Um amplo grupo de montadoras, que inclui Audi, BMW, Ford, General Motors, Mazda, Mercedes-Benz, Tesla, Toyota, Volkswagen e Volvo, concordaram (veja aqui) em equipar todos os seus veículos novos à venda nos EUA com tecnologia de frenagem de emergência automática como recurso de série em um futuro próximo.
O grupo de empresas vai trabalhar com o NHTSA - Agência Norte-Americana de Segurança Viária - nos próximos meses para definir os detalhes e o horizonte temporal a partir do qual o sistema de frenagem automática de emergência passará a ser obrigatório.
Sistemas automáticos de frenagem de emergência utilizam sensores de radar, câmeras ou lasers para detectar uma colisão iminente e aplicar os freios automaticamente reduzir ou parar o carro se o motorista não reagir a tempo. A tecnologia está se tornando mais amplamente disponível em carros modelos, já sendo item opcional em modelos considerado de "entrada" nos EUA, como Golf e Focus.
Segundo o IIHS, instituto de segurança automotiva vinculado às seguradora, a tecnologia de frenagem automática pode reduzir os acidentes em até 35 por cento. O órgão já incorporou os sistemas automáticos de frenagem em seu método de classificação de segurança para veículos. Para ganhar a nota mais elevada, Top Safety Pick +, om veículo deve receber uma classificação "advanced" ou "superior" para a prevenção de acidente frontal, e apenas veículos com freios automáticos se qualificam para tais níveis de ratings.
A vantagem dos sistemas automáticos de frenagem residem no fato de que eles compensam os erros dos motoristas - que são as principais causas de acidentes. Esses sistemas estão sempre em alerta, monitorando a estrada à frente e nunca ficam cansados ou distraídos.
Montadoras que estão fora do grupo
O anúncio do compromisso do grupo de montadoras representa um desafio implícito a vários outras que que não estão no acordo, como Nissan, Honda, Chrysler Fiat, Hyundai, Kia e Subaru.
Reação da GM
A GM, por meio de sua vice-presidência de segurança, emitiu comunicado que apóia a adoção voluntária de sistemas de frenagem automática.
Sistema de frenagem automática será obrigatório nos EUA
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
8400 euros... Ai, Pai...
ResponderExcluirAqui, pra por air bag e abs, nos últimos dois anos, o preço dos carros em torno de 40k subiu 8 mil reais. Lá, se puser uma coisa cara dessas, o preço do carro sobe 400 euros...
ResponderExcluirAssim fica difícil para os chineses.
ResponderExcluirComo eu iria guardar meu carro? Rs a garagem é muito apertada. Teria que empurrar? Ou da para desligar o sensor?
ResponderExcluirPutz, interessante sua indagação! Nunca tinha pensado nisso...
ExcluirEm baixas velocidades onde o risco de acidente grave é pequeno ele não funciona permitindo manobras.
ExcluirGolf 7 tem desde o seu lançamento mundial, no fim de 2012/início de 2013.
ResponderExcluirAliás o Golf The Very Best inaugurou tecnologias que até hoje não são utilizadas pelos carros "não premium" como ACC com Stop And Go, Front Assist, DLA, Lane Assist...
Vou ter que tirar a parede entre a sala e a garagem... Vou ostentar igual ao Eike, com o carro na sala hahahaha
ResponderExcluirAqui no Brasil seria bem útil. O pessoal, principalmente nas estradas, gosta de andar na "cola" do carro da frente.
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