Os números de consumo do Up! TSI aferidos pelo INMETRO trazem um aspecto curioso, que é o fato de a versão aventureira, o Cross Up!, apresentar consumo pior em todas as situações de uso, tanto com etanol, quanto com gasolina. Este artigo investiga as razões.

CrossUp! TSI Preto

Inicialmente, é preciso ressaltar que essa diferença de consumo CrossUp! TSI em relação às demais versões do Up! TSI (Move, High, BWR e Speed) é significativa em estrada, mas desprezível em cidade, como mostra a tabela abaixo.

Modelo
Consumo EtanolConsumo Gasolina
CidadeEstradaCidadeEstrada
Cross Up! TSi9,510,413,714,7
Up! TSi9,611,113,816,1
Variação-1,04%-6,31%-0,72%-8,70%

Como fica claro nesses números do INMETRO (clique aqui para consultar), o CrossUp! TSI consome 14,7 Km/l em gasolina em estrada, número que é 8,7% pior que o das demais versões. Com etanol ele registra 10,4 Km/l, o que é 6,31% menos.

VW CrossUp! TSi - Desempenho e consumo

Já em termos de desempenho ele fica no nível dos demais modelos, acelerando de 0 a 100 Km/h em 9,38 segundos, de 0 a 120 Km/h em 13,14 segundos e retomando de 80 a 120 Km/h em 7,06 segundos, conforme dados da Revista Carro (veja aqui).

CrossUp! TSI Preto

Ocorre que, a despeito do que sugere o nome "Cross", o CrossUp! não tem nenhuma alteração mecânica em relação aos demais Up!. A altura em relação ao solo é a mesma, assim como relações de transmissão, mapeamento do motor, todas as especificações mecânicas são as mesmas das versões "não Cross", exceto uma: os pneus.

CrossUp! TSI Preto

Enquanto as demais versões do Up! Tsi usam pneus Goodyear de baixo atrito, chamados de "pneus verdes", o CrossUp! TSi confia nos convencionais Hankook Optimo (imagem abaixo), que são mais macios.

CrossUp! TSi - Pneus Hakook Optimo

A medida, porém, é a mesma das demais versões: 185/60 R15 84R.

CrossUp! TSI Preto

O resultado disso é perceptível, e, inclusive, em nosso teste-drive com o CrossUp! TSi (veja aqui), constatamos que essa versão tem uma suspensão mais macia e suave que as demais - algo que, na ocasião, reputamos aos ajustes na suspensão do Up! para receber o motor TSi.,



Entretanto, depois de mais de mil quilômetros rodados no teste de longa duração que estamos fazendo com a versão  Move-Up! TSi (veja aqui), aprendemos que no CrossUp! TSi essa maior suavidade de suspensão é mais pronunciada. Além disso, esses pneus Hankook do CrossUp! TSi são também mais silenciosos que os dos demais Up! TSi, fazendo com que o interior dessa versão seja ainda mais quieto que o dos demais Up!.

CrossUp! TSI Preto

Outro aspecto que é determinante na piora do consumo em estrada do CrossUp! Tsi relativamente aos demais é a aerodinâmica, já que este modelo conta com enfeites plásticos colocados nos para-choques e caixas de rodas e, no teto, um rack de alumínio. ´

CrossUp! TSI Preto

É verdade que nenhum desses enfeiteis prejudicou as características que nos tornaram fãs de carteirinha da estética do Up!: design discreto, limpo e simples, mas eles certamente respondem por uma parte da piora dos números de consumo.

Interior

O interior do CrossUp! TSI, baseado na versão High, mantém suas características básicas, como o pad central pintado na cor do carro, volante revestido em couro - com ótima pega, e uma lista de itens de série que contempla ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travas e retrovisores elétricos e sistema de som com conectividade Bluetooth, USB e capacidade de fazer streaming de áudio.

CrossUp! TSI Preto

E traz também sensores de estacionamento, faróis e lanternas de neblina, enquanto o revestimento dos bancos é exclusivo, com um padrão que imita borracha na porção central dos bancos - convergente com a ideia aventureira dessa configuração.

CrossUp! TSI Preto

Na traseira observa-se o espaço adequado para até dois adultos, e três apoios de cabeça e cintos de três pontos. O porta-malas tem 285 litros e conta com o sistema s.a.v.e. de série. O padrão de acabamento, qualidade dos materiais e de montagem é o mesmo - elevado - das demais versões.

Conclusão

O CrossUp! TSi tem um rodar mais macio e suave que as demais versões do carro, resultado da adoção de pneus Hankook convencionais, o que o torna um pouco mais confortável em pisos de baixa qualidade, pois filtram melhor as irregularidades.

CrossUp! TSI Preto

Além disso, é mais silencioso, mas, em contrapartida, 8,7% mais gastão em estrada com gasolina, e 6,3% menos econômico em rodovia com etanol. Já em ciclo urbano não há diferenças.

38 Comentários

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  1. Estranho. A VW informa que os pneus das versões cross, high e brw são 185/60 de baixa resistência ao rolamento. E os da versão move são 175/70. Assim, não faz sentido a informação da tabela do inmetro de que as versões high, brw e speed tenham exatamente o mesmo consumo da versão move, que é mais leve(951 kg, contra 985 kg dos cross e high e 1000kg dos brw e speed) e tem pneus mais estreitos. O cross, em razão dos adereços, certamente tem o pior consumo, mas nada me faz crer que o consumo das demais versões de topo seja igual ao da versão intermediária, mais leve e com pneus mais finos. Acho que, por alguma razão, o Inmetro considerou todos os modelos de up, à exceção do cross, como uma coisa só.

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    1. No meu comentário, refiro-me sempre às versões equipadas com o motor TSI.

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    2. O imetro fez caca sim. Sem dúvidas não testou os outros ups.

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    3. Não sei quem falou que esse carro é mais gastão que os outros ; tenho um Cross Up TSI , rodando 600 km , Bandeirantes e Anhanguera , velocidade 120 / e um pouquinho mais , media de consumo etanol 11,5 km/l , com 3 pessoas , ar e boas ultrapassagens.
      Na versão RBW normal que eu tinha , a media do mesmo percurso era de 11 km , porem era somente mais um carro 1.0 na estrada. O TSI empurra todo mundo , ultrapassagens seguras , ótimas arrancadas e anda , anda muito. Valeu a troca . Se o consumo for problema , o prazer de ter um carro com respostas rápidas e prazeroso de dirigir , paga o consumo. Valeu , comprarei outro sim e recomendo. Ele é turbo desde o momento que você liga.

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    4. O meu faz média de 18km/l com uma pessoa a 110-120km/h. Em alguns momentos chegou a marcar 23,7km/l

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  2. O problema não são os pneus. São dois: primeiro os 20 kg a mais que o cross tem comparado a outra versão equipada igual. Segundo os racks de teto aumentam o arrasto em alta velocidade, por isso o desempenho pior na estrada.

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  3. pra mim mesmo só faz diferencia o consumo na estrada com gasolina por que existe uma perda de 1.4 km por litro e eu nunca gostei de usar o etanol mesmo, si bem que aqui em natal rn nem compenca e que os pressos da gasolina e do etanol são bem proximos.

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    1. Marcos Aurélio! Presso com dois S é complicado. A palavra correta é PREÇO.

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    2. Marcos Aurélio! Presso com dois S é complicado. A palavra correta é PREÇO.

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  4. aqui em natal RN a gasolina fica entre 3.15 E 3.38 E COMUM
    >>>>>>>>> já o etanol fica entre 2.49 E 2.75 mas lembro também que; esses valores de 3.15 pra gasosa e de 2.49 pro etanol e muito difíscio de se encontrar mas existe uns 2 ou 3 postos tem esse preços. já o valor comum são esses .
    3.30 pra gasosa e 2.62 pro etanol. agora esó fazer as contas pra ver se compensa mesmo.

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  5. Pagar mais caro pra consumir mais gasolina é osso viu!

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    1. Toda versão mais equipada de um carro bebe mais que as mais simples, em razão do ganho de peso e, por vezes, dos pneus mais largos. O cross é o mais barato das versões de topo, mesmo depois de equipado com bancos de couro. E ainda acrescenta, em relação ao high, volantes, manopla de câmbio e alavanca de freio de mão revestidos em couro. Se considerarmos que a tabela de consumo do Inmetro está errada, o cross deve consumir praticamente o mesmo que as demais versões de topo.

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    2. Se for pra zoar nos 50000, prefiro o speed up edição limitada.

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  6. Mais uma coisa: os pneus hankook são empregados em todos os Ups com rodas de aro 15, sejam MPI ou TSI. Não são exclusivos do Cross TSI.

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    1. Já ia confirmar isso... Meu High Up TSi tem pneus Hankook.

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    2. Tenho um Cross Up 2015 com pneus Pirelli P 7. Na cidade o consumo com etanol é
      de 10 km por litro. Ainda não viajei com ele. Muito bom o seu desempenho na cidade.

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  7. Ainda escolheria essa versão pelo apelo visual.

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  8. As rodas dão mais bonitas que das versões RWB, e do move completo. E o painel não e colorido.

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  9. Também não acredito que o high e o brw tenha o consumo de fato identico ao move com pneu mais finos e mais leve.
    Mas nada paga o fato de você ter um pneu mais adequado, acabei de chegar de viagem, chuva forte, meu carro tem pneus largos e de qualidade, não levei nenhum susto, nada, stress mínimo de se andar na chuva, agora pega um pneuzinho "econômico" fica naquela tenção, to fora.
    claro que é chato perder consumo na estrada mas prefiro sem dúvida o cross up! Ao high up ou o brw, ficando no high, são R$1.000 a mais para ter um carro inferior (lembrem que no lançamento o cross custava uns 600,00 a mais que o high, justificado pelos acabamentos extras externos e internos) e agora o high custa 1000,00 mais caro? Prefiro gastar R$1000,00 a menos e ter um carro com acabamento mais detalhado e até o dia de vendê-lo não vou ter gasto metade dessa diferença em consumo, fora que o crossup! Tem mais apelo de venda, carro de nicho, vai vender muito mais fácil que um high ou speed.

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    1. Com certeza, recentemente comprei um CROSS UP TSI na cor cinza platinum, em substituição a um move TSI, estou satisfeito, mas observo que este é mas "gastador".

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  10. Esse Cross é o mais bonito! Eu escolheria ele com certeza!

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    1. Avisa pras concessionárias isso. Pq nunca vi um numa.

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    2. Exatamente, das versões mais caras é o único modelo que as concessionárias pedem para estoque porque sabem que o carro já chega vendido, se não vendeu 1 semana de showroom já acha dono.

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  11. Tenho um CROSS UP MPI I-MOTION 15/16 BRANCO, carro muito bom e macio, recomendo. Estou gostando bastante da proposta da transmissão i-motion, realmente para conforto é interessante.

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    1. Concordo com vc, o cambio i-motion do Up é show e vale cada centavo. Sds

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  12. A informação e conclusão do Blog procede parcialmente, pois, os dois White Up da família tem pneus Hankook Optimo, macios, resistentes, assim como um Cross Up branco hoje com quase 7 mil km e calça Hankook. Realmente o consumo do Cross é mais elevado comparado ao White manual hoje com 19 mil km; não sei o por que, mas desconfio do arrasto devido aos apliques no teto e, talvez o spoiler dianteiro com os apliques de borracha e ás proteções nos para-lamas, tudo isso contribui para aumentar a resistência ao ar, não são os pneus Hankook, que são muito, mas muito bons. Não sei...só conjecturas.

