O site AutosSegredos publica a informação (clique aqui para acessá-la) que o Golf GTI de fabricação nacional também trocará a caixa de transmissão automatizada DSG, neste caso de seis marchas, pela automática TipTronic de 6 marchas, AISIN, a exemplo do que ocorrerá com o Golf 1.4 TSI (veja aqui). Esse artigo discute as eventuais implicações dessa alteração. Atualização (12/09) - Confirmado que o Golf GTI 2016 nacional mantém o câmbio DSG6 (veja detalhes aqui).
A primeira questão que se coloca é se a transmissão automática AQ250-6F, conhecida como TipTronic, poderia ser associada a um motor 2.0 TSI da Volkswagen, e a resposta é SIM, até mesmo porque existem modelos, tanto em produção (Tiguan) quanto fora de linha (Audi A3 2.0 TFSI 2004) que adotam esse conjunto mecânico.
Ocorre que o motor 2.0 TSI do Golf GTI é uma versão ainda mais potente desse motor, com 220 cavalos e torque máximo de 35,7 Kgfm, e esse nível de torque está acima das especificações de projeto da transmissão AQ-250-6F.
Essa caixa automática AISIN está especificada para motores com até 300 Nm de torque (veja abaixo), o que representa 30,6 Kgfm. Tanto é assim que os modelos da VW equipados com tal transmissão, como o Tiguan, adotam uma versão mais mansa do 2.0 TSI, com 28.6 Kgfm de torque.
Assim, o Golf GTI de fabricação nacional, caso se confirme a substituição da transmissão DSG6 pela AQ-250-6F, terá, também, que adotar um motor mais fraco, possivelmente o mesmo usado no Jetta TSI, que também oferece 28,7 Kgfm de torque.
Ocorre que, ao se substituir a caixa DSG6 pela AQ250-6F, incorre-se, necessariamente, em um perda de desempenho, pois a caixa automática TipTronic de 6 marchas, apesar de muito confiável, é menos eficiente que o DSG, em função do uso do conversor de torque.
Assim, um Golf GTI TipTronic, equipado com um motor 2.0 TSI mais fraco que o atual, e a caixa AQ-250-AF, teria um desempenho inferior ao do Jetta TSI, que usa o DSG6, criando uma situação curiosa dentro do line-up da VW do Brasil: o sedã Jetta TSi, de perfil mais conservador, ofereceria maior performance que o "esportivo" Golf GTI.
Atualização 1 - Considerações adicionais - GTI já é TipTronic
É importante considerar que o Golf GTI MK7 vendido no Brasil, tanto os importados da Alemanha quanto os vindos do México, consta, em suas especificações técnicas, que adotam transmissão "Automática DSG de 6 velocidades com função "TipTronic", como mostrado abaixo.
Portanto, a principal questão que precisa ser esclarecida é se o Golf GTI nacional terá a transmissão DSG6 TipTronic, ou a AQ250-6F, também TipTronic.
Atualização 2 - Cotas do México
A Volkswagen do Brasil usa atualmente sua cota de importação de carros do México com Jetta, Fusca e Golf. Ocorre que, com a fabricação nacional, haverá uma folga adicional nessas cotas, o que poderia permitir a importação do Golf GTI do México sem a incidência de Imposto de Importação.
Conclusão
Nós entendemos e consideramos adequada (veja aqui) a substituição da caixa DSG7 e até da suspensão multi-link do Golf TSI nacional pelo AQ-250-AF (TipTronic 6), mas, no caso do Golf GTI, essa substituição não faz muito sentido, já que esta é uma versão esportiva, e tal alteração incorreria em perda de desempenho - um dos principais argumentos desse tipo de veículo.
Atualização (12/09) - Confirmado que o Golf GTI 2016 nacional mantém o câmbio DSG6 (veja detalhes aqui)
E ainda tem gente que tenta argumentar que a troca do DSG pelo Tiptrobic foi em função da confiabilidade...
