O Renault Duster Oroch parte da plataforma do SUV, então apresenta basicamente o mesmo comportamento dinâmico - exceto pela suspensão um pouco mais firme para permitir uma ampliação na capacidade de carga para 650 Kg.
O interior basicamente o mesmo, mas há mais espaço na parte traseira - para pernas, ombros e cabeça, pois o entre-eixos foi alongado em 15,5 cm.
Em termos dimensionais, ela mede 4,69 metros de comprimento (36,4 cm mais que a Duster) e entre-eixos é de 2,82 metros (contra 2,69 metros do Duster SUV).
Apesar de derivado do Duster, da coluna "B" para trás o carro é novo: o monobloco recebeu reforços estruturais para dar conta do maior esforço que esse tipo de veículo é submetido.
Os vídeos abaixo mostram o modelo em testes de desenvolvimento na Argentina, Brasil e França (1º vídeo), e também todos os detalhes do modelo de produção (2º vídeo).
Vídeo 1: Duster Oroch 1.6 Dynamique em detalhes (veja detalhes desta versão aqui)
Vídeo 2: Duster Oroch em testes na Argentina
Vídeo 3: Duster Oroch - vídeo oficial de lançamento
A caçamba entra no lugar do porta-malas e é capaz de levar até 683 litros - volume que sobe para 989 litros com a tampa aberta.
Comportamento dinâmico
A Renault adotou um ajuste de suspensão na Oroch que privilegia o conforto, com configuração mais macia, mais próxima a de um carro.
A suspensão traseira é do tipo multilink, independente, mas sente-se a falta de controles de tração e de estabilidade - presentes do Sandero R.S. 2.0.
Interior
O painel é basicamente o do Duster, que recebeu aperfeiçoamentos este ano, mas mantém a estrutura e aspecto geral de carro de baixo custo, com peças plásticas dominando a cena, mas, agora, com alguns apliques em preto brilhante.
A posição de dirigir está em um nível intermediário entre uma picape leve como a Strada e uma grande como a S-10. De qualquer forma, o motorista se sente em posição elevada - que é um dos aspectos apreciados nesse tipo de carro.
O espaço interno, sobretudo na traseira, é similar ao encontrado na Chevrolet S-10 cabine dupla - o que não deixa de ser uma surpresa, já que a Oroch é cerca de 66 cm menor que os 5,35 metros da S-10.
Mecânica
O Renault Orocho será ofertado com duas opções de motor e duas de transmissão. Motor 1.6 16V de 110/115 cavalos e 15,1/15,9 Kgfm de torquem, associado a uma caixa de transmissão manual de cinco marchas.
Além desse, há o quatro cilindros 2.0 16V com 143/148 cavalos 20,2 / 20,9 Kgfm de torque, sempre associado a uma caixa de transmissão manual de seis marchas.
Inicialmente não há opção de câmbio automático e tampouco tração 4x4 - recursos que serão oferecidos posteriormente - o que se justifica pois a configuração 4x2 com câmbio manual oferecida inicialmente é a mais procurada.
Os resultados de consumo e desempenho do Renaut Oroch seguem abaixo.
Renault Duster Oroch 2.0 16V (gasolina) | Renault Duster Oroch 2.0 16V (álcool) | Fiat Strada 1.8 16V (gasolina) | Fiat Strada 1.8 16V (etanol) | S-10 Flex (gasolina) | S-10 Flex (etanol) | |
0 a 100 Km/h [s] | 11,8 | 10,1 | 12,3 | 11,1 | 15,4 | 10,6 |
80 a 120 Km/h [s] | 14,4 | 11,9 | 22,9 | 16,4 | 25,9 | 15,9 |
Consumo - cidade | 8,1 | 7,4 | 9,1 | 7,3 | 6,6 | 4,6 |
Consumo - estrada | 11,4 | 8,8 | 11,8 | 10,4 | 8 | 5,9 |
Porta-malas [l] | 683 | 683 | 680 | 680 | 1570 | 1570 |
Preço | R$ 70.790 | R$ 70.790 | R$ 70.000 | R$ 70.000 | R$ 81.900 | R$ 81.900 |
Versões - Preços
O Renault Oroch é comercializado em três versões, com estimativa de preços a seguir.
- Renault Duster Oroch Expression 1.6 16V - R$ 62.290 reais trazendo rodas de aço de 15 polegadas, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, santo-antônio, protetor de caçamba, alarme, regulagem de altura do banco do motorista, som com Bluetooth e MP3, rodas de 16 polegadas de alumínio.
