E a estratégia deu certo, tanto que ganhou vida própria da linha C3 Picasso, passando a se chamar apenas "Aircross", sendo o mais vendido da série, e, inclusive, o único que deve permanecer em produção, já que os demais integrantes da linha C3 Picasso tevem ter sua produção interrompida ainda este ano.
O fato é que o Citroen AirCross, com sua altura livre do solo elevada e suspensão reforçada enfrenta os buracos e valetas com mais competência que os modelos convencionais. E o visual acompanha a proposta, inclusive com o estepe pendurado na traseira.
Completa o visual as rodas de 16 polegadas de desenho exclusivo, estribos laterais e detalhes cromados na dianteira, que criam a estética mais esportiva.
Desempenho e consumo
O AirCross tem 23 cm de vão-livre do solo e seu ajuste de suspensão tende mais à firmeza, sem deixar o conforto de lado. Já seu motor 1.6 16V Flex de 122 cavalos, associado com transmissão manual de cinco marchas, mesmo com diferencial 15% mais curto que o C3 Picasso, sofre para empurrar os 1.404 kg do crossover: aceleração de 0 a 100 Km/h em 13,4 segundos, enquanto a retomada de 80 a 120 Km/h é feita em 21,2 segundos.
O elevado peso, associado com motor sub-dimensionado também não trazem boas notícias no campo do consumo. Segundo o INMETRO, as médias são as seguintes.
Ciclo urbano (cidade): 6,5 Km/l (etanol) - 9,2 Km/l (gasolina)
Ciclo rodoviário (estrada): 7,5 Km/l (etanol) - 10,9 Km/l (gasolina).
AirCross Exclusive - topo de linha
Se o desempenho e consumo decepciona, o interior desta versão topo de linha, Exclusive, traz uma boa lista de itens de série: ar-condicionado digital, sistema de som Pioneer, central multimídia com tela de 7" e GPS. O modelo oferece bom isolamento acústico também.
O painel é revestido integralmente de plástico duro - que acaba riscando com facilidade, como mostram as imagens desse exemplar, 2011, com 70.000 Km.
Essa versão Exclusive, porém, agrada com bancos revestidos parcialmente em couro, detalhes em black piano no painel, e materiais macios agradáveis ao toque revestindo os bancos e laterais de portas.
Aspectos positivos
- Mesmo com centro de gravidade elevado, o comportamento em curvas é adequado;
- Bom espaço interno e porta-malas amplo de 403 litros.
Aspectos negativos
- Motor sub-dimensionado, comprometendo o desempenho;
- Consumo elevado para o motor 1.6;
- Acabamento com plásticos duros que riscam com facilidade.
Ficha Técnica - Citroen AirCross Exclusive 1.6 Flex
- Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V
- Cilindrada: 1 587 cm3
- Potência: 113/110 cv
- Torque: 15,8/14,5 mkgf
- Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
- Dimensões: comprimento, 428 cm; largura, 172 cm; altura (sem barras), 170 cm; entre-eixos, 254 cm
- Peso: 1 404 kg (Exclusive)
- Porta-malas/caçamba: 403 litros
- Equipamentos: ar-condicionado digital, rodas de liga leve de 16 polegadas, computador de bordo, controlador de velocidade, direção hidráulica, porta-luvas refrigerado, ABS com EBD, dois airbags frontais, alarme, faróis de neblina, CD player com MP3
- Consumo
- Consumo urbano: 6,0 Km/l
- Consumo rodoviário: 8,1 Km/l
- Desempenho
- 0 a 100 km/h: 13,4
- 0 a 1000 m: 35
- Retomada 40 a 80 em 3ª : 8,6s
- Retomada 60 a 100 em 4ª : 12,4s
- Retomada 80 a 120 em 5ª : 21,2s
Não tem direção elétrica. Todos os seus "primos" (C3, 208, 2008), que compartilham plataforma, motor e câmbio o têm.
ResponderExcluirQuase comprei... ficou no quase, ainda bem.
Para sobreviver com a concorrência elevada e produtos melhores, com esse preço, vai ter que mudar e muito.
Imagine uma família com dois meninos de 12 e 13 anos... com aquela bandeja no banco traseiro... a garotada da vizinhança vai tirar um sarro deles... Aí, os garotos vão enfiar na goela do pai a bandeja e, depois, a imprensa vai dizer que os filhos são culpados...