ResponderExcluiro jetta tsi sempre usou dsg? ou há versões no mercado de usados com o automático tiptronic?
ResponderExcluir2.0 aspirado usa.
ExcluirSim, o Jetta HIGHLINE sempre usou o câmbio DSG.
ExcluirO focus vai continuar com o cambio problemashift?
ExcluirInfelizmente o powerShit vai continuar. Reclamei muito de trocarem o DSG pelo Tiptronic no Golf, mas no caso do focus/fiesta/nhecosport seria bom se eles substituíssem o powerShit por um automático convencional.
ExcluirQual seu carro, AMG?
ExcluirCaro Nelson!
ExcluirEsse AMG e o Zidane são as mesma pessoal,vai entender o que faz uma pessoa criar mais de um login e ainda responder seu próprio comentário, sinceramente não entendo...Portanto se eu fosse você nem perderia meu tempo em questionar qual carro tem o Zidane/AMG/Bosley/Richard...pois são todos as mesmas pessoas ,basta ver que o tipo de comentário é sempre o mesmo desses , independente de qual seja !!!!
Ok, valeu. Fico me perguntando a mesma coisa, que tipo de vida infeliz a pessoa deve ter pra achar que marca é religião. Mandamento: "Honrar VW acima de tudo e todos".
ExcluirLuis, vc só pode estar louco...ficou com raivinha porque perguntaram da bomba powerShit?
ExcluirTriste, pior vai ser aquele cara comprando o carro achando ser o melhor quando na verdade é apenas bom. Na hora de revender vai virar mico. VW cortando gastos, aumentando lucro e enganando aquele consumidor menos atento.
ResponderExcluirMesmo a contra gosto, sera mais viavel optar pelo Jetta TSi e qdo chegar o 1.4 TSi pois, todos os Jettas possuem suspensao multi-link e mais, o 2.0 TSi possui cambio DSG...
ExcluirA VW esta exagerando no empobrecimento do Golf.
"Nós entendemos e consideramos adequada (veja aqui) a substituição da caixa DSG7 e até da suspensão multi-link do Golf TSI nacional pelo AQ-250-AF (TipTronic 6),"
ResponderExcluirSó para registrar: como a transmissão Tiptronic é menos eficiente do que a DSG, gerando maior consumo de combustível, considero essa troca inadequada e prejudicial aos consumidores e ao meio ambiente.
Agora até o Carlos largou de mão, não está fácil. A VW é foda, pqp.
ResponderExcluirO Golf Gti não será fabricado no BR! Só nóia essa site AutoSegredos ... eles sabem é de Fiat.
ResponderExcluirEspero que não!
ExcluirExato, o GTI continuará vindo do México, do jeito que está, ufa!
ExcluirUm recado: VW AG, vcs não deixem a VWB tocar no projeto do GTI mexicano! O ridículo freio-de-mão Flintstone virou nada perto das barbáries que cometeram na linha TSI (cambio e suspensão).
Daqui a pouco chega o "especialista" que não entende de nada, tentando justificar o injustificável.
ResponderExcluirÉ fato que a Volkswagen está cortando custos e depenando o Golf, só um torcedor da marca não vê isso.
eu não acredito nisso, mas se for verdade, meu gti (que aliás é igualzinho ao da foto :), vai virar uma mosca branca. Alemão, 2014/2014, todos os opcionais. Um GTI de verdade.
ResponderExcluirLegal! Acho que se eu tivesse um, não trocaria de carro tão cedo. Dá pra ficar uns 10 anos fácil com ele, mas o que pode pesar é a manutenção.
