O prefeito Fernando Haddad (PT) assinou decreto que regulamenta a isenção do rodízio municipal para os veículos elétricos da cidade de São Paulo - ação governamental que torna esta tecnologia mais atrativa para os consumidores.

VW Golf GTE Híbrido

A redução dos níveis de emissão de poluentes oriundos de veículos automotores foi o que motivou a implantação do rodízio municipal de veículos em 1997. Porém, na avaliação da Prefeitura, esta medida está perdendo a eficiência porque as pessoas estão comprando um segundo carro. Agora, com a liberação dos veículos híbridos e elétricos, haverá um menor estímulo de se adquirir um segundo carro, geralmente mais velho, para driblar o rodízio.

BMW i3 - São Paulo

Como não emitem os gases causadores do efeito estufa, os veículos elétricos atendem o objetivo original do rodízio, que era melhorar a qualidade do ar de São Paulo. O carro elétrico tem emissão zero e o híbrido, de 40% de CO2.

Toyota Prius 2016

Os veículos beneficiados pela medida poderão ser conhecidos na 11ª edição do Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, que acontece de 24 a 26 de setembro no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo. Além de carros, o evento terá lançamentos em motos, bikes, patinetes, skates e até ônibus – todos movidos total ou parcialmente a eletricidade.

Toyota Prius 2016

Atualmente, 5% da frota mundial é elétrica, sendo que o Brasil está muito aquém desse número: estimativas da ABVE indicam que no Brasil há cerca de 3000 veículos elétricos em circulação. Além da liberação do rodízio, a Prefeitura de São Paulo já havia aberto mão de sua parte no IPVA, equivalente a 50% desse tributo, no caso de veículos elétricos e híbridos.

6 Comentários

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  1. No caso do Golf e Fusion, por exemplo, como os agentes de trânsito saberão se é híbrido na hora de aplicar a multa ? Os autuados terão de recorrer toda vez ???

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    1. o agente aplica a multa normal, mais no sistema do detran aparece como hibrido ae o próprio sistema nem emite a multa automaticamente acho que deva ser assim.

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    2. Boa noticia. Soh falta os governantes zerarem o imposto pra esse tipo de veiculo. Falta uniao e gov do estado.

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  2. Mas o objetivo do rodízio não é reduzir o número de veículos no horário de pico?

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  3. Este é um dos objetivos sim. Vc está correto. Se também incentivassem carros de dimensões compactas como o up!, também ajudaria bastante.

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