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  13. Rasguei um pneu do meu cross up! e não consigo encontrar na minha região,vale do Itajai S.C.
    Pneus Hankook 185/60/15.Pode ser bom,mas muito ruim de ser encontrado.Já estou a três dias esperando encontrar...minha concessionária Promenac esta buscando e não está conseguindo.E aí VW?Onde está a disponibilidade de reposição de produtos?

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  14. Rasguei um pneu do meu cross up! e não consigo encontrar na minha região,vale do Itajai S.C.
    Pneus Hankook 185/60/15.Pode ser bom,mas muito ruim de ser encontrado.Já estou a três dias esperando encontrar...minha concessionária Promenac esta buscando e não está conseguindo.E aí VW?Onde está a disponibilidade de reposição de produtos?

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  15. Ressaltando que os pneus hankook 185/60/15 do croosup são os mesmos do speedup...Desta forma não parece ser o pneu a pretensa razão da diferença no consumo de 14,7 /16.1.... Acredito haver algo errado ou impreciso na informaçào...

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  16. Olá muito bom ler os comentários de um veículo que temos na garagem, tenho um cross up 16/17 azul Lagoon , comprei e viajei logo 5000 km com quatro afi+ malas, digo: o carro é maravilhoso , andando em uma média de 120 km/ h na gasolina ele fez 15 km litro e com etanol que coloquei para testar o consumo foi para 11 na estrada , não gostei do etanol, achei que o carro ficou diferente, apesar de com etanol passar para 105 cv , me pareceu mais forte na gasolina, pneus, rodas , acabamentos, interno e externo que muito me agrada, os bancos com desenho sugestivo cross , bolinha é muito bacana e com os tapetes extras de borracha com desenho de bolinha ficou muito bom, tapetes de borracha evitam molhar os tapetes de carpete que são originais. Mas a dirigibilidade é muito boa, muito forte , gosto muito , o computador de bordo no painel é muito bom, poderia ser melhor...mas nem tudo é perfeito. Outra coisa que o cross up poderia vir original é a luz nos comandos do vidro Eléctrico, luz na mala , eu coloquei acionamento do vidro traseiro elétrico e assim ficou volta a zero nos vidros dianteiros. Talvez eu procure saber se posso colocar luz nos botões dianteiros das portas, vamos ver, hoje o carro está com 6000 km , UMA DELÍCIA. Paulo Mota

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  17. Parabéns, Paulo, pois estou interessado em adquirir um cross up, e vc, já fez um bom teste, pois em poucos dias, já percorreu 6000 km

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  18. comprei o cross up imotion e vou testar logo logo e se beber mais é pouca coisa e depois posso trocar os pneus

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  19. Cross Up TSI muito bom e é mais econômico que o meu antigo RBW , 1.0 normal. Você entra na estrada e com o carro que chega a 100 e 2a. marcha , chegar a 180 é fácil. Ninguém te empurra , recuperação de velocidade rápida , ótimo porta malas , fácil de dirigir , estacionar , manobras fáceis , ultrapassagens fáceis , turbo 100% , com etanol 120 para mais , media de 11,5 km/l etanol. Muito prazeroso de dirigir e ágil em qualquer lugar . Falta regulagem de altura dos cintos de segurança dianteiros , vidros elétrico que sobem com 1 toque , mais porta-treco internamente. O meu tem 13.000 , 90% de estrada 100% rodado a álcool. gostei muito.

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  20. Nunca que o CrossUp é mais macio que os demais...é exatamente o contrário! ele quica um absurdo! talvez os pneus 185 hankook deem uma sensação de maciez e rodar mais silencioso, mas só isso não salva esta suspesão horrorosa, tipo perna de anão sem curso nenhum...pareçe um kart na estabilidade mas sem conforto nenhum, esperimente transpor valetas ou lombadas, ele pula na subida e dá um estanco de final de curso com a roda no ar, isso ficou envidente e foi o observado pelo Camanzi no teste de lombada, o que estraga esse carrinho e exatamente esta suspensão mal feita em aml calibrada para o peso do carro, parece um jipe das antigas queixo duro, de resto é apenas um carro compacto.

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