Fizemos a primeira viagem mais longa com o nosso Crossfox Imotion 2016 do teste de longa duração. Desta vez, resolvemos subir a serra para Campos do Jordão, distante mais ou menos 120 km de onde iniciamos a viagem - próximo a Igarata. No percurso o modelo foi também avaliado por um proprietário de um Ford EcoSport 2014.

VW Fox 2016 automatizado - teste

Rodamos cerca de 285 km em percurso misto sendo que 240 em estrada para chegar à cidade de Campos do Jordão e 35 km em passeios aos pontos turísticos da cidade. A viagem foi feita com 4 passageiros sendo que um deles é proprietário de uma EcoSport 2014 o que possibilitou uma comparação entre os desempenho entre os dois carros visto que ele teve oportunidade de testar o carro por 30 km na estrada (subida da serra) e mais 10 km na cidade de Campos do Jordão, experiência que relataremos a seguir.

VW Fox 2016 automatizado - teste  - interior

Programamos facilmente no GPS a viagem, aliás, diga-se de passagem, bem mais fácil no Crossfox do que no Maps and More do VW Up!. E chegamos tranquilamente ao nosso destino com quase 2 horas de viagem. Viagem, por sinal, muito confortável para todos, sem nenhum tipo de problema. Como não é novidade, Campos do Jordão "ferve" no mês de Julho e a cidade estava lotada de turistas com a temperatura oscilando entre 12 e 14 graus.

VW Fox 2016 automatizado - teste

Estacionamos em vários lugares com a maior facilidade com a ajuda dos sensores traseiros e dianteiros. Um conforto! Pegamos vários trechos com neblina densa na serra tanto na ida como na volta e pudemos rodar sem problemas com os eficientes faróis de neblina do Crossfox.

VW Fox 2016 automatizado - teste

O câmbio Imotion do Crossfox é muito superior ao Imotion do Up! (veja relato de subida de serra do up! I-Motion aqui). Dirigi a maior parte do percurso e afirmo que me senti dirigindo um carro automático, tal a eficiência deste câmbio nas mudanças de marcha. A bem da verdade, imperceptíveis.

Dono de EcoSport 2014 avalia o CrossFox I-Motion

Quanto ao dono da Ecosport que testou o veículo por 40 km ficou literalmente encantado com a suavidade e a precisão na troca de marchas, com o desempenho muito mais arrojado do Crossfox se comparado à Ecosport e também como a carro se comporta ao passar por terenos irregulares, valetas e quebra-molas.

VW Fox 2016 automatizado - teste

Quanto aos recursos tecnológicos da central multimídia deixaram nosso convidado encantado e segundo palavras dele "o Crossfox é muito superior em tudo à Ecosport: eficiência, desempenho,tecnologia, acabamento interno e economia".

VW Fox 2016 automatizado - teste

Ele achou apenas a suspensão um pouco mais dura o que faz o carro " pular" um pouco mais. Quanto ao consumo, o computador de bordo apontou média de 12.2 km/litro .

Chatices do Crossfox:
  • A roda traseira cobre parcialmente a visão do vidro traseiro. Atenuada pelo recurso do sensores de estacionamento;
  • Em rampas úmidas, pedregosas ou com grama ele derrapa tanto quanto o VW Up!;
  • Os ajustes de velocidade na direção são acionados sem querer dependendo do modo como o motorista pega na direção. Por 2 vezes nesta viagem eles foram acionados involuntariamente.

Conclusão

VW Fox 2016 automatizado - teste

O VW CrossFox 2016 I-Motion vem agradando nesses primeiros momentos do teste de longa duração especialmente pelo desempenho do motor, suavidade da transmissão, ótimo acabamento e funcionamento e precisão do sistema multimídia Discover Pro.

31 Comentários

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  1. Ele preferiu o câmbio I-Motion ao câmbio powershit (problemashift) do Nhecosport?