ExcluirAté agora não tive nenhum problema com manutenção...tirando o barulho do câmbio que é meio chatinho quando estou andando no paralelepípedo (que em Petrópolis é o que mais tem), o carro é praticamente perfeito. Bem, duas vezes aconteceu de acenderem todas as luzes do painel, tipo esp, autohold, airbag, pressão dos pneus, etc, e embora o carro continuasse funcionando, a eletrônica meio que dava uma pane. Mas da mesma forma que as luzes acenderam do nada elas apagaram do nada, que é o que mais me preocupa. De todo modo vou ver se é possível eles resolverem isso na próxima revisão. Do resto o carro é meu xodó.
ExcluirEstou na mesma. Já me ofereceram valor de zero em um carro 14/14
ExcluirE o preço? ???... tenho certeza que mesmo com essa limpa no carro, não sera reduzido, assim.como não foi quando transferiram a importação da Alemanha para o Mexico, e perdemos o freio de mão eletrico e o auto hold...
ResponderExcluirVolto a repetir:
ResponderExcluirGolf de verdade é só o alemão!
Quem tem um, não venda!
Quem quer um, corra e compre um alemão pouco rodado!
Não vou mais vender meu Golfão "alemão", vai ficar pra semente!
ExcluirGTI com cambio japonês tendo na casa um DSG banhado a óleo, ou é efeito do dólar a 4 por 1 ou tem que demitir o alemão cabeça dura que tomou essa decisão no mínimo esdruxula.
Car Blog. Essa informação do AutoSegredos não procede. Bola fora do site em acreditar numa história dessas.
ResponderExcluirGolf GTI e Jetta TSI continuam com o DSG6. Isso inclusive já está nos enquadramentos da Volkswagen. Ambos também tem suspensão Multilink.
Agora, o Tiptronic no 1.4 TSI e no 1.6 msi já é fato consumado.
exato Zidane, infelizmente ha pessoas que acreditam e ainda espalham a noticia... bola MUITO fora
ExcluirConcordo! Não faz sentido algum colocar um cambio automático ineficiente num Golf GTi esportivo. Só se for para matar o carro de vez, o que não é o caso.
ExcluirAcabou o Golf para mim, caso eu não consiga comprar o importado vou comprar um Jetta Highline e pronto.
ResponderExcluirkkkkkkkkk Vai chorar!!!
Excluirkkkkkkkkk Vai chorar!!!
ExcluirDa vontade...
ExcluirE câmbio manual? Vai ter?
ResponderExcluirTomara que sim
Excluira situação é tal que daqui há pouco vão começar a perguntar se os Golf's fabricados no Brasil vão ter volante!! e não seria absurdo, pois o que estão fazendo é realmente... um tiro no pé! Sobre o GTI, espero mesmo que seja somente especulação...
ExcluirA VW simplesmente detonou o Golf no Brasil, o carro quando lançou era até atraente em custo benefício pelo o que entregava, eu mesmo cogitei muito em adquirir um, felizmente eu optei pelo novo Corolla e não me arrependo nem um pouco pois o carro e excelente e sei que não existe nem possibilidade de acontecer com ele algo parecido com oque a VW fez com o golf, certamente estaria bem arrependido hoje se tivesse escolhido o Golf.
ResponderExcluirPelo contrário. Ele passará a ter controle de estabilidade e tração a partir do ano que vem. Ou se anda pra frente ou pra trás. A VW está escolhendo andar pra trás.
Excluiro problema é o dolar, que está na casa dos R$ 4 e o DSG tem todos os componentes importados. Já essas mais antigas apesar de usarem muitos componentes importados, ainda podem ser montados aqui no Brasil à custo relativamente menor. É a vw se preparando para o cenário negativo dos próximos anos. Além do mais o câmbio é bom. Ruim é o brasileiro que não troca o óleo. Certeza que se continuasse com o DSG teria que subir muito o preço em 2016. As outras também estão esperando pra subir preços também.
ResponderExcluirLamentável o que a VW está fazendo com o Golf, e digo mais, só faz isso porque a concorrência consegue ser ainda muito pior. Mesmo com todo este empobrecimento fica difícil se optar pelos concorrentes. Temos os carros que merecemos. Prova disso é que os mexicanos estão encalhados. os gênios estão aguardando a chega do nacional "frex".
ResponderExcluirCreio que diversos sites andam publicando diversas informações que tendem a confundir e/ou persuadir o leitor a ter uma opinião negativa a respeito do que talvez possa ocorrer com o carro.
ResponderExcluirCreio que vocês, da carblog, como autossegredos e outros, deveriam ser mais imparciais e pararem de dar opinião própria sobre o fato X e Y...
Hora dizem que o golf gti continuará a ser importado do México.. então obviamente virá com DSG.. agora vocês tiram o DSG do GTI... ai uns cravam multlink, outros eixo de torção.. poxa, isso é muito negativo para nós leitores, aprendam a dar informações concretas e certas.
De suposições basta eu perguntar pra qualquer fulano e receber uma informação errada, agora vocês, especialistas, pega mal.
Possuo GOLF HIGHLINE DSG mexicano e estou muito satisfeito com o carro, não tenho nada a reclamar.
Em nenhum momento NESTE texto nós confirmamos ou deixamos de confirmar a notícia do AutosSegredos. Nós apenas fizemos uma consideração sobre a notícia de que o Golf GTI perderá o câmbio DSG, que, se isso acontecer, seu desempenho será inferior ao do Jetta TSi.
ExcluirNo momento não temos nem como confirmar como não confirmar a notícia do AutosSegredos, portanto fizemos apenas um comentário, já que o GTI com TipTronic necessariamente teria que ter um motor mais fraco e seu desempenho ficaria inferior ao do Jetta TSi, criando uma incongruência dentro do line-up da VW do Brasil, no mínimo, estranha, e de difícil explicação para o consumidor.
Eu poderia acrescentar também que, tendo em vista o GTI ser um carro de menor venda, ele poderia continuar a ser importado do México sem sofrer retrições de cotas, já que, com a produção nacional do TSI e MSI, a VWB teria uma folga boa em sua cota de importação do México.
Enfim, também torcemos para que o GTI continue com o DSG6.
E, reafirmamos, este artigo nem confirma e nem desconfirma a notícia do AS. Apenas comenta as eventuais consequencias desssa decisão.
Um abraço!
Outra questão que precisa ser colocada é que, nas especificações técnicas atuais do Golf GTI, ele já aparece com transmissão "Automática DSG de 6 velocidades com função TipTronic".
ExcluirEntão, a rigor, TipTronic o GTI atualmente já tem, mesmo sendo DSG6.
mas o Golf GTI será nacional? pelo que li, somente os nacionais serão tiptronic.
ResponderExcluiro Golf Variant, por exemplo, continuará importado do MX e com cambio DSG
Em janeiro de 2015 nós reproduzimos uma informação da Folha de São Paulo que apontava que o Golf GTI também seria fabricado no Brasil.
Excluirhttp://www.car.blog.br/2015/01/vw-golf-gti-sera-fabricado-no-brasil.html
Entretanto, NO MOMENTO, temos algumas razões para acreditar que, pelo menos na primeira etapa de produção, o Golf GTI continuará a ser importado do México.
Nada confirmado, mas, temos, sim, alguns indícios, de que o Golf GTI continua mexicano, por enquanto, e, portanto, com DSG6.
Abraços!
Sempre o Blog mais informado em VW do Brasil!
ResponderExcluirParabens
Se, e apenas se, for verdade o que diz a reportagem o que vemos é a qualidade do Golf indo de ladeira abaixo. Do jeito que vai o Golf de Banânia vai ficar parecido com o Made in Guatemala.
ResponderExcluirQuem comprou o alemão se deu bem.
Para quem é fanboy da VW eis um presentinho, mas da VW para os concorrentes, que piada isso....
ResponderExcluirUm GOLF GTI com desempenho de Jeta...kkkkk
Parabens VW, Ford e CIA agradecem.
