A Fiat Chrysler do Brasil prepara uma nova motorização intermediária para o Renegade - vice-líder de vendas do segmento de SUV no Brasil. Trata-se de um motor quatro cilindros 2.0 Flex, com cerca de 162 cavalos e 20,5 Kgfm de torque.
Com tal propulsor a Fiat Chrysler dará a seu modelo que pesa cerca de 1.450 Kg um desempenho mais condizente com seu nível de precificação. A atual configuração mais vendida da gama, o Renegade 1.8 Automático flex, apresentou desempenho inferior ao do Volkswagen Up! MPI (o Up! com motor aspirado, não o Up! TSI), sendo 1,1 segundo mais lento nos testes de aceleração de 0 a 100 Km/h da revista Quatro Rodas (veja detalhes aqui).
A nova opção de motor será intermediária entre o motor Fiat 1.8 E-Torq EVO, de 132 cv e 19,1 kgfm, e o 2.0 Turbo Diesel, de 170 cv e 35,7 kgfm a 1.750 rpm, reduzindo o gap de performance entre as versões.
O novo motor 2.0 Flex do Renegade é uma unidade Tigershark da Chrysler dos EUA, na realidade um bloco reduzido para 2.0 do quatro cilindros 2.4L que é usado no Renegade vendido nos EUA.
Entretanto, como os motores acima de 2.0 incorrem em um nível de tributação muito mais elevado, a opção da Fiat Chrylser foi pela redução de cilindrada para 2.0, e adoção de tecnologia flex, permitindo mais competitividade ao Renegade.
Fonte: MotorShow
Jeep Renegade 2016 terá nova opção de motor 2.0 Flex
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Agora sim, ficou show de bola.
ResponderExcluirCom esse novo motor e com oferta suficiente, o HR-V que se cuide senão perderá a liderança.
ExcluirO renegade diesel é um baita carro, pena que seja tão caro.
ResponderExcluirUm cavalo da renegade diesel custa mais de 700 reais, enquanto um cavalo da Volvo xc60 com 300hp custa 600 reais
ExcluirCom esse motor 2.0 o Uno Way Renegade deve melhorar 1 segundo no 0 a 100, ficando em uns 14 segundos. Vai empatar com o Up! MPI....é avanço..,,
ResponderExcluir19.1 de Torq para 20.5
ExcluirConcordo com o Carlos....Vai empatar com o UP MPI
Acho que um carro desses, pelo preco que está, não acho nada divertido ter desempenho parecido ao do up! Mpi.
ExcluirAcho que a favricante desse carro tatá mal das pernas mesmo, senão não faria essa zoeira.
Mas quem compra este tipo de veículo não está preocupado com desempenho. Tanto que a maioria dos veículos da mesma categoria ou similares possuem número de 0 a 100 semelhantes. Quem compra um veículo como este está mais preocupado com torque (dobro do up! mpi), robustez, altura do solo, conforto, design e conveniência, além de outros. Detalhes estes que não se encontram no up! e nos veículos de menos de R$50 mil.
ExcluirVai baixar de 11s0.
ExcluirCarlos, você já casou com o Up ou tá só namorando ainda? Eita relacionamento longo esse.
ExcluirAgora ele vai ter desempenho aceitável!
ResponderExcluirOs motores diesel modernos são muito frágeis. Esse 2.0 é a melhor opção.
ResponderExcluirseria bom se usassem motores turbo
Acho melhor a Jeep tirar esse motor fiat do mercado, antes que vire mico, acredito que esse motor deveria ser o de entrada desde o lançamento.
ResponderExcluirUm cavalo do motor do renegade diesel custa mais de $700,00 e do Volvo V40 com 240 cavalos custa um pouco mais de $500,00 reais. Pode?
ExcluirPô. cabei de ler na "Noticias automotivas". Lá na indonésia usam o 1.4 litro MultiAir turbo. infinitamente melhor que esse 2.0. Sacanagem Brasil
ResponderExcluirProvavelmente o motor será exclusivo do Longitude, mas aí vem a pergunta: tem Longitude à venda? Nunca vi um, só Sport (fléquis e Diesel).
ResponderExcluirAqui em SP o Longitude é o que mais sai.
ExcluirSport quase não tem saída, conforme informações da Caltabiano.
Como comparar em desempenho um suv pesado com um popular leve? É como comparar um, exemplo: Chevrolet Onix 1.4 com um caminhão de 300cv.. óbvio que o pequeno irá andar mais rápido do que o caminhão.
ResponderExcluirConcordo. Deve ser levado em consideração a relação peso-potência, que prejudica o renegade por pesar mais de 1,5 ton.
ExcluirTem gente que está apostando as fichas nesse 2.0.
ResponderExcluirEsse motor no Jeep Compass de +1.500 kgf fica devendo bastante.
A analisar pelo torque de pouco mais 20,5 kgf.m ante os 19,1 kgf.m da versão 1.8 EVO, o motor será apenas suficiente.
Melhorará bem as acelerações e retomadas, mas nada que seja surpreendente já que o peso do Renegade é bastante elevado para um modelo tão pequeno ...
Depende da curva de torque. Se entregar um bom torque em baixas rotações, responderá positivamente. Os motores eTorque somente respondem bem nas rotações altas, prejudicando a performance e elevando o consumo.
ExcluirA Proposta deste carro é de ser off road. Os carros precisam ser pesados para ter tração em solos barrentos. Quanto mais pesado e potentes melhor. Fica a dica.
ExcluirParmera, com 20,5 kgf.m o Renegade vai responder bem, mas ainda não chegará perto dos números do Ecosport 2.0, por exemplo.
ExcluirTubarão.
Para ser off-road tem que ter boa altura livre do solo, conjunto suspensão adequado, boa rigidez torsional e caixa 4x4 adequada.
O Renegade 1.8 Flex está longe de ser adequado para andar na lama. Afunda como qualquer carro ordinário.
Certamente o 2.0 Tigershark possibilitará ao Renegade a versão 4x4,
Charles,
Excluirtalvez. Não conheço os números do motor da FCA, até porque ele ainda está sendo adaptado. Mas, aposto que os números de Torque e Potência serão melhores que os do eTorque. No final, o "novo" Renegade terá um preço melhor do que o Renegade Diesel. Assim, sou um candidato a comprá-lo.
Se esse motor tiver uma boa curva de torque pode ser que salve, 20kgfm em baixo giro faz uma diferença porém um motor adaptado não sei não... 2.4 transformado em 2.0... To vendo eficiência indo embora, alto consumo... Desempenho sabe-se lá... Como o 1.6 da VW, 15kgfm @ 2250rpm, faz milagre pelos números que tem, não tem aquela puxada em alto giro porém você anda em baixo e médio giro com desempenho muito satisfatório.
ResponderExcluirA FCA é boa em acertar na "cag@da" as coisas. O E-TorQ era pra ser só 1.8, mas precisavam de um 1.6 e reduziram o bloco. Ele é muito melhor em curva da Torque, desempenho e consumo do que o 1.8...
ExcluirViajou... O E.torq nasceu 1.6 e foi aumentado para 1.8.
ExcluirEsse 1.8 é 1.75, na verdade.
ExcluirEsse 2.0 Tigershark já existe, é usado no Dodge Dart, não é nenhuma gambiarra, só vão adaptar ele para ser Flex e "voilá", "novo" motor para o Renegade.
ExcluirIdeal tirar esse 1.8 de linha e por 2.0 no lugar no mesmo preço. Mas vão por a mais só para aumentar o preço.
ResponderExcluirEsse carro é feio... horrível.
ResponderExcluirNão consigo gostar de tanta feiúra apenas por causa do Multijet Diesel com AT9 e 4x4.
Logo vai passar o efeito novidade e esse Renegade desce um pouco do salto, ainda mais com esse péssimo 1.8 mico que a Fiat escolheu pra ele.
Já dirigiu algum veículo com esse motor e-torque 1.8? Tenho um punto e posso te assegurar coloca sua caroça do lado que você vai comer poeira, apenas colocaram um ótimo motor em um carro que ele não é eficiente..
ExcluirO HR-V bem que poderia por o 2.0 do Civic também. Um amigo deixou de porque achou o desempenho medíocre. Pegou o 2008 THP. Desempenho é o que não falta.
ResponderExcluirSe ele não se importa com cambio automático, nem devia ter cogitado HR-V.
ExcluirPra quem quer um SUV compacto Manual, é 2008 sem pensar 2x... Preço que os Intermediários com cambio AT cobram e tem muito mais pra oferecer com teto solar panorâmico, ar digital dual zone, Central MM 7"...
Acho fascinante como na internet todo mundo baba pelos carros que na vida real ninguém compra.
ExcluirParticularmente, apesar de achar o TPH espetacular, eu não o compraria. Pelo conjunto da obra ainda iria de HR-V, mas na prática estou mais para UP TSI.
ExcluirAfinal são apenas 50 mil de diferença.
ExcluirA Fiat conseguiu acabar com a Chrysler
ResponderExcluirConcordo. É só lembrar os "feitos" da FCA: primeiro o novo cherokee de design questionável, grand cherokee perdeu o v8 no Brasil, agora não sabem qual motor colocar no renegade, para não ficar muito fraco ou muito caro. Triste.
ExcluirA FCA precisa uma nova linha de motores urgentemente, espero que entrem na onda da VW com o down sizing. Vc olha os motores disponíveis para toda a linha e não encontra nada, exceto o T-Jet (com ressalvas) e o diesel 2 litros.
ExcluirSó pra constar: o novo Cherokee de "design questionável" é sucesso de vendas nos EUA.
ExcluirOnda da vw? Li isso mesmo? Que piada, a Fiat tem isso a tempos com o 500, a Ford abriu com aquele fiesta supercharger no Brasil, fora que a anos a Peugeot ta com esse bom thp, vai andar de gol... Rsrsrs
Excluirespero q tirem de linha o fraco 1.8 e.torq evo pros modelos maiores como renegade, doblo, bravo, linea...
