O up! TSI é o carro com motor flexível mais econômico do País entre todos os avaliados no ranking do PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), obtendo a classificação “A” (verde), com a marca de consumo energético de 1,44 MJ/km.
O resultado está no ranking atualizado divulgado pelo INMETRO. O up! TSI foi avaliado com ar-condicionado e direção assistida (elétrica), e superou inclusive modelos que não trazem esses recursos. O PBE estabelece que, se a fabricante planeja comercializar mais de 33% dos veículos com ar-condicionado e direção assistida, o consumo de energia desses equipamentos deve ser considerado para obtenção dos resultados.
Os números de consumo de combustível, declarados conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012, que aplica fator de correção aos dados obtidos durante os testes, segundo norma NBR 7024, são de até 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22). Com etanol (E100) no tanque, o up! TSI é capaz de percorrer 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada.
Multiplicando-se esses excelentes números de consumo pela capacidade do tanque de combustível, de 50 litros, é possível ter a excelente autonomia de mais de 800 quilômetros (abastecido com E22 e medido conforme NBR 7024, corrigido pela Portaria INMETRO nº 10/2012).
Linha “verde”
Com o resultado obtido pelo up! TSI, toda a família up! passa a contar com classificação “A” (verde). Em janeiro deste ano, os modelos equipados com o motor MPI, 1.0l Total Flex de três cilindros de até 82 cv (E100), já haviam conquistado essa classificação no PBE do INMETRO.
O up! com motor MPI e câmbio manual de cinco marchas atingiu o consumo energético (média E22/E100) de apenas 1,54 MJ/km (versões take, move, high, black, red e white), conforme norma NBR 7024.
O up! é capaz de rodar até 13,5 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22) e até 9,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, com etanol (E100), valores obtidos conforme norma NBR 7024 e corrigidos pela Portaria INMETRO nº 10/2012.
Nas versões equipadas com a transmissão I-Motion, o up! atingiu o consumo energético (média E22/E100) de apenas 1,55 MJ/km. O up! I-Motion é capaz de rodar até 13,2 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22) e até 9,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, com etanol (E100).
Volkswagen Up! TSI é o carro flex mais econômico do Brasil
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Belo motor!
ResponderExcluirShow de bola! Alguém sabe se vai sair up! com cambio automático?
ExcluirNão! O jeito é esperar o gol com nova plataforma ou o fox com esse motor.
ExcluirSim, com o imotion do fox.
ExcluirAposto que virão alguns dizer que faz isso com seus V6 de 900 cavalos ar ligado a 180 km/h.
ResponderExcluirNão faz sentido mais comprar o Up MPI, exceto se precisar de um Take ou um imotion. A diferença de preço de 3.100 vale a pena. Pode ser que a VW aumente mais depois, mas daí o up vai chocar com vários outros carros maiores. O ideal era rebaixar os preços do MPI.
ResponderExcluirGasolina E22?
ResponderExcluirTá certo isso???
Pois é, ja estamos na E25, imagina quando for a E32 batizada...
ExcluirGasolina Atual é E27 a premium esta sendo E25.
ExcluirCom um ford Ka 2000 na E0 eu faço 15 km/l na cidade, com a E27 faz 11 Km/l
Uma diferença de 40%, levando em conta que eu descarto 27% de etanol ainda to tendo um lucro de 13%, tendo um carro com maior potencia nas saidas e retomadas e gasolina e0 é menos prejudicial ao motor a longo prazo.
Agora curiosidade quanto será que um UP faria com E0?
lucro de 10% na diferença
Imagina o novo Polo que é um carro de verdade com este motor. Podia juntar Fox, Onix, HB20 e New Fiesta, pegar o melhor de cada um e ainda não chegaria aos pés.
ResponderExcluirIa ser igual ao Up!, encalhar e morrer depois e obrigar as grandes fabricantes colocar carroças no mercado pra se sustentar. Polo teve 15 anos de mercado pra tentar combater as carroças e não conseguiu em vendas. Se esse viesse seria outro fiasco
ExcluirVocê está se referindo ao Polossauro que ficou com a mesma cara por quantos anos? Eu me refiro ao europeu.
ExcluirNão abro mão do Up, cada dia que rodo me convenço que este é o carro para o dia-a-dia. Com a chegada do TSI será tudo que eu esperava.
ResponderExcluirOcorrências na pequena frota, todos brancos, o Cross Up com 4.000 km rodados vai precisar trocar a bomba de combustível (o maldito ruído irritante) e, apareceu um barulho com motor frio no comando de válvulas, certamente é um tucho de válvula, vai pra Css pra investigação. O White manual com 14.000 km é só alegria e, o White i-motion com 5.000 km rodados está em voo de cruzeiro, só roda na cidade, muito econômico, ZERO problema até o momento, o melhor dos três Ups.
Eddie, aqui bate tucho algumas vezes na hora de dar a partida, coisa de 1s, mas isso é considerado normal em qualquer carro.
ExcluirSe o seu fica ainda batendo até aquecer realmente é um problema.
Five,
Excluiré uma pancada anormal quando frio, tem problema sim, os outros dois motores trabalham perfeitamente mesmo quando frio. sds
Parece que tá vendendo pra caramba
ResponderExcluirFiz uma viagem de bate volta de 750 km,ao chegar ao destino na ida completei o tanque:o consumo foi de 18,83 km/l gasolina shell v-power,andando a 100 km/h,na volta andando a 140 km/h ao completar novamente o tanque o consumo foi de 16,63 km/l,satisfeito com meu sedãzinho ka+ sel,não passo vergonha na estrada e ainda é econômico rsrsrs.
ResponderExcluirexcelente no que propõe: eficiência!
ResponderExcluirEspero que esse motor seja um sucesso e tenha logo interrompida a produção do 1.6 EA211. Ou deixa ele lá no Golf!
ResponderExcluirSe tivesse automático tsi ia vender muito em!
ResponderExcluirAguarde
ExcluirMeu HB20S 1.6 faz 11,1 na estrada e 8,5 na cidade com etanol, a vantagem desse motor turbo é o torque em baixas rotações e só...
ResponderExcluirDuvido.... duvido meeeeeeesmo...
ExcluirNo Computador de Bordo? Pq se não contar pelo computador de bordo, meu up! faz 12km/l na cidade com Etanol (Fazendo a continha), no CB ele mostra 9,8km/l... Só rodo em cidade, pra trabalho, 1 tanque por semana... (na verdade agora consigo andar 1 semana e meia sem precisar encher...)
aguardo ansiosamente esse 1.0 TSI no novo Fox gente seria top meu próximo carro espaçoso, bem acabado motor potente e econômico tudo em um som carro sem comentários será só eu q to assim ... parabéns a vlw ...
ResponderExcluirdesejo saber o valor para aquisicao do citado.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.