- Renault Duster Oroch Dynamique 1.6 16V - R$ 66.790 reais, acrescentando rodas de liga-leve pintadas em cinza, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia com GPS, vidro elétrico one-touch para o motorista. Opcional: bancos de couro, câmera de ré.
- Renault Duster Oroch Dynamique 2.0 16V - R$ 70.790 reais, com todos os itens do Dynamique 1.6 e mais motor 2.0 16V e transmissão de seis marchas.
Todas as versões são vendidas com garantia de três anos ou 100.000 Km.
Concorrente - Fiat Toro
A Renault Duster Oroch enfrentará a picape média Fiat Toro, da Fiat Chrysler.
A Fiat Toro será fabricada em Pernambuco, oferecida em versões com motor 1.8 Flex e 2.0 Diesel, com tração 4x2 ou integral, e preços entre R$ 70.000 reais e R$ 125 mil reais.
As imagens da Fiat Toro já estão sendo divulgadas pela empresa, e o lançamento ocorre em fevereiro de 2016. O vídeo abaixo traz informações da Fiat Toro 1.8 Flex automática.
Veja detalhes da Fiat Toro clicando aqui.
Conclusão
O Renault Oroch chega ao mercado antes da Fiat Toro, o que lhe dá uma vantagem, sobretudo por inaugurar um novo segmento intermediário de picapes.
Por mesclar características de picape leve (preço, monobloco e motor flex) com o de picapes maiores (mais espaço de cabine, quatro portas), deve se consolidar como uma opção interessante para quem já tem uma picape leve, precisa de mais espaço, mas não quer incorrer nos custos de picapes pesadas.
Ficha Técnica - Renault Duster Oroch
Versões / Motores
| 1.6 16V | 2.0 16V |
Expression/Dynamique | Dynamique | |
Arquitetura | Carroceria monobloco, picape, 5 passageiros, 4 portas | |
Motor | Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão | |
Tração
|
Dianteira 4x2
| |
Cilindrada | 1.598 cm³ | 1.998 cm³ |
Diâmetro x Curso (mm x mm) | 79,5 x 80,5 | 82,7 x 93,0 |
Potência máxima (ABNT) | 110 cv (gasolina) @ 5.750 rpm 115 cv (etanol) @ 5.750 rpm | 143 cv (gasolina) @ 5.750 rpm 148 cv (etanol) @ 5.750 rpm |
Torque máximo (ABNT) | 15,1 kgfm @ 3.750 rpm (gasolina) 15,9 kgfm @ 3.750 rpm (etanol) | 20,2 kgfm @ 4.000 rpm (gasolina) 20,9 kgfm @ 4.000 rpm (etanol) |
Alimentação | Injeção Eletrônica Multiponto Sequencial | |
Pneus/Rodas | 215/65 R16 | |
Suspensão Dianteira | Tipo MacPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos, molas helicoidais e barra estabilizadora | |
Suspensão Traseira | Multilink independente e MacPherson, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora | |
Freios | Dois circuitos em “X”, de acionamento hidráulico, com discos ventilados de 269 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores de 229 mm de diâmetro | |
Direção | Hidráulica, com diâmetro giro de 10,7 m | |
Câmbio | Manual 5 velocidades | Manual 6 velocidades |
Tanque combustível | 50 L | |
Volume da caçamba | 683 L | |
Carga útil | 650 kg | |
Peso em ordem de Marcha | 1.292 kg | 1.346 kg |
Entre eixos | 2.829 mm | |
Comprimento | 4.693 mm | |
Altura | 1.695 mm | |
Largura | 1.821 mm | |
Largura c/ espelhos | 1.997 mm | |
Altura livre do solo | 206 mm | |
Ângulos de entrada | 26° | |
Ângulos de saída | 19,9° | |
Velocidade máxima | 160 km/h (gasolina) 164 km/h (etanol) | 178 km/h (gasolina) 186 Km/h (etanol) |
Aceleração 0 a 100 km/h | 14,3 segundos (gasolina) 13,2 segundos (etanol) | 10,6 segundos (gasolina) 9,7 segundos (etanol) |
Consumo Estrada | 10,9 km/l (gasolina) 7,5 km/l (etanol) | 10,8 km/l (gasolina) 7,3 km/l (etanol) |
Consumo Cidade | 9,6 km/l (gasolina) 6,6 km/l (etanol) | 9,2 km/l (gasolina) 6,4 km/l (etanol) |
Gostei muito deste carro. Por um preço de Strada vc leva um veiculo maior, 4x4, mais (muito) espaçoso e bonito (alguns discordam) e com 4 portas.