Mais um downgrade será anunciado nos próximos dias. O nome Golf produzido no Brasil perderá também uma letra. Assim, o carro passará a se chamar Gol.
ResponderExcluirAh sim, agora tá explicado kkkkk
So acredito que o Golf vai ter Eixo de torção e cambio Tiptronic quando lançarem a versão nacional. Ficar no achismo é foda. Vamos esperar para ver.
ResponderExcluirPelo que andei sabendo, fofoca de forum do golf, procede apenas o cambio tiptronic para as versões TSI e MSi nacionais. E também um possivel retorno do freio de mao eletronico apenas pro highline TSi. Mas as suspensões continuam como sempre foram. Se for verdade mesmo, otimas noticias.
ResponderExcluirTambém acho que isso vai acontecer, pois até o Jetta 2.0 aspirado usa o multi-link, e digo mais até o modelo mexicano vai ser só tiptronic pois nos EUA não é usado o DSG 7 no Higline
ExcluirNa hora de vender, o lojista ira perguntar se o carro tem câmbio DSG ou cambio Peugeot....Se for o cambio Peugeot (AISIN) o cara mandará R$ 30.000,00 a menos da FIPE...kkkkk
ResponderExcluirSinceramente não acho que a vw vai ter a cara de pau de fazer isso com o GTI e o A3, isso beira o absurdo, ambos tem a obrigação de trazer o melhor. Acho um baita downgrade.
ResponderExcluirSou a favor do tiptronic, mais robusto e manutenção mais barata, mesmo que se perca um pouco em desempenho, vai continuar rápido tanto no golf TSI como GTI. Tenho amigo com Golf alemão que já sabe que na revisão dos 40 ou 50 mil km vai ter que fazer manutenção no DSG, e parte de R$2.500,00.
ResponderExcluirFazendo uma alusão ao nome da transmissão...
ResponderExcluirAISIN danou-se o GOLF GTI...
Parabéns VW, continue capando até os esportivos e suba mais ainda o preço, o povo brasileiro agradece...
#SQN!
Um contato meu falou que na verdade não vai vir tiptronic, o golf nacional vai ser com o imotion do fox, afinal são o mesmo motor.
ResponderExcluirA VW conseguindo de novo!!! Matar o Golf! Focus continuará o reinado!
ResponderExcluirMuito blá, blá , blá, antes de falar mau do tiptronic, vamos fazer um teste drive galera.
ResponderExcluirAgora é que o Focus vai deitar e rolar... A VW está sendo muito amadora!
ResponderExcluirVw,Vw assim vai facilitar a vida da concorrência
ResponderExcluirEspero que não seja verdade, quero comprar um exclusive no início de 2016, época que terei todo o dinheiro, mas se vier com esse câmbio lerdo e motor de jetta tsi, o jeito será correr atrás de um usado pouco rodado, coisa que eu não queria fazer.
ResponderExcluirEsportivo usado é difícil encontrar um bom.... paciência!
Uma decisão difícil, pois carro 0km é a melhor marca de carro, já passei muita raiva comprando carro usado, mas se encontres um "alemão" ou mesmo mexicano, avis rara, em excelente estado acho que valerá a pena. DSG + multilink é incrivelmente superior a Eixo rígido + tiptronic, to fora!
ExcluirAno passado, no Golfão numa BR com muitas curva fechada, eu estava sem a total atenção na estrada (erro básico) e não me dei conta que me aproximava muito rápido da curva, cheguei acima da velocidade e sem frear, o Golfão contornou sozinho, deu a impressão que sairia de frente, mas jogou a traseira e aprumou a frente saindo da curva com a ajuda da eletrônica, se fosse eixo rígido acho que não teria conseguido!
Compra GTI com esse cambio Tiptronic é fria, pega logo um Jetta TSI, Mini Cooper S ou Subaru WRX muito mais negocio.
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