Para o estudo, o Índice de Manutenção Veicular (IMV) analisou, inicialmente, os 45 modelos mais vendidos no país no último ano, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Esses veículos foram avaliados quanto ao custo de manutenção mecânica conforme dados fornecidos pelo fabricante. E o estudo analisou os componentes de rodagem e segurança que devem ser substituídos ao longo dos primeiros 100 mil quilômetros rodados. Ao final, os veículos foram classificados em uma escala de pontuação que varia de 10 a 60 pontos, dependendo do valor do custo de manutenção. Nessa classificação, quanto menor o IMV, menor é o custo de manutenção mecânica do veículo, sendo que o carro de manutenção mais barata até 100.000 Km foi o Celta 1.0.
Ranking de carros com manutenção mais barata do Brasil (gastos até 100.000 Km)
Montadora | Versões | IMV | |
1 | Chevrolet | Celta 1.0 | 20 |
2 | Fiat | Fiorino 1.4 | 20 |
3 | Fiat | Uno 1.4 | 20 |
4 | Toyota | Etios Hatch 1.5 | 20 |
5 | Toyota | Etios Sedan 1.5 | 20 |
6 | Volkswagen | Gol 1.0 | 20 |
7 | Volkswagen | Gol 1.6 | 20 |
8 | Volkswagen | Voyage 1.0 | 20 |
9 | Volkswagen | Voyage 1.6 | 20 |
10 | Chevrolet | Classic 1.0 | 21 |
11 | Fiat | Grand Siena 1.4 | 21 |
12 | Fiat | Palio 1.0 | 21 |
13 | Fiat | Palio 1.4 | 21 |
14 | Fiat | Strada 1.4 | 21 |
15 | Nissan | Versa 1.6 | 21 |
16 | Volkswagen | Saveiro 1.6 | 21 |
17 | Chevrolet | Montana 1.4 | 22 |
18 | Fiat | Grand Siena 1.6 | 22 |
19 | Fiat | Palio 1.6 | 22 |
20 | Fiat | Punto 1.4 | 22 |
21 | Ford | Ka 1.0 | 22 |
22 | Ford | Ka 1.5 | 22 |
23 | Hyundai | HB20 1.0 | 22 |
24 | Hyundai | HB20S 1.0 | 22 |
25 | Toyota | Corolla 2.0 | 22 |
26 | Volkswagen | Fox 1.6 | 22 |
27 | Chevrolet | Onix 1.0 | 23 |
28 | Chevrolet | Onix 1.4 | 23 |
29 | Chevrolet | Prisma 1.0 | 23 |
30 | Chevrolet | Prisma 1.4 | 23 |
31 | Fiat | Punto 1.6 | 23 |
32 | Fiat | Punto 1.8 | 23 |
33 | Ford | Ecosport 1.6 | 23 |
34 | Hyundai | HB20 1.6 | 23 |
35 | Hyundai | HB20S 1.6 | 23 |
36 | Nissan | March 1.6 | 23 |
37 | Renault | Duster 1.6 | 23 |
38 | Renault | Logan 1.0 | 23 |
39 | Volkswagen | Cross Fox 1.6 | 23 |
40 | Volkswagen | Fox 1.0 | 23 |
41 | Chevrolet | Cobalt 1.4 | 24 |
42 | Chevrolet | Cobalt 1.8 | 24 |
43 | Fiat | Punto 1.4 T-jet | 24 |
44 | Ford | Ecosport 2.0 | 24 |
45 | Ford | New Fiesta Hacth 1.5 | 24 |
46 | Ford | New Fiesta Hacth 1.6 | 24 |
47 | Nissan | March 1.0 | 24 |
48 | Peugeot | 06/01/0208 | 24 |
49 | Renault | Logan 1.6 | 24 |
50 | Volkswagen | UP 1.0 | 24 |
51 | Citroen | C3 1.5 | 25 |
52 | Citroen | C3 1.6 | 25 |
53 | Fiat | Bravo 1.8 | 25 |
54 | Fiat | Linea 1.8 | 25 |
55 | Nissan | Sentra 2.0 | 25 |
56 | Renault | Duster 2.0 | 25 |
57 | Renault | Sandero 1.0 | 25 |
58 | Renault | Sandero 1.6 | 25 |
59 | Toyota | Corolla 1.8 | 25 |
60 | Peugeot | 04/01/0207 | 26 |
