Esses novos recursos incluem: Aviso de Colisão Frontal, frenagem autônoma de emergência (Auxiliar Frontal); Piloto Automático Adaptativo (ACC); Assistente de Direção em Estacionamento (Park Assist); Active Lane Departure Warning (Alerta de saída involuntária de pista).
O Jetta 2016, assim como Beetle (Fusca), CC, e-Golf, Golf, Golf GTI, Golf R e Golf SportWagen passam a oferecer todos esses recursos, dependendo da versão.
Além disso, todos os modelos do Jetta (e Fusca também) passam a vir de série com o sistema Post-Collision Braking System Automatic, que já é de série no Golf e Touareg.
Este sistema de segurança usa informações dos sensores do airbag para ajudar a evitar colisões secundárias. A seguir a detalhamento de funcionamento desses sistemas de segurança, e em quais modelos cada um estará disponível.
Adaptive Cruise Control (ACC)
- O Adaptive Cruise Control (ACC) utiliza radares dianteiros para manter a velocidade programada e ao mesmo tempo manter uma distância definida para o veículo da frente. O motorista define a velocidade e o espaçamento desejado através de botões no volante multifunções e pode usar o acelerador, pedal de freio, ou volante para cancelar ou substituir a função ACC. Todas as mensagens do sistema aparecem no visor multifunções central.
- Quando a estrada à frente do veículo estiver vazia, o sistema mantém a velocidade definida. Modelos Golf, Touareg equipados com transmissões automáticas e ACC podem ser parados totalmente de forma autônoma. Já no Jetta em todas as versões, e Golf com transmissão manual, o ACC deixa de operar abaixo de 36 Km/h.
- Esse sistema é de série em CC V6 4Motion e passa a equipar, como opcional, Golf, Jetta TSI/TDI e Touareg.
- O Aviso de Colisão Frontal ajuda a alertar o motorista de situações críticas de colisão frontal, por meio de avisos sonoros e visuais. Caso o motorista não tome providências para evitar a colisão, o sistema aciona automaticamente os freios. E, mesmo se o motorista aplicar o freio, mas em intensidade insuficiente, o sistema aumenta automaticamente a pressão no pedal para evitar a colisão.
- Esse sistema é de série em CC V6 4Motion e passa a equipar, como opcional, Golf, Jetta TSI/TDI e Touareg.
- O Monitor de Ponto Cego usa dois sensores de radar na parte traseira do veículo para verificar o tráfego se aproximando e ajudar a alertar o motorista sobre perigo potencial em pistas adjacentes. Se o controlador aciona a seta para indicar uma mudança de faixa enquanto que um veículo é detectado em um ponto cego, o sistema utiliza um símbolo de LED que começa a piscar na área exterior dos espelhos laterais. O sistema é projetado para funcionar em específicas; objetos parados ou veículos que se aproximam não disparam avisos, nem no caso de veículos distantes a mais de uma faixa.
- O sistema de alerta de tráfego traseiro não apenas ajuda a alertar o condutor para veículos parados e andando na traseira, mas também ajuda a detectar veículos que se aproximam do lado que pode ser difícil para o motorista para ver, enquanto estiver andando de ré. Ele oferece uma margem considerável entre 19 e 24 metros, dependendo do modelo, e apresenta sinais visual e sonoro, antes de aplicar os freios se uma colisão potencial é detectada. O sistema é ativado selecionando a ré ou pelo sensor de estacionamento traseiro.
- Esses itens passam a ser de série no CC, e opcional no Golf e Jetta TSi.
- Se houver uma indicação de que o veículo está, sem querer, se afastando de sua faixa de rodagem na estrada, o sistema ajusta o volante automaticamente para manter o veículo na faixa, quando a velocidade é superior a 64 Km/h. A câmera do sistema reconhece marcações de pista visíveis (um lado é suficiente) e, utilizando um algoritmo especial, calcula o risco de o carro sair da pista. Se o motorista tira as mãos do volante por um período de tempo definido, ou o veículo cruza uma marcação de pista, o sistema emite um aviso sonoro e um sinal visual no painel de instrumentos, pedindo ao motorista para assumir.
- O sistema funciona no escuro e mesmo em caso de neblina, mas não interfere automaticamente no volante caso não consiga detectar corretamente as marcações de pista. Entretanto, caso o sistema esteja comandando o volante de forma autônoma, o motorista pode "substituir" o sistema a qualquer momento através da aplicação de uma força mínima. A VW alerta que mesmo com tais sistemas, o motorista não fica dispensado da responsabilidade de tomar decisões conscientes de condução.
- No caso do Touareg, o sistema incorpora todas as funcionalidades exceto a intervenção direta ativa na direção. Em vez disso, o sistema faz com que o volante vibre.
- Esse recurso é de série no CC V6 4Motion, e passa estar disponível para toda a linha Golf.
- O Assistente de Estacionamento dirige o carro automaticamente em espaços de estacionamento paralelas ou perpendiculares. Depois de pressionar o botão de Ajuda de Estacionamento - uma vez para paralelo e duas vezes para perpendicular - o motorista só precisa ativar o pedal do acelerador e do freio, enquanto o sistema atua automaticamente na direção para executar a manobra de estacionamento.
- Em velocidades abaixo de 40 Km/h, o sistema verifica vagas tanto do lado esquerdo quanto direito, em uma rua de mão única. Ao ativar o sinal de volta, o motorista estipula que lado da estrada que desejam estacionar diante.
- Disponível na linha Golf.
- O sistema automático de Frenagem em Pós-Colisão baseia-se na premissa de que uma colisão é raramente uma única ação, instantânea, mas sim uma série de eventos que seguem o impacto inicial que pode causar colisões adicionais. O sistema automático de Pós-Colisão aplica os freios após uma colisão primária detectada pelos sensores do airbag, ajudando assim a reduzir a energia cinética residual e, por sua vez, reduzir a chance de danos adicionais.
- De série em Fusca, e em todos os modelos Golf, Jetta e Touareg
O Jetta passou a ser fabricado no Brasil, porém apenas na versão Comfortline. O Jetta TSI - versão que passa a dispor dos novos recursos - continua a ser importado do México, onde é produzido para atender o mercado norte-americano.
Dessa forma, é provável que essa versão Highline TSI do Jetta vendido no Brasil passe a dispor de tais recursos, ainda que como opcionais.
Aqui não faria sucesso, do jeito que é entregue o nosso TSI brasileiro, é mellhor: Simples e discreto.
ResponderExcluirÚnico hatch médio que oferece piloto automático adaptativo: Volkswagen Golf
ResponderExcluirÚnico sedã médio que oferece piloto automático adaptativo: Volkswagen Jetta
Único sedã médio com piloto automático porém com preço de seda grande.
ExcluirFocus titanium hatch e fastback com park assist, bI xênon, active city stop, abaixo de 100k.
Iniciativa que merece aplauso, não pelo piloto automático adaptativo, mas pelos outros recursos mais eficientes de segurança ativa, vejamos os mais importantes:
Excluir1) Aviso de Colisão Frontal com frenagem autônoma (Front Assist);
2) Monitor de Ponto Cego;
3) Lane Departure Warning (Alerta de Saída Involuntária de Faixa)
4) Post-Collision Braking System
e na quinta posição o controle de cruzeiro adaptativo.
Gostaria que nossos governantes pusessem especialistas no DENATRAN para acelerar a obrigatoriedade de sistemas autônomos de freagem de emergência, pois assim se evitariam colisões em trechos de neblina e outros de baixa visibilidade, o chamado engavetamento.
Que a VW Brasil traga o JETTA 2016 com estes novos recursos.
Equipado com tudo isso iria para uns 140 mil...
ExcluirMassa esse piloto automático adaptativo, aqui em Brasília uso direto piloto automático mas tem q ficar arrumando..
ResponderExcluirhttp://www.bsbauto.com.br/
Efeito Focus fastback. Sem mais.
ResponderExcluirEfeito Focus fastback. Sem mais.
ResponderExcluirVc está enganado!
ExcluirFocus fastback é carta fora do baralho!!!
Off Topic:
ResponderExcluirGalera, hoje eu comprei uma Saveiro Cross 2015, a previsão de entrega é para semana que vem (sexta feira), ela é 15/15, cor branca e tem o revestimento dos bancos em couro sintético. Paguei 56K.
O cara sair de um Golf TSi para uma Saveiro Cross, efeito crise!
ExcluirPutz, que regresso.. :/
ExcluirNa verdade não. Vendi o Golf por outros motivos, o dinheiro do Golf está intacto, não usei nem 1 centavo do dinheiro dele para comprar a Saveiro. Em outubro/novembro quero comprar outro Golf, porém um GTI, ou até mesmo um Civic Si ou Jetta Highline.
ExcluirAbçs.
Ah, de boa então, eu to precisando de uma pickup pra empresa, mas vou esperar a Oroch e a Toro pra ver se compensa. Saveiro e Strada eu passo longe. Rsrs
ExcluirAbs.
Só não entendi o motivo da Saveiro.
ExcluirTrabalho, Acelera?
Vi uma Oroch aqui na minha cidade domingo passado e achei interessante.
ExcluirRafael/yashiro,
ExcluirSim, também é por este motivo. O outro motivo é que eu gosto muito de fazer trilha de moto. ou seja, é útil ter uma picape nessas horas e eu costumo andar por umas estradas ruins as vezes. Eu também olhei uma Montana 2010, o carro tinha 25 mil quilômetros se não me engana, porém achei ela bem frouxa e acabei não fechando negócio.
Abraços.
Achei a saveiro mais frouxa que a montana.
ExcluirQual Saveiro você se refere Alexandre? A Saveiro Cross atual (equipada com o EA211 1.6 16v) é bem mais forte que a Montana.
ExcluirAbraços.
A saveiro comum, cabine simples. A Cross nunca dirigi.
ExcluirAh sim, as comuns realmente tem um desempenho insatisfatório, agora a Cross 1.6 16v anda bem, aliás, anda um pouco mais que a Strada Adventure 1.8 16v pelo que eu andei lendo.
ExcluirAbçs.
Pelas fotos dá pra ver que agora vem com o Discover Media tb.
ResponderExcluirEsse Jetta parece um Santana com Facelift !!
ResponderExcluirO piloto automático do novo Focus tb é adaptativo?
ResponderExcluirGabriel, o Piloto Automático do Focus não é adaptativo ele é o convencional, abs.
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