A Ford do Brasil já oferece em sua rede de autorizadas a linha 2016 do Focus Sedã, agora denominado Focus Fastback.
O modelo recebeu uma reformulação estética na dianteira e traseira, além de melhorias mecânicas, tecnológicas e de segurança. O vídeo a seguir mostra detalhes externos e internos da versão Titanium.
O modelo mostrado no vídeo e nas fotos é um exemplar da versão Titanium Plus, topo de linha, precificada em R$ 96.900 reais.
Esse carro adota o motor 2.0 Duratec Flex de 178 cavalos com etanol e 22,5 Kgfm de torque, associado a uma transmissão automatizada de seis marchas Powershift.
Com tal conjunto motriz o sedã médio da Ford é capaz de acelerar de 0 a 100 Km/h em 9,1 segundos, segundo teste da revista Quatro Rodas com o carro com gasolina. O consumo de gasolina ficou em 9.7 Km/h em cidade, e chega a 14,5 Km/l em estrada.
Esse Focus Titanium Plus, sendo uma versão topo de linha, já vem de série com trazendo ar-condicionado digital, direção com assistência elétrica, seis airbags dianteiros, controles de estabilidade (ESC) e tração (TCS), assistente de partida em rampa (HLA), controle de torque em curvas (TCV), aviso de pressão baixa dos pneus (DDS), rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado digital, piloto automático com limitador de velocidade, paddle shift no volante para a troca de marchas, sistema de estabilidade preventivo (ETS), acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico e bancos em couro.
Além disso, traz sistema Sync com My Ford Touch com tela de 8 polegadas, sistema de navegação, som da marca Sony com nove alto falantes, partida por botão e chave presencial.
E ainda contempla sistema de frenagem autônomo, assistente de estacionamento automático, faróis bi-xenon, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, banco do motorista com regulagem elétrica e teto solar.
Isso mostra que se trata de um carro bastante completo, com uma lista de itens invejável, bastante superior à oferecida por seu principal concorrente, o Corolla Altis, que custa R$ 101 mil reais, e não traz nem controle de estabilidade e tração.
Ou seja, em termos de custo x benefício, o Focus se destaca. O vídeo abaixo traz detalhes do interior do Focus Titanium Plus.
Proposta esportiva
A Ford quer dar ao Focus Sedã uma orientação de mercado diversa dos demais sedãs médios, e a mudança de nome, para Focus Fastback, se insere nessa estratégia.
O objetivo é buscar um consumidor com idade acima de 35 anos e que gosta de carros com pegada esportiva - algo que não está presente nem no Corolla e nem no Civic.
Ocorre que o visual do Focus Fastback, pelo menos nessa versão Titanium, não é esportivo. O aspecto é de requinte, com uma profusão de cromados - inclusive na grade dianteira, rodas raiadas de desenho conservador. Ou seja, a estética não sugere esportividade.
Ademais, se a Ford pretende fugir do conservadorismo de Corolla e Civic e buscar um posicionamento mais esportivo, terá que encarar o VW Jetta, que também se insere nesse contexto, como mostram as propagadas da VW para a linha 2016, com o mote - "Jetta, o sedã esportivo, com mostramos no vídeo abaixo.
O modelo da VW tem ainda em sua versão topo, a Highline (vídeo abaixo), um motor 2.0 TSI Turbo de 211 cavalos associado a uma transmissão DSG de seis marchas que lhe confere uma performance verdadeiramente esportiva, com aceleração de 0 a 100 Km/h cerca de 2 segundos mais rápida que o Focus: o Jetta TSI chega aos 100 Km/h em 7,1 segundos.
Conclusão
O Focus Sedã nunca foi um modelo de sucesso no mercado brasileiro. No lançamento da geração atual a Ford ambicionava ao menos a 4ª posição no segmento, mas o modelo não passou da 6º, ficando atrás de Cruze, Jetta, Sentra e Citroen C4L.
Agora, com tentativa de posicionamento esportivo, o Focus pode se distanciar do Corolla/Civic, mas terá que enfrentar o Jetta, cujas credenciais de esportividade são bem mais eloquentes.