61 | Renault | Sandero Stepway 1.6 | 26 |
62 | Honda | Civic 1.8 | 27 |
63 | Ford | Focus Hatch 1.6 | 28 |
64 | Honda | City 1.5 | 28 |
65 | Honda | Civic 2.0 | 28 |
66 | Peugeot | 408 2.0 | 28 |
67 | Peugeot | 408 THP | 28 |
68 | Chevrolet | S-10 2.5 | 29 |
69 | Honda | Fit 1.5 | 29 |
70 | Citroen | C4 Lounge 2.0 | 30 |
71 | Peugeot | 308 2.0 | 30 |
72 | Citroen | C4 Lounge THP | 31 |
73 | Hyundai | Tucson 2.0 | 31 |
74 | Peugeot | 06/01/0308 | 31 |
75 | Peugeot | 308 THP | 31 |
76 | Hyundai | Elantra 2.0 | 32 |
77 | Ford | Focus Hatch 2.0 | 33 |
78 | Ford | Focus Sedan 2.0 | 33 |
79 | Chevrolet | Cruze Sport6 1.8 | 37 |
80 | Volkswagen | Golf 1.4 TSI | 37 |
81 | Volkswagen | Jetta 2.0 | 37 |
82 | Chevrolet | Cruze Sedan 1.8 | 38 |
83 | Chevrolet | Spin 1.8 | 38 |
84 | Chevrolet | S-10 2.4 | 41 |
85 | Volkswagen | Jetta 2.0 TSI | 49 |
86 | Volkswagen | Golf 2.0 TSI | 52 |
Gostei, pra manter um up é mais caro que ford ka ou new fiesta.
ResponderExcluirIsso quem tem um up! já sabia, só o vendedor da VW que não!!!
ExcluirGM e Fiat sempre foram mais em conta de manter. Mas tem uma coisa. O Celta, por exemplo, tivemos um na família e os amortecedores e o escapamento foram trocados com menos de 4 anos de uso. A durabilidade é menor que de outros carros. E em segurança também. bateu - morreu.
ExcluirTambém tive esse mesmo problema com o celta. Sorte que a manutenção era batatinha.
ExcluirDepende Nahylton, se o new fiesta usar o problemático câmbio powershit, a manutenção fica caríssima.
Excluirlevando em conta que celta não tem segurança e ainda gasta mais gasolina, no final das contas da quase elas por elas...
ResponderExcluirAté que enfim uma tabela mais realista, pois a outra é pegadinha do malandro!
ResponderExcluirAgora da pra ver como o custo de manter o up! bate com o que os proprietários percebem no balcão da CSS, é bem "carinho"...
Celta, Mille e Classic são carros mais baratos de manter.
ResponderExcluirMas é complicado fazer comparações. Pois também são carros inseguros e defasados mecanicamente.
Atualmente os carros estão vindo com motores modernos, direção elétrica, sistemas de segurança, mais tecnologia, e com isso, certamente os custos aumentam.
Esperava uma melhor colocação do UP. A dupla da Toyota - Etios e Etios sedan - embora não agrade muitos pelo design ficou bem colocada.
Celta é o mais barato de manter e olha que 1 farol custa 400 conto, imagine o resto...
ResponderExcluirDesanimei, não quero mais esse carro, farol caríssimo,fico imaginando o resto, vou comprar o vw up.Carro muito elogiado por todos.
ResponderExcluirBem legal essa iniciativa. Eu disse aqui já...Jetta e afins são furada...precisam de ferramentas especiais para manutenção.....as peças são caras, enfim, Toyota vai continuar vendendo mais.
ResponderExcluirGostaria muito de ver uma lista dessas fornecida pela fabricante com seu preço "sugerido" e comparar com a realidade cobrada nas concessionárias, meu bolso me diz que com certeza são duas realidades bem diferentes.
ResponderExcluirtive um corolla por 60000km e 3 anos e uma saveiro por 35.000km e 3 anos, gastei menos em manutenção com o corolla que com a saveiro pois a revisão da saveiro mesmo rodando menos teve a frequência por tempo dando o mesmo número de revisão do corolla que foi por quilometragem, porém as revisões do corolla eram bem mais baratas e mesmo trocando pastilha de freio do corolla ficaram mais em conta.
Poisé, acho que vou ter que me render a comprar um etios mesmo, hehe, mas só depois da atualização com painel do lado do motorista e uma frente menos feia, que deve estar prevista para 2016. Difícil não é só comprar, é manter tb. Esperava uma melhor colocação do Up (Não era o carro mais barato de se consertar?). Muita gente compra carro novo, mas esquece que o difícil mesmo é manter. Cobra-se muito caro pelas peças neste país. Nos EUA vc não conserta peça, simplesmente troca-as porque são bem mais baratas. Se vc somar seguro, ipva, estacionamento, combustível, manutenção, limpeza e desvalorização vai ver que se gasta em média 15mil/ano para manter um carro pelo menos aqui em sp onde estacionamento mensal chega a custar R$400 (outro dia paguei quase R$30 para deixar pouco mais de 1hora no estacionamento do centro da cidade).
ResponderExcluirTive carro nos EUA e manutenção em concessionária não era barata não, considero similar à nossa aqui em carros normais, claro que os caros que aqui são um absurdo, lá não, as peças são baratas mas a mão de obra é bem cara, todos os itens tem seu tempo calculado e preço, mesmo não levando o tempo falado cobra-se e ai tem tipo U$90 em peça e U$250 em mão de obra porém o carro é verdadeiramente revisado e garantido, não é essa sacanagem que temos aqui, carro porcamente revisado.
ExcluirPorém tem algumas lojas e supermercados com oficina, você pode fazer vários serviços e costumam ser bem em conta e completos (lá é sério!), troca um óleo a preço bom e ganha um check Up de verdade, analisam a bateria, liquido radiador, freio, sai até a pressão de cada pneu, estado de cada pneu, coisa que não vemos nem em concessionárias top de linha no Brasil que cobram fortunas
Qual foi o critério de desempate usado nos casos que obtiveram mesma nota??
ResponderExcluirAlguém mais ficou impressionado com a Peugeot?
ResponderExcluirFox perdeu para o HB20
ResponderExcluirGolf perdeu para o Focus
Jetta perdeu para todos
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ResponderExcluirAmigo, o que você falou tem nexo e tais, mas desculpe, até 50.000 km é o mínimo que o carro tem que durar sem dar problemas.
ExcluirClassificando todos os modelos e colocando na média por montadora ficou assim:
ResponderExcluirToyota: 22
Fiat: 22
Nissan: 23
Renault: 24
Hyundai: 26
Ford: 26
Chevrolet: 28
Citroen: 28
Honda: 28
Peugeot: 28
Volkswagen: 28
Está comprovado: VW possui realmente carros superiores. Superiores no preço, superiores na manutenção e superiores no seguro. Nacionalizam o conteúdo diminui e o preço sobe. Superioridade total.
ResponderExcluirSuperiores em lista de opcionais também...rs
ExcluirKia nem consta. Queria ver o Picanto.
ResponderExcluirIsso mesmo Oswaldo ...falou tudo !!
ResponderExcluirNessas horas ...kd o Carlos? kkkkkkkk
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDepois q publicaram aqui um post dizendo q o design do up eh muito melhor q o do HB20, devem estar construindo um post mirabolante para tentar justificar up não ser dos melhores neste ranking e pelo jeito o Carlos ta na força tarefa, kkkk
ResponderExcluirMas o design limpo do UP, segundo o Carlos, não tornaria a teroca de peças de lata mais barata q a do HB20
ResponderExcluir?
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