O BMW i3, veículo de propulsão elétrica da marca alemã, apesar de caro - preço inicial de R$ 226 mil reais -, já conta com unidades rodando nas ruas brasileiras, como mostramos nas imagens e vídeo deste post.

BMW i3

O BMW i3 tem um visual diferente dos demais carros, muito imponente e futurista, fazendo com que ele chame muito a atenção nas ruas. Além disso, outro ponto de destaque é o fato de que o i3 não faz barulho de motor - ele roda silenciosamente, pois usa um motor elétrico.

BMW i3

Esse propulsor tem uma potência de 170 cavalos e 25,5 kgfm de torque, com tração traseira. Esse powertrain é capaz de acelerar o i3 de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. A retomada de 30 km/h a 70 km/h é feita em 2,5 segundos, e a velocidade máxima é de 150 km/h.

BMW i3

Esses números de desempenho ficam claros ao se observar o carro no trânsito urbano, pois ele se movimenta com extrema agilidade, sendo difícil acompanhá-lo com um carro convencional.



As versões do i3 vendidas no Brasil contam também com um motor a gasolina de 34 cv que tem como única função recarregar a bateria, e, com isso, ampliar a autonomia. Com carga elétrica o i3 é capaz de rodar 160 Km, e chega a 300 Km com o motor a gasolina.

BMW i3

Esse motor a gasolina nunca aciona as rodas, e ele é acionado automaticamente quando a bateria chega ao nível de 20%. Entretanto, caso o motorista queira, pode acioná-lo com a bateria com 80% da carga.

BMW i3

Essas baterias podem ser carregadas a 80% de sua carga em 30 minutos, por meio de uma tomada doméstica comum ou por um carregador próprio da BMW. Para se atingir 100% da carga, ele leva 16 horas em tomadas 110V e em 8 horas em 220V.

7 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Muito legal a mini-matéria.....eu nem sabia que estava rodando.....aqui em Sampa a gente só vê o Prius elétrico. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Bacana demais! Mas prefiro híbridos do que puro elétrico por causa da autonomia. O preço que precisa cair!

    ResponderExcluir
  3. Com esse preço precisa rodar quanto por mês para compensar?

    ResponderExcluir
  4. Fábio, a eurobike daqui de Brasília está com um I3 branco para test drive, vai lá e mostra pro pessoal como é!!!!! Fiz o test drive dele semana passada, melhor carro que já dirigi, de longe! O visual impressiona, mas o interior é 1000000000, o acabamento com materiais reciclados é diferente de tudo, muito bacana! Mas o que mais impressiona é o desempenho, a retomada instantânea, nunca vi algo parecido! Os 170cv e 25,5 kgfm de torque estão disponíveis a 0rpm, ou seja, nada de reduzir marcha, nada de esperar motor enxer, nada de turbo lag, o carro responde instantaneamente! E a dinâmica é de outro mundo! O carro e todo em fibra de carbono e plástico, centro de gravidade baixíssimo, dinâmica incrível e, claro, com a saudosa tração traseira! Apesar das rodas terem opção de aro 19 ou 20, o carro é muito confortável, mais macio que o up tsi q testei hoje, por exemplo. De todos os carros que já dirigi, o I3 seria o único que trocaria o meu Golf highline DSG sem pensar 2 vezes! Só tem um problema, o preço, claro ( na eurobike de Brasília em uma unidade 0km no showroom pro 199k, grande diferença...), e o fato do carregador rápido, indispensável para esse carro, custar mais 10k e, no meu caso que moro em apartamento, tem q usar energia do condomínio, ai mexe na rede do prédio inteiro, todos os condôminos tem q estar de acordo, um saco! Mas Fábio, faz o test drive na eurobike, fala com o Arnaldo, mostra pro pessoal, por favor, vc vai se surpreender muuuuuuito!!!

    ResponderExcluir
  5. Não precisa agendar nem nada pra fazer o test drive, só aparecer lá e pedir! Outro dia queria fazer test drive de civis e corolla, mas só com agendamento, cheguei a conclusão que é mais fácil fazer test drive numa bmw elétrica de 200k ou até na 535i, que eles também têm de test drive kkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Futurista e cheio de tecnologia... mas que é feio, isso ele é. Com exceção das rodas, claro.

    O Prius tb é outro horrível, assim como o Nissan Leaf (que já pude dirigir e achei maravilhoso).. então pergunto, pq estes modelos elétricos não podem seguir o design convencional de beleza que estamos acostumados??

    Acho que apenas o Tesla Model S se salva nesse quesito...

    ResponderExcluir
  7. Acho que motores a combustão estão com os dias (anos) contados, hoje são caros e de péssimo CB, mas imaginem daqui uns 15 anos como estará avançada a tecnologia automotiva para carros elétricos e a tendência é que a medida que se populariza o preço tende a cair...sonhar não custa nada...e o meio ambiente agradece.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem