O site da Ford nos EUA deixou divulgar recentemente o preço da nova versão ultra-esportiva do Focus, o Focus RS, o qual teria preço em de US$ 35.730 dólares em sua configuração base.
Por configuração de acesso entenda-se um carro com motor EcoBoost 2.3L com cerca de 345 hp, tração integral, transmissão manual de seis marchas e linha vermelha de rotação em 6.500 RPM.
Isso vem embalado em um carroceria com decoração extravagante, com enormes aerofólios, rodas pretas, difusores e para-choques de grandes dimensões. E uma aceleração de 0 a 100 Km/h em menos de 4,5 segundos.
O modelo chegará ao mercado buscando impor competição à versão top do mais icônico dos hot hatchs teutônicos, o Golf R.
O Golf R, nos EUA, custa marginalmente menos, US$ 35.595 dólares, e adota motor 2.0 TSI com 292 hp, com tração integral 4Motion, e somente transmissão automática DSG de 6 marchas, que lhe permite acelerar de 0 a 100 Km/h em 4,9 segundos.
Além das diferenças de performance, o alemão tem outra filosofia: é mais discreto e sóbrio, com poucas alterações em relação ás versões tradicionais, mas é capaz de dar uma volta em Nürburgring em torno de 8m15 segundos.
Conclusão
A Volkswagen já vende no quintal da Ford (EUA) o Golf R. A situação se repete na Europa, onde o modelo também já está nas mãos dos consumidores.
Já a norte-americana vai chegar atrasada, mas aposta em força bruta, visual chamativo e boa relação preço/performance. Sua tarefa, porém, não é fácil: enfrentar um mito.
Ford Focus RS x VW Golf R: preços, performance e filosofia
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Gostei bastante dessa cor azul, mas acho que a Ford está mirando mais no visual exótico do Civic Type-R do que no Golf.
ResponderExcluirTem como colocar as fotos dos 2 ao invés das fotos do Golf?
Excluiré cego? ficou dividido!
ExcluirCara, o problema está na sua interpretação. Eu disse que o concorrente do Focus RS é na verdade o Civic Type-R e não o Golf R. Não é só por potência que se compara carros, ninguém compara Ferrari com Rolls-Royce.
ExcluirAchei extremamente exagerado esse Focus Rs, pareceu carro "xunning" dos manos da quebrada. O Golf R é mais sóbrio, ainda tendo a vantagem do DSG e da tração integral Quattro (que mancada da ford não disponibilizar um câmbio dct pro Focus Rs).
ResponderExcluirOutra coisa, não acredito nesse 0-100 que a Ford divulga, gostaria de ver testes da mídia especializada.
Anyway, o Golf R400 tá prometendo 0-100 em 3,5 segundos, vamos aguardar (embora também achei seu visual espalhafatoso).
Não sou fã nem dessas marcas e nem desse tipo de carro, mas sem dúvidas o Golf ficou muito melhor. Esse Focus está verdadeiramente ridículo de feio, totalmente espalhafatoso e colorido.....de péssimo gosto !
ExcluirXunning não... É o estilo americano, exagerado mesmo. O mercado na qual é vendido pede isso.
Excluiro estilo esportivo do focus e bem mais agressivo com esse aerefolio rodas pretas, difusores e para-choques de grandes dimensões e com essa aparencia de carro de grand turismo junto a uma potencia superior. o carro ficou muito bonito e afirmo que e um bom produto; mas pra mim isso só prova a superioridade do golf em qual quer mercado , ate mesmo na casa da ford e preciso oferer mais pra tentar competir de igual pra igual com o mito. e mesmo assim não garante a vitória de mercado.
ResponderExcluirEsse focus RS está excelente na minha opinião, melhor ainda por ser manual. O golf R também é excelente, mas sou muito mais o focus ou o civic type R. Prefiro até modelos menos potentes como astra OPC, megane RS, 308 gti e etc.
ResponderExcluirPs: golf mito? Mito para mim são carros como gt, Ferrari f40, Nissan gtr, lamborghini diabo e outros carros incríveis. Golf é só um hatch médio popular.
Na verdade, o Golf pode ser sim considerado um mito, mas eu achei a matéria um pouco exagerada.
Excluirvotor ai você mim ofende mim dando a intender que o meu raciocino atinge tamanha inferioridade ao comparar o golf com uma LAMBORGHINI, F40, GT, NISSAN GTR. quando falo em mito se referindo ao golf e tendo uma visão dos seus reais concorrentes e não a linha mega Premium que você citou.
Excluirdesde 1974 que o golf esta ai sendo pioneiro em seu seguimento ou vc conhece outro ?
Vitor, acho que o Golf é um mito sim, mas a VW tá popularizando tanto ele, que passará a ser um mito como o Fusca e não como um carro que desperte desejo.
ExcluirClaro. O Golf é um mito democrático!
ExcluirDesculpe então, posso ter me expressado mal, mas para mim um carro mito é algo especial, um carro atemporal e apreciado anos e anos depois de seu lançamento, algo com um enorme valor monetário e sentimental que só valoriza com o passar do tempo. Para mim para um carro ser um mito ele tem que ser incrível, e apesar de saber que o golf é um excelente carro ele é apenas um bom carro, não tem nada demais, nada de incrível que nenhuma marca possa fazer.
ExcluirSÓ UMA OBS: A SUPERIORIDADE CONSTRUTIVA E REFINADA DO GOLF E VISÍVEL ATE MESMO NA FOTO.
ResponderExcluirAchei a matéria bem exagerada.
ResponderExcluirMito sim senhor tanto que todos tentam imitá-lo, é sempre o carro a ser batido em seu seguimento e isso já a quase 40 anos.
ResponderExcluiré mito sim, na Europa os loucos por carros ovacionam o Golf desde a primeira geração, principalmente na Áustria os jovens fazem o Golf de primeira geração um bólido, todo mundo lá quer um golf para preparar e se divertir, não precisa ser um superesportivo para ser um mito!
ResponderExcluir"...uma volta em Nürburgring em torno de 8h15 segundos".
ResponderExcluirEm 8 minutos...
silva realmente e 8 minutos mesmo
Excluirtomou xunxada de um manual? é isso mesmo produção 4,5 segundos contra 4.9 nos 0/100 km/h?
ResponderExcluirse para os fans quando um carro ( diga-se Golf ) ganha de 0.00001 de outro carro, esses 0.4 são uma eternidade,
isso só prova a superioridade do golf em qual quer mercado , ate mesmo na casa da ford e preciso oferer mais pra tentar competir de igual pra igual com o mito. e mesmo assim não garante a vitória de mercado.
ExcluirSó olhar para a ficha técnica do Focus e entenderemos o porque dele ser mais rápido.
ExcluirAos apaixonados no Golf sempre alegaram que a matéria está exagerada, porém só tenho a dizer que diante dos fatos, ou números, não há contra argumentações, o golf é mito para seus seguidores, pois um mito que se preze tem que ter títulos, cadê?!
ResponderExcluirAlcir são 41 anos a cer batidos com concorrentes que vem e se perdem nas estradas do tempo. você acha isso pouco?
ExcluirE os títulos?!!!
ExcluirO Golf foi o primeiro hot hatch do planeta, quer mais ou isso já basta?
ExcluirTítulos? Golf 7 foi World Car Of The Year, European Car Of The Year, Carro do Ano nos EUA, Carro do Ano na Alemanha, Carro do Ano no Japão (1 importado a ganhar o prêmio), Carro do Ano na Austrália, Carro do Ano no Brasil, The Best Of bests nos EUA...Motortrend Car Of The Year....
ExcluirGanhou todos os prêmios e comparativos que disputou...
Tá bom de títulos para você? Já o Focus mk3 não ganhou nenhum (mas nem por isso deixa de ser um bom carro).
Engraçado essa situação, um no quintal do outro.
ResponderExcluirNão é bem assim.
ExcluirO Focus fica quietinho no quintal do Golf (Alemanha).
O Golf canta de galo no quintal do Focus (gordolândia).
Enquanto isso na pobrelândia....
ExcluirMuito mais o Focus, ainda mais para quem quer um carro esportivo o câmbio manual é bem mais divertido.
ResponderExcluirConcordo Rodrigo, só quem não quer enxergar pra ñ ver a óbvia vitória do Focus.
ExcluirRealmente, por isso que os carros mais rápidos do mundo não são manuais.
ExcluirAté na gordolândia o Golf espanca o Focus....
ResponderExcluirO focus é mais impactante, mais bonito e robusto, e com certeza nos estados unidos vai vender mais que o golf, eu vou de focus sem duvida, estou se estes dois carros fosse vendidos no brasil por esses preços.
ResponderExcluirPrefiro o Focus RS. Mas sem querer desmerecer o golf, penso que ele é uma referência, não um mito. Minha humilde opinião.
ResponderExcluirford focus , sempre tentando alcançar o golf, mas está sempre atrás.
ResponderExcluirAtrás?? 0,4 segundos na frente até os 100 Km/h e depois deve abrir vantagem muito maior...
ExcluirApesar do GOLF ser top, prefiro o Focus, visual diferenciado e outros pormenores...
ResponderExcluirPoxa, podia vender o Golf GTI com câmbio manual aqui.
ResponderExcluirFocus RS dá um pau no golf r..Já era esperado além de ser muito mais bonito.