ResponderExcluirNão são os filhos os culpados, são os pais que criaram dois mal educados. Não gostaram do caro? comprem os seus ou andem de ônibus. Onde já se viu os filhos querendo cagar ordem.
Excluirse fizerem isso, é por falta de educação, e o carro é maravilhoso, se não gosta compra estes carros pelados que se oferecem por ai
ExcluirÉ um bom carro para o que se propõe, o motor e consumo realmente não são muito bons, mas também não achei tão ruim assim.
ResponderExcluirResumindo: Não tem resumo! Corra, Forrest, Corra!!!
ResponderExcluirFaltou falar o preço dessa belezura.
ResponderExcluirEsse carro parece interessante pra quem tem família. Parece ter bom espaço interno. Prefiro a versão comum, sem esse estepe na tampa traseira. Já vi uma pra vender, C3 ano 2012 ou 2013, por 40 mil reais.
ResponderExcluirO ruim dos Peugeot e Citroën é a desvalorização. Mas pra comprar usado vc acha por um preço bom.
Esse carro é estiloso por fora mas acho muito estranho por dentro, parece um carro velho. Essa mesinha traseira é redicula, e não é falta de ideia porque a Citröen tem em outros carros essa mesinha que quando fica fechada encaixa no desenho do banco ficando homogênea e não essa que parece que literalmente parafusaram uma mesinha ali ficando totalmente destoante, desalinhada.
ResponderExcluirO motor dele é pequeno para o porte do carro, anda pouco e bebe muito porém a qualidade interna ai não tem nada ver ser plástico duro para riscar e sim a qualidade do plástico que é inferior e logicamente quem usa, tem gente que destrói qualquer coisa.
Sou zeloso com meu carro porém utilizo sem frescuras, tenho Vw e não tem um risquinho em lugar nenhum, já tive carro como Ford Fiesta e vendi cheio de arranhados, esse sim sem qualidade nenhuma, plástico bom você raspa algo não arranha, seja uma chave, anel e tal, só quando bate algo com força mesmo, em volta da ignição que com certa frequência raspamos a chave que aparece algum risco, uma batida de pé só suja, basta limpar que sai, já sem qualidade ai é muito mais fácil riscar ou arranhar, bate qualquer coisa contra o painel ganha um risco.
Esse carro por exemplo está faltando o encosto de braço do banco dianteiro, está o encaixe sem a peça, pode indicar mal uso e não falta de qualidade.
desanimei!!!
ResponderExcluirNão é um carro que eu compraria, merece um conjunto mecânico muito melhor para começo de conversa.
ResponderExcluirUma colega do trabalho, estava vendendo uma 2013, não sei ao certo quais os opcionais. Começou pedindo 43 mil. Acabou entregando por 36 mil, com 23 mil rodados. Aqui em Salvador Citroën desvaloriza brutalmente. Complicado para quem não tem muita grana, comprar um carro que desvaloriza muito e não se preocupar com isto.
ResponderExcluirÓtimo carro mas precisa de um motor mais ajustado
ResponderExcluiro meu e muito beberao faz 5.9 km/l etanol e 6.7 na gasolina o que devo fazer para economizar.
ResponderExcluirVende ele.
ExcluirTenho um Aircross exclusive 2012, personalizado em couro bancos e laterais. O carro que tinha antes fazia a mesmedia de consumo e deu para conciliar tranquilamente no orçamento, assim sendo para mim é perfeito,atende minhas necessidades,chama atenção por onde passa, e muito bonie da para entrar em rias pouco pavimentada sem problemas. O motor realmente poderia ter melhorias mas em um país onde a velocidade máxima é 120km e tem radar em todos os lugares, está muito bom pela qualidade. Como disse o colega em comentário acima, se cuidar bem não vai ter arranhões no painel ou em qualquer lugar. É só ter um pouco de cuidado e terá um carro bonito e muito bom. Estou bem satisfeito com o meu.57mil km rodados até agora.sem problema se manter a manutenção em ordem.
ResponderExcluirÓtimo carro, estou com o meu há três anos só alegria, aqui na região de Campinas não desvaloriza muito não , e e mosca branca , difícil de achar, quem tem não pensa em vender.
ExcluirÓtimo carro, estou com o meu há três anos só alegria, aqui na região de Campinas não desvaloriza muito não , e e mosca branca , difícil de achar, quem tem não pensa em vender.