ResponderExcluirVou torcer para dar certo.
O oroch e o estradão vão sacudi com esse novo segmento.
A Renault não é 4x4.
ExcluirMas é certeza que vai ter uma versão 4x4 em breve
Excluirrenault e fiat fazendo carros com bom custo/benefício. enquanto a volks anda pecando em algumas coisas simples e se distanciando lentamente do publico nacional.
Excluir4x2 ?
ExcluirOI VOLKS NA REALIDADE SÓ FABRICA CAROÇAS.EX.AMAROCK É BITURBO.UMA VERDADEIRA BOMBA AMBULANTE.TEM AQUI EM NOSSA FROTA.SAVEIRO SÓ P/ FAZER CAFÉ FERVE DIRETO.ELETRICA DE PÉSSIMA QUALIDADE.NOTA ZERO P/ VOLKS
ExcluirAinda não formei uma opinião sobre sua aparência.... Apesar de ser Dacia e feita para o terceiro mundo o carro é caro mas em comparação com suas concorrentes diretas o preço não está tão ruim.
ResponderExcluirNada como morar no primeiro mundo.
ExcluirNão gostei!
ResponderExcluirGostei bastante, e a suspensão traseira multilink deve dar um bom comportamento dinâmico para a oroch, suspensão que a volks nos sonegou no golf e a audi no a3, carros bem mais caros.
ResponderExcluiré por esse motivo que a capacidade de carga é baixa, mas com ótima dirigibilidade.
ExcluirEsse carro ficou show.
ResponderExcluireca!
ResponderExcluirVai haver uma opção interessante, de bom custo benefício. Penso que as c demais logo irão querer estar neste novo nicho. Muitos não levaram a sério os SUVs...e o eco nadou de braçada quase dez anos.
ResponderExcluirSó uma coisa, esses dados da S-10 é da antiga 2.4 e não da nova 2.5
ResponderExcluirA versão 2.5 custa quase 100 mil. A 2.4 é a mais próxima em preço. Mas deveriam ter explicado na matéria.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAdoro tudo que a Renault fábrica,tenho um sandero e ótimo graças a Deus sai das carroças fiat,chevrolet,volks ford a meu sogro comprou uma S10 dessa nova. Ele voltou pra Mitsubishi. Infelizmente os NACIONAIS ainda são carroças
ExcluirO Duster vende bem, acho que a Oroch também vai vender bem. Ela tem o preço das concorrentes mas é maior, dando a impressão de ser de seguimento superior.
ResponderExcluirAcho que tem futuro o segmento!
ResponderExcluirSei que muita gente baixa o pau no Duster, e nessa pick-up derivada do Duster, não vai ser diferente.
ResponderExcluirAliás, há pessoas que só sabem criticar, seja qualquer carro ou marca. Assim é com o Volks UP!, com o Ford Focus, com o Hyundai HB20, com o Toyota Etios, com Honda City, com a Fiat Strada, etc.
Eu gosto muito do Duster. Conheci um casal dono de um e que está muito satisfeito com o carro, com o bom espaço interno, bom porta-malas, bom custoxbenefício (na categoria), boa altura do solo (pra encarar terrenos ruins), e o carro tem se mostrado bastante resistente.
Essa pick-up Oroch vai no mesmo caminho. Acho que a Renault vai agradar a um público que precisa de um veículo que dê pra levar a família e tenha uma caçamba pra carga, sem ser tão caro quanto uma pick-up diesel (como uma Hilux), que não seja um trambolho pra andar na cidade (como algumas pick-ups maiores) e que não seja apertada e desconfortável para os passageiros do banco traseiro (a Fiat Strada peca neste quesito). Acho bem interessante a proposta desse carro. Acho que quanto maior as opções, melhor para o consumidor.
Não lhe agrada a proposta do carro? Achou muito feio o design? Simples! Basta não comprar e optar por outro modelo. Mas com certeza, a proposta desse modelo, assim como a do Duster, vai agradar a muita gente. Acredito que a Renault acerta com esse modelo.
Perfeito André!
ExcluirPois é André, bem isso mesmo!
ExcluirEssa Oroch me serve quase perfeitamente, só peca a falta de um motor diesel ou mesmo um a gasolina mais moderno e menos pinguço! No mais, o carro serve exatamente ao que eu preciso atualmente!
Vamos ver a faixa de preço da Fiat Toro (temo que as versões a diesel siga o rumo do Renegade).
Concordo em número, gênero e grau.
ExcluirE digo mais, poderiam lançar a cabine simples!
ExcluirNa verdade o segmento de picapes médias já existe,que é onde estão posicionadas exatamente a S10,Ranger,Hilux,Amarok,L200 e Frontier.
ResponderExcluirEsse segmento está entre as picapes compactas,como Saveiro e Strada e as médias citadas acima.
Seria pick up meia média?! Concordo plenamente, quem não gosta não compra, e ter mais opções é bom para o consumidor.
ResponderExcluirOs preços desse Oroch estão ótimos.
ResponderExcluirUma Saveiro Cross CD sai por até R$ 71.296,00.
Remendo. Motores antigos, defasados e muito beberrão. Acabamento pobre. Tudo bem, se não fosse lançamento, mas lançar remendos como se fossem novos... Percebe-se que alguns lançamentos são apenas ajustes estéticos, sem nenhum avanço tecnológico. Fiat e Renault são as campeãs nesse quesito.
ResponderExcluirÉ mas não há nada parecido nessa faixa de preço. A saveiro WV só cabem 2 passageiros!
ExcluirDeixaram o navegador numa posição dificil para visualização do motorista.
ResponderExcluirPosição tão boa quanto dos carros da VW.
ExcluirAté um utilitário baseado em plataforma antiquada e barata usa suspensão traseira multlink. E o Golf não.
ResponderExcluirquero automatica.
ResponderExcluirVai vender uns trocados enquanto a Toro não chega, sequer adicionaram controles eletrônicos que a Fiat trará de série em todas as versões. E é ridículo deixarem cambio automático para depois, Maloque perdeu muito quando a VW fez isso com ela.
ResponderExcluirFicou legal, não ficou parecendo uma gambiarra!!
ResponderExcluir1.6 fraco pra esse carro
ResponderExcluirO acabamento interno da Renault é fraquissimo, só o fluence se salva. Sinceramente acho muito ruim mesmo, mas o carro tem uma proposta interessante é um preço muito bom, acho que vai vender bem.
ResponderExcluirMinha aposta é o Fiat toro, melhor acabamento, melhores motorizações, mais bonito e mais moderno.
Resta saber o quão manco e beberrão vai ser? Acho que valerá somente a versão a diesel, mas e daí...
ExcluirO comparativo de desempenho e consumo mostra bem o quão antiquado é o motor 1.8 FIAT, a Renault que não é referência nenhuma de refinamento Mecanico com um "SUV pick-up pequeno" com melhor desempenho e consumo muito próximo a uma pick-up Pequena que não passa do antigo palio cheio de apliques plásticos que é o caso da advenrure.
ResponderExcluirA Renault define como Pick-up 0,5T - Oroch e 1,0T Alaskan.
ResponderExcluirAlguém aí vai dizer que a SAVEIRO é melhor ???
ResponderExcluirNa verdade vão dizer q o UP é melhor.
ExcluirUm outro site definiu bem o porte e o segmento da Duster Oroch: médias-pequenas!
ResponderExcluirontem andei no banco traseiro de uma strada dupla e só por Deus!!! e olha q tenho 1,68. viagens só bem curtas!!!!
ResponderExcluirAcho que esse carro vai cair como uma luva, os compradores da Strada Dupla levam ela por falta de opção, vai ser um sucesso!!!!!!!!! parabens Renault!!!!
Não gostei do visual da traseira. Comparado à uma Fiat Strada, sem dúvida é superior, já que é baseado no Duster.
ResponderExcluirO Duster(SUV) eu acho muito bonito.
Nada disso Eduardo. Uma coisa é utilizar materiais de baixa qualidade. Outra coisa é economizar nas guarnições e isolamentos. Os carros da Dacia são excelentes nesse quesito. Nada de escola de samba, mantém-se íntegros por muito tempo.
ResponderExcluirHá chance de vender bem, principalmente de que deseja uma Fiat Strada ou VW Saveiro nas versões tops, pois os preços e caçambas são semelhantes (R$ 70 mil e 650l), mas o espaço interno e o conjunto 2.0 MT6 é mais forte (em relação aos 1.6 16v e 1.8 16v, ambos MT5). Acredito que o Renault Oroch será uma opção mais completa às pick-ups compactas e a Fiat Toro uma opção mais barata às médias (S10, Frontier, Ranger).