ResponderExcluirSe a VW utiliza-se o 2.5 que possui acho que seria mais justo e ai eu queria ver, comparar um 2,3 com um 2,0 e facil rsssssss
ExcluirEstão querendo usar o 2,5 no r8 com 600 cv...
ExcluirDessa vez fico com o focus, so se fosse o R400
ResponderExcluirSaber qual dos dois é melhor é muito mais um fator pessoal do que aspectos aceleração, leveza, etc. O focus RS é um carro mais purista, com câmbio manual mesmo e um sistema de tração integral diferenciado, com função drifting, que permite uma traseira mais solta, se assemelhando a um carro de tração traseira. Ele seria a opção mais divertida, mais carro de fim de semana, e mais diferenciado também, com visual mais exagerado e exclusivo. Já o Golf faz tudo muito bem, como a grande maioria dos carros alemães. É mais "comportado" dinamicamente, ele por exemplo não escorrega nada em curvas, o DSG troca as marchas mais rapidamente ( o Golf R vem com câmbio manual de série, mas a VW prioriza marketing no DSG). O Golf R, apesar da da esportividade, comparado ao focus não tem uma tocada mais divertida, tipo carro de piloto de fim de semana. Por outro lado, tem também grande público de pessoas mais conservadoras e que querem mesmo um carro que faz tudo muito bem. Carlos, com relação aos EUA, fui mês passado para lá e vi muito mais novo focus reestilizado do que Golf nas ruas. O público americano tem uma coisa que muito nos falta, o patriotismo. Então o simples fato do focus ser um carro de marca americana fabricado nos EUA já é visto com grande vantagem pelo consumidor desse país, assim como ocorre com a volvo na Suécia, onde é marca nacional e líder do mercado, apesar de oferecer carros mais caros que os líderes de outros países vizinhos. Além disso, o seguimento de hatches nos EUA é mais fraco que uma Honda Biz, e o indivíduo que que gastar a grana de um Mustang conversível 5.0 V8 quer algum diferencial esportivo, um carro mais divertido, de piloto. Então acredito que o Focus será melhor naquele país do que o Alemão. Eu que gosto muito da dinâmica do meu Golf highline fico só imaginando como é o Golf R, fenomenal certeza. Iria de Golf R manual azul! (Por enquanto, gosto de carro mais comportado, apesar de acerto esportivo, mas se preferisse me sentir um verdadeiro piloto, focus RS!)
ResponderExcluirAbs
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ResponderExcluirUm cidadão como esse Ramon Alencar (hater da Volkswagen que só fala asneiras) não acrescenta nada ao blog. É só ver todos os seus comentários imbecis.
ExcluirFocus é melhor, mais bonito e anda mais... Focus nelesssss!!!!
ResponderExcluirEngraçado que só por que o Focus RS anda mais que o Golf R, o assunto desempenho na postagem não foi muito comentado, e também não teve tanto destaque o link, vai entender nê?!!! Entre esses dois modelos se fosse vendido no nosso pais e eu tivesse "bala na agulha" pra comprar um dos dois, ficaria com o Golf R devido o seu design mais sóbrio tanto interno como externo, pois um carro que faz 0 a 100 em 4.9 s e tem muitos atributos não pode ser considerado ruim,apesar de andar menos que o Focus RS,mas vai do gosto de cada um!!!!!!
ResponderExcluirDois, também ficaria com o Golf apesar de achar o Focus uma compra mais racional. No Brasil acho que o preço do Golf R não seria muito agradável.
ExcluirMarginalmente mais barato, pouco mais de U $ 100.00
ResponderExcluirVersões apimentadas com preço quase equivalente a focus 1.6 aqui no Brasil... Ooooooo derrota!
ResponderExcluirVersões apimentadas com preço quase equivalente a focus 1.6 aqui no Brasil... Ooooooo derrota!
ResponderExcluirGolf é espetacular, Focus é magnífico, o foda mesmo é não poder ter nenhum dos 2.
ResponderExcluirA Ford vestiu um esportivo como deve ser mesmo, e isso faz o consumidor gostar ou odiar seu visual. Nas fotos o azul não caiu bem. O golf por ser GTI poderia ser um pouco mais arrojado.
ResponderExcluir35 pilas, na Europa, eu pegava o hot hatch ABSOLUTO: Lancia Delta HF Integrale Evo II.
ResponderExcluir2
ExcluirNão há nada a dizer por ora.
ResponderExcluirO novo sistema de tração 4WD que estréia no Focus RS é ainda desconhecido de todos os especialistas.
Precisamos aguardar os primeiros testes para se aferir como se comportarão as embreagens no eixo traseiro, já que a promessa é de alta velocidade em curvas.
A conferir e aguardar.
Nada mais.
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