ExcluirE o consumo?
ExcluirEstava quase fechando negócio em um, com esses comentários DESISTI.
ResponderExcluirUma bomba... me arrependo...bebe muito, tem peças elétricas que só na loja e cobram o preço que querem. Se eu tivesse lido muitos comentários que li hoje nunca que eu compraria.Peças em geral de durabilidade baixas.
ResponderExcluirDei sorte. Comprei um 2011 e ele tá fazendo 10.7 na cidade com gasolina.
ResponderExcluirAmigo tambrm tenho um aqui rm salvador e viajo sempre e ele faz 12.6 na pista e na cidade uns 10.5
ExcluirCarro alcoólatra ...acabei de comprar...lindo de viver...mas bebê até!
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluirFaz 10,2 na gasolina na cidade, +-50km/h, nunca deu manutenção
ResponderExcluirTenho um 2011, perfeito, lindo, confortável, não dá manutenção, troco só se for pelo modelo novo, estou muito satisfeito.
ResponderExcluirConsidero o Aircross, por experiencia pessoal, uma péssima compra.
ResponderExcluirMinha esposa teve um C3 GLX 2008 1.4. Excelente carro, nunca teve problemas. Decidimos então subir de categoria. Pegamos um Aircross Exclusive automático top de linha 2012 zero km. A experiência está sendo tão ruim que definitivamente abandonamos a marca Citroen.
Começa que o carro tem um problema crônico nos freios. Mesmo com disco e pastilhas novas e originais de fábrica, o carro chia alto que parece um ônibus velho. É um absurdo. Parece que não tem pastilha, que a pinça pega direto no disco de freio. Levamos na concessionária várias vezes durante a garantia sempre reclamando e NAO RESOLVERAM O problema. Simplesmente nos diziam que era uma falha de projeto. Absurdo.
Fora isso:
- cambio de 4 marchas terrível, mal dimensionado, que faz com que o carro ande com giro alto mesmo em baixas velocidades, resultando em um motor 1.6 113hp que faz (pasmem) 5km/l na cidade, mesmo andando tranquilamente.
- Vidros elétricos que vivem prendendo.
- Sistema FlexStart de partida não funciona. Se abastecer com alcool, o motor (flex) não dá partida nem com reza braba.
- vedação acústica péssima, escuta-se o motor e tudo mais vindo do lado de fora.
- luzes de alerta no painel do motorista que acendem sem motivo
- lâmpadas de freio que queimam seguidamente, sabe Deus o porquê (chegamos a trocar 3x em um ano, e na concessionária disseram que era "normal" pelo uso).
- e mais uma série de problemas de desgaste precoce em peças internas, como quebra da bandeja que fica na parte de trás dos bancos da frente.
Enfim, não vemos a hora de vender esse carro e dar adeus a Citroen. Nem tenho coragem de vender para um particular, vou negociar na concessionária em que for comprar o carro novo.
Tenho um amigo próximo que comprou (sem eu saber obviamente) um Aircross 2017 mesma versão. Ele igualmente reclamou do consumo e do barulho nos freios. Quer dizer, até agora a briosa Citroen não evoluiu o projeto do carro.
Meu conselho pra vc que está na dúvida: pesquise e compre outro carro!
Estava até animado com o desenho e o porte dele, mas...depois de ver o consumo estarrecedor dele com este motorzinho 1.6 desanimei!
ExcluirTudo bem que o carro é pesado, no automático ainda por cima vai gastar um pouco mais, mas só um pouco mais, na estrada fazer 10kl é beber demais. A título de comparação veja o que o HRV da honda faz com um motor mais forte do que este (12,5kl) e automático!!!! È nítida a mecânica arcaica e ultrapassada do air cross, tô fora, graças a Deus que não cai nesta!!
Estava até animado com o desenho e o porte dele, mas...depois de ver o consumo estarrecedor dele com este motorzinho 1.6 desanimei!
ResponderExcluirTudo bem que o carro é pesado, no automático ainda por cima vai gastar um pouco mais, mas só um pouco mais, na estrada fazer 10kl é beber demais. A título de comparação veja o que o HRV da honda faz com um motor mais forte do que este (12,5kl) e automático!!!! È nítida a mecânica arcaica e ultrapassada do air cross, tô fora, graças a Deus que não cai nesta!!