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    1. Sim. O EcoSport dele é um 2.0 Poweshift, e ele considerou o CrossFox superior. E é mesmo. Entre nos dois e a diferença de padrão de acabamento é bem expressiva á favor do Fox.
      O Fox tem uma bela central multimídia também, um interior com acabamento bem cuidado. Na lataria as peças são bem encaixas, e o interior não faz barulho algum.
      Já o EcoSport tem muito barulho de peças soltas.
      O fato é que o CrossFox é um carro de qualidade geral bem superior ao EcoSport, e isso fica bem claro na observação dos dois e na qualidade do passeio.

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    2. Convenhamos, não precisa muito para um câmbio - qualquer um - ser superior ao powerSHIT!

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  2. Podiam pegar um dono de algum carro descente para saber o que ele acha de um fox, comparar com ecosport é fácil.

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  3. na comparação com o EcoSport, o CrossFox ganha em tudo: design, acabamento, motor e o interior é muito mais bonito do CrossFox.

    Esse CrossFox 2016 está lindíssimo, com um estilo sóbrio e elegante. A única coisa que não gosto muito é o pneu pendurado na traseira.

    Acho incrível como esse CrossFox, mesmo com mais de 10 anos de mercado, pode ser muito mais bonito por dentro e por fora que o HB20 e o HB20X. O CrossFox é muito mais lindo que Hb20X. E o Fox Highline bem mais interessante que o HB20 normal, e ainda o Fox é mais barato.

    Isso me leva a questão: os que andam comprando HB20 não sabem avaliar carros corretamente, pois, do contrário, teriam adquirido um Fox.

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    1. Opinião sua. As vendas demonstram o contrário.

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    2. Pela lógica errada e simplista das vendas, Onix é melhor que o HB20 e o Palio também. E o Gol foi melhor que o HB20 até o ano passado. Esse ano não é mais, mesmo sem ter mudado nada.

      Essa conversa de pegar números de venda é típica de pessoas de baixo QI e baixa cultura, e com fraca capacidade intelectual.

      Como são fracos de QI, essas pessoas não têm capacidade de embasar suas opiniões em argumentos mais fundamentos. O máximo que conseguem é ver que o Hb20 vende 6201 unidades e o Fox 6200. Então relincham: "o Hb20 é melhor".

      Podem verificar que os relinchos sobre vendas sempre vem de pessoas que só sabem relinchar sobre vendas. Eles não tem capacidade de colocar qualquer outro pensamento mais elaborado na frase.

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    3. Pneu sobressalente na tampa traseira é solução datada e, em minha, opinião ridícula pelo simples fato de comprometer a segurança (visibilidade) em favor de um design mais robusto sem nenhuma (ou quase nenhuma) contrapartida mecânica que justifique a aparência robusta. Ainda bem que a quase totalidade dos modelos atuais já abandonaram essa excrescência, incluindo os utilitários de verdade.

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    4. Ilustre Carlos, seu argumento sobre a inteligência das pessoas é ridículo.
      1º QI não mede se uma pessoa é mais inteligente que outra.
      2º Baixa cultura: O que seria baixa cultura pra você? A cultura de uma pessoa é diferente da cultura de outra pessoa. A minha é diferente da tua.

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    5. Carlos qual o seu carro? Se seu QI é tão alto assim você deve ter um carro incrível né?

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  4. Enquanto o Palio for o carro mais vendido o brasileiro continua merecendo as porcarias que tem, a VW ofereceu ao brasileiro um carro de entrada seguro e bacana e vejam as vendas, o certo é a VW não mudar a plataforma do gol e fox mesmo, pra que? pra custar mais, sabendo que porcaria assim já ta bom, podia retroceder o gol e fox para baixar mais o preço e vender mais, pois aqui se vende preço baixo, carro? ninguém quer saber... o único mercado no mundo que os carros que mais vendem são os piores, é piada isso! falar que EcoSport é melhor que Fox porque vende mais, então o Palio é melhor que Up, vende mais... um Corolla é melhor que um série 3, a4, classe C, pois vende muito mais... Kkkkkk é triste!

