O prefeito Fernando Haddad (PT) assinou decreto que regulamenta a isenção do rodízio municipal para os veículos elétricos da cidade de São Paulo - ação governamental que torna esta tecnologia mais atrativa para os consumidores.
A redução dos níveis de emissão de poluentes oriundos de veículos automotores foi o que motivou a implantação do rodízio municipal de veículos em 1997. Porém, na avaliação da Prefeitura, esta medida está perdendo a eficiência porque as pessoas estão comprando um segundo carro. Agora, com a liberação dos veículos híbridos e elétricos, haverá um menor estímulo de se adquirir um segundo carro, geralmente mais velho, para driblar o rodízio.
Como não emitem os gases causadores do efeito estufa, os veículos elétricos atendem o objetivo original do rodízio, que era melhorar a qualidade do ar de São Paulo. O carro elétrico tem emissão zero e o híbrido, de 40% de CO2.
Os veículos beneficiados pela medida poderão ser conhecidos na 11ª edição do Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, que acontece de 24 a 26 de setembro no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo. Além de carros, o evento terá lançamentos em motos, bikes, patinetes, skates e até ônibus – todos movidos total ou parcialmente a eletricidade.
Atualmente, 5% da frota mundial é elétrica, sendo que o Brasil está muito aquém desse número: estimativas da ABVE indicam que no Brasil há cerca de 3000 veículos elétricos em circulação. Além da liberação do rodízio, a Prefeitura de São Paulo já havia aberto mão de sua parte no IPVA, equivalente a 50% desse tributo, no caso de veículos elétricos e híbridos.
Cidade de São Paulo libera carros elétricos do rodízio
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
No caso do Golf e Fusion, por exemplo, como os agentes de trânsito saberão se é híbrido na hora de aplicar a multa ? Os autuados terão de recorrer toda vez ???
ResponderExcluiro agente aplica a multa normal, mais no sistema do detran aparece como hibrido ae o próprio sistema nem emite a multa automaticamente acho que deva ser assim.
ExcluirBoa noticia. Soh falta os governantes zerarem o imposto pra esse tipo de veiculo. Falta uniao e gov do estado.
ExcluirValeu Tiago !
ExcluirMas o objetivo do rodízio não é reduzir o número de veículos no horário de pico?
ResponderExcluirEste é um dos objetivos sim. Vc está correto. Se também incentivassem carros de dimensões compactas como o up!, também ajudaria bastante.
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