O Grupo Volkswagen ultrapassou a Toyota Motor para se tornar a maior montadora do mundo em vendas globais no primeiro semestre de 2015, colocando o conglomerado alemão em linha para obter a liderança mundial três anos antes da meta (2018).


A Toyota vendeu 5.020.000 veículos nos seis meses até junho, ficando atrás dos 5.040.000 que a Volkswagen informou no início deste mês. As vendas caíram 1,5% para Toyota e de 0,5% para a Volkswagen. Os números de vendas da Toyota incluem os carros Daihatsu e a marca Hino - de caminhões pesados. Números da VW incluem marcas MAN e Scania.


A General Motors Co., a terceira maior montadora em vendas globais, disse no início deste mês que as suas vendas no mundo inteiro caíram 1,2% no primeiro semestre para 4,86 ​​milhões de veículos.


Volkswagen se beneficiou já que a demanda por automóveis na Europa acelerou no ritmo mais rápido nos últimos 5 anos de 1/2, suavizando o golpe de uma desaceleração na China, seu maior mercado. Para atingir o seu objetivo, estabelecido em 2007, de se tornar a maior montadora do mundo, a Volkswagen terá de suportar uma queda na demanda provocada pela volatilidade do mercado de ações na China, e a concorrência de modelos SUV baratos de marcas chinesas.

China - queda não antecipada


As vendas de veículos na China caíram pela primeira vez em mais de dois anos em junho de 2015, com a desaceleração do crescimento econômico no maior mercado automotivo do mundo. As montadoras globais vão fabricar menos veículos na China este ano do que eles são capazes por causa da desaceleração da demanda - em um momento em que muitas delas inauguram novas fábricas para ampliar a produção.

Toyota cresce na China

A Toyota contrariou a tendência do mercado chinês, com suas vendas avançando 42% durante o mês de junho, impulsionando suas vendas no semestre em 10%, para um total de 512.800 veículos. Já as vendas da Volkswagen na China caíram 3,9% nos primeiros seis meses de 2015, para 1,74 milhões.

Tendências

Os mercados da China, América do Sul e Rússia permanecem desafiadores para a Volkswagen, enquanto na Europa, com recuperação, impulsionou o resultado da VW, já que ela domina amplamente o mercado do Velho Continente.



A montadora alemã acelerou suas vendas no mercado interno e na Europa Ocidental por mais de 6%, ajudadas pelo crescimento do sedã VW Passat e o SUV Macan da Porsche. Registros da Toyota na Europa subiram 5,7% durante o período, de acordo com a Associação dos Construtores Europeus de Automóveis.


Nos EUA, a Toyota superou o mercado com um ganho de 5,6% graças às boas vendas de seus veículos utilitários esportivos compactos Lexus NX e Toyota RAV4 NX. Em comparação, as marcas VW, Audi e Porsche combinadas aumentaram as vendas em 2,4%.

Ambas as empresas sofreram queda no Japão durante a primeira metade de 2015, onde a demanda tem sido fraca em função do aumento de impostos. As vendas das marcas da Toyota/Lexus caíram 8,2%, e a Daihatsu declinou 13%.

As vendas da VW no Japão caíram 17%, colocando a marca alemã atrás da Mercedes-Benz como a marca de carros importados mais vendidas pela primeira vez em 16 anos.

Fonte: AutoNews

2 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Pelo jeito a demanda por automóveis 0km vem diminuindo não só no Brasil, mas em outros países grandes também, não sou um fanboy da VW, mas os motores 1.0 tsi chegaram no momento certo e com certeza vão alavancar as vendas da VW aqui no Brasil nos próximos 6 meses.

    ResponderExcluir
  2. a carlota joaquina vai gozar na calcinha com essa noticia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem