Começando pelos preços, o Honda HR-V, derivado do Fit, é mais caro que o Civic. Sua versão intermediária, a EX, custa R$ R$ 82.400 reais, enquanto o correspondente Civic, o LXR 2.0, vale R$ 79.400. Nos modelos topo de linha a diferença se mantém, com o HR-V EXL custando R$ 90.700 reais, enquanto o Civic EXR 2.0 custa R$ 90.700 reais.
E, em termos de equipamentos e de mecânica, há até uma vantagem para o Civic. Nas versões topo, ambos contam com ar-condicionado automático, direção elétrica, o mesmo ótimo sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7" com navegação que recebe informações de trânsito, bancos em couro, piloto automático.
Honda HR-V EXL - interior - painel |
Honda Civic EXR 2.0 - interior - painel |
Já o HR-V usa um 1.8 de 140 cavalos e 17,5 Kgfm de torque, acoplado a uma transmissão CVT de 7 marchas (caixa de câmbio mais moderna que a do Civic), que acelera os 1.270 Kg do SUV de 0 a 100 Km/h em 10,5 segundos.
Com motor mais forte e mais pesado o Civic seria sempre mais gastão, certo? Errado. Em cidade o HR-V é mais frugal mesmo, consumindo em média, segundo o INMETRO, 10.5 Km/l de gasolina, enquanto Civic 2.0 AT5 fica nos 9,7 Km/l.
Ocorre que em estrada o Civic é 14% mais econômico, conseguindo média de 13,8 Km/l, contra 12,1 Km/l do HR-V. Associe-se isso ao tanque maior do Civic, de 57 litros, contra 51 litros do HR-V, e você tem uma diferença significativa em termos de autonomia. O sedã percorre 780 Km com apenas um tanque, enquanto o SUV exige um reabastecimento a cada 617 Km. Ou seja, com o Civic anda-se 169 Km a mais com um mesmo tanque.
Dimensões
O Honda Civic tem um comprimento de 4,525 metros, 23,1 cm maior que os 4,294 metros do Honda HR-V. Ganha também na distância entre-eixos, de 2,668 metros, contra 2,61 metros do HRV.
O HR-V, porém, é mais alto, com 1,58 metros de altura, contra os 1,45 metros do Civic. A diferença de 13 cm dá o SUV um porte mais imponente, apensar de menor em termos de comprimento.
Além disso, o Honda HR-V tem um projeto mais moderno e acaba aproveitando melhor o espaço. Seu porta-malas comporta até 437 litros, apenas 12 litros a menos que o Civic, que cabe 449 litros.
No espaço para os passageiros, apesar de o Civic não decepcionar nesse aspecto, o HR-V é especialmente impressionante para os passageiros traseiros, onde a oferta de espaço é muito grande.
Honda Civic EXR 2.0 - interior - espaço traseiro |
Já o Honda HR-V usa um esquema mais simples, semi-independente com barra de torção. Ele ocupa menos espaço da carroceria, deixa mais espaço para bagagens e passageiros, mas o seu rodar não é tão refinado quanto o do Civic.
Pneus e Rodas
Outro ponto que diferencia os dois modelos é o conjunto roda pneu. Tanto Civic quanto HR-V usam rodas de 17 polegadas, mas enquanto o HR-V usa pneus 215/55, o Civic adota os 205/50.
Ou seja, o Civic tem pneus mais finos e mais baixos, já o HR-V usa pneus mais largos e mais altos - o que é condizente com sua característica SUV, estando mais bem aparelhado para enfrentar vias de baixa qualidade, lombadas e buracos das vias brasileiras.
Já o Civic pede um asfalto mais liso de rodovia, onde pode mostrar na plenitude suas qualidades dinâmicas.
Honda Civic ou Honda HR-V?
O Honda HR-V chegou este ano e tomou de assalto o mercado, tendo emplacado 5.435 unidades em agosto, mais que o dobro dos 2.573 do Civic, que está no mercado desde 2012 e receberá nova geração em breve. Ou seja, o mercado já escolheu o seu preferido.
Entretanto, do ponto de vista técnico há espaço para uma análise diferente. O Honda Civic é claramente um veículo mais adequado para estrada, pois tem mais desempenho e consome menos em rodovia. E, além de tudo, seu tanque maior lhe confere autonomia superior.
Seu conjunto de suspensão independente na traseira e pneus de perfil baixo o tornam o ideal para enfrentar longas jornadas em estradas com pisos de boa qualidade.
Já o Honda HR-V parece mais talhado para enfrentar as adversas condições das metrópoles brasileiras. Além de mais econômico em cidade, seu conjunto roda-pneus é mais preparado para enfrentar lombadas, buracos e desníveis, e seu porte mais avantajado dá ao motorista uma visão melhor do que ocorre à frente.
Conclusão
Tanto Honda Civic quanto HR-V são ótimos produtos. Agradáveis de serem conduzidos, suaves, confiáveis e relativamente econômicos. Mas, pelas características de cada modelo, O Civic se dá melhor em uma rodovia, enquanto o HR-V é superior em trânsito urbano.
Ótimo produto é Jetta TSI e Audi Q3. Isso aí é mediocridade. Além de tudo a pobreza desse interior lembra a dupla Duster e Logan. Se o consumidor for esperto economiza um troco e leva esses dois, que está melhor servido, porque o desempenho não fica tão atrás assim.
ResponderExcluirÉ estrangeiro, você deve ganhar muito bem, deve ser muito rico, para achar dois carros muito bons de mediocridade. Aliás, qual é o seu carro mesmo Estrangeiro? Sem mentir viu?!
ExcluirQuando pesquisei, não encontrei jetta Tsi por menos de R$ 100.000,00, só vendiam com os pacotes, e o Q3 "básico" 1.4T na promoção estava 120.000,00, então são faixas de preço bem diferentes.
ExcluirDependendo da cidade onde se mora, é muito difícil achar Jetta e Golf sem os famigerados pacotes.
ExcluirVocê é estrangeiro ou extraterrestre?
ExcluirEsse HR-V é a maior enganação que eu já vi na minha vida, tão medíocre como Duster e Ecosport, carro sem uma função específica, mil vezes o Honda Civic no lugar desse remendo apelidado de Suv, mas que na verdade é um Crossover.
ResponderExcluirE que diferença tem chamar de SUV crossover ou seja lá o que for? O comparativo e entre os dois. E entre os dois a melhor opção e hrv, carro mais novo não terá nova versão em breve, mais espaço interno, e quem compra este carro tem uma proposta familiar, mais conforto ao rodar na buraqueira de nossas vias.
ResponderExcluirPor 90 mil reais,acho mais negócio pegar um Civic EXR do que um Corolla XEi,que já beira os 90 mil também,mas pra quem pode pagar um pouco mais do que isso,Jetta Tsi é a melhor opção
ResponderExcluirO Civic muda ano que vem, ainda no 1o semestre. Só por isso os preços estão mais camaradas, com a Honda oferecendo central multimídia (pros LXS e LXR), juro zero ou bônus de 2 mil reais. Não existe almoço grátis.
ExcluirConcordo em tudo....!!!! Aliás essa geração do Civic já nasceu envelhecida.!!!!
ExcluirO meu comentário não foi postado, fiz algo de errado?
ResponderExcluirEstou com duvida qual comprar entre os dois modelos.
ResponderExcluirNEM UM NEM OUTRO, FUI DE CR-V.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.