Um dos aspectos que mais vem sendo questionado a respeito do Volkswagen Up! TSi é sobre o comportamento dinâmico do carro, tanto em cidade quanto em estrada. O questão de fundo é definir se não há um excesso de motor para o carro. Este artigo traz nossas impressões após alguns poucos dias de uso do modelo em cidade.

Volkswgen Up! 2016 TSI

O Up! TSI ganhou 25% de potência e 62% de torque sobre sua versão convencional, o MPI, e pouca alteração estética. Houve, porém, ajustes na suspensão (que ficou mais macia e refinada), nos freios (maiores), nas coxins (agora hidráulicos) e no isolamento acústico. O resultado de tudo isso, como fica claro no vídeo a seguir, é um carro equilibrado, estável e agradável.



Entre todas essas alterações mecânicas, a mais notável parece ser a suspensão - que, surpreendentemente, ficou mais macia, algo que, à princípio seria incompatível com um carro que tem mais potência e torque.

Volskwagen Up! TSI Move-Up! - interior

Ocorre que, mesmo com essa suspensão mais macia - que poderia se dizer, mais refinada -, o Up! TSI ficou mais estável e com limites de aderência ampliados relativamente ao modelo MPI.

Volkswgen Up! 2016 TSI

Assim, o conjunto formado por uma suspensão mais refinada e um sistema de freios mais potente, resulta nesse equilíbrio do Up! TSI como carro. Não há sensação de excesso de motor para o carro.

Volskwagen Up! TSI Move-Up! - interior

Ao contrário: o Up! TSI dá conta da maior potência e parece até sobrar em relação a esse motor de 105 cavalos, com comportamento sempre neutro e previsível em curvas, e, ainda, bastante segurança nos procedimentos de frenagem.

Volkswgen Up! 2016 TSI

Isso, é importante considerar, que observamos em nosso modelo TSI Move, que adota rodas de 14 polegadas com pneus 175/14.

Volskwagen Up! TSI Move-Up! - interior

Todas as demais versões do Up! TSI (High, Cross, BWR) adotam rodas de 15 polegadas com pneus 185 - mais largos, e, portanto, tem comportamento em curvas ainda melhor que o nosso.

Volkswgen Up! 2016 TSI

Conclusão

O Volkswagen Up! TSI mostra-se um carro equilibrado, estável, previsível e que, portanto, transmite muita segurança ao motorista, não só pela agilidade bem maior proporcionada pelo carro em trânsito urbano, quanto pela comportamento exemplar em curvas e em frenagens. Ajuda também a direção precisa e com assistência correta, e a transmissão de engates macios e precisos.

Volkswgen Up! 2016 TSI

Assim, ao fim de alguns dias de uso do Up! TSI, a impressão é a de que todas as qualidades presentes no Up! foram reforçadas e aperfeiçoadas neste TSI. Enfim, o Up! TSI é um carro mais maduro, seguro, estável e confortável que o Up! MPI.

27 Comentários

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  1. muito bom o carrinho, vou esperar a próxima geração para ter o meu, vi uma projeção em um site alemão é ficou muito mais bonito!

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    1. Gostei da janela traseira. O corte ficou bacana.

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    2. não encontrei o site novamente kkkkkk mas é esse aí do link que o carlos postou... muito top!

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    3. eu tam bem tiago na próxima geração eu pego um UP e que agora não da, a 90 dias atras peguei o fox high 2015 se trocar agora e o mesmo de jogar o dindin pelo ralo e o meu e muito suado.

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    4. eu tam bem tiago na próxima geração eu pego um UP e que agora não da, a 90 dias atras peguei o fox high 2015 se trocar agora e o mesmo de jogar o dindin pelo ralo e o meu e muito suado.

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  2. A notícia da suspensão mais macia, para mim, é tão importante quanto o desempenho.
    Isolamento acústico já é muito bom no MPI, se melhorou ainda mais, ótimo.
    Os três mil cobrados a mais no TSI, vale muito a pena.

