O novo A6 é oferecido no Brasil em duas versões: Ambiente 2.0 TSFI e Ambition 3.0 TFSI, ambas com transmissão S tronic de dupla embreagem com sete velocidades. A versão topo de linha tem motor V6 de 330 cv e tração integral quattro sob demanda. Com propulsor 2.0 TFSI, o modelo tem preço sugerido de R$ 260.190; já com o 3.0 TFSI, custa R$ 335.190. Os pacotes de equipamento são completos e o único opcional oferecido é a pintura metálica ou perolizada, por R$ 2.000.
Em termos dimensionais, o novo Audi A6 2016 tem 4.933 milímetros de comprimento. A distância entre-eixos é de 2.912 milímetros, a largura, de 1.874 milímetros, e a altura total, 1.455 milímetros. A carroceria contém aproximadamente 20% de alumínio, material também usado na estrutura transversal do compartimento do motor e nos elementos transversais atrás dos para-choques dianteiro e traseiro.
Estética
Na dianteira, a moldura da grade dianteira ficou mais larga, com os seis cantos mais evidentes e acabamento cromado. O para-choque dianteiro também foi remodelado. As tomadas de ar laterais passam a ser interconectadas e emolduradas por um elemento cromado. Fendas laterais estruturam seu interior e bordas pronunciadas destacam a parte superior.
Novo Audi A6 2016 2.0 TFSI |
Novo Audi A6 2016 2.0 TFSI |
Motores: o 2.0 TFSI
O motor 2.0 TFSI tem 252 cv de potência e 370 Nm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. A unidade de dois litros, de baixo peso, com 1.984 cm³, acelera o novo A6 Sedan com tração dianteira de zero a 100 km/h em 6,7 segundos e o leva a uma velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h.
Entre os itens desse motor se destaca o sistema de dupla injeção – direta no interior das câmaras de combustão e multiponto no coletor de admissão. Dependendo da solicitação, os dois sistemas podem trabalhar juntos ou separadamente, proporcionando o máximo desempenho com reduzidos índices de consumo e emissões. O coletor de escapamento é integrado ao cabeçote e o motor traz ainda o exclusivo sistema de acionamento das válvulas de exaustão Audi Valvelift System (AVS).
Mudanças: o 3.0 TFSI
O motor 3.0 TFSI recebeu alterações e agora desenvolve 333 cv e tem torque de 440 Nm entre 2.900 e 5.300 rpm. O V6 de 2.995 cm³ utiliza um compressor mecânico posicionado no interior do V entre as duas bancadas de cilindros para comprimir o ar na admissão. Uma nova embreagem eletromagnética desativa o compressor em situações de baixa e média solicitação e rotação do motor. Dupla injeção, comandos de válvulas de admissão e escapamento reguláveis e várias providências para reduzir o atrito interno são uma demonstração da tecnologia de eficiência da Audi.
Novo Audi A6 2016 3.0 TFSI |
Novo Audi A6 2016 3.0 TFSI |
Novo Audi A6 2016 3.0 TFSI |
O A6 Ambiente tem rodas de 18 polegadas e as do Ambition têm 19 polegadas de diâmetro. Os pneus foram otimizados quanto à resistência à rolagem sem comprometer seu desempenho.
Construção leve: novos freios para motores mais potentes
Em todas as versões, os freios dianteiros têm discos ventilados internamente e garantem ampla potência de frenagem. As duas versões são equipadas na dianteira com pinças fixas de alumínio que são três quilos mais leves que as de conjuntos anteriores. O freio de estacionamento eletromecânico está integrado aos freios traseiros e traz a função Auto Hold, que impede o deslocamento acidental do veículo em paradas, permitindo que o motorista retire o pé do pedal de freio sem que as rodas sejam liberadas. O sistema solta o freio assim que o acelerador é pressionado.
O sistema de controle de estabilidade (ESC) também traz várias melhorias. A ativação do modo "sport" reduz significativamente a intervenção no motor e, de certa forma, minimiza a intervenção dos freios. O vetoreamento de torque – uma sub-função do ESC – melhora a dirigibilidade em curvas rápidas freando ligeiramente a roda interna dianteira que está submetida a uma carga reduzida. Desta forma, o carro tende naturalmente a seguir a trajetória desejada pelo condutor.
As duas opções trazem ainda o sistema de partida sem chave Keyless Go, que também trava e destrava as portas por meio de um sensor presencial sem precisar que o motorista tire a chave do bolso.
O sedã 3.0 TFSI Ambition conta com sistema de controle da velocidade de cruzeiro adaptativo (piloto automático), que mantém distância constante do veículo que trafega à frente graças a um radar que ajusta a velocidade. Ambos os dados são programados pelo motorista no sistema, diminuindo o risco de acidentes.