Estava animado pensando em adquirir um, desisti......
ResponderExcluirSe estes comentários for todos verdade vou trocar o meu ideia por outro ideia mais novo entae
ResponderExcluirCOMPREI , E JA FALO QUE NÃO ME ARREPENDO . PRIMEIRO QUEM QUER UM CARRO MAIS CONFORTAVEL TEM QUE SE CONSCIENTIZAR QUE VAI GASTAR MAIS E PROVAVELMENTE O CARRO BEBE MAIS MESMO .
ResponderExcluirConcordo amigo, o cara que ter um carro nesse porte e com conssumo de um fiat uno mile kkkk.
ExcluirQuero comprar um ainda essa semana, diferente de algumas pessoas, achei bacana o detalhe da bandeja acoplado no banco para as crianças.
Estou bem animado, acho q ainda está longe de lançar o carro do futuro q atenda a todos os gostos. Kkkk
Comprei um e ate o momento estou satisfeito, qualquer carro é beberrão pra quem não sabe conduzir da forma correta. Achei muito confortavel.
ExcluirPercebo que tem muita gente sempre disposta a falar por falar, a aparecer transMENTINDO idéias ridículas sobre esse ou aquele carro, Comprei um aircross e de forma alguma me arrependi, pelo contrário, só alegria. Uma beleza para andar na estrada de chão e no asfalto, o consumo é adequado para seu porte, aconselho quem quer economizar na gasosa comprar um carrinho menor, por exemplo um desses carrinhos chineses, o Aircross é preciso ser visto pelo seu custo BENEFÍCIO e não apenas custo. Oferece conforto, espaço interno, tem estilo próprio, desliza suave no asfalto e tem suspensão para enfrentar os buracos de estradas de chão brasileiras. O sistema de som é um espetáculo, as poltronas em couro e tecido subtraem o calor e o ar condicionado perfeito é distribuído igualmente por todo carro. SUPER RECOMENDO.
ResponderExcluirColega, as pessoas compram um automóvel pelas qualidade e defeitos (porque nenhum é perfeito). Na sua descrição supervalorizadora, esqueceu de mencionar o consumo absurdo para o motor e porte do carro, a baixa qualidade dos acabamentos em plastico duro, o problema crônico nos freios, a vedação acústica ruim. Vc é que esta transMENTINDO ao passar apenas aquilo que achou de positivo no carro, qdo tem muito mais defeitos que qualidades. Reafirmo: não recomendo a compra.
ExcluirTenho o meu há 4 anos. Exclusive Automático 2015.O carro faz barulho ao frear e tem consumo alto. Mas é bonito e anda bem. O ar condicionado é muito bom, a posição de dirigir é excelente. Nunca deu problema, apenas manutenção normal, por desgaste. Agora reclamar do acabamento dos bancos e que a bandeja traseira quebrou, só pode ser gente sem cuidado mesmo, os meus em 4 anos de uso e com criança, estão perfeitos.
ResponderExcluirÓtimo carro basta saber usar!
ResponderExcluirSobre MANUTENCAO E REVISAO O QUE ME ACONSELHAM? QUANDO FAZER O Q FAZER... ATE HJ NAO SEI A DIFERENCA.
ResponderExcluirtenho um aircross 2012 automatico nao tenho nada a reclamar abasteço no etanol depois gasolina nao tem nen um problema anda bem consumo normal nao estou arependido di jeito nen um confortavel uma boa visao pra dirigir muito bom
ResponderExcluirA pessoa quer adquirir um carro nesse porte com conssumo de um fiat uno mile kkkk, fala sério né!...
ResponderExcluirQuero comprar um ainda essa semana, com todo respeito, diferente de algumas pessoas, achei bacana o detalhe da bandeja acoplado no banco para as crianças.
Estou bem animado, e acho q ainda está longe de lançarem o carro do futuro q atenda a todos os gostos. O ser humano é complicado! ...Kkkk
Tenho um 2012 com cem mil km não achei outro a sua altura ,por ser alto não preciso me curvar pra entrar nele estava cheio com estes carinho se entortar o corpo pra entrar nele
ResponderExcluirpuxa, mediante os comentarios aqui postados, vou comprar sim, um Air Cross, pelo que vi, é um excelente carro,
ResponderExcluirse tem bandeja reclama, se não tem reclama, é muito dificil
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.