Novo Focus 2016 Fastback Titanium Plus - vídeo e detalhes
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
nossa essas todas ficou show!!!
ResponderExcluir*Rodas
ExcluirTambém gosta muito, diminui aquele exagero esportivo e passou para algo mais moderno e elegante
ExcluirFalando do Jetta como esportivo...até parece que foi o carlos que escreveu essa matéria, kkkkkkkkkk
ResponderExcluirCORREÇÃO:
ResponderExcluirO Focus Fastback fez 0-100 em 9,8 segundos no teste da revista Quatro Rodas (e não 9,1 como dito no blog).
e o up não faz 0-100 em 9.1, nem o golf em 8.4 e nem o jetta em 7.1 segundo a quatro rodas.
ExcluirO Golf faz em 8,6 segundos o 0-100, segundo a Quatro Rodas, ou seja, é 1,2 segundos mais rápido que o focus.
Excluiro tempo é esse mesmo no comparativo revista auto esporte citroen turbo...fiestaback...corolla e civic ....o ford fez 9,1 d 0-100...mas nesse quesit sandero RS faz 8,2 segundos e com crtza vai baixar pra casa dos 7 segundos com o carro amaciado e por ter cambio manual dai vai da habilidade d cada um
ExcluirFocus 2016 - Quatro Rodas: 0-100 em 9,8 segundos.
ExcluirFocus 2016 - Revista Carro: 0-100 em 9,6 segundos
Focus 2016 - Carplace: 0-100 em 9,5 segundos
Focus 2016 - Auto Esporte: 0-100 em 9,4 segundos.
Tempo declarado pela ford: 9,3 segundos.
Golf 1.4 TSI DSG:
ExcluirAuto Esporte: 0-100 em 8,4 segundos
Car And Driver: 0-100 em 8,5 segundos
Quatro Rodas: 0-100 em 8,6 segundos
Revista Carro: 0-100 em 8,6 segundos
Carplace: 8,9 segundos.
Tempo declarado pela Volkswagen: 8,4 segundos.
C4 Lounge THP:
ExcluirRevista Carro: 8,6 segundos
Auto Esporte: 8,7 segundos
Carplace: 8,8 segundos
Quatro Rodas: 8,9 segundos
Car And Driver: 9,0 segundos
Resumo da ópera:
ExcluirO Jetta TSI (0-100 entre 7,0 e 7,4 segundos em todos os testes) é o médio mais rápido.
O Golf 1.4 TSI (média de 8,6 segundos) é o segundo médio mais rápido.
O C4 Lounge THP (média de 8,8 segundos) é o terceiro mais rápido.
O Focus 2016 (média em torno de 9,6 segundos) é o quarto mais rápido.
Ficou meio Fiestão, mas não está feio. Se melhorarem o acabamento do teto e trocarem o câmbio, penso com carinho como sendo uma opção.
ResponderExcluirEsse acabamento do teto já virou novela... rs
ExcluirC4 Lounge THP turbo flex é melhor que esse carro.
ResponderExcluirO problema da Citroen é o atendimento pós-venda e a desvalorização.
ExcluirFalo isso por experiênciaS que tive com a marca.
opa, bebe muito e nao anda na frente do focus.. e de quebra vc ganha um pessimo pos venda e um mico na mao... vai fundo no creative gorillé!!!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEvolução no design! Mais bem resolvido e até mais sóbrio. Ponto para as novas rodas, que ficaram muito belas nesta versão. As pretas eram apenas ridículas, sobretudo em um sedã. E, enfim, paddle shifters! Um avanço! Faltam agora poucos anos-luz para chegar no nível de um DSG da VW, talvez uns 200...
ResponderExcluirEsse carro quando faturado em nome de pessoa jurídica tem 15% de desconto, ou seja, o versão Titanium Plus cai de 96 mil para 82 mil. Segundo o vendedor, o desconto para linha 2016 estará disponível à partir da segunda quinzena de Agosto.
