A Volkswagen AG (Alemanha) optou por atrasar o lançamento da nova geração do modelo topo de linha Phaeton, para melhorar sua lucratividade.


A nova geração do Phaeton está pronta para a produção, mas não será colocado em linha pois custa mais três vezes para ser produzido que um Passat.


O Phaeton, que custa mais de US$ 100 mil dólares nos mercados europeus, é um projeto de estimação do ex-Chairman do Grupo VW, Ferdinand Piech, mas é considerado uma anomalia no line-up da VW - caracterizado por sedãs, hatchs e SUV pragmáticos. Já o Phaeton é fabricado em uma fábrica especialmente feita para ele em Dresden, com técnicos vestindo uniformes brancos e, em alguns casos, até luvas. E é cheio de frescuras no interior, como detalhes em madeira e assentos ajustáveis em 18 direções.

Ocorre que Piech perdeu o cargo depois de uma disputa de poder com o atual CEO da Volkswagen, Martin Winterkorn. Assim, sem seu "padrinho poderoso", o projeto parece estar sendo reavaliado sob uma ótica mais racional, e, segundo analistas, terá sorte se sobreviver.

O apreço de Piech pelo Phaeton era de tal ordem que muitos executivos da VW tiveram suas carreiras encerradas dentro da empresa por se contrapor ao sedã. Wolfgang Bernhard, ex-CEO da VW nos EUA, foi demitido depois de tirar o carro de linha nos EUA, em decorrência da fraca demanda.

Baixas vendas

O Volkswagen Phaeton foi criado para concorrer com o Mercedes-Benz Classe S e ser capaz de cruzar serenamente a 300 Km/h. De fato, ele faz isso, mas enquanto a Daimler vende mais de 100.000 Classe S por ano, em 2014 foram fabricados cerca de 4.000 Phateon.


O retrabalho no Phaeton é também um sinal que a direção da Volkswagen envia aos mercados que, com o fim da era Piech, o conglomerado se move para uma busca de maior lucratividade.

Fonte: AutoNews / Fotos ilustrativas do VW C Coupe Concept

11 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Quem, em sã consciência, deixaria de comprar um Classe S, referência no segmento há décadas, para comprar um VW? As vendas comprovam claramente o que digo, ainda que alguns fanáticos possam vir com argumentos "únicos" a favor do quase desconhecido Phaeton.

    Nesta faixa de preço, prestígio e status contam tanto quanto a qualidade e a tecnologia de um veículo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então só por causa disso ela não pode concorrer? é o mesmo que dizer que nenhuma montadora coreana deveria entrar num segmento dominado por japoneses.

      Excluir
    2. Ainda tem um detalhe, provavelmente o Phaeton custa o mesmo que um Classe S, fazendo injustificável pagar isso tudo nele, não que o Phaeton não seja um carro bom, mas querer pagar de igual para igual com uma marca que já tem anos de tradição no mercado de ultra luxo assim de cara é jogar dinheiro fora.
      Deveriam ter feito que nem a KIA com o K900/Quoris, oferecer o mesmo em luxo e requinte que um Classe S, só que com a metade do preço, que é o que ocorre nos EUA.

      Excluir
    3. Essa é a questão: claro que a VW pode e deve concorrer - e tem competência técnica para fazer um carro de alto nível como o Phaeton -, mas nesta faixa de preço há coisas que a marca não consegue igualar, como requinte, status e prestígio, fundamentais para quem se dispõe a pagar tanto por um carro.

      Excluir
    4. Como assim um VW?Um super VW, que fez um super carro alemão legítimo, aliás, diga-se de passagem o melhor alemão. So perde nos status mesmo, pq VW e uma marca popular. Lindo esse sedã

      Excluir
    5. Para mim, nem Phaeton, nem Classe S, prefiro o novo Serie 7.

      Excluir
    6. Para mim, nem Phaeton, nem Classe S, prefiro o novo Serie 7.

      Excluir
  2. Bom o fato importante não é isso
    Quem esta disposto a desembolsar uma boa grana, quer exclusividade e não ser mais na multidão:
    Esse carro é cara e fuça de todos os VW
    Ora Ora é um passat alongado para todos os lados, ao meu ver sem chance de conquistar um lugar de destaque
    para isso teria sim ter um design diferenciado e exclusivo, e ca enre nós que interior pobre
    VW vc tem excelentes automóveis, mas design é muito pobre

    ResponderExcluir
  3. se por um lado Piëch queria um carro exclusivo, conseguiu, pois vendeu pouco kkkkkkk mas creio que esse carro não será mais lançado, pois quem tem a maioria dos votos do grupo VW é a Porsche SE, que tem como líder hoje Wolfgang Porsche, primo e antigo rival de Piëch... se o Phaeton é um capricho de Piëch lá na reunião do conselho da VW a manda-chuva Porsche irá barrar o carro! tcha Phaeton!

    ResponderExcluir
  4. Eu até gosto do phaeton, mas jamais trocaria um bentley, classe S ou outro do segmento por ele.
    Falta muito para um VW chegar ao nível se exclusividade e prestígio de uma Mercedes. Tem que fazer como a kia e a hyundai, desenvolver ótimos produtos mas com um preço bem inferior. Sinceramente acho que nem na cadillac, infiniti e lexus a VW chega em exclusividade e prestígio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem