Este artigo detalha as alterações e traz dados atualizados de desempenho e consumo do modelo.
Suspensão traseira melhorada: fim da batida seca
O HB20 teve uma série de alterações no motor e câmbio, que falaremos mais à frente, mas é importante ressaltar, antes, que a Hyundai resolveu, nessa linha 2016, uma das principais reclamações dos consumidores sobre o modelo, que era a suspensão traseira de curso curto, que provocava batidas secas com o carro carregado.
Foi mantido o esquema McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, mas agora foram adotados batentes hidráulicos, o que evita que a suspensão chegue ao fim de curso de forma abrupta - a "batida seca" que gerava reclamações.
Além disso, foram adotadas as seguintes alterações: borrachas mais macias e de maior tamanho nas extremidades dos amortecedores e molas traseiras aumentadas. No vídeo abaixo mostramos o Hb20 2016 em uma trilha leve off-road para teste de suspensão.
O resultado é que o HB20 agora fica mais alinhado, mesmo quando carregado, e ficou mais difícil chegar ao fim do curso da suspensão traseira. E, mesmo que chegue, não há mais o baque da batida seca.
Outra melhoria foi que o funcionamento dos amortecedores está mais progressivo, sobretudo no retorno, reduzindo os solavancos.
Em resumo: agora, o Hyundai HB20 2016 aceita que seja aplicado carga máxima de bagagens e passageiros sem reclamar e sem mais apresentar batidas de fim de curso.
Motores e transmissões mais eficientes
Os motores 1.0 (tri-cilíndrico) e 1.6 (quatro cilindros) do HB20 2016 mantiveram os níveis de potência e torque, mas receberam ajustes no gerenciamento do alternador e reduções de atritos internos, o que resultou em melhora nos indicadores de consumo. Adicionalmente, o motor 1.6 dispensou o sub-tanque auxiliar para partida a frio com etanol.
As mais notáveis alterações mecânicas, porém, ocorreram nas transmissões do HB20 1.6, que agora passam a ser de seis marchas, tanto manual quanto automática, o que contribuiu para melhorar o consumo e o desempenho desse conjunto mecânico.
A transmissão manual de seis marchas é oferecida nas versões 1.6 Comfort Plus e Comfort Style - que podem receber opcionalmente o câmbio automático de seis marchas. Já o modelo topo, Premium, é oferecido apenas com transmissão automática de seis marchas.
Desempenho e consumo - HB20 1.0 e 1.6 Automático
Os resultados em termos de desempenho (Revista Auto Esporte), consumo (INMETRO) e frenagem do Hyundai HB20 2016, em versões 1.6 Automática 6 marchas e 1.0 Manual de cinco marchas, estão na tabela abaixo, comparados com os números dos respectivos modelos 2015, e também Fox 1.6 16V I-Motion e Up! TSI.
Prova | HB20 1.6 AT6 (2016) | VW Fox 1.6 16V I-Motion | HB20 1.6 AT4 (2015) | HB20 1.0 (2016) | HB20 1.0 (2015) | Up! TSI |
0 a 100 Km/h [s] | 10,4 | 10,7 | 11 | 14,4 | 15,1 | 9,5 |
40 a 80 Km/h [s] | 4,9 | 4,7 | 5,8 | 8,8 | 9,5 | 6,4 |
80 Km/h a 0 [metros] | 29,1 | 25,8 | 30,2 | 28,4 | 27,4 | 27,5 |
Consumo (Etanol) - cidade | 8,1 | 7,6 | 7,7 | 8,7 | 8,3 | 9,6 |
Consumo (Etanol) - estrada | 9,9 | 8,4 | 9,3 | 10,3 | 9,8 | 11,1 |
Consumo (Gas.) - cidade | 11,6 | 10,8 | 11,5 | 12,5 | 11,8 | 13,8 |
Consumo (Gas.) - estrada | 13,8 | 12 | 13 | 14,1 | 14,1 | 16,1 |
Os números mostrados acima evidenciam que o HB20 2016, tanto 1.0 quanto 1.6, apresenta melhor desempenho em todas as situações de uso, e menor consumo. Houve, porém, uma piora nas provas de frenagem - o que é atribuído ao uso de pneus verdes - de menor atrito - usados para reduzir o consumo.
Consumo este que também melhorou. Segundo a Hyundai, o HB20 2016 1.6 está 6,5% mais econômico que o 2015, enquanto o 1.0 está 6% mais frugal. Assim, a nota do INMETRO para o HB20 1.6 passou de "B", no modelo 2015, para "A", no 2016. O 1.0 manteve a nota A. Os gráficos abaixo trazem os comparativos de desempenho, consumo e frenagem do HB20 x VW Fox e VW Up! TSI.
Os números de desempenho mostrados acima denotam que o HB20 1.6, agora, se mostra mais rápido que o VW Fox 1.6 16V I-Motion, mais ainda fica atras do Volkswagen Up! TSI.
Já em termos de consumo, o Up! TSi, que é o carro mais econômico do Brasil segundo o INMETRO. manteve o posto, mesmo com a melhora do HB20 1.0 2016.
Em testes de frenagem, o melhor entre os carros comparados é o VW Fox, seguido do HB20 1.0 2015 e VW Up! TSi - que também usa pneus de baixo atrito, assim como o HB20 2016.
Tabela de preços & Itens de série
Modelo | Preço | Principais itens |
HB20 1.0 Comfort | R$ 38.995 | Ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, dir. hidráulica, sistema de som, computador de bordo, travas elétricas. |
HB20 1.0 Comfortt Plus | R$ 42.595 | Acrescenta vidros elétricos traseiros, chave canivete, alarme, retrovisores com setas embutidas, rodas de 15". |
HB20 1.6 Comfort Plus Manual 6 | R$ 42.745 | Todos os itens do Comfort Plus 1.0 e acrescenta cambio de seis marchas, sistema e-start de partida a frio. |
Volkswagen Up! TSI (Move-Up!) | R$ 43.990 | Direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, alarme, sistema de som com Bluetooth. |
HB20 1.0 Comfort Style | R$ 46.345 | Todos os itens do Comfort Plus 1.0 e acrescenta volante com regulagem de altura, rodas de liga-leve, porta-óculos, faróis de neblina, lanternas Clear Type, quatro vidros elétricos com one-touch. |
HB20 1.6 Comfort Plus Automático 6 | R$ 48.745 | Todos os itens do Comfort Plus Manual e acrescenta câmbio automático de seis marchas. |
HB20 1.6 Comfort Style Manual | R$ 51.845 | Todos os itens do Comfort Style 1.0 Manual e acrescenta sistema e-start de partida a frio, motor 1.6 e câmbio de seis marchas. |
VW Fox 1.6 Highline Manual | R$ 54.700 | Direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, alarme, sistema de som com bluetooth, câmbio de seis marchas. |
HB20 1.6 Comfort Style Automático 6 | R$ 55.845 | Todos os itens do Comfort Style 1.6 MT e acrescenta câmbio automático de seis marchas. |
VW Fox 1.6 Highline I-Motion | R$ 58.240 | Todos os itens do Fox 1.6 MT e acrescenta transmissão automatizada I-Motion de 5 marchas. |
HB20 1.6 Premium Automático | R$ 59.445 | Todos os itens do Comfort Style Automático e acrescenta acendimento automático de faróis, sensores de estacionamento traseiro, banco traseiro 40;60, volante e manopla de câmbio revestidos em couro, ar-condicionado digital automático, faróis com projetor e LED, airbags laterais. |
HB20 1.6 Premium Automático + Couro | R$ 61.035 | Todos os itens do Premium e acrescenta bancos em couro marrom. |
HB20 1.6 Premium Automático + Couro + BlueMedia | R$ 63.535 | Todos os itens anteriores e sistema multimídia BlueMedia com capacidade de espelhamento de tela do smartphone, mas sem GPS. |
Interior
Por dentro o HB20 2016 ganhou atualização nas padronagens de revestimento de bancos em todas as versões.
