A segunda geração do Volkswagen Tiguan será apresentado oficialmente no Salão Automóvel de Frankfurt amanha, e, em antecipação, a montadora alemã divulga duas imagens provocativas, de projeto, do novo SUV, que será vendido na Europa a partir de abril de 2016, e será produzido em Wolfsburg (Alemanha), e também em Chattanooga (Tennessee, EUA).
O Tiguan II será comercializado em configurações de 5 e 7 lugares e versões com duas distâncias entre eixos, na Europa. Já nos EUA e China será vendida apenas a versão com entre-eixos alongada - mais adequada às preferências desses consumidores, especialmente o chinês, onde se espera um crescimento do mercado de SUV de 57% nos próximos dez anos.
Dimensões
O VW Tiguan 2017 de cinco lugares já é maior que o atual: 4,49 metros de comprimento, ou 6 cm mais longo. Mas também é mais largo em 3 cm (1,84 m) e mais baixo 3,3 cm, ficando com 1,63 metros. Sua distância entre eixos também está crescendo de forma significativa para 2,68 metros, ou 7,7 centímetros a mais.
Essas novas dimensões permitem-lhe oferecer mais espaço interior, especialmente traseira (ampliação de 22 mm a mais de espaço para joelhos), mas sobretudo no porta-malas, que oferecerá 615 litros contra 470 litros de hoje.
Além do modelo de cinco lugares, o novo Tiguan terá também versões de 7 lugares, que será apresentado em 2016, e também uma versão cupê. Essas múltiplas variações são decorrentes do uso da plataforma modular MQB - a mesma do Golf.
Já com relação à estética, o Novo Tiguan traz uma aparência frontal caracterizada por um capô com 4 nervuras - algo que dá dinamismo ao seu design, enquanto os faróis e grade acompanham esse aspecto mais esportivo. O Tiguan também será o primeiro SUV da Volkswagen a receber (opcional) os faróis de LED duplos.
Na lateral observa-se uma linha de cintura mais elevada, similar à da Touareg, enquanto na parte traseira, sobretudo quando visto de 3/4, há uma reminiscência do BMW X3. Homogênea e bem proporcionado - designers falam de um "diálogo entre as linhas", o novo Tiguan oferece um design elegante e agressivo, e que certamente vai agradar.
Interior
O interior do Novo Tiguan 2016 trará o mesmo painel digital já aplicado ao Passat e Audi TT, e, no console central, uma grande tela táctil de 12,3 polegadas.
No que respeita aos itens de série, terá, dependendo da versão, controle de cruzeiro adaptativo, ar-condicionado com três zonas de climatização, head-up dislay.
Já o acabamento está em linha com os interiores do Golf e Passat, ou seja, fazendo uso de materiais de boa qualidade, mas que emitem um sentido de austeridade.
Habitabilidade e modularidade
O novo Tiguan foi projetado para oferecer a versatilidade e modularidade do interior de uma min-van, e isso foi possível também pelas dimensões mais generosas. O banco traseiro vai manter a modularidade padrão 60/40, mas oferece um assento de passageiro dianteiro cujo encosto pode ser dobrado completamente (a partir do segundo nível de acabamento) para facilitar o transporte de objetos longos.
Na parte traseira, os bancos laterais são bem desenhados e confortáveis, mas o passageiro do meio terá que lidar com túnel de transmissão. Todas as portas agora contam com ótimos porta-objetos de maior volume.
Motores mais eficientes
A Volkswagen ainda não divulgou os dados de consumo, mas promete uma redução média de 20%, e que pode chegar a 24% em algumas versões. A gama de propulsores terá desde o tri-cilíndricos TSI de 125 cv, passando pelos 1.4 TSI de 150 cv ou 180 cv. Haverá também quatro opções diesel de 115, 150, 190 ou 240 cv.
A caixa de transmissão robotizada DSG estará disponível nos motores com potência superior a 150 cavalos, assim como o sistema de tração integral 4Motion - quando se opta por tal sistema, a altura em relação ao solo sobre 2 cm, dos 18 cm do modelo convencional, para 20 cm no AWD.
A transmissão 4Motion recebe pela primeira vez o sistema de controle ativo, que opera em 4 modos de ajuste: neve, piso precário, off-road (som assistente de subida e descida em aclives) e rodoviário individual.
Todas as versões também podem receber um opcional um sistema "todo-terreno". que amplia o ângulo de ataque de para 24° em vez de 16 °.
Versão GTE com um painel solar
Mais tarde, chega uma versão GTE recarregável híbrida, que vai oferecer uma autonomia em modo elétrico de 50 km.
No Salão de Frnakfurt a VW vai mostrar também um modelo em estudo com um painel solar no teto, para recarregar as baterias, permitindo uma ampliação da autonomia.
Cinco níveis de acabamento
A marca ainda não divulgou a lista de equipamentos de diferentes acabamentos, mas já sabemos seus nomes: Trendline, Comfortline, Carat, Carat e R-Line Edition.
Alguns serviços de conforto e segurança, tirados do Passat, surgirão a bordo do Tiguan. Por exemplo, o sistema Front Assist com frenagem autônoma de emergência, Lane Assist - assistente de manutenção em faixa - itens que serão de série desde o modelo de acesso.
O sistema de multimídia trará informações meteorológicas, de tráfego e serviço de procura de vagas em estacionamento, e a porta traseira terá acionamento elétrico.
Preços
A Volkswagen ainda não divulgou preços, mas alega que não serão muito diferentes do modelo atual com nível de equipamento semelhante.
Novo VW Tiguan 2017: detalhes e especificações revelados
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Será que vem pro Brasil?
ResponderExcluirAcho difícil. A questão é que ela será fabricada nos EUA e Alemanha, então para chegar importada ficaria muito cara, pois o dólar está absurdo, e ainda tem imposto de importação e todos os demais impostos. Então inviabiliza totalmente.
ResponderExcluirA não ser que seja fabricada aqui...aí sim...mas acho que o que será feito no Brasil será o novo SUV da VW, abaixo do Tiguan, e que competirá com HR-V,.
Tem razão Carlos! Problema é que a vw ta muito atrasada quanto a esse novo sub abaixo do Tiguan.
ExcluirVou aproveitar este momento de sanidade do Carlos e concordar.
ExcluirA Tiguan se situa em um segmento acima ao do HR-V e Renegade, nunca foi muito popular no Brasil, e se vier será apenas importado, mas como o dólar anda alto, difícil crer que venha para cá, no máximo virá importado em apenas uma configuração de motor e alguns opcionais.
Bem que poderia vir a opção com motor tri-cilíndrico, igual ao X1, esse também sem confirmação de motor até agora.
O que nos resta é esperar é o novo SUV para combater o HR-V, esse sim prometeria bastante no mercado nacional.
Carlos, como dito por você na reportagem das mudanças no Golf 7, este Tiguan deveria vir com o motor 1.6 MPI que é muitooo melhor que o 1.4 TSI. Então lhe pergunto, porque lá eles não adotam este motor?
ExcluirEstes alemães devem estar ficando malucos, não?
kkkkkkkkkk
É questão de posicionamento de mercado, além da Tiguan ter vendido muito bem no Brasil. É certo que virá para o Brasil.
ExcluirMesmo com o dólar subindo malucamente (presente da eficiência administrativa do partido) não vejo, pelo menos até agora o preço dos importados subirem na mesma proporção. Isso mostra a gordura que os importados também tem a exemplo dos nossos nacionais. Acho que até uns 160k a Tiguan ia vender muito bem por apresentar novo designer e refinamento técnico.
ResponderExcluirSimples: Estoque já faturado.
ExcluirA maioria dos importados já estão faturados, logo o preço só vai subir quando ocorrer novas importações.
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