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    1. Gomes, andei no carrinho hoje. Idêntico ao desta matéria: Move TSi branco com pacote completo.

      Ele é MUITO bom dinamicamente.

      Não senti, em momento algum, sensação de insegurança no carro. A rodagem é firme e sólida, mas menos seca do que a do MPi. A suspensão ficou mais macia mas não prejudicou em absolutamente nada no comportamento dinâmico.

      E nem os pneus Duraplus 175/70 R14 pareceram subdimensionados para o desempenho superior do TSi, o que prova como a suspensão foi bem acertada para o carro.

      Se não falar que é turbo, você não percebe, tamanha a suavidade de funcionamento. O "turbo lag" é muito menos pronunciado do que no Golf 1.4 TSi. E tem muito, muito torque disponível.

      Pisando fundo, o giro sobe rapidinho até aos 6500 rpm. O ronco é mais grave e encorpado, mas o carro ficou mais silencioso.

      E mesmo com o M-ABS, o carro destraciona facilmente nas arrancadas mais fortes.

      Outra coisa que notei é que o carro não dá tranco em trocas de marchas feitas no limite de giros e soltando rapidamente a embreagem, tal qual o MPi.

      Afirmo: vale cada centavo pago a mais em relação ao MPi. É muito divertido de guiar, mais silencioso, macio e com torque e potência de sobra. Acerto dinâmico nota 10.

      E para quem "acha caro", tem o seguinte: ou pagamos caro e compramos coisa boa, ou pagamos barato e compramos porcaria.

      Não tem nada, absolutamente NADA na concorrência que seja similar.

      Trocarei meu Move MPi 14/15 pelo TSi, com certeza!

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    2. Devo fazer o teste próxima semana, mas só vou trocar o meu(no momento está com 9.000km) ano que vem.
      Não está caro, baseado no ótimo produto.

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    3. 44 mil no Move Up! TSI com pacote completo é um excelente custo-beneficio. Já vem com rodas de liga leve, ar-condicionado, som original (excelente, por sinal), sensor de estacionamento, faróis e lanternas de neblina, trio elétrico, direção elétrica, controle de tração e o motor turbo.
      Vale muito a pena pagar 3 mil a mais pelo TSI...principalmente pelo consumo fantástico (15 km/l na cidade e 20 km/l na estrada é sensacional).

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  3. Fiz o test drive do Up! tsi e achei o motor muito para o carro. Não há sensação de insegurança, porém nota-se que ele desenvolve muito rápido a velocidade. Retomada é uma palhaçada, não precisa nem reduzir a marcha. Fui de 30km/h em 3a até 80km/h em segundos e não ouvi barulho do motor. A única coisa que eu achei ruim foi a posição de dirigir e o espaço (especialmente pra mim que tenho quase 1,90)... O porta malas é bom para um compacto, espaço do banco de trás é condizente com a proposta do carro. Só acho que ficará trás em relação aos outros pelo painel não poder receber uma central multimédia, item cada vez mais presente nos carros dessa categoria. Dosando os prós e contras na minha opinião vale é muito a compra da versão Move Up! Tsi. As versões superiores encostam no valor de R$ 50 mil, o que eu acho muito para um carro desse porte, com risco de concorrer com categorias superiores.

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    1. A única versão superior a venda nesse momento é o Crossup, que está sendo vendido a R$ 46.9 mil com pintura metálica, bancos em couro, tapetes originais e licenciamento.
      Tá excelente custo x benefício.

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    2. Está mesmo. Em 1995 o Uno Turbo custava R$ 25 mil, sendo que a opção Top do mesmo carro custava R$ 17 mil. Pagar mais 4 mil nos dias de hoje está excelente!

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  4. Esse VW up é fantástico , como meu golf tsi 1.4 turbo. Só quem dirigiu sabe o que estou falando.

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    1. Nem tanto.. Mecanicamente fantástico. Conforto eu diria que é de carro de entrada razoável...