Ademais, na configuração topo de linha, Premium (modelo mostrado nas fotos), há a opção do revestimento em couro marrom, que confere um requinte adicional ao modelo.
Essa versão tem também como opcional o novo sistema de entretenimento com possibilidade de espelhamento de telas de celular (Samsung e LG), mas perdeu o GPS.
No ano que vem essa funcionalidade de espelhamento estará disponível também para Apple iPhone.
Outra novidade na versão topo de gama é o ar-condicionado que passa a contar com comando automático e digital, mas mantém a zona única de climatização.
O HB20 2016 mantém os fixadores de cadeiras infantis do tipo ISOFIX, que são mais seguros que os convencionais.
Os vidros elétricos agora, dependendo da versão, contam com sistema de um toque em todas as quatro janelas.
O painel de instrumentos, por sua vez, mantém o supervision cluster, com um visor central LCD.
A manopla de transmissão automática muda com o novo câmbio de seis marchas. que tem também opção de trocas manuais sequenciais.
Finalmente, o espaço interno continua limitado para quem vai atrás e o ajuste de altura do banco ainda é feito pelo não prático sistema de roldana. Ademais, os painéis de porta traseiros mantém a cobertura totalmente plástica.
Vídeo - Novo Hyundai HB2016 - detalhes
Vídeo - Novo Hyundai Hb20 2016 x Volkswagen Up! TSI - qual a melhor opção?
Conclusão
O Hyundai HB20 2016 recebeu discretas alterações estéticas e aperfeiçoamentos mecânicos - transmissão de seis marchas e suspensão melhorada - que, além de torná-lo mais eficiente, respondem às queixas que eram feitas pelos proprietários do modelo anterior.
Excelente carro! Adquiri um Premium mec marrom glay, logo no lançamento em 2012. Motor potente, rodar macio, super silencioso e um design campeão. Agora com essas melhorias deve estar uma beleza. Com certeza voltaria a possuir um!
ResponderExcluirUm ótimo carro, e continuará com bastante folga entre os líderes do segmento.
ResponderExcluirExcelente carro! Adquiri um premium mec marrom glay no lançamento em 2012. Motor potente, rodar macio, super silencioso e muito bonito, chamava muito a atenção.... com certeza voltaria a comprar um inda mais com essas melhorias.
ResponderExcluirAfinal de contas: Vem ou não com piloto automático?
ResponderExcluirInfelizmente não.
ExcluirE também, sem ESP, TCR -Contrôle de tração. Até um simples sensor de ré só vem na versão mais cara e nas outras nem como opcional. Também não vem com teto solar nem como opcional. Enfim, é muita pretensão querer chamar esse carro de Premium. Vai brigar com o Fox no máximo e tá muito bom, para por aí.
ExcluirNão gosto desse carro, mas devo reconhecer que se a Hyundai tiver capacidade de produção ela faz dele o novo líder de vendas.
ResponderExcluirEsse sim merece a lideranca de mercado. Ja era querido, e agora que atendeu os pedidos dos fans ficou melhor ainda. Parabens hyundai!
ResponderExcluirParabéns Hyundai....com esse preço sem ESP e TC ...aqui no brasil os brasileiros só gostam de carros sem segurança e com preços de mercedes....palmas meu povo...palmas....
ExcluirPreço de Mercedes? Me consegue aí um Mercedes 0km por 60 mil que compro e ainda te pago comissão!
ExcluirBoa Eduardo !!!
ExcluirPodiam ter colocado o UP Msi no comparativo tbm e não apenas o TSi
ResponderExcluirinterior bem acabado e bonito, faltou couro na porta de trás... merecia umas rodas 16" na versão top pelo menos, o problema de um design carregado é justamente a roda parecer pequena... carro bem honesto, vai continuar vendendo bem, pois a concorrência não está nem afim de se mexer com os jurássicos Voyage e Siena... o único porém como todos é o preço, quem tem grana e só compra carro 0km é uma boa, ao meu ver não, sou do time que com essa grana prefere um premium usado!
ResponderExcluirQuero ver quem vai comprar o up tsi tendo em vista que tem carros muito mais presenca, bonito e mais confortavel no mercado... Vide hb20., city varios outros
ResponderExcluirO UP! até concorre com HB20, Gol, Fox, Ka, Uno, Palio, Fiesta, C3 e etc. já que todos são hatchs. Com o diferencial do motor TSi é bem provável que pegue os consumidores de muitos hatchs compactos.
ExcluirJá o City é sedan compacto e não tem nada haver com Up!
Rafael só quem vai comprar o up quem pensa mais em segurança pra si e sua família 👪 e não Só na estética do carro que num acidente não te protege em nada
Excluirdebochado!
ExcluirContinua sendo a melhor opção, ajustou todas as "falhas" no modelo anterior, mostrando respeito a opinião dos donos, vai continuar sendo líder do segmento, mais que merecido.
ResponderExcluirCarro muito bom, mas por 63 mil prefiro mil vezes o peugeot 208 griffe sem dúvida...
ResponderExcluirQuem entra e dirige um 208 griffe não quer saber de outro carro, fato...
Com câmbio de quatro marchas que não responda e pifa aos 14.000 KM. Nunca mais
ExcluirNão fala bobagem, garantia de 3 anos o meu já tá com 20000km e não pifou e nem vai pifar e se pifar a garantia cobre, não tem jeito, nego compra HB20 ou pq não entrou em um 208 ou pq quer economizar, afinal os modelos de entrada o HB20 são bem mais em conta...
ExcluirO que o 208 tem de melhor em relação ao hb20?
ExcluirDá uma olhada no resultado do teste de colisão do 208 no latinNcap. O carro não vem nem com barras de proteção lateral.
ExcluirTenho um 208 Griffe AT com mais de 70000 km. O câmbio continua normal... e o carro realmente é uma maravilha.
ExcluirJá encheu as comparações com o up! , que é um carrinho excelente, mas para categoria dele, que é de popular. No máximo acho válido comparações com compactos, mas apenas o tsi com seu excelente motor, categorias acima não fazem sentido comparações.
ResponderExcluirJá vi gente comparando o UP TSI com o Punto 1.6, com Kit SP e Kit Emotion 1. Afirmaram que o UP! é muito mais carro. Tenha dó...
ExcluirFicou bacana. A possibilidade de não ter GPS, pelo menos para mim, não faz falta. Uso o do meu smartphone, que possibilita que eu atualize sem custo, diferente do acontece na maioria dos gps dos sistemas que vem de fábrica.
ResponderExcluirConcordo. Nesse sentido, o my dock, da Ford, é uma excelente ferramenta. Permite acoplar o smartphone, oferecendo a altura de visualização ideal. Isso devia vir por padrão na maioria dos carros.
ExcluirGPS integrado ao carro é muito mais pratico, sem falar que no caso do 208 se perder o sinal das antenas os sensores das rodas continuam o traçado... GPS de celular é bom pra quebra galho, mesma coisa de viva voz do aparelho, bem melhor integrado ao carro
ExcluirFicou bem bonito, e uma duvida, não tem piloto automático? Com este cambio AT6 agora ele é o melhor do segmento. Mas com cambio manual ainda perde para Fox Highline, New Fiesta e 208 já que todos estes oferecem mais conteúdo.
ResponderExcluirpor 48.745, levar um hb20 1.6 at6, não tem nada nesta faixa de preço com esse tipo de mecanização. pode não andar tão rápido quanto queridinho up tsi, (1 ou 2 segundos de 0 a 100, ou alguns km/h de velocidade final, não importam para quase a totalidade dos compradores de carros) mas em compensação tem mais espaço, porta malas maior, vidros elétricos na 4 portas, mais 2 anos de garantia, ou seja um carro mais familiar. Tem a questão do consumo, mas segundo a medição do inmetro considerando 20.000 km ano de estrada com ambos carros, dá uma diferença de mais ou menos 700,00/ano, que não é lá tudo isso.