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    1. tiago falou tudo. e desse jeitinho ai mesmo.
      se o carro chama um pouco a tenção visto por fara e junta a isso for o mais barato as peste fazem filas pra comprar. agora se o produto oferece boa qualidade de construção, feito com matérias nobres, segurança eles viram as costas.

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    2. A questão é que o preço aqui no Brasil influencia muito na escolha, pois estamos no país onde se vendem os carros mais caros do mundo!! Desta forma o preço é o que mais define a escolha do que comprar e não a qualidade dos carros!

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    3. A questão é que aqui no Brasil os carros são comprados com base nos preços mesmo, pois estamos no país que vende os carros mais caros do mundo, então não se compra o carro pela qualidade, mas sim pelo preço!! Infelizmente o brasileiro não pode escolher muito!!

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  5. Pessoal, é possível facilmente entender o ranking de vendas, sem comparar qualidade apenas pela ordem... O Palio vende mais por que começa com 27 mil ou menos. 35 com ar + dir + vidros elétricos, que são os itens que a maioria dos brasileiros visualiza, pela condição financeira... Mas a versão de 27 vende bem... O Gol Special (não sei nem por que tem esse nome!) começa em 31 e também vai 35 (com ar condicionado)... No entanto, o Gol Trendline, que começa em 42 (sem vidros elétricos) perdeu fôlego em quem tem mais um pouco parar gastar... O que não acontece com o "Novo" Palio, que começa em 39 e ainda pega um pouco desse público... HB20 começa em 39, Onix em 40, KA em 39, Fox em 44... Todos mais novos e que vendem mais do que o "Novo" Palio. Ou seja, são dois perfis diferentes e a galera precisa entender isso... A tradição e a ampla rede FIAT faz com que o Palio morda um pouco do primeiro e do segundo público. Do segundo, a preferência do brasuca hoje se divide entre HB20 e Onix, com Fox, Ka, Sandero e UNO vendendo de 20% a 30% a menos. Depois vem a galera com grana e, às vezes sem miolos, que paga de 80 a 100 mil em Corola e HRV...

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  6. O Fox é um caso de extremo sucesso no Brasil e no exterior. Primeiro, foi testado pelo rigorosíssimo EuroNCAP e obteve 4 estrelas. Enquanto o HB20 só obteve 4 estrelas no Latin NCAP (menos exigente).

    Outro ponto é que, enquanto o Fox é um carro projetado para ser vendido na Europa e no Brasil, o HB20 é um carro feito para ser vendido só no Brasil, e a Hyundai não pode vendê-lo em mercados mais exigentes. Já o Fox provou ao ser vendido na Europa por 7 anos, e é um projeto tão bom que mesmo 12 anos depois ainda é superior ao HB20.

    Observe que:

    - o Fox, mesmo com a mesma dimensão do Hb20, é maior por dentro -> sinal de maior competência da VW em projeto de carrocerias.
    - o Fox tem um porta-malas que chega a 357 litros (com ARS), enquanto o HB20 só 300 litros.
    - o painel do Fox é infinitamente mais ergonômico e bonito que o do Hb20;
    - o Fox não precisou de subterfúgios estilísticos como os do Hb20 para ser bonito. O visual do Fox é de um carro adulto, maduro, sóbrio e elegante. Já o Hb20 é kitch, chamativo, brega, feito para ser apreciado pela classe C brasileira deslumbrada;

    E o Fox, mesmo a versão anterior, muito inferior a esta que temos no Brasil, teve uma boa presença na Europa.

    O Fox foi vendido na Europa de 2005 a 2011, ou seja, durante 7 anos. No período emplacou mais de 304 mil unidades no mercado, sendo os anos que mais venderam 2006 com mais de 77 mil unidades vendidas, e 2007, com mais de 60.000 unidades vendidas.

    O Fox teve seu ciclo de 7 anos no mercado europeu, e, após isso, foi substituído pelo up!, que é vendido no Brasil agora.

    Ou seja, o Fox é um carro maduro, que tem credencial para ser vendido na Europa (tanto que vendeu mais de 300 mil unidades por lá), e teve 4 estrelas no EuroNCAP. Já o HB20, é um projeto popular brasileiro, feito para ser vendido no Brasil para classe C, e teve 4 estrelas no bem menos exigente Latin NCAP.

    E por fim. O Fox é um projeto alemão. O Hb20 um coreano. Só isso diz muito!

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    1. O Fox atingiu 4 estrelas num teste de 2004, será que ele manteria as mesma 4 estrelas hoje se fosse testado, e por que a Volks não o testa novamente?!!! e outra o Fox não é um projeto alemão e sim um da VWB, no mais são dois bons produtos a venda no nosso mercado sem necessidade nenhuma de ter que falar do outro pra que isso seja verdade!!!

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    2. Site do EuroNCAP, ao se pesquisar pelo VW Fox, temos o seguinte resultado:

      4 estrelas adultos
      4 estrelas crianças.

      Ou seja, um resultado melhor que o do Hb20, que teve 4 estrelas na dianteira e 3 para crianças.

      Resultado do Fox no EuroNCAP:

      http://www.euroncap.com/en/results/vw/fox/15685

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    3. Mas esse teste do Fox faz mais de 10 anos, será que ele iria manter essas notas hoje???Acho muito difícil!!!

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  7. que bom que vocês pensam assim do fox e que adquiri um HIGHLINE a 2 meses atras e nunca tinha ouvida nada aqui do fox . VALEU CARLOS o FOX e mesmo tudo isso que vc falou e muito mais: to adorando o meu e a mim ele não decepciona em nada , esteticamente ele arrasa não faz barulho mesmo em pisos irregulares é espaçoso e compacto ao mesmo tempo, e potente faz de 0 a 100 em 9s e por dentro os bancos em native associado ao volante do golf o painel agrada muito , muito bom mesmo, mecânica toda nova inclusive o câmbio de 6 velocidades isso sem falar no ronco dele quando está em alta por causa das ponteiras de escapamento que são duplas.

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  8. que bom que vocês pensam assim do fox e que adquiri um HIGHLINE a 2 meses atras e nunca tinha ouvida nada aqui do fox . VALEU CARLOS o FOX e mesmo tudo isso que vc falou e muito mais: to adorando o meu e a mim ele não decepciona em nada , esteticamente ele arrasa não faz barulho mesmo em pisos irregulares é espaçoso e compacto ao mesmo tempo, e potente faz de 0 a 100 em 9s e por dentro os bancos em native associado ao volante do golf o painel agrada muito , muito bom mesmo, mecânica toda nova inclusive o câmbio de 6 velocidades isso sem falar no ronco dele quando está em alta por causa das ponteiras de escapamento que são duplas.

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  9. Há 4 meses tenho um CrossFox I-Motion. Minha experiência:

    1) Também me preocupa o quanto ele derrapa nas situações mencionadas no texto, Cheguei a ir numa concessionária para saber se o TC de fato estava acionado;

    2) Este câmbio automatizado de segunda geração é absurdamente espetacular. Cabeçadas ou soluços só em situações extremas, as mesmas que mesmo um motorista hábil não conseguiria evitar. No mais, trocas suaves e inteligentes, tanto no modo normal, como no esportivo. No modo esportivo o CrossFox fica "nervoso", parece um outro carro.

    3) Meu primeiro carro foi um CrossFox 2011. Percebo que este novo motor (EA 211) é mais linear em torque e potência, mas pronto para qualquer "chamada". O motor anterior quando chamado dava um "coice" e depois perdia um pouco do fôlego. Ambos são ásperos e atrevidos e fico pasmo com gente que ainda diz que estes motores não têm potência;

    4) Problemas: o já clássico problema de ruído da bomba de gasolina nesta nova geração do Fox; o braço com o estepe estava abrindo em situações de extrema trepidação; e o cabo do sensor de temperatura externo se soltou. Ambos os problemas foram solucionados sem enrolação em apenas um dia pela Reauto de Contagem (MG);

    5) Só uma coisa que me incomoda no momento: o consumo dele caiu em média 2 kms por litro para cada situação de dirigibilidade. Por coincidência isto ocorreu após a troca da bomba de gasolina, mas também suspeito que há outro motivo: nos dois primeiros meses usei apenas gasolina e foi quando observei minhas melhores médias. Cheguei a fazer 16 km/l em rodovia numa média entre 90 e 110 km/h. Atualmente consigo no máximo 14 por litro com gasolina.