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    2. Nem tanto.. Mecanicamente fantástico. Conforto eu diria que é de carro de entrada razoável...

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  5. Fiz o teste drive....vendi meu high up a poucos dias e digo que este carro veio pra mudar o cenário na sua categoria...pena o preço...mas entre tantos...o mais justo pelo o que oferece....

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  6. Para de mistério e fala logo o consumo dele.

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  7. No vídeo diz: "Vidro elétrico nas quatro portas". Creio que esteja errado, não?

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  8. Minhas primeiras impressões:

    O UP! apesar de ser um carro urbano será utilizado por mim mais na estrada, fiz uma pequena viagem com ele, andando a 100km/h com ar ligado e 4 pessoas no carro, consumo de 19km/L, isso levando em conta que o motor está amaciando e que peguei uma região de serra.

    No quesito desempenho ainda não posso dizer muita coisa, não tenho exigido desempenho do motor.

    Suspensão é macia, claramente privilegia o conforto, isso é maravilhoso, direção elétrica é outro padrão, inquestionavelmente mais confortável que a hidráulica.

    Um ponto que ainda não me acostumei é com a saída central do Ar, sempre gostei de ter as aletas centrais direcionadas para mim, sinto falta disso, apesar que o ar gela muito rapidamente, sendo necessário utilizar o termostato, mesmo na velocidade 1.

    Uma coisa engraçada, as pessoas estão pensando que você está abordo de um Golf GTI, vocês não tem a noção de pessoas que colaram na traseira do UP! na intenção de instigar um pega, como sou bem tranquilo ligava a seta para direita e deixava passar.

    Um detalhe que me surpreendeu no UP! são os faróis, claridade absurda, a noite na estrada ilumina muito bem.

    Estou adorando o carro.

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    1. SC, parabéns pelo Up!

      Teu novo carro é um TSI? Sds

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  9. Não tem o que mudar nesse carro, ele é bom em tudo. O TSI é a melhor opção até os 45k. O Up já era melhor que os concorrentes com o motor MPI.

    O legal desse turbo é que abre um leque de possibilidades muito grande, pode servir a vários modelos no futuro(como por exemplo, o SUV derivado do Up que pode ser lançado em breve).

    Não pretendo trocar de carro tão cedo, acho inviável trocar com menos de 3 anos de uso(meu carro é 2014), a menos que o dono não esteja satisfeito, mas o TSI é opção absoluta p/ próxima compra. Teremos muitos lançamentos dentro de 3 a 4 anos, com outras montadoras lançando modelos turbinados, vamos ver o que vem por aí. Essa iniciativa da Volks foi o pontapé inicial da popularização do turbo e da injeção direta, algo que há uns 10 anos atrás era inimaginável no Brasil.

    OBS: Seria bacana ver a Honda lançar um compacto abaixo do Fit, com o novo motor 1.0 3 cilindros turbo. Ia vender igual pão quente.

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  10. Esse carro deve ganhar o prêmio de carro do ano. O MPI já é muito divertido de dirigir, agora esse TSI deve ser simplesmente sensacional, carro com bom desempenho aliado à suspensão macia (o que o golf não tem). Quando mudar de imóvel e tiver 2 vagas na garagem com certeza será o meu segundo carro, ou melhor, o primeiro e o outro virará o segundo destinado à família. Com esse som do pneu fazendo essas curvas com perfeição e estabilidade, parece até video game, rs. Se fizesse isso com um palio que já tive, ele capotaria fácil, hehehe.

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  11. Show de bola. O up! TSI é sem dúvidas o melhor 1.0 já fabricado no Brasil. O Speed então, é a cereja do bolo. Qualquer hora ainda pego um!

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  12. Muito interessante os comentários de quem tem ou guiou o TSI, não há um comentário negativo.

    Não andei no carro, achei interessante segundo o colega acima, a inexistência de turbo lag como é notado discretamente no Golf TSI, parabéns pra VWB!

    O Up que já era bom, agora ficou muito melhor por poucos reais a mais, vai vender muito.

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