ResponderExcluirpena que eles botaram o preço promocional do antigo hb20 , o hb20 plus at6 vai custar quase 53k ( 52800 )
ExcluirNão sei porque compara hb20 com up, quem compra hb20 não quer up!!!!, mesmo sendo mais economico, quem up é consumidor de uno, e pra falar a verdade eu nunca deixaria de compar um carro 1.6 pra comprar um 1.0 mesmo sendo turbo.
ResponderExcluirAmigo motor Turbo é sem comparaçoes com aspirado. O torque em aixa rotaçao da uma sensaçao sensacional. Esse é um dos problemas de colocar motor 1.0 turbo em Golf e Focus. O povo tem pre conceito ainda.
ExcluirPrefiro um motor 1.0 turbo do que 1.6!!!!
Bacana! Mas e o preço do top? Vai vennndo!
ResponderExcluirVou segurar a onda, acredito que nas próximas versões terá TCS + ESP e controle automático, espelhamento em todos os androids, aí sim estará completo, claro não é um carro espaçoso, mas é confortável e para quem anda sozinho, dá conta do recado.
ResponderExcluirUm carro desse não ter apoio de cabeça para o ocupante do meio é o fim!
ResponderExcluirkd o consumo do manual 1.6 de 6 marchas??
ResponderExcluirOs foda da Hyundai é que eles não dão nem 1% de desconto no emplacamento...
ResponderExcluirO HB 20 ficou bonito, eh talvez o carro de entrada que tem e desenho mais acertado e que aparenta ser maior do que é. Mas penso que hyundai fez uma reestilização meio rápida, cerca de 3 anos , deixando seus clientes atuais com um produto já defado. E as adaptações pra melhorar a batida seca pode atrair um cliente mais preocupado com o conforto.
ResponderExcluirFacelit de meia idade esta correto.
ResponderExcluirera bom que o car blog fizesse uma avaliação com o novo cambio automatico!!
ResponderExcluirTive um versão modelo 2015. Faz na média de 6 km na cidade e 9 na estrada com álcool. Na gasolina ele chega a fazer 8 quase 9 na cidade e 12 na estrada. É só na andar em giro alto. Por isso optei trocar pelo UP TSI, feinho mas um canhão na estrada. Aposto que ele é o mais rápido de todos os HB20 inclusive o 1.6. O carro é muito leve e seguro nas curvas. Vale a pena sim ter 1
ExcluirTenho um HB20 Premium 1.6 2015 e ele consome de 6,5 a , no máximo, 7 km/litro de gasolina na cidade. Queria muito conseguir esse consuma de que fala a reportagem ... Em tempo, o carro está com 4.000 km, será que um dia melhora o consumo>
ResponderExcluirNossa, ta bebendo bem eih. O meu new Fiesta PS faz isso com etanol. Acho que seu transito deve ser pesadíssimo ou muita ladeira ou pé muito pesado, ou ainda a soma dos três. Com 4mil rodados se fosse melhorar ja era pra ter melhorado. Veja ainda o combustível que usa, troque de posto.
ExcluirO meu HB20s 1.0 faz 6,5km/l etanol e 8,5km/l gasolina, na cidade... Péssimo.
ExcluirTambém sou escravo do posto. O máximo que o meu faz é 7 km/l na gasolina (cidade).
ExcluirComprei um HB20 1.0 2016 ha poucos dias e estou gostando muito, as crianças então, amaram por ser um modelo mais despojado e gostoso de andar internamente. Mas o que mais gosto na Hyundai comparando com as marcas mais tradicionais é o atendimento e o pós venda, podemos comer nas oficinas de tão limpas por exemplo. É uma marca que podemos coloca-la junto a Toyota e Honda em muitos aspectos. Temos de pensar principalmente no pós venda aqui no Brasil onde as concessionarias em sua maioria estão sucateadas. Ja tive veiculos da quase todas as marcas e estou satisfeito com este HB20.