    6) Minha média de consumo atual (sem ar condicionado, pneus calibrados, só com motorista: urbano, horário de pico, gasolina 8 km/l, etanol 6,5 km/l. Urbano, horário fluído (exemplo: sábado a tarde): gasolina 11,5 km/l, etanol 10 km/l. Rodovia, gasolina 14 km/l, etanol 11,5 km/l.

    7) O design do volante impressiona todo mundo e a direção elétrica é fantástica. Minha nota de satisfação com o CrossFox: 9. Por que não dou 10? Por que não consegui um modelo disponível com o assistente de saída em rampa. BH é uma cidade com uma topografia "excêntrica" e em várias situações tenho que arrancar o carro usando o freio de mão, pois ele volta para trás quando se tira o pé do freio.

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    1. Concordo com suas opinioes , agora quanto ao assistente de rampa , tive que encomendar ., 50 dias de espera , mas faz toda diferença no I-Motion ,o meu é a versão Pepper, estamos adorando o carro aqui .

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  10. Me tirem uma dúvida, o Crossfox do teste tem o "Módulo de segurança II com função off-road?

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  11. Me ajudem tô com esse tal power shift.. Que não vale 1 real.... E a Ford não assume que o projeto não deu certo e não faz o recall.... Um dia vai vir a tona... Power shift tumor maligno é a mesma coisa.. Fui

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    1. Tive um Ford Fiesta Titanium 2015 (comprado 0km) e gostava muito dele. Porém, após ler tantas reclamações sobre o câmbio "powershit", não pensei duas vezes: torrei o carrinho, com sete meses de uso, antes de me tornar mais um proprietário frustrado com a indiferença da Ford. Voltei para Volkswagen: Crossfox. Aliás, a Ford foi quem deu a menor avaliação ao carro: R$8.000,00 abaixo da Volkswagen. Nem mesmo eles (da Ford) parecem confiar em seus carros. Lamentável...

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  12. Para os donos de CrossFox que acham a mala pequena, aquele isopor que vem no lugar do step pode ser retirado facilmente e assim aumentar consideravelmente o espaço para malas, cabem pelo menos mais duas malas médias (Obs: as ferramentas que ficam no isopor coloquei numa sacolinha embaixo do banco do carona e ficou imperceptível para quem vai no banco de trás). Quando chego num hotel o carregador nem acredita o tanto de coisa que sai da mala, rsrsrsrs.

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    1. Pretendo comprar um agora no final do ano.... mas do me dão opiniões contrárias...
      Que o carro é muito duro, na estrada de chão entra muita poeira, amortecedores dianteiros batem muito. Porém sou apaixonada por esse modelo. Me ajuda aí

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    2. Esses problemas​ devem ser da geração passada, pois na mais nova não tem nada disso, a direção elétrica deixa o carro super macio, o motor é bem elástico, forte e econômico, e não entra poeira não. Quanto à suspensão ela é reforçada nessa versão Cross, tive um Sandero Stepway e realmente era mais macia a suspensão, mas em compensação era ruim de curva, e esse CrossFox, apesar ser altinho é muito estável, lembrando que tem controle de tração e estabilidade, e no barro achei na medida certa, é sim confortável e silencioso, meto sem pena na terra e buraqueira. Lembrando que o meu já tem um ano e meio, então já está bem testado. Mas uma dica, compre com opcional que tem auxiliar de partida em rampa, pois é muito bom, vale a pena.

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