ResponderExcluirTá bacana essa Pick Up Duster...bem maior, mais alta e mais parruda que Strada e Saveiro, por preço parecido.
ResponderExcluirGostei.
Tenho uma Duster a 3 anos e até agora nada de escola de samba. Isso é critica de quem não tem uma.
ResponderExcluirAssim como a Honda com o HR V, que devido perder na venda de sedãs médios para a Toyota, redirecionou sua força de vendas para outro segmento aproveitando piso de fábrica e conseguiu sucesso (sendo um dos pequenos SUV's mais vendido) a Renault, visto decrescer em vendas neste mesmo segmento, aproveita para, tentando não ficar com capacidade ociosa de produção, redirecionar seu produto. Acho que, mesmo não sendo um grande sucesso, vai conseguir fazer com que as perdas de vendas do Duster sejam absorvidas pela Oroch.
ResponderExcluirEnquanto não ter cambio automatico , não vou nem dar uma olháda de perto . daqui pra frente todos tem que ter as duas versão .
ResponderExcluirGostei a primeira impressão ... parece perfeita.
ResponderExcluirEu queria comprar uma camionete de dupla cabine,ja pensei em varias,frontier,amarok,e agora essa oroch,principalmente por ser mais barata.
ResponderExcluirMinhas duvidas sao 4x4 ou 4x2,nao ando em estrada de terra.
Diesel ou Flex??
Eu preciso ar condicionado,piloto automatico,faco viagens longas sao paulo-cochabamba na bolivia
Se algum expert puder opinar agradeco.
TEnho uma duster 2016 e é maravilhosa, alem de ter muita segurança nas estradas. Pretendo ter a Uroch.
ResponderExcluirTEnho uma duster 2016 e é maravilhosa, alem de ter muita segurança nas estradas. Pretendo ter a Uroch.
ResponderExcluirRenaul NUNCA fez carros ruins e não será de agora. Querer comparar com S10 e outras é mera babaquice. Esta estre Saveiro e Strada e as grandes. Acho uma excelente proposta de mercado. AS pequenas são pequenas demais e as grandes são grandes demais. ira servir muito bem a sua proposta. o preço está muito atrativo se comparado aos demais nacionais. Nota 10 para este lançamento. Pretendo e vou comprar uma dentro em breve.
ResponderExcluiròtimo comentário André!!! Quem não gosta da Duster, que escolha outo modeloe seja feliz!!
ResponderExcluirGostei muito do lançamento da picape uroch, porém acho que em estradas de terra , em aclives, terá dificuldades para subir carregada _ vai derrapar e se parar vai complicar mais ainda para arrancar.
ResponderExcluirRoberto Morais
A
ResponderExcluirSaveiro com certeza é mais economica e tem mas tecnologia do que a nova duster principalmente a segurança.
A
ResponderExcluirSaveiro com certeza é mais economica e tem mas tecnologia do que a nova duster principalmente a segurança.
Tenho minhas dúvidas quanto a isso, o povo crítica por ser um Dácia mas a linha VW é de baixo custo também, principalmente a linha Gol que usa peças de qualidade nível C, não estou falando do novo Golf, mas até os Golf s antigos eram de péssima qualidade no Brasil.
ExcluirTiago Mendes gostei falto 4x4 pra fica sohool
ResponderExcluirTiago Mendes gostei falto 4x4 pra fica sohool
ResponderExcluirSou fã da saveiro, mas confesso que me surpreendeu o design!
ResponderExcluirPreço justo, já que estamos acostumados a pagar verdadeiras fortunas por carros que não valem o que custa. A saveiro cross é um bom exemplo, que custa mais que 62.000,00. Neste caso específico nem pensaria em comprar a saveiro. Parabéns, Renault e sucesso.
ResponderExcluirEdson Mendes
ResponderExcluirEdson 17 11 2015 Na minha opinião a oroch ganha da strada e da saveiro
Só crítica Renault quem nunca teve um ou comprou um estourado.
ResponderExcluirAchei uma picape bonita, porém internamente deixa a desejar. Muito plástico. Também pra se ter uma completa paga-se muitos acessórios.
ResponderExcluiracho que pra quem esta entrando achei muito acertada e responde ate muito bem concordo muito com esse moço que falou faltou um motor a diesel e cabine simples ficaria muito mas competitivo pois vi uma matéria que a toro já ate divulgou uma foto de uma versão cabine simples pois roubaria clientes que compram s 10 e ficaria pra trabalho
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