ResponderExcluirPorque esse carro é tão pesado?
ResponderExcluirfeito de aço especial, reforçado. Consideravelmente mais resistente a torções que os demias.
ExcluirTambém por isso foi considerado o carro mais seguro na sua categoria, na europa.
E o carro mais seguro do Brasil.
ExcluirEngraçado é que vende apesar do choro coletivo
ResponderExcluirOs números jogam contra... Mas eu não acredito nesse falatório da internet de que o carro seja tão lento assim.
ResponderExcluirDuvido que o desempenho se pareça com carro 1.0. O 0-100 é uma curiosidade bacana de avaliar, mas a retomada é mais importante... Também acredito que em subidas o torque do 1.8 faça toda a diferença em relação a um carro 1.0 com 10kgfm de torque.
Vai lá e faz o test-drive. O 1.75 AT dá agonia de verdade. Fico imaginando com 5 ocupantes e bagagem.
ExcluirMotor 2.0 em 2016.
ResponderExcluirEsse tipo de atitude das montadoras me indigna, lançam um carro manco, e meses depois lançam como nova linha um carro que anda. é brincar com o cliente, o incauto, que ontem comprou um carro manco, que amanhã ninguém vai querer.
Vide Focus G3 e 3,5. Vide Gol G5 e G6 no mesma linha ou ano-modelo e outros casos.
Acho q vai conseguir baixar o tempo pra andar quase junto com o HR-V,se fosse mais leve,andaria mais.
ResponderExcluirQual é a fonte dessa informação, que será lançada essa nova opção de motor?
ResponderExcluirAqui no Nordeste, acabo de verificar no site da Fenabrave, no boletim de mais vendidos, o Renegade está vendendo quase 40% a mais que a H-RV.
ResponderExcluirVejam o resultado OFICIAL ATUALIZADO:
http://www.fenabrave.org.br/logon.asp
A H-RV, no geral, está vendendo 200 carros a mais por mês mas, basicamente, por conta de SP, onde a diferença fica bem grande.
É só preencher um cadastro e mandam seu login e senha por e-mail.
Feito o login, é possível visualizar dados de emplacamento diário, por estado ou nacional.
Tem mais, a jeep está bombando nas redes sociais e até a quatro rodas deste mês destacou que o visual na pratica , é o Renegade que mais tem encantado o público:
ResponderExcluirhttps://www.facebook.com/jeepdobrasil
Sinceramente, o Jepp Renegade é, atualmente, o meu sonho de consumo. Eu fico imaginando quais são os carros dessas pessoas que falam mal do Renegade. Acredito que esse pessoal de ter só Ferrari ou Porche. Porque ter carro "popular" e falar mal do Renegade deve ser muita dor de cotovelo. Não é não?
ResponderExcluirCara eu tbm to doido pra comorar um mas as notícias sobre o consumo desanima muito vamos ver se com esse motor novo melhora o consumo ai sim vou dar um jeito de ter um.
ExcluirAgora o caro tem tudo para agradar os motoristas que não têm capital ou não precisa adquirir o motor a diesel.
ResponderExcluirContinuar com o 1.8 é lamentável já que todos os testes realizados ao longo do ano verificaram que fica muito a desejar o desempenho do carro flex frente aos demais concorrentes. Substituir pelo 2.0 e deixar no mesmo preço que o 1.8 flex seria de bom grado para os consumidores da marca.
ResponderExcluirÉ meu amigo concordo com a ideia mais o difícil é reduzir o custo de produção de um motor diesel envolve muito mais tecnologia do que um motor flex. Mais se tirassem o câmbio auto e colocassem versão manual e 4x2 diesel já iria reduzir muito o preço
ExcluirAcho engraçado essa ideologia de ficar comparando o desempenho do renegade com o UP. São carros totalmente diferentes. Mas ja que estão falando de velocidade, procurem e assistam o video de um UP dando carreira em uma BMW 135I e nem por isso podemos dizer que o motor da BMW é inferior ao do UP.
ResponderExcluirGente vcs que caminhonete a diesel que não quebra é boa potente econômica guenta porrada vai de Toyota sw4 hillux uma semi novo aí no máximo 3 anos de uso sai o preço do Renegade a diesel e será que esses motor 2.0 diesel vão presta daqui uns 4 a 5 anos a amarok basto dois anos pra mostrar a merda de motor que ta usando oficinas tudo lotadas de amarok minha opinião de 14 anos de mecânica já fis treinamentos na cummins nos EUA motores diesel pra utilitários tem que ter cilindrada 2.8 pra cima vcs vão lembrar daqui uns anos do que estou escrevendo aqui quando essas merda de 2.0 diesel começa a explodir e dar desgaste prematuro.
ExcluirNão sei me acho meio pé no chão com esses lançamentos prefiro ainda os tradicionais que já estão firmado no mercado e prefiro deixar os doidão que rasga dinheiro testa uns bons de uns anos pra ver se presta
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