Interior
O interior do novo Audi A6 oferece amplo espaço, graças à distância entre-eixos, de 2.912 milímetros. As duas versões contam com teto solar com acionamento elétrico.
O sistema de informações ao motorista, entre o velocímetro e o conta-giros, conta com uma tela colorida de sete polegadas e concentra todas as informações e regulagens mais importantes em um único lugar. Entre as funções está o programa de eficiência, que traz sugestões para uma condução mais econômica.
A versão Ambition 3.0 TFSI conta com head-up display, dispositivo que projeta informações no para-brisa como dados de navegação, velocidade, controle de cruzeiro adaptativo e mensagens de advertência, no nível dos olhos do motorista, evitando que seja necessário desviar a atenção do caminho. As duas versões trazem câmera de ré e sensores de estacionamento de série. O sistema de informações ao motorista é operado pelo volante esportivo multifuncional.
O segundo nível de controle é através da unidade do Audi Multi Media Interface Navigation Plus, no console do túnel central, que traz mapas em 3D, disco rígido de 20 Gigabytes para o armazenamento de músicas nos formatos WMA e MP3, Bluetooth, comandos por voz e entrada USB. O monitor do MMI emerge automaticamente do painel de instrumentos quando o dispositivo é ligado. O ar-condicionado tem duas zonas independentes de temperatura.
Acabamento
O interior é caracterizado por materiais das entradas de ar ou os botões da unidade de controle MMI com aparência de alumínio. A alavanca seletora e o logotipo quattro na tampa do porta-luvas também foram redesenhados. O pacote de iluminação e o sistema de luzes ambiente com seus LEDs e guias luminosas acentuam o interior na escuridão.
Os designers também reorganizaram as cores e materiais usados na cabine como parte da renovação do modelo, que traz novos detalhes cromados e manopla do câmbio. O espectro de cores internas é diversificado. A paleta foi revisada e agora contém quatro cores de série – preto, bege, marrom ou cinza. Na versão Ambition, os bancos são revestidos de couro Milano e na Ambiente, de couro sintético.
O porta-malas oferece 530 litros de capacidade.
A lista de cores externas contém as tonalidades Branco Ibis, Preto Brilhante, Prata Florete, Branco Geleira, Azul Aviador, Preto Aviador, Cinza Oolong, Preto Mito, Cinza Dakota, Cinza Tornado e Azul Luar.
Informação e entretenimento
O novo Audi A6 traz de série em todas as versões o rádio MMI Plus com controle por voz e sistema de navegação, além dos sistemas Audi Connect e conexão via Bluetooth para smartphones. A versão Ambiente oferece ainda o Audi Sound System, enquanto a Ambition, que também dispõe de DVD player, conta com sistema de som Bose, um dos mais perfeitos do mundo, com 14 alto-falantes, speaker central e subwoofer, totalizando 472 watts de potência.
Outro destaque é o MMI touch, que permite ao motorista escrever letras ou números na tela com o dedo para dar entrada ao destino desejado no navegador ou para encontrar um número de telefone, por exemplo. O sistema fornece um feedback acústico a cada caractere inserido para que o motorista não precise tirar os olhos do caminho. É preciso apenas entrar com algumas letras para que um destino completo seja sugerido, de forma semelhante ao que ocorre em uma busca no Google.
Paralelamente, o sistema MMI Navigation Plus também pode ser controlado de forma tradicional por meio do terminal MMI e do volante multifuncional. Além disso, também é possível usar o controle por voz para inserir endereços e números de telefone. Além do mapa mostrado no monitor, uma segunda versão é apresentada no campo de visão direto do motorista no display colorido de sete polegadas colocado entre o velocímetro e o conta-giros.
Não foi desta vez que o A6 recebe o "audi virtual cockpit".
ResponderExcluirAchei aquele local perto do cambio um pouco poluído de botões... A Audi costuma colocar tudo digital dessa vez exagerou um pouco.
ExcluirUber, tá afim de fazer uns buracos no chão e enfiar uns trens??
ResponderExcluiresse não é o A3? kkkkkkkkk
ResponderExcluirMuito sem sal esse Audi A6.
ResponderExcluirPrefiro BMW série 5.
Tbm prefiro.
ExcluirMosca branca esse A6, Série 5 e Classe E dominam indiscutívelmente esse mercado, até Jaguar vende mais.
Não tem nada de "novo", é facelift. Propaganda meio enganosa essa.
ResponderExcluirO novo A6 mesmo vai ter outro padrão de tecnologia quando sair - virtual cockpit é um deles.
A3 bombado localizado.
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