ResponderExcluirR$ 326,00 pastilhas de freio. A GM realmente é imbatível mesmo...
ResponderExcluirNão sei como eles calculam o consumo, pois o meu HB20s 1.0 2016, faz 6,5km/l com etanol na cidade e 8,5km/l com gasolina aditivada na cidade. agora ele tem 1900km. Alguém está com o mesmo problema que eu?
ResponderExcluirFala meu amigo!
ExcluirComprei o meu HB20 ah 1 mês e ele está com 1.600km.ele só está fazendo 10km por litro na cidade com gasolina. Antes dele eu tinha um HB20S e esse fazia 13km por litro, eu rodava 640km com um tanque de gasolina. Esse novo HB20 está muito beberão. Vou levar ele na concessionária para ver o que está acontecendo.
HB2O 1.6 AUTOMATICO fazendo 11 na cidade???? Nao sei onde... o da namorada que dirijo aos fds mostra uma realidade bem diferente... ainda mais em sp nesse anda e pára... 6,5 km/l chorando. Agora na estrada ele realmente é economico..fez 14 km/l !!!
ResponderExcluirKkkkkkkk. Conta outro, o meu fazia 4.5 com ar ligado. Na estrada fazia 9. Sem contar a batida seca no amortecedores traseiros. Problema crônico de todos só HB20. Acho que nesta versão 2016 consertaram está faha
ExcluirO meu tbm é assim. Na cidade com etanol chorando 6,5 a 7. Mais chorando muito mesmo. Na estrada com etanol com 4 pessoas e ar ligado faz 12 a 13 sem problemas se eu andar até 110km/l.
ExcluirO HB 20 é lindo mesmo, mas quando se precisa de peças é um horror! O carro fica mais de 20 duas esperando chegar. Fui trocar o meu pelo HB20 automático 2016 mas o preço final R$65.000 fora de cogitacao. Comecei então a olhar outras marcas como por exemplo o UP TSI a versão mais completa saia por 53 mil com todos acessórios disponível. Em nível de segurança, frenagem, arrancada e principalmente economia de combustível não dava para ficar com o HB20. Depois que comprei este carro descobri que o HB20 só tem uma vantagem em relação ao UP ( estética externa) mas é só! Me desculpa aí o cara do punto mas o UP faz de 0 a 100 em 9 segundos. O Puntô toma pau até de celtinha, imaginé o UP TSI! Por falar em vantagens o UP ganhou em tudo da HB20 menos estético é claro. Então larguei o HB20 2013 e estou satisfeito com o UP TSI.
ResponderExcluirMeu HB20 1.6 automático 2015/16 (cambio novo) o carro bebe que nem um Landau. O máximo que faço é 7.0 km/l gasolina na cidade.
ResponderExcluirSaudades do meu FIT CVT que fazia 11 km/litro.
O loco. Eu faço 7 no etanol e se eu misturar 80% etanol e 20% gasolina faz 8. Eu faço a mistura e o carro continua com os 128cv do etanol e meu bolso agradece, pois a media de km/l fica mais barato.
ExcluirComprei um HB20 Confort Style 1.6 AT 16/17. Está com pouco mais de 350 km rodados. Até agora não passou de 5,5 Km/litro. Ando sem forçar o motor e com o ar ligado. Nem motor V8 bebe desse jeito. Tinha um Civic 1.8 que fazia 8,5 Km/litro na cidade.
ResponderExcluirComprei um HB20 1.6 AT 16/17. Está com pouco mais de 350 Km e fazendo com muito esforço 5,5 Km/litro na cidade. Ando sem pisar muito e com ar ligado. Meu antigo Civic com motor 1.8 fazia 8,5 Km com etanol na cidade. Propaganda mentirosa da Hyundai. Carro bebe mais do que viciado em álcool.
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