ResponderExcluirExiste opção melhor por esse preço em nosso mercado?
Com esse preço fica impossível não levar.
ExcluirEsse desconto eu tinha aqui também, mas era para o modelo antigo, no geral quando modelo novo entra, estão dando em torno de 3% - 5%
ExcluirEsse desconto eu tinha aqui também, mas era para o modelo antigo, no geral quando modelo novo entra, estão dando em torno de 3% - 5%
ExcluirFaltou colocar lanternas traseiras em leds, essas halógenas tiram requinte do carro.
ResponderExcluirEsse carlos4pezão, mostra que não sabe nada de carro mesmo, principalmente do C4 Lounge. Tenho um THP FLEX e consome menos que focus e anda mais! Faz assim, pega esse focus, e depois vai para pista contra um Lounge THP FLEX, ai depois vc tira suas conclusões. Desenformado! Hoje no Brasil, até 100k, somente duas siglas podem bater o THP e elas são TSI e TFSI, de resto, se vinher original não tem vez!
ResponderExcluirVe-se extremos opostos a Citroën com um excelente produto com vendas ínfimas e a Toyota com um excelente carro também mas devendo em tecnologias (e caro) vendendo
ResponderExcluirmuito. Isso é confiança na marca coisa que os japoneses conquistaram ao longo dos anos e os franceses fizeram o inverso.
Muitos comentários aqui no blog é sobre o tempo do 0 a 100km/h. Como se esse fosse o principal item a ser levado em consideração na compra de um automóvel. E o conforto, o acabamento, o visual? Nada disso importa? Não deixaria de levar o Focus só porque ele é 1s mais lento que o Golf.
ResponderExcluirTambém não acho que esse seja um impedimento. Mais vale um tempo menor em retomadas do que em arrancadas. Mas considero o Golf muito mais carro. Eu levaria o Golf.
ExcluirO problema é que não é 1s mais lento. Anda quase igual no 0-100. Depois alcança e passa sem dó. Essa mentira repetida virou verdade pra muita gente.
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=6Gxou2O6iuU
ExcluirGolf é 1,5 segundos mais rápido no 0 a 100, 1 segundo mais rápido nas retomadas de 80-120 e 24 km/h mais rápido de velocidade final, além de frear melhor.
https://m.youtube.com/watch?v=JQOqIqmjmYU
ExcluirLado a lado é melhor.
Crianças.
ExcluirO Golf The Very Best humilha o focus (fracus) do teto de papelao, impossível comparar:
http://youtu.be/ze0Ko5Rm_ag
http://youtu.be/eWv0gW0ekrA
http://youtu.be/GGNv9Hxf43s
Olhem ai, taca no fracus em todas as situações possíveis.
Mas quem prefere testes confiáveis de pilotos em uma pista, o Barrichello fez uma volta no autódromo Vellocitá 2,2 segundos na frente do focus/fracus:
Excluirhttp://youtu.be/7gDnj6vh_hw
E pra finalizar a humilhação que o Focus/fracus manco e beberrão sofre:
Excluirhttp://youtu.be/M1DGrCUzWpE
Bmw vc fala de teste confiável citando vídeos de um cidadão que é claramente fã de golf e que é veementemente questionado quanto a originalidade do carro de teste. Credibilidade total: 3 vídeos desta mesma fonte. Parabéns! O teste do acelerados confirma que o golf é sim um carro melhor de curva, mais leve, cambio melhor em retomadas, mas que se rende ao duratec 2.0 nas retas porque seu turbo tem limite. Vai aí mais um aperitivo de OUTRA FONTE.
Excluirhttps://m.youtube.com/watch?v=2JzmcSCK9qU
O Focus Titanium se comparado ao Jetta TSI realmente fica devendo no prazer em dirigir, porém, o acabamento é muito, mas muito superior ao Jetta, e o design também asta bem a frente. Acho que o Focus se torna uma compra mais racional quando comprado na versão de entrada, aí ele simplesmente humilha o Jetta comfortline, não há como comparar.
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