o local em que trabalha, afinal emprego está difícil, assim como a VW ser isso tudo aí que tu escreveu.
ExcluirRealmente brasileiro elege dilmas, e compras carro sem pensar, passou vinte e poucos anos comprando gol. Se tem fila de espera no up, e ele só vendeu 4 mil e poucos, como farão quando ele for líder como alguns gurus de plantão imaginam?
ExcluirAntonio, a VW deveria investir mais em qualidade nas concessionárias, que são os pontos de venda. É preciso instalar uma auditoria urgente no revendedores.
ExcluirHoje eu peguei um Golf na concessionária. Mas eu tive que pesquisar muito sobre o carro pra ter interesse na compra.
Diferente da Toyota, por exemplo, que sabe vender os seus carros muito bem. Os vendedores são muito bem treinados e educados. Os que me atenderam sabiam tudo a respeito do Corolla, foi um show em vendas.
Na VW o atendimento foi muito fraco, parece que estão fazendo um favor em vender o carro. Na última vez que passei em uma concessionária VW fui bem atendido, negociaram o preço e fechei o carro. Mas outros três vendedores, em locais diferentes, foram muito fracos.
Eu acredito que se o Golf fosse da Toyota venderia muito mais. É uma pena, quem não conhece o carro de perto até acha que é concorrente do Focus.
Oliveira você não deixa de ter razão hoje temos concorrentes de todas as marcas e opções para todos os gostos e bolsos e o consumidor Brasileiro mudou esta mais exigentes seja qualquer compra que você for fazer e não ser bem tradado com educação e conhecimento do que esta vendendo com certeza o cliente vai procurar outro produto e outra marca
ExcluirTomara que esteja certo LUIZ, vamos aguardar nos próximos meses! OK.
ResponderExcluirvai sim Rafa, pode esperar, isso é passageiro pra volks e vamos ver ela deslanchar.
Excluironix tá indo, mas to esperando resultado latinNcap e cadê? até agora nada, se for 5 estrelas ai sim. gm costuma fazer bom carro!
ResponderExcluirOnix já foi avaliado, salvo engano conseguiu 3 estrelas, depois adicionou alarme sonoro para o não uso do cinto de segurança e ficou com 4.
Excluir3 estrelas, só isso? é gm, precisa ter um bom material que seja de ultra aço, assim como up!. e novo palio conseguiu 4. mais do que onix.
ExcluirGuerra do marketing das estrelas. Olha só... Um aviso para uso do cinto de segurança já vale 1 estrela. Realmente isso vai fazer toda a diferença em caso de acidente... e tem gente que ainda fica comparando décimos de pontuação nos crash tests pra dizer que o meu é melhor que o seu...
ExcluirVejam o que Bob Sharp acha das estrelinhas:
Excluir"- Nós não embarcamos no "marketing da segurança" e das tais estrelinhas dos NCAP mundo afora. Por isso é que esse assunto é ignorado nos nossos testes. É um tal de anunciar estrelas para lá, estrela para cá, para se concluir que há um marketing em torno disso. Elementar. Explique o que é uma fabricante chamar a atenção nas suas mensagens publicitárias que seu carro x obteve y estrelas no teste de impacto pela instituição z, uma reles divulgação de um resultado. Não perdemos tempo com essas besteiras, isso é uma tolice."
Tolice? Assista aos vídeos dos testes e compare a deformação dos veículos 1 estrela com os 5 estrelas. Sobre o cinto, foi um detalhes que aumento um pouco a pontuação e foi possível o Onix chegar a 4 estrelas.
ExcluirEçe comentáuro do Liandro é çimplismente THOSKO. Boum izemplo pras crianssa morrer tudo ismagada im açidenti...
ExcluirO cara foi humilhado por um leitor e acabou perdendo a esportiva:
http://autoentusiastas.com.br/2015/08/ford-focus-hatchback-titanium-no-uso/
Na íntegra:
ExcluirThiago Sentinela • um mês atrás
Prezada Equipe Autoentusiasta,
A ausência de foco na segurança nas avaliações dos veículos tem me incomodado profundamente.
Gostaria de sugerir maior atenção ao assunto, pois vê-se que na matéria do Corolla Altis, um carro que custa mais de R 100.000,00, não há menção alguma sobre a pífia nota atribuía a este no teste Small Overlap: http://www.iihs.org/iihs/ratin...
Creio, ou pelo menos quero crer, que o consumidor atual se importa com essa avaliação que é de suma importância.
Para quem ainda não conhece, o Small Overlap é um teste que simula um tipo muito comum de colisão, como ocorre quando um veículo choca-se a uma árvore, um poste ou ainda em colisões frontais onde choque concentra-se em pequena área frontal, colocando em perigo a vida dos ocupantes.
Nesse quesito o Focus apresentou nota Acceptable, ainda inferior ao Golf que foi avaliado como Good, de toda forma, muito melhor que o Corolla.
Dados como esse terão grande peso na escolha do meu próximo veículo e apresentá-los aqui pode ajudar os demais leitores.
Abraço.
1 • Responder•Compartilhar ›
Avatar
Bob Sharp Mod Thiago Sentinela • um mês atrás
Thiago Sentinela
A ausência citada tem um motivo: o AUTOentusiastas não embarcou no "marketing da segurança" e das tais estrelinhas dos NCAP mundo afora. Por isso é que esse assunto é ignorado nos nossos testes.
• Responder•Compartilhar ›
Avatar
Thiago Sentinela Bob Sharp • um mês atrás
Bob Sharp,
O marketing da segurança relatado por ti envolve todas as empresas do ramo? Acabastes de me deixar com uma pulga atrás da orelha.
Eu justamente perdi a fé nos NCAP quando o IISH reprovou carros como MB 180 e Audi A4 que apresentavam nota máxima nos testes NCAP...
Segundo relatos, esse instituto possui métodos muito mais criteriosos para avaliação. Qual a sua opinião sobre ele?
Poderia fazer a gentileza de trazer à luz os motivos da expressão "marketing da segurança", fornecendo fontes para esse argumento?
Obrigado.
• Responder•Compartilhar ›
Avatar
Bob Sharp Mod Thiago Sentinela • um mês atrás
Thiago Sentinela
A fonte? Eu, ora. É um tal de anunciar estrelas para lá, estrela para cá, para se concluir que há um marketing em torno disso. Elementar.
• Responder•Compartilhar ›
ExcluirAvatar
Thiago Sentinela Bob Sharp • um mês atrás
Bob Sharp,
O IISH é para ser uma organização sem fins lucrativos.
Diante da sua resposta pensei que houvesse fatos que corroborassem o que insinuastes, dizer que é elementar não é suficiente.
Parece-me provável que as montadoras tenham adaptado seus veículos para atingir nota máxima nos critérios dos NCAP, mas se deram mal quando o IISH utilizou outros métodos de avaliação.
Mas dizer que é marketing da segurança, sem ter nenhuma comprovação científica disso é bem complicado.
• Responder•Compartilhar ›
Avatar
Bob Sharp Mod Thiago Sentinela • um mês atrás
Thiago Sentinela
Então explique o que é uma fabricante chamar a atenção nas suas mensagens publicitárias que seu carro x obteve y estrelas no teste de impacto pela instituição z, e o que você entende por "comprovação científica" de uma reles divulgação de um resultado. De novo, o Ae não perde tempo com essas besteiras, aqui falamos de automóvel. Está claro?
• Responder•Compartilhar ›
Avatar
Thiago Sentinela Bob Sharp • um mês atrás
Bob Sharp,
Quer dizer que se você fosse um fabricante de automóveis e se seu veículo obtivesse nota máxima em testes de segurança, não faria uso dessa informação no material publicitário? Creio que faria.
Os testes são auditados e possuem metodologia própria e especifica, contra as quais você levantou suspeitas e até agora não apresentou dados concretos, o que seria o mínimo para um profissional da imprensa automobilística.
Falar de segurança automobilísitica é falar de automóvel, não há perda de tempo alguma.
Que sejam extintos os achismos e passem a ser apresentados fatos comprovados quando se faz uma afirmação grave como a que fizeste.
Está claro?
• Responder•Compartilhar ›
Avatar
Bob Sharp Mod Thiago Sentinela • um mês atrás
Thiago Sentinela
É claro que daria tal informação, e é exatamente o que todos fazem, alguma dúvida disso? Por isso é o marketing das estrelinhas e me admira você não entender isso. Só que o Ae não reverbera essas informações por considerá-la tolice e ponto final. Não tem nada do achismo que você tenta – em vão – me imputar, tampouco lhe devo apresentação de qualquer fato concreto. Não tenciono provar nada. Assunto encerrado, não tenho tempo para ficar discutindo o sexo dos anjos. Eventual próximo comentário seu será sumariamente recusado.
Eu tomei partido de alguém por acaso ? O pessoal aqui é nervoso...Eu postei para mostrar que toda unanimidade e burra...esse Bob Sharp já foi idolatrado aqui. Enfim, eu particularmente só confiarei nestes testes quando fizerem como na Alemanha. Existe um mini documentário onde compram (com câmera escondida) o carro (mostrando logo em seguida o chassis para dar transparência), pegam esses mesmos carros e colocam para colidir um com o outro em velocidade constante, onde conseguimos ver na prática o efeito da batida, que via de regra dista bastante dos testes patrocinados. IIHS e NCAP dizem ser independentes e aceitam o carro fornecido pela montadora ? Que palhaçada é essa ? Qualquer estudante de engenharia mecânica sabe que pode-se reforçar o carro. Institutos de segurança independentes ? Na boa, isso não existe....O Congresso Nacional também se diz independente, os magistrados se dizem independentes, os dirigentes da Petrobrás também se dizem independentes....infelizmente não dá para acreditar.
ExcluirSomente para complementar, eu assisti esse documentário semi-indepente na TV Alemã. Como faz algum tempo eu não me lembro direito dos detalhes, mas colocaram para bater um Audi com um Fiat 500(top master no IIHS). O Audi ficou intacto e o 500, se estivesse tripulado, teria no mínimo amputado uma perna do motorista. Por que acham que existe recall ? Porque a montadora não consegue controlar 100% da qualidade de seu fornecedor. Por que acham que com o aço seria diferente ? Na prática, a teoria é outra.
ExcluirCalma Leandro!
ExcluirVc fechou com chave de ouro: nesse exemplo cita dois carros com massas bem diferentes. Não é esse o objetivo. Um caminhão passa por cima de qualquer carro 5/5 top em segurança, então é melhor nem pensar em segurança, SERTO?
Como diria o velho Chaves:
''Tudo bem, mas não se irrite!''
Saudações!
kkkkkk, pois, já que não acha importante, opte pelo zero estrela, ainda tem muitos para vender.
ExcluirGolf = Top Safety Pick Plus + no IIHS, com nota máxima no temido Small Overlap.
ExcluirFocus = Top Safety Pick no IIHS, com nota aceitável no Small Overlap
Corolla = Não foi bem no Small Overlap
O Small Overlap é um teste que simula uma colisão frontal a 64 km/h contra objeto imóvel, tipo de colisão das mais comuns. É o teste mais respeitado e temido entre as montadoras. Por exemplo, a MB C180, o Audi A4 (antigo), o novo ford focus (feito nos EUA) e o Corolla não conseguiram nota máxima no teste. Já o Golf conseguiu, sendo elogiadíssimo pelo instituto como um dos carros mais seguros do mundo.
Mas brasileiro não dá muito valor a segurança dos seus carros, prefere luzinha no painel...
"...prefere luzinha no painel...."nao se aproveita nada de fanboy....vai entender fanboy e mulher de bandido? enquanto a volks deixa de investir ou corta controle de tração e sistemas de segurança de seus carros....o negocio é se preparar para o impacto e torcer pra escapar
ExcluirBatista,
ExcluirGolf tem de série no mundo todo (inclusive na versão 1.6 de entrada nacional, conforme os diagramas das concessionárias), controle de estabilidade, controle de tração, bloqueio do diferencial eletrônico, abs-ebd de última geração, controle de torque em curvas, freios a disco nas 4 rodas (a melhor frenagem entre os não premium), aço de ultra resistência na carroceria, 7 airbags...além de ter sido nota máxima em segurança para adultos e crianças em todos os testes de segurança do Mundo. É o The Very Best.
Na versão Highline o Golf ainda oferece itens de segurança presentes apenas em carros premium de alto luxo, como DLA (faróis bixenon direcionais adaptativos com farol alto automático), ACC com Stop And Go, sistema Pro-Active, Front Assist, frenagem automática de emergência, detector de fadiga, Lane Assist assistente para mudança de faixa...entre outros.
ExcluirEsqueci de dizer que o Multicolision Break, o sensor de pressão dos pneus e o sensor de desgaste de pastilha de freio são itens de série em todos os Golf, assim como aviso para uso do cinto de segurança do motorista e passageiro, cintos de 3 pontos para todos os ocupantes, apoios de cabeça para todos os ocupantes, Isofix...o carro é a referência em segurança.
ExcluirOlha, não sei o que se passa com o Up!. Estou com um TSI encomendado desde o final de agosto e ainda não foi faturado na fabrica. Se estivesse vendendo muito até entendo, mas não parece ser o caso. Estranho...
ResponderExcluirJá viu o vw gol por aí?
ResponderExcluirAlguém viu?**
ExcluirA princípio o fato de termos 3 carros de verdade no Top 10, Corolla, HR-V e Renegade, seria ótimo se não refletisse a realidade: "Carro está voltando a ser coisa de rico".
ResponderExcluirEntão aumentaram os ricos. Porque a uns tempos atrás e eram só carros básicos nos top. Que bom.
ResponderExcluirA lista não está tão ruim, tem carros realmente bons entre os mais vendidos, o que me anima.
ResponderExcluirGol despencou e Uno também, reis postos, reis mortos.
ResponderExcluirAcho o UP excelente e compraria um, principalmente o TSI. É questão de tempo prá ele pegar prá valer. Só acho que a Volks devia adotar um cambio CVT, esse e o futuro para veículos deste porte, com cambio automatizado, eu não compro, mas é uma questão pessoal, muitos se contentam com cambio automatizado. Mas o motivo pelo qual jamais cogitei em entrar em uma concessionária da marca é por achar os veículos caros (mas agora isto melhorou) e principalmente por virem pelados e exigirem um punhado de acessórios. Por isso só compro Francês, Renault e Citroen. Na hora da venda você realmente perde, mas ainda assim vale a pena. O custo benefício e muito bom e os carros, ao contrario do que afirmam são muito bons e não dão problemas mecânicos, pelo menos até os 80.000km quando normalmente os vendo.
ResponderExcluirUm dia este humilde leitor deste blog, leu em um comentário do já subcelebridade carlos4carlos (que as vezes tem bons comentários ) que o Jeep "way" renegade seria um fiasco e q o hrv venderia mais q todos seus concorres juntos! Fico curioso pra ver sua reacao ao saber q o mito gol perdeu pro way rabegade ....
ResponderExcluirkkkkkkkkkkk. Previu também o dito cujo que "muito em breve a Saveiro seria líder entre os utilitários".
ExcluirO up tsi vai aumentar as vendas do up como um todo, mas ele vai canibalizar o aspirado, o gol e o fox.
ResponderExcluirA maioria dos carros das marcas Audi, BMW e Mercedes registraram bons números de vendas, mantendo um bom crescimento. Enquanto isso, modelos clássicos da Fiat, Volks e etc registram queda.
ResponderExcluirAcredito que a crise no mercado não está no fato das pessoas não terem dinheiro, mas sim, que elas estão se informando melhor antes de comprar um carro, e fugindo daquelas escolhas óbvias, que perduraram durante anos na indústria automobilística.
Espero que a concorrência continue, pois quem tem mais à ganhar, são os consumidores.
A crise avança de baixo para cima. A questão é que o cara que podia compra um Uno ou Gol zero agora não pode mais.
ExcluirO up restá acontecendo o que eu ja previra aqui: o TSI está roubando vendas do MPI e assim o total de vendas não aumenta.
ResponderExcluirMas e agora com essa história do vazamento de óleo no turbo do up, será que prejudica a venda dele?
ExcluirE como sempre figurando nos últimos lugares, Seat Polo. O que será isso ?????
ResponderExcluironde esta o celta? auguem viu ele por ai??
ResponderExcluirPararam de produzir em Setembro...tavam vendendo só as unidades remanescentes.
ExcluirFico contente em saber que uma empresa chinesa parece conseguir ir para frente. A Chery (que há anos digo aqui ter a melhor qualidade entre os chineses) não para de crescer mês a mês. Só não sabemos até quando eles vão aguentar injetar capital sem retorno, vendendo o Celer completo a R$ 34.990,00.
ResponderExcluira ford brinca ....focus vende mais que asoma de golf